“Expo retomada” mostra que protocolos rigorosos são a única forma de eventos retornarem

Continua depois da publicidade

Medidas sanitárias em todos os ambientes marcaram evento em Santos (SP). Dezenas de expositores, autoridades, imprensa especializada e o secretário de turismo estadual, Vinícius Lummertz estiveram presentes

Bruno Almeida – jornalista colaborador do DIÁRIO*


Investir em organização e em protocolos sanitários é a aposta do setor de eventos para a tão aguardada retomada econômica no pós-pandemia. A discussão de como se dará o retorno gradual às atividades presenciais foi o principal assunto da Expo Retomada, evento-teste que começou nesta quarta-feira (21) e vai até esta quinta-feira (22) com a chancela do Governo de São Paulo, e que acontece em Santos (SP). O objetivo principal é auxiliar na criação de planejamento seguro e responsável, e, obviamente com ajuda do próprio setor de eventos e turismo. Presentes ao evento, o prefeito de Santos, Rogério Santos, a secretária de desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, o presidente da União Brasileira de Feiras, Armando Pereira e a secretária de Turismo de Santos, Selley Storino.

Veja também as mais lidas do DT

Apenas 600

O cumprimento dos protocolos das autoridades de saúde foi rigoroso em praticamente todos os ambientes do Santos Convention Center, onde o congresso acontece. Marcações para garantir o distanciamento social, cadeiras bem separadas, álcool gel e uso obrigatório de máscara foram algumas das medidas tomadas no evento. A quantidade de participantes permitidos no local também foi reduzida: das mais de sete mil pessoas que o Centro de Convenções, inaugurado já na pandemia, em outubro do ano passado, comporta, apenas 600 tinham autorização para entrar e participar dos debates e visitar as dezenas de expositores que apresentavam novidades na indústria de eventos.

O distanciamento entre as cadeiras foi respeitado

Deslizes

Por outro lado, houve também desrespeito a algumas medidas. Empolgados, alguns colegas que não se viam há tempos tiraram as máscaras para fazer fotos abraçados. E no refeitório, durante o horário de almoço, participantes arrastaram cadeiras para comerem juntos, o que estava proibido para evitar aglomeração. Em nenhuma das situações vistas pela reportagem funcionários do evento orientaram os participantes.

A organização admite que um controle mais rigoroso pudesse evitar abusos e chegou até a discutir um evento  sem área para alimentação. “É uma questão complexa. Do ponto de vista do evento, nós falamos ‘vamos tentar fazer com que as mesas tenham duas [pessoas]’. Mas, em última instância, é uma decisão individual”, diz Paulo Octavio Almeida, idealizador da Expo Retomada.

Alívio

Depois de paralisar 97% das atividades durante a pandemia, segundo dados da Associação Brasileira dos Produtores de Eventos (Abrape), conseguir pensar numa retomada consciente representa um verdadeiro alívio para o setor que gera mais de três milhões de empregos diretos ou indiretos. “Você vê a cara de alegria das pessoas. Este é um setor que sofreu bastante”, afirma Paulo Octavio, que espera eventos bem sucedidos para o próximo semestre. A Expo Retomada é o primeiro de dez eventos-teste organizados pelo Governo do Estado para orientar e chancelar regras seguras para encontros presenciais.

Conseguir pensar numa retomada consciente representa um verdadeiro alívio para o setor, segundo Abrape
Evento foi bem sinalizado, mas algumas pessoas desrespeitaram regras

Otimismo e adaptações

Voltar aos eventos presenciais com segurança também é a intenção da diretora de eventos do São Paulo Convention And Visitors Bureau, Elenice Zaparoli. Depois de um ano praticamente de agenda adiada, os pensamentos dela se voltam para o futuro e para eventos internacionais previstos para ocorrer na capital do estado. Ela aposta em áreas específicas como catalisadoras para a retomada no próximo semestre. “Eu diria que 29% dos eventos que acontecem são da área médica, seguidos pela área de ciência e tecnologia, que às vezes, alterna com eventos técnicos científicos”, diz Elenice.

“Para o ano que vem estamos otimistas pelo que já há programado, e em todas as áreas”, comenta a diretora. 2022 deve ser o ano de colocar a agenda em dia, possibilitando que eventos adiados no início da pandemia sejam, enfim, realizados.

Autoridades, executivos e expositores participaram da abertura (Crédito: divulgação)

Estado presente

O secretário de turismo e viagens do estado, Vinicius Lummertz, esteve no debate de abertura, que ocorreu na tarde do primeiro dia de evento. Lummertz lembrou que, além da retração no turismo, o último ano também foi marcado por mudanças grandes na estrutura e demanda do setor. Em 2020, muitas pessoas se deslocaram de grandes centros urbanos para cidades com mais atrativos turísticos, como praias e áreas verdes. “Turismo tem a ver com urbanismo”, conclui o secretário.

Para Lummertz, como a demanda dos turistas mudou com a pandemia, quem oferece serviços também precisa mudar. “É justamente agora que há capacidade para rever conceitos”. O secretário ainda lembrou que o estado vive uma oportunidade para discutir investimentos em modalidades como os cassinos, proibidos desde a década de 40, e em hotelarias em parques naturais, que, segundo ele, são pouco exploradas hoje e podem dar bons retornos.

Por fim, o secretário se despediu com uma promessa: a de viabilizar e priorizar a concessão de parques no Vale do Ribeira. A região, que reúne opções de ecoturismo, turismo cultural e de praia, está sob o “olhar provocador, para as mudanças” disse Lummertz.

Esta segunda edição da Expo Retomada contou com testagem obrigatória para todos que entraram no Centro de Convenções

Teste antes da entrada

Esta segunda edição da Expo Retomada contou com testagem obrigatória para todos que entraram no Centro de Convenções. Os testes do tipo PCR, em que fragmentos do vírus são pesquisados em secreções da garganta e do nariz, foram realizados na chegada ao local do evento gratuitamente, graças a uma parceria da Prefeitura Municipal de Santos e da Secretaria de Estado da Saúde e os organizadores do evento.

Especialistas ouvidos pelo DIÁRIO dizem que este teste é o mais preciso para detectar se a pessoa tem o novo coronavírus, mas que não há como ter garantia total de que não haverá contágio, já que pessoas contaminadas podem apresentar teste negativo por ainda estarem no período assintomático. E, foram unânimes em dizer que o momento vivido pelo país, com queda de casos, mortes e internações, ainda exige cautela. Afirmaram, também, que a variante delta da covid-19, já confirmada no país, preocupa porque é ainda mais transmissível.


*Bruno Almeida é jornalista

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade