Executivos de tecnologia em aeroportos estimam investimento de US$ 8,7 bilhões em 2015

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(Edição do DT com agências)

A taxa de investimento em TI nos aeroportos de todo o mundo está aumentando – números mais recentes da SITA – empresa de comunicações de transporte aéreo e soluções de TI -estimam que chegue a US$ 8,7 bilhões em 2015, uma alta de 5,82% das receitas de 2014 para 6,25% este ano. Os CIOs (Chief Information Officers) dos Aeroportos também preveem orçamentos ainda maiores para 2016, com 64% de aumento.

O levantamento Airport IT Trends Survey, realizado pela e pelo Airports Council International (ACI), é o estudo mais profundo das tendências de TI para a indústria aeroportuária global. Os resultados de 2015 vieram de entrevistados que representam os pontos de vista de mais de 223 aeroportos. Eles mostram a prioridade para melhorar a experiência do passageiro e como os números crescentes pressionam a capacidade e infraestrutura dos aeroportos.

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Aproximadamente três quartos (73%) dos aeroportos consideram o processo de passageiros uma alta prioridade para o investimento em TI, contra 59% no ano passado. Além disso, este ano, 84% dos aeroportos veem a segurança dos passageiros e do aeroporto como uma prioridade para TI, contra 76% em 2014.

Matthys Serfontein, vice-presidente de Soluções para Aeroportos da SITA, diz: “Os aeroportos têm sempre passageiros como alta prioridade, mas, esse ano, vemos um claro reconhecimento de que a tecnologia pode melhorar a experiência. Os CIOs dos Aeroportos estão revendo seus orçamentos para incluir tecnologias como beacons, serviços móveis e aumento do autosserviço, para facilitar o processo de passageiros, já que os aeroportos de todo o mundo estão cada vez mais cheios”.

Em 2015, cerca de duas em cada cinco pessoas vão chegar ao aeroporto com o check-in já realizado, mas para aqueles que não tiverem feito, o quiosque é a melhor opção. Hoje, os quiosques de autosserviço estão presentes em nove em cada dez aeroportos, quase universalmente disponíveis, acima dos 75% em 2014.

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