CVC propõe arbitragem contra ex-diretores por “erros contábeis”

Continua depois da publicidade

De acordo com o Pipeline, o site de negócios do Valor Econômico, a administração da operadora de turismo CVC pode tomar uma ação rara na história corporativa brasileira: pedir um ressarcimento de ex-diretores, que inclua devolução parcial de bônus e ações recebidas em plano de opções.

Na matéria, publicada nesta segunda-feira (29), a empresa informa que concluiu as investigações internas sobre erros contábeis e recomendou aos acionistas (na sexta-feira, 26) que aprovassem uma arbitragem para pedir ressarcimentos, o que o que será votado em assembleia extraordinária em 27 de abril.

Na possível arbitragem, a CVC pretende incluir quatro ex-executivos, entre eles Luis Eduardo Falco, ex-CEO e ex-presidente do Conselho.

Além de Falco, a CVC recomendou a abertura de processo contra Luiz Fernando Fogaça, diretor financeiro na gestão Falco e sucessor como CEO até março de 2020; Leopoldo Saboya, CFO de abril de 2018 a novembro de 2019; e Douglas Varaschim, o diretor de tecnologia até julho.

“Cabe aos acionistas definirem sobre a proposição do conselho porque, em última instância, são os donos da companhia que teriam sido afetados. Não tenho avaliação sobre o assunto porque cheguei após os fatos e não participei da investigação, meu olhar é para a gestão da empresa”, disse Leonel Andrade, presidente da CVC ao Pipeline.

Veja também as mais lidas do DT

O matéria do Pipeline ainda afirma que “Uma fonte que efetivamente acompanhou as investigações disse que não foi possível encontrar prova de dolo na conduta dos executivos, mas diz que é “inquestionável” que os erros contábeis melhoravam artificialmente os resultados da CVC, o que se traduzia em bônus. “Os sistemas de controle eram manuais, mas nunca erravam para menos”, afirmou.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade