Dubai toma lugar de Londres como principal centro aéreo

Dubai acabou no ano passado com o domínio que o aeroporto de Londres Heathrow exercia há décadas como o principal centro aéreo internacional do mundo, graças ao impulso dado pelo crescente número de passageiros da Emirates, companhia local com uma frota recorde de aviões de fuselagem larga.

O Aeroporto Internacional de Dubai registrou um aumento de 6,1% na quantidade de passageiros, que chegou a 70,5 milhões, no ano passado.

Quase todos eles viajavam para ou desde locais fora dos Emirados Árabes Unidos, de acordo com um comunicado de hoje.

Isso fez com que o aeroporto ultrapassasse a marca de Heathrow, que atraiu 68,09 milhões de passageiros internacionais em 2014.

Dubai aproveitou sua localização em uma encruzilhada geográfica entre a Europa, a Ásia, a África e o Oriente Médio para se estabelecer como base para os voos intercontinentais com transferência. A Emirates já é a líder mundial em termos de tráfego internacional.

O emirado está construindo no aeroporto Al Maktoum um novo centro de operações que terá capacidade para até 240 milhões de passageiros. O crescimento em Heathrow, por sua vez, está entravado pelas restrições impostas por suas duas pistas e pelas disputas políticas em relação à construção de uma terceira.

“2015 promete ser mais um ano agitado, com mais números recorde de passageiros e aprimoramentos das instalações”, disse Paul Griffiths, CEO da Dubai Airports, no comunicado de hoje.

Ele prevê que 79 milhões de pessoas vão viajar através do aeroporto de Dubai neste ano.

Contudo, consertos nas passarelas reduziram em um quarto a capacidade do aeroporto internacional de Dubai durante 80 dias no terceiro trimestre do ano passado. Isso limitou a expansão e não foi possível superar o cômputo total de Heathrow, de 73,4 milhões de passageiros, incluindo 5,3 milhões que viajaram em voos domésticos. (Bloomberg)

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT

Atendimento Comercial