“A Febtur nasce do desejo de jornalistas do Brasil em criar uma entidade que atenda aos anseios da comunicação moderna, não apenas do jornalismo tradicional do turismo, mas que abranja os aspectos mais amplos da comunicação”, afirma o presidente da Febtur Gorgonio Loureiro
Por Redação
Foi criada este mês, em assembleia realizada no dia 18 de outubro no Hotel Mirante da Ilha, em Alter do Chão, os participantes do Encontro dos Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Encomtur) oficializaram a criação da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), entidade que já conta com afiliadas criadas em quatro estados e em processo de criação em outros sete.
Durante a reunião também foram discutidas as diretrizes e missão da nova entidade e seu estatuto. Por decisão unânime, foi definida a constituição de uma diretoria provisória, que ficará responsável pela organização administrativa e financeira da FEBTUR, bem como pelo desenvolvimento de um plano de ações, da política de comunicação institucional, entre outros.
Veja também as mais lidas do DT
Na mesma assembleia foi definido o mês de maio de 2022 para a realização do Congresso Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo da nova entidade.
O presidente da nova entidade, Gorgonio Loureiro, destaca que “a FEBTUR nasce do desejo de jornalistas do Brasil em criar uma entidade que atenda aos anseios da comunicação moderna, não apenas do jornalismo tradicional do turismo, mas que abranja os aspectos mais amplos da comunicação”.
Loureiro ressaltou ainda que com a disseminação da comunicação em diversas plataformas, de formas diferentes, com multiprofissionais e a nova entidade “tem a missão de oxigenar e fomentar essa nova forma de comunicação, rejuvenescendo – não só etariamente – a entidade, mas aproveitando esse pensamento diferente, a comunicação rápida, aliando a experiência que temos em nossos quadros, mas que também se moderniza e agrega nessa nova forma de comunicação que queremos levar ao fazer turístico e a comunicação do turismo brasileiro”
O dirigente diz que a entidade será aberta para a comunicação do Turismo. “E pra isso vamos arregaçar as mangas e organizar um grande congresso, seja em Aracaju, seja em Salvador, as cidades que se prontificaram em receber o primeiro congresso e até la vamos planejar, organizar e fortalecer a entidade criada, a partir deste encontro maravilhoso que o Pará, com a Christina Hayne e toda a sua equipe organizou recebendo quase 90 jornalistas de turismo de todo o Brasil”.
DIRETORIA PROVISÓRIA ELEITA:
Presidente: Gorgônio Boaventura Loureiro de Souza
Vice-presidente: Walter Estevam Junior
Diretor Administrativo: Gilberto Correia da Silva
Diretor de Planejamento: João Carlos Andreoly Ferreira
Diretora de Projeto: Selêucia Calvão Fontes
Diretor Financeiro: Ivan Leyraud Moniz Ribeiro Filho
Diretor de Mercado e Expansão: Thereza Christina de Vasconcellos Hayne
Diretor de Relações Institucionais: Arnaldo Martins Moreira
Diretoria de Assuntos Governamentais: José Torres
Diretor de Relações Internacionais: Walter de Jesus Xéu
Diretor de Marketing; – José Maria Pinheiro
Diretor de Comunicação; – Marco Aurélio Cassoli Jacob
Diretora de Eventos; – Cassandra Teodoro dos Santos Gonçalves
CONSELHO DE ÉTICA:
TITULARES:
Shislane da Vitória Silva de Castro
João Ramid Brarrymi Borges
Raimundo Penaforte de Sousa
SUPLENTES:
Sérgio Moreira
Luiz Carlos Silva Cesar
Gutemberg Marques Bogéia
CONSELHO FISCAL:
TITULARES:
Jairo Sidney Bianchi Peres
Rosimari de Oliveira
Bernadete de Lourdes Farias Espinoza
SUPLENTES:
Liszt Coutinho Madruga
Douglas Spada
Messina Palmeira
Que boa iniciativa
Em Foz do Iguaçu temos vários jornalistas da área de turismo