Enólogo, o cara que é pago para beber vinho! – por Werner Schumacher*

Continua depois da publicidade

Uma das principais funções de um enólogo é a de provar vinhos. Cabe a este profissional, através das degustações que realiza, determinar qual será o estilo do vinho, se poderá ser destinado à barricas; ao enólogo cabe acompanhar a sua evolução, bem como, decidir cortes (misturas de vinhos, vindimas, etc.). O enólogo, portanto, tem uma função ou atividade muito prazerosa sem dúvida, mas complexa, que exige muito conhecimento e responsabilidade, pois nenhum vinho deverá ir para a garrafa defeituoso, segundo os seus critérios.

Dizer que um enólogo é pago para beber é uma visão muito hedonista de sua função em uma vinícola, pois se coloca em questão apenas o quesito prazer. Podemos dizer que a Felicidade é um somatório de prazeres e a degustação do vinho um caminho, não um fim.

No caso do Enólogo, esse caminho se faz em todas as etapas da elaboração de um vinho, desde a escolha do terroir, o cultivo da videira, da vindima à elaboração do vinho, a sua conservação e engarrafamento, até chegar à mesa do consumidor, o Enólogo encontra prazer naquilo que faz e cada vitória (embora haja derrotas também) é um passo para a Felicidade Profissional.

Como veremos mais adiante, um grande enólogo é aquele que acompanha o vinho em todas as suas fases e entrega ao consumidor a FELICIDADE ENGARRAFADA.

Veja também as mais lidas do DT

TINTO VERANO

TINTO VERANO é uma bebida extremamente refrescante e muito tradicional na Espanha; própria para os dias calorosos de verão. Embora estejamos chegando ao fim desta estação, cabe lembrar que no sul do Brasil ainda teremos os famosos veranicos de maio e muitas vezes em pleno inverno, portanto uma receita pra lá de útil e agradável.

Dizem que a receita do Tinto Verano surgiu em Córdoba no século passado (Crédito: divulgação)

Dizem que a receita do Tinto Verano surgiu em Córdoba no século passado, em um local chamado “Venta de Vargas”, que era muito frequentado por cantores e guitarristas. Para mitigar a sede dessa gente, o proprietário Antônio Vargas, preparou essa mistura de vinho tinto com soda limonada, que se popularizou até os dias de hoje.

A receita de Tinto Verano – 1 l de um vinho tinto jovem, leve e seco –  1 l de soda limonada ou Schwepps Citrus leve em açúcares (Ambos gelados previamente) – 3 limões sicilianos – 1 dose de Vermute (opcional) – Gelo a vontade
Lave os limões e corte-os em rodelas, descartando aquelas com pouca polpa. Em uma jarra coloque gelo até a metade e adicione o refresco de limão. Alguns colocam o vermute para dar mais sabor à bebida, complete com o vinho até obter uma mistura homogênea e coloque as rodelas de limão e desfrutem esse trago refrescante.

O GOSTO DO VINHO PODE TER SOM

Filippo Cosentino e Federico Mollo, dois Engenheiros de Som de Alba, no noroeste da Itália, criaram um desafio, ou seja, produzir música através do vinho e o clássico Barolo é um deles.

Ao girar uma taça de Barolo na degustação, o vinho produz um som baixo profundo, típico de vinhos encorpados. Os tons são criados previamente no computador. Uma haste de metal é mantida no vinho e dependendo do movimento, os sons são modulados no computador. Desta forma, cria-se um sabor individual para cada vinho.

O som muda de acordo com quem segura o copo, portanto, é uma experiência individual.

A experiência ainda está no início, mas os dois pretendem oferecer sua tecnologia aos produtores de vinho para que possam compartilhar esta forma de degustação com outros amantes do vinho no futuro.

A experiência pode ser vista neste video:

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade