DIÁRIO conversou com Regina Amorim, gestora de turismo do Sebrae-PB

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O DIÁRIO conversou com Regina Amorim, Gestora de Turismo do SEBRAE no Estado e coordenadora do Curso de Formação de Empreendedores em Eventos, promovido pelo Sebrae-PB

REDAÇÃO

A Paraíba tem fomentado a cadeia de eventos especialmente no quesito mão de obra especializada. Por lá acontece a 12ª edição do Curso de Formação de Empreendedores em Eventos, promovido pelo Sebrae-PB. Este ano, a capacitação é oferecida nas cidades de João Pessoa e Campina Grande e tem o objetivo de capacitar quem deseja empreender neste setor. As aulas serão ministradas ao longo de sete meses e abordam os mesmos temas nas duas cidades, como planejamento, desenvolvimento de equipe, promoção e captação, segurança, comunicação e marketing, assessoria de imprensa para eventos, modelo de negócio em eventos, cerimonial e etiqueta, além de atividade prática em eventos.

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O DIÁRIO conversou com Regina Amorim, Gestora de Turismo do SEBRAE no Estado e coordenadora do curso. “O curso acontece desde 2006, uma turma por ano, e continua sendo inédito no Brasil com grande aceitação no mercado. Já foram treinados mais 300 profissionais, nesses 11 anos. Em João Pessoa essa será a 12ª turma do curso e em Campina Grande, acontece a 1ª turma“, afirmou Amorim, que é formada em Economia pela UFPB, possui Especialização em Gestão e Marketing no Turismo pela UNB e Mestrado em Visão Territorial Sustentável, pela Universidade de Valência, na Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE.

Desde 2000, está na área de Gestão de Projetos de Turismo, atuando em planejamento e na estruturação dos Produtos e Roteiros Turísticos Temáticos e Segmentados da Paraíba.

Acompanhe:

DIÁRIO: Quando percebeu que existia um potencial para o mercado de eventos na Paraíba?

Regina Amorim: Em fevereiro de 2003 tomou posse a primeira diretoria do Convention & Visitors Bureau de João Pessoa. A partir de então identificou-se que muitos dos serviços necessários para a realização dos eventos na cidade, ainda eram contratados dos Estados vizinhos. Foi quando em 2006, o SEBRAE /PB lançou o Projeto de Turismo de Eventos e Negócios, com o objetivo de consolidar o destino turístico de João Pessoa, como centro de excelência em turismo de eventos e de negócios, além de promover o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo de eventos.

Desde 2012 a cidade já dispõe de um dos melhores equipamentos para Eventos que é o Centro de Convenções de João Pessoa. É, portanto, a empresa âncora do turismo de eventos e de negócios. Também o Convention & Visitors Bureau de João Pessoa, que é parceiro do SEBRAE e da SETUR de João Pessoa, na captação de eventos e na qualificação dos profissionais desse segmento.

DIÁRIO: O que a motivou lançar o curso Formação de Empreendedores em Eventos?

Regina Amorim: O Curso Formação de Empreendedores em Eventos prepara profissionais para atuar no mercado com qualidade, inovação e criatividade. Por isso está incluída na grade do curso, o módulo Prática de Eventos, cuja certificação do curso, consiste em realizar um evento para o mercado, em equipe e monitorado pelo SEBRAE. Podem participar do curso profissionais de eventos e fornecedores da cadeia de valor no mercado de eventos em João Pessoa de vários segmentos como: empresas de montagem de stands,  organizadoras de eventos, de comunicação visual, decoração,  segurança,  buffet,  serviços gráficos,  sonorização, iluminação, cenário, serviços de limpeza, serviços de recepção,  hospedagem, pacotes e serviços de receptivo e fotografia.

Folder do Curso de Gormação de Empreendedores em Eventos 2017 (Foto: divulgação)
Folder do Curso de Gormação de Empreendedores em Eventos 2017 (Foto: divulgação)

Além destes podem participar profissionais do ramo de brindes, troféus, placas,  audiovisuais, tradução e intérprete, seguradoras, transportes de passageiros e de cargas,  comunicação, uniformes e trajes, além dos serviços temporários de recepcionistas, saúde, floricultura, beleza, seguranças, pessoal de limpeza, cerimonial, garçons, decoradores, pessoal de manuseio de correspondência, eletricistas, operadores de marketing, animadores e recreadores, hoteleiros, profissionais de turismo e relações públicas, agências de viagem, gestores de entidades públicas, privadas, executivos e empreendedores que atuam ou queiram atuar no mercado de eventos.

DIÁRIO: Como foi a procura na primeira edição?

Regina Amorim: A primeira edição do curso Formação de Empreendedores em Eventos, em 2006, foi tímida conforme a realidade do mercado de eventos, em João Pessoa, na época. Atualmente o mercado de João Pessoa, recebe eventos nacionais e internacionais, corporativos, culturais, esportivos, técnicos científicos, feiras de negócios e outras modalidades. Mas a cada ano foi ampliando essa demanda que ficou em média, 28 pessoas por turma.

DIÁRIO: Tem implementado alguma adaptação na programação?

Regina Amorim: O curso é avaliado pelos alunos a cada módulo realizado, por isso, a cada ano ele passa por melhorias na sua grade. Considero como melhorias a inclusão do módulo Segurança em Eventos, Modelo de Negócios em Eventos e atualmente incluímos o módulo Assessoria de Imprensa para Eventos, atendendo cada vez mais a expectativa do profissional de eventos.

DIÁRIO: Alguma novidade em 2017?

Regina Amorim: Recentemente recebemos a solicitação do SEBRAE/MT, para utilizar essa grade do Curso Formação de Empreendedores em Eventos, para os profissionais de eventos de Cuiabá – MT, o que é muito bom para a Paraíba, exportar conhecimentos e produtos com qualidade para o mercado de eventos.

(MJT)

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