Guias de Turismo retomam atividades com capacitação no Rio e cobram governo

Continua depois da publicidade

Os membros da Liga Independente dos Guias de Turismo/RJ (Liguia) e profissionais guias de turismo autônomos da Cidade Maravilhosa participaram no último sábado (15) da reabertura oficial de pontos turísticos da cidade.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Os guias compareceram ao Pão de Açúcar  à estação do trem do Corcovado, no Cosme Velho; e na estação Paineiras, para dar as boas-vindas aos turistas, ofertar seus serviços de maneira colaborativa, além de cobrar ações do Poder Público – em especial ao Governo do Estado – para regulamentar a Lei 8.858/20, que prevê um auxílio emergencial aos profissionais da área que foram mais afetados no setor, justamente por ter as relações de trabalho mais precarizadas do segmento.

Veja também as mais lidas do DT

Capacitação para guias associados

No domingo (16), na Feira da Glória, a LIGUIA iniciou uma capacitação dos Guias associados em três roteiros que serão ofertados sempre no mesmo dia e local, com saídas em diversos horários pela manhã e pela tarde. Segundo a Liguia, os percursos são:

1 – Rio Antigo: com início na Feira da Glória com passagem pela Escadaria Selarón, na Lapa, onde a LIGUIA desenvolve trabalho de catalogação dos azulejos apoiado pelo BNDES. O trajeto seguirá pela Cinelândia e até o Largo da Carioca.

2- Rio Arquitetônico: O Museu Urbano do Catete de Lucio Costa.

3- Rio das Grandes Obras e Monumentos: este roteiro tem por meta discutir as grandes intervenções na cidade como os seus aterros, o aeroporto Santos Dumont, o Museu de Arte Moderna (MAM) e o Monumento aos Mortos da II Guerra Mundial.

“A LIGUIA assinala que não acredita na retomada do Turismo no Rio de Janeiro antes de uma vacina e que o trabalho dos Guias de Turismo estarão prejudicados por um longo período.

Os guias de turismo pedem ao governo uma renda mínima, urgente (Crédito: Liguia)

“Precisamos, o mais rápido possível de uma renda mínima emergencial para os Guias de Turismo; em contrapartida a serviços desses Guias como a produção de peças de propaganda audiovisuais para internet, tours virtuais e presenciais para escolas e moradores, o ensino e traduções de línguas estrangeiras – os Guias do estado do Rio de Janeiro falam diversos idiomas”, afirmou André Andion, guia de turismo e um dos fundadores da liga. “O Poder público, em suas três esferas, tem a possibilidade de demandar vários serviços junto aos Guias de Turismo. A LIGUIA tem propostas e estamos dispostos a conversar e a planejar”, adiantou.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade