A presença do destino na feira promovida pela ABAV reflete a importância dada ao Brasil pela ACISO
Por Amadeu Castanho
Fátima, cidade portuguesa que é um dos mais visitados destinos de turismo religioso de todo o mundo, tem se destacado pela postura empresarial adotada na sua promoção.
Privada da presença dos tradicionais grupos de peregrinos de todo o mundo durante o período de pandemia, a cidade já se movimentou aos primeiros sinais de relaxamento das medidas que impediam viagens dentro de Portugal, criando a Campanha 10001 Noites, oferecendo uma noite grátis em cada reserva de duas noites.
Veja também as mais lidas do DT
Iniciativa da Câmara Municipal de Ourém, a campanha permite que os portugueses que reservam uma estadia de duas noites paguem apenas uma e ainda recebam um voucher de 10 euros para consumo num dos restaurantes de Fátima.
Mais recentemente, antevendo a retomada das viagens de turismo religioso, a ACISO – Associação Empresarial Ourém – Fátima investiu na divulgação do destino no XVI Congresso Internacional de Turismo Religioso, realizado no final de setembro em Pamplona, na Espanha, e este mês na ABAV Expo 2021, no Brasil.
No evento em Fortaleza, a entidade investiu em um stand próprio, onde os visitantes foram atendidos por equipe própria e por importantes empresários de Fátima, com grande experiência nas necessidades e interesses dos agentes de viagem e operadores brasileiros como Alexandre Marto, do Fátima Hotels Group, que representa dez hotéis em Fátima, e Afonso Carreira, da operadora Verde Pino.
A presença do destino na feira promovida pela ABAV reflete a importância dada ao Brasil pela ACISO, entidade que reúne os empresários da cidade e que tem um papel marcante na promoção da cidade como destino turístico.
Mercado brasileiro
O mercado brasileiro é um dos mais importantes para Fátima, estando entre os cinco que mais enviam turistas que se hospedam na cidade, onde está um dos mais importantes santuários marianos do mundo, o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Ao mesmo tempo, o Brasil é um dos países que mais enviam visitantes para Portugal, país considerado a principal porta de entrada do Continente Europeu para os turistas brasileiros.
A devoção a Nossa Senhora de Fátima é muito forte em todo o Brasil, tendo santuários e igrejas dedicados a ela espalhados por todo o país.
A devoção dos brasileiros por Nossa Senhora de Fátima é tão grande que a icônica Capelinha das Aparições, considerada o coração do Santuário de Fátima, é reproduzida em diversas cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro, Campo Mourão, no Paraná e, em breve, também em Natal, no Rio Grande do Norte.
A Capelinha das Aparições marca o local exato onde Nossa Senhora apareceu em 1917 para os três pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco Marto.
Associação Empresarial Ourém – Fátima
A atuação da ACISO não se limita à participação em feiras e eventos. A entidade também é responsável pela realização anual dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso – IWRT, considerado o mais importante evento de turismo religioso de todo o mundo.
Realizado no período que antecede a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, o evento recebe cerca de 150 hosted buyers das principais operadoras e agências de viagens de turismo religioso de todo o mundo, inclusive do Brasil.
Serviço
ACISO – Associação Empresarial Ourém – Fátima – www.aciso.pt
Workshops Internacionais de Turismo Religioso – www.iwrt.pt