GOL anuncia resultados do quarto trimestre 2020 (veja gráficos!)

A GOL anunciou hoje o resultado consolidado do quarto trimestre de 2020 (4T20) e do ano de 2020, detalhando também suas iniciativas contínuas em resposta à pandemia de Covid-19.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Em nota, a companhia adianta que todas as informações são apresentadas em Reais (R$), de acordo com as normas internacionais de contabilidade (IFRS) e com métricas ajustadas e estão disponibilizadas para possibilitar a comparabilidade nesse trimestre de queda na demanda com o mesmo período do ano anterior. “Tais indicadores ajustados excluem os gastos relacionados ao percentual da frota não operacional que a GOL manteve em solo nesse período, e estão detalhados na tabela da seção “despesas operacionais”. As comparações são em relação ao quarto trimestre de 2019 (4T19), exceto quando especificadas de outra forma.

“Após o encerramento do ano mais desafiador na história da aviação comercial, seguimos focados na gestão dos impactos da pandemia de Covid-19 no Brasil, com determinação, clareza e confiança,” disse Paulo Kakinoff, diretor-presidente.

“O modelo de negócios da GOL é o principal diferencial para superarmos os desafios que essa crise impõe às empresas aéreas. Nosso modelo operacional de frota com um único tipo de aeronave, menor estrutura de custos com predominância de componentes variáveis, e posição dominante nos principais hubs brasileiros de alta densidade nos permite, rapidamente, adicionar ou descontinuar rotas em resposta às oscilações de demanda, enquanto mantemos disciplina quanto a capacidade e rentabilidade. Acreditamos que as atuais condições mercadológicas, apesar de difíceis, são temporárias e que a demanda continuará a se recuperar à medida que avança a vacinação no Brasil. Reiteramos a convicção de que a GOL emergirá ainda mais forte e resiliente com a normalização dos mercados,” completa Kakinoff.

Confira o gráfico:

Arrefecimento da demanda por viagens: Em fevereiro/21, houve uma queda de 15% na busca por passagens aéreas da Companhia, em relação a janeiro/21, com uma redução de 28% no volume de vendas durante esse mês, em função da queda persistente na demanda por viagens decorrente de três fatores: da “segunda onda” de casos de Covid-19 no Brasil, de Clientes aguardando pela vacinação e do início da baixa temporada.

Kakinoff comenta: “Após meses de recuperação no tráfego doméstico, com taxas de crescimento entre as maiores nos principais mercados do mundo durante a pandemia, estamos vendo uma redução na demanda de viagens devido ao crescimento do número de casos de Covid-19 no Brasil, combinado com o aumento de restrições para voos internacionais. Esperamos uma recuperação não linear, e a GOL continuará preparada para reagir de forma rápida na adaptação de sua malha aérea, com flexibilidade para enfrentar oscilações de demanda nos próximos meses.”

Capacidade: Como resposta à relevante queda nas vendas, aumento no número de cancelamentos e não comparecimentos (no-show), a malha aérea da GOL foi reduzida em 4% entre a primeira e a quarta semanas de fevereiro para adequar os custos ao patamar de entradas. Em março/21, a Companhia implementará uma redução ainda maior e operará cerca de 250 voos/dia, o que significa cerca de 40% do realizado em março/20.

A adequação da capacidade à demanda tem sido uma vantagem chave da gestão de frota da Companhia ao antecipar este movimento enquanto se observa um poder de reação mais lento de seus pares. O cenário atual de planejamento de capacidade da GOL assume uma redução de 7% no 1T21 em relação ao 4T20. Após diminuir sua frota em 13 aeronaves B737-800 arrendadas em 2020, a Companhia planeja devolver outras quatro aeronaves no 1T21.

Aumentando a Vantagem de Custo da GOL: Em fevereiro/21, a GOL operou cerca de 355 voos/dia, o que significa cerca de 48% do realizado em fevereiro/20. Essa redução na programação de voos domésticos da Companhia reflete a menor demanda por viagens no Brasil, como consequência da segunda onda de Covid-19 e o início da baixa temporada. Neste mês, a GOL adaptou sua frota e opera 59 aeronaves em sua malha para controlar a capacidade e os custos no período de menor demanda. Para o 1T21, a GOL espera manter os custos de pessoal em sua posição reduzida, ou seja, de até 40% dos patamares pré-pandemia. Por ter convertido uma parcela significativa dos seus custos fixos de folha de pagamento e de frota em custos variáveis, a Companhia está bem posicionada para expandir sua liderança em custo unitário.

Atuando para o equilíbrio no fluxo de caixa: Com base em premissas conservadoras e promovendo o necessário “casamento” de ativos e passivos neste ambiente de baixa demanda, a GOL vem implementando medidas para minimizar o consumo líquido de caixa e manter o equilíbrio de seu fluxo de caixa operacional. Para o 1T21, em função da antecipação na transição de sua operação da alta para a baixa temporada devido as suspensões do feriado de carnaval, a Companhia estima um consumo líquido de R$3 milhões/dia, uma visão cautelosa com base no recente aumento do número de casos de Covid-19 no Brasil.

A Companhia trabalha diariamente com seus stakeholders para atravessar essa “segunda onda” da Covid-19 no Brasil, e administra de forma conservadora suas operações e liquidez até que a taxa de infecção comece a diminuir e o percentual da população imunizada cresça. A GOL implementou diversas iniciativas necessárias para minimizar custos fixos, uma vez que reduz suas operações para atender a demanda atual por viagens aéreas. Essas medidas incluem, entre outras, a postergação temporária de pagamentos a importantes parceiros da Companhia.

Liquidez: A GOL espera encerrar o 1T21 com R$1,9 bilhão em liquidez e R$14,3 bilhões em dívida líquida ajustada. Diversas importantes iniciativas são relevantes para assegurar que a Companhia mantenha a liquidez nos patamares esperados no final do 1T21. Richard Lark concluiu: “O apoio contínuo dos nossos stakeholders é fundamental para assegurar a manutenção dos meses necessários com os recursos disponíveis para a GOL atravessar essa crise.”

Mais Informações: www.voegol.com.br/ri

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT

Atendimento Comercial