Curitiba é destino mais procurado do Brasil para o Feriado de Tiradentes

Continua depois da publicidade

Curitiba, a capital paranaense, conhecida por sua organização e tranquilidade, tem variadas atrações, de shows e parques a bares e restaurantes para o feriado de Tiradentes. Confira!


EDIÇÃO DO DT com Agências


De acordo com números do Booking.com, a cidade de Curitiba é o destino mais procurado pelos brasileiros que irão viajar no feriado de Tiradentes, que será nesta quinta-feira, dia 21 de abril.

O feriado prolongado é ideal para quem busca descanso, agito ou mesmo um pouco dos dois, e a escolha por Curitiba é bem justificável, levando em conta que a capital paranaense conta com ótimas opções para passeios turísticos, programas gastronômicos, atrações culturais e diversas outras atividades para toda a família.

Confira abaixo algumas opções para conhecer e aproveitar Curitiba no feriado de Tiradentes:

A Ópera de Arame, que foi inaugurada em 1992, está entre os locais de maior visitação da capital paranaense. Localizada em meio a lagos, vegetação típica e cascatas, faz parte do Parque das Pedreiras, juntamente com a Pedreira Paulo Leminski.

O Teatro Ópera de Arame, em Curitiba. / Créditos: Foto Orlando Kissner/SMCS.

Outro lugar de destaque é o Museu Oscar Niemeyer, mais conhecido como MON, considerado um dos maiores museus da América Latina, que abriga mais de 2.200 obras de artistas reconhecidos nacional e internacionalmente.

O Parque Barigui é um dos mais visitados, tanto por turistas quanto pelos curitibanos. Nele, o público pode passear e praticar exercícios físicos em um dos ambientes mais bonitos da cidade. De frente para o parque, está uma das pedidas mais descoladas inauguradas recentemente: o Fish*Me Bar. O endereço oferece peixes e frutos do mar de forma descontraída, com música ao vivo no fim de semana, no deck com vista para o Barigui.

Outro ponto interessante na cidade é a Praça da Espanha, um ambiente verde e descontraído que recebe desde famílias com cachorro até encontro de carros antigos. A praça é cercada por dezenas de opções interessantes para quem ama gastronomia. Uma delas é o MIUQ (Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1160), um restaurante todo dedicado a pratos elaborados com leite, seja leite de vaca, cabra, ovelha, búfala ou vegetal. 

Veja também as mais lidas do DT

O prato Medalhão de Carne de Sol, do restaurante Miuq. / Créditos: Foto por Nakayana.


Boas opções da alta gastronomia

A alta gastronomia está em ascensão em Curitiba, com muitas escolhas saborosas elaboradas por chefs badalados. Dudu Sperandio é um deles, responsável por quatro empreendimentos na cidade. Três deles funcionam na mesma quadra: o Ernesto Ristorante (R. Myltho Anselmo da Silva, 1483), que é referência na cozinha italiana, assim como sua pizzaria Funiculare (R. Myltho Anselmo da Silva, 1439) – localizada ao lado do Ken’eki, empreitada de Sperandio na gastronomia japonesa.

Quem visita o Centro da cidade pode conhecer a Rua XV de Novembro, que equilibra resgate histórico e contemporaneidade em um calçadão para pedestres. Depois de uma caminhada pela rua, a uma quadra do famoso Bondinho da XV, fica o Edifício Anita (Al. Dr. Carlos de Carvalho, 15), um prédio histórico coberto de trepadeiras. Ali, funcionam badalados bares, como o Lupita Bistrô Bar (o quarto endereço de Dudu Sperandio), e o Cubano, dedicado à gastronomia de rua latino-americana.

Outra pedida interessante é o Kitsune (R. Celeste Santi, 358), empreendimento de Andre Pionteke, chef que despontou nacionalmente ao participar do Masterchef Profissionais em 2018. Preparos inspirados em ingredientes locais da região da Mata Atlântica – bioma do litoral do Paraná – são aliados às técnicas da culinária oriental.

O Chef André Pionteke, que se destacou no Masterchef Profissionais em 2018. / Créditos: Divulgação.

Café e Cerveja

Curitiba é a capital brasileira dos cafés especiais. Baristas curitibanos e de outras regiões do país transformaram a cidade em um paraíso para os amantes da bebida, que ganhou várias releituras preparadas com muita excelência em dezenas de cafeterias espalhadas pela cidade. Entre os destaques estão a Prestinaria e o Café Cultura, empreendimentos que contam com várias unidades na cidade. A Prestinaria, inclusive, tem um endereço funcionando em anexo ao Museu Oscar Niemeyer (R. Marechal Hermes, 999), propiciando uma dupla atração para o feriado. Das seis unidades do Café Cultura na cidade, a mais recente é a do bairro São Lourenço (R. Mateus Leme, 4715), que funciona de frente para o Memorial Paranista. O espaço cultural foi inaugurado no ano passado e conta com o maior jardim de estátuas do Brasil, homenageando o escultor João Turin. Já os amantes de cerveja artesanal podem agendar uma visita na fábrica da Way Beer, uma das mais premiadas do país.

Vida noturna de Curitiba

A noite curitibana tem agito garantido para o feriado, agradando aos mais variados gostos.  Os fãs de comida de boteco não podem deixar de conhecer o Bar Quermesse (R. Carlos Pioli, 513), que há mais de 10 anos encanta curitibanos e turistas que buscam comidinhas com inspiração regional. Para quem gosta de sanduíches e petiscos com características bem urbanas, o Porks – Porco & Chope, especializado em carne de porco, é uma ótima opção, com mais de dez endereços na cidade.

Hambúrguer do Porks. / Créditos: Divulgação.

 

Para quem quer agito e boa música, há várias opções incríveis, como o 41 Brooklyn (R. Alferes poli, 821), que combina todo o conceito do subúrbio de Nova York com a tradição do hip hop; o The Weknd (Av. Nossa Sra. Da Penha, 148), que tem uma mistura animada de sertanejo e pagode; e o Vila Yamon (R. Itupava, 1402), que alia programação de música ao vivo e diversas opções de bares de drink. Já quem ama música ao vivo, neste sábado, dia 23 de abril, o gramado do ParCão, anexo ao Museu Oscar Niemeyer, receberá a quarta edição do Curitiba Blues Festival, maior festival de Blues da capital paranaense. O evento gratuito vai reunir os principais músicos da cena local em um espaço destinado para toda a família, com gastronomia diversa e atividades gratuitas para crianças, além de ser pet friendly.

Para mais detalhes sobre passeios turísticos em Curitiba, acesse o site oficial de turismo da cidade.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade