Destinos do Nordeste foram os mais buscados em maio e junho

Continua depois da publicidade

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, entre as 10 cidades mais procuradas por brasileiros nos meses de maio e junho, sete são destinos do Nordeste. Já a mais requisitada pelos turistas foi Gramado (RS).  

Com o crescimento das viagens pelo Brasil, os destinos do Nordeste se consolidaram na preferência dos turistas nos últimos dois meses.

Fortaleza, no Ceará, conhecida pelo humor e alegria de seus habitantes, lidera entre as cidades nordestinas, na segunda posição geral. É precedida pela encantadora e charmosa Gramado (RS), que ocupa a primeira posição do ranking.

Vista da Igreja Matriz de São Pedro, em Gramado-RS. Há uma praça na frente da igreja, com flores e grama verde  e aparada, e na frente da igreja, distante alguns metros, há um relógio em estilo clássico.
Igreja Matriz de São Pedro, em Gramado-RS. (Foto: Renato Soares – MTUR).

Ainda integram o “Top 5” outras duas cidades da região Nordeste: Maceió (AL), banhada por lagoas e detentora de águas azul-turquesa; e Natal (RN), conhecida pela beleza de suas dunas e pela presença do sol em quase todos os dias do ano. O Rio de Janeiro (RJ), por sua vez, cenário de grandes filmes e tema de canções, ocupou a quinta colocação.

Confira abaixo a lista completa das cidades mais procuradas:

1. Gramado/RS
2. Fortaleza/CE
3. Maceió/AL
4. Natal/RN
5. Rio de Janeiro/RJ
6. São Paulo/SP
7. Porto Seguro/BA
8. Ipojuca/PE
9. Salvador/BA
10.Recife/PE

Veja também as mais lidas do DT

Perfil dos viajantes

A maior parte das pessoas que buscaram as agências e operadoras para viajar foram casais com filhos, correspondendo a 39,5% dos turistas. 26,7% viajou com cônjuge ou namorado, 21,1% com algum outro parente ou com amigos e outros 12,9% procuraram uma agência para viajar sozinho.

Os dados são da Pesquisa de Sondagem Empresarial com Agências e Operadores de Turismo no Brasil, realizada pelo Ministério do Turismo entre os meses de maio e junho de 2022. O objetivo do estudo é mapear o desempenho e a perspectiva destes estabelecimentos no país.

Segmentos mais procurados

A preferência dos turistas brasileiros pelos destinos nordestinos já indica o segmento mais procurado nas agências de turismo. Locais com Sol e Praia, que reúnem água, sol e calor, motivaram 45% das viagens, seguido pelos segmentos de Natureza/Ecoturismo (13,5%), de Negócios/Trabalho (11,4%) e Cultura/Patrimônio Histórico (10,4%).

Otimismo dos profissionais do turismo

A pesquisa também indicou que cerca de 71% das agências e operadores de turismo que atuam no Brasil acreditam na ampliação de pessoas interessadas em viajarem no 2º semestre do ano, aumentando a demanda pela contratação de serviços.

Acesse a íntegra da sondagem aqui.


EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade