Empresas da zona do euro iniciam 2018 com melhor desempenho em mais de uma década, mostra PMI

Continua depois da publicidade
(Reuters) –

As empresas da zona do euro iniciaram 2018 com aumento de atividade e ao ritmo mais rápido em mais de uma década diante do salto nas novas encomendas, apesar das empresas terem elevado os preços pela taxa mais forte em quase sete anos, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) nesta segunda-feira (5).

O PMI Composto final do IHS Markit para a zona do euro subiu a 58,8% em janeiro de 58,1% em dezembro e ante preliminar de 58,6%. O índice está agora no nível mais alto desde junho de 2006 e bem acima da marca de 50%, que separa crescimento de contração.

“A forte recuperação é também generalizada, o que amplia o potencial para que o crescimento se torne mais sustentado uma vez que a demanda aumenta na área de moeda única”, disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.

Veja também as mais lidas do DT

O subíndice que mede os preços cobrados saltou de 53,2% para 54,8% em dezembro, nível mais alto desde abril de 2011.

O crescimento está sendo sustentado por um forte setor de serviços, cujo PMI foi a 58% em janeiro de 56,6%, superando a preliminar de 57,6% e registrando a leitura mais alta desde agosto de 2007.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade