GRU Airport implanta câmeras térmicas para medir temperatura de passageiros

Continua depois da publicidade

O GRU Airport acaba de anunciar a instalação de câmeras térmicas com calibrador black body no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O objetivo é identificar passageiros com temperatura elevada (acima de 37,8º), o que pode significar presença do coronavírus. Esta tecnologia permite maior precisão na indicação da temperatura corporal das pessoas, com margem de 0,3°C.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Aeroportos na Espanha, Turquia, Chile, Argentina e Colômbia contam com o mesmo equipamento que também está em funcionamento no Metrô de Salvador, desde o dia 01 de junho. Além disso, outros espaços públicos pelo país possuem câmera térmica, mas o diferencial da tecnologia da Dahua Technology no aeroporto administrado pela GRU Airport é a fonte de calibração constante e em tempo real para a câmera, chamada black body.

Veja também as mais lidas do DT

Com funcionamento ininterrupto durante todos os dias da semana, as câmeras estão instaladas no portão de embarque do Terminal 2. Por meio de um monitor, agentes da GRU Airport acompanharão toda a operação. Se um passageiro for identificado com temperatura superior a 37,8°C será direcionado ao posto médico do aeroporto para receber atendimento e instruções.

As câmeras com calibrador especial da Dahua Technology operam com o uso de inteligência artificial e analisam algoritmos que medem a temperatura proporcional à quantidade de raios infravermelhos emitidos por uma pessoa. Assim, é possível medir a temperatura de até cinco mil passageiros em apenas 30 minutos. Utilizando um termômetro convencional, a análise dos viajantes levaria 5 horas.

Aferir a temperatura corporal antes do embarque por meio de câmera térmica é uma das medidas que a GRU Airport oferece aos seus passageiros como boa prática contra a disseminação do novo coronavírus. Diversas outras recomendações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estão sendo seguidas pela concessionária para o combate e prevenção à doença no  Aeroporto Internacional de São Paulo.

As câmeras funcionarão no portão de embarque do Terminal 2, que concentra 90% do fluxo de voos e passageiros de todo o aeroporto. No Terminal 3, que responde por 10% das operações do aeroporto, os passageiros têm a temperatura corporal medida por paramédicos contratados pela GRU Airport, no portão de embarque.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade