Floresta amazônica é o seu destino de exploração em 2023!

Continua depois da publicidade

Juma Ópera e Juma Amazon Lodge oferecem conforto e sofisticação para quem quer explorar Manaus e a floresta amazônica

Quem quer aproveitar 2023 para conhecer alguns dos destinos mais incríveis do Brasil e do mundo pode planejar um roteiro pela Amazônia. Normalmente, a aventura começa na cidade de Manaus (AM), que funciona como porta de entrada para explorar a região.

A capital do estado do Amazonas é lar de vários pontos turísticos que valem a visita, como o Museu da Amazônia (MUSA) e o Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Além disso, abriga o maior porto flutuante do mundo.

Veja também as mais lidas do DT

Outra parada imperdível é o imponente Teatro Amazonas. Fundado em 1896, o local chama atenção com sua cúpula de cerâmica esmaltada nas cores da bandeira do Brasil. Ele fica bem em frente ao hotel Juma Ópera, que figura entre as melhores opções de hospedagem da cidade, conta com 41 acomodações espaçosas e um conceituado restaurante.

Depois de aproveitar o que o município tem de melhor, é possível se hospedar em hotéis em meio à mata, mas que não ficam longe da capital. Um bom exemplo é o Juma Amazon Lodge, em Autazes, a apenas três horas de distância de Manaus. Durante o percurso, os viajantes ainda têm a oportunidade de ver o famoso Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões.

Banhado pelo rio Juma, o ecolodge recebe os hóspedes em charmosos bangalôs construídos sobre palafitas na copa das árvores. Além de garantir vistas incríveis da fauna e da flora local, esse tipo de arquitetura é necessária por conta das épocas de cheia e seca na região.

Amazonia
Piscina do Juma Ópera com vista para o Teatro Amazonas (crédito: divulgação)

A estação de cheia, que vai de março a agosto, é marcada pelo aumento do nível de água dos rios, que podem subir até 15 metros. Quem viaja durante esse período pode se planejar para conhecer os igapós (florestas inundadas).

A época de seca, por sua vez, ocorre entre setembro e fevereiro. São os meses mais indicados para os fãs de pescaria, já que os rios atingem seus níveis mais baixos, diminuindo o espaço para os peixes. Além disso, as chances de conseguir observar animais como jacarés aumentam consideravelmente.

Independentemente da época do ano, quem passa pelo Juma Amazon Lodge pode curtir os principais passeios e atrativos da região. O hotel organiza atividades como tour de canoa a remo, passeio noturno, caminhadas na floresta e até visita a uma Sumaúma (maior espécie de árvore da floresta amazônica) de aproximadamente 100 anos.

A lista de atividades inclui ainda a possibilidade de escalar árvores para contemplar a floresta a partir de uma perspectiva diferenciada, observação de pássaros, interações com botos e roteiro ao Lago do Janauari, onde é possível almoçar e ver uma quantidade enorme de vitórias-régias. Além disso, os viajantes podem visitar a tribo Dessana, de língua Tucana, e a casa de um caboclo nativo, que compartilha conhecimentos sobre plantas medicinais e produção de farinha de mandioca.

Entre uma programação e outra, os hóspedes do ecolodge conseguem descansar no redário e visitar o museu da propriedade, que exibe informações sobre a cultura indígena. O restaurante é outro ponto que merece destaque, já que oferece receitas internacionais e pratos que levam ingredientes típicos da gastronomia local.


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade