Governo de SP reduz ICMS do vinho para bares e restaurantes

Continua depois da publicidade

Na última semana, em parecer referente à tributação dos vinhos, a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo excluiu a bebida do regime de substituição tributária. Assim, os vinhos passam novamente a ser reconhecidos como alimentos no estado e contam com uma base de alíquota especial de tributação de ICMS de 3,2%.

A decisão acontece após reunião do Secretário da Fazenda, Felipe Salto, com o Diretor Executivo da FHORESP (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo), Edson Pinto, também presidente do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, e Sylvio Lazzarini, Diretor de Relações Institucionais da entidade. “Os restaurantes, bares e similares de São Paulo estavam recolhendo 25% do ICMS líquido, a mesma alíquota cobrada na garrafa de vinho no comércio varejista. Este valor era inconcebível, visto que o setor de Hospedagem e Alimentação foi duramente atingido pela pandemia e os estabelecimentos sobreviventes lutam para se recuperar e precisam de apoio e incentivos por parte do governo”, afirmou Edson Pinto.

FISCALIZAÇÃO

Veja também as mais lidas do DT

Na última quinta-feira (9), a Secretaria da Fazenda, com apoio da Polícia Civil, deu início à operação Vindima, que tem como objetivo realizar a cobrança de cerca de R$ 10 milhões em ICMS de empresas do setor de vinho em todo o estado.

De acordo com a equipe da Supervisão de Fiscalização Setorial da Sefaz-SP, de fevereiro de 2020 a maio de 2022, contribuintes realizaram a venda de vinhos e similares sem destacar nos documentos fiscais emitidos o valor do ICMS incidente, deixando também de recolher o tributo correspondente aos cofres estaduais. Assim, a operação busca a aplicação correta da norma tributária e a recuperação do crédito tributário em favor do Estado.

A FHORESP e o SinHoRes Osasco – Alphaville e Região alertam aos proprietários dos estabelecimentos que NÃO COMPREM VINHO SEM NOTA FISCAL. O ato será considerado CRIMINOSO, assim como o contrabando da bebida. (EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências)

LEIA TAMBÉM:

Vinícius Lummertz garante que fica até final do governo de São Paulo

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade