Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros retoma atividades nesta terça-feira (18)

Continua depois da publicidade

Após quatro meses fechado para o público em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado em Alto Paraíso de Goiás, no norte do estado, será reaberto no dia 18 de agosto.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


A SociParques, empresa responsável pela prestação dos serviços de apoio à visitação, implantou protocolos de higiene e segurança para minimizar os riscos de contaminação aos colaboradores, turistas, moradores do entorno, condutores de visitantes e guias de turismo que queiram voltar a frequentar um dos mais belos cartões postais brasileiros.

Veja também as mais lidas do DT

O parque reabre em um momento de retomada equilibrada e controlada de diversos serviços, inclusive do setor de turismo, e após a publicação do decreto municipal nº 1.840/2020 de Alto Paraíso de Goiás, que permite a retomada de atividades econômicas na cidade, mediante fiscalização e aprovação da Prefeitura.

Com a implantação das medidas de segurança determinadas pela Secretaria Estadual da Saúde, demais órgãos de saúde pública e em comum acordo com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros poderá receber até 60% da sua capacidade total, e o funcionamento permanece o mesmo, com entrada permitida das 8 às 12 horas e saída até as 18 horas.

Neste momento, será permitido o acesso à Trilha Amarela, de 11 km e que leva aos Saltos, Carrossel e Corredeiras, à Trilha Vermelha, de 11 km, com acesso aos  Cânions e Cariocas e à Trilha Azul, da Seriema, com 850 metros. A Travessia das Sete Quedas, por ser a mais longa (23,5 km) e abrigar também o camping, permanecerá fechada. Para a permissão de acesso aos atrativos será respeitada a redução na quantidade de pessoas permitidas, de acordo com a capacidade de cada um deles.

“Sabemos o significado do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros para todos – turistas, população regional, condutores de visitantes, guias de turismo e comerciantes. Porém, neste momento, nossas atenções estão voltadas para que essa retomada aconteça de forma segura, fazendo com que todos desfrutem da experiência com o menor risco de contaminação e propagação do vírus além, é claro, da conservação do meio ambiente”, garante Rafael Ferraz, diretor da SociParques.

Como protocolo de segurança e contenção da COVID-19, o uso de máscaras será obrigatório para o acesso ao Parque, permanência no Centro de Visitantes e demais espaços internos. Logo na entrada, todos os visitantes terão a temperatura aferida por meio de termômetros infravermelhos e os que registrarem acima de 37,8o não poderão acessar o Parque e serão encaminhados ao serviço público de saúde.

No Centro de Visitantes, bilheteria, lanchonete e também nos sanitários foram instalados dispositivos de álcool em gel e sinalizações que orientam sobre o distanciamento necessário e enfatizam os cuidados com a higiene e segurança dos frequentadores. A loja de souvenirs e a lanchonete também retomam suas atividades, porém não será permitido o consumo de alimentos no interior do Centro de Visitantes, apenas na área externa.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade