Líderes da Hotelaria apoiam 1° Congresso FEBTUR em Salvador

Continua depois da publicidade

Glicério Lemos, Presidente da Salvador Destination e Luciano Lopes, presidente da ABIH Bahia, falam ao DIÁRIO no I Febtur de Jornalistas e Comunicadores de Turismo. As entidades apoiaram, irrestritamente, o evento em Salvador, que começou nesta quinta-feira (1) e vai até sábado (3).

Evento recebeu cerca de 100 congressistas e 25 hotéis foram disponibilizados para hospedá-los.

Confira os depoimentos.

GLICÉRIO LEMOS

“É de fundamental importância esse Congresso. Importantíssimo para divulgar o potencial de nossa cidade. Salvador é uma cidade ímpar, tem cultura, história, gastronomia, é uma cidade limpa, com pontos turísticos preservados, uma grande quantidade de atrações para os nossos turistas. Sete noites em Salvador é pouco”, avalia Glicério Lemos.

“Nós temos que divulgar [o destino Salvador] e essa é uma grande oportunidade. O Congresso da FEBTUR está de parabéns e a Fecomercio também, que sempre apoiou e apoiará os eventos ligados ao turismo. Eu sei que todo o trade está satisfeito em receber esse congresso aqui em Salvador”.

Veja também as mais lidas do DT

“Apoiamos totalmente o Febtur e conseguimos apartamentos com a ABIH para acomodar todos os jornalistas. Foi uma cortesia. A Salvador Destination e a ABIH estarão apoiando sempre esses eventos super importantes para a cidade”.

Principais desafios para o Turismo em Salvador

“Salvador hoje é o destino mais procurado e mais visitado. Está na liderança do turismo e por isso temos que alavancar estratégias para que permaneça e se consolide no primeiro lugar. Permanecer no topo é sempre difícil, mas vamos tentar juntamente com todo o trade, prefeito e governador para que a Bahia continue com seu potencial, divulgando e trazendo mais turistas”.

Glicério Lemos, Presidente da Salvador Destination, Coordenador Presidente da Câmara de Turismo da Bahia (Foto: Paulo Atzingen)
Glicério Lemos, Presidente da Salvador Destination, Coordenador Presidente da Câmara de Turismo da Bahia (Foto: Paulo Atzingen)

Luciano Lopes, presidente da ABIH Bahia

Balanço geral sobre a Bahia no campo da hotelaria

“A cidade de Salvador no ano de 2022 deu um passo muito importante ao se aproximar dos indicadores do período antes da pandemia. Tanto no que diz respeito ao fundo de turistas, refletindo diretamente nas taxas de ocupação, mas, sobretudo, por conseguirmos ultrapassar diariamente a média, ou seja, o faturamento global dos hotéis teve um faturamento maior do que o período antes da pandemia”.

“A gente entra em 2023 com um cenário muito parecido com o que foi em 2022. Estamos com cerca de 90 a 95% de taxa de ocupação do período antes da pandemia e estamos próximos de igualar a taxa de ocupação. No entanto, a nossa diária média tem crescido acima da ocupação, ou seja, tivemos um ganho real e isso reflete em um faturamento maior nos hotéis”.

Em uma visão agregada, os hotéis estão com faturamento maior e isso é importante para começarmos a recuperar as margens que foram perdidas na pandemia. Foi um período muito difícil, com prejuízos acumulados. Por isso, em 2023, a expectativa é de um faturamento maior. A ocupação ainda não está no mesmo patamar, mas estamos recuperando o preço e é natural que voltemos a aumentar a taxa de ocupação, ajudando a recuperar ainda mais os prejuízos do período pandêmico”.

Road Show

“A cidade está bem. Agora em julho começamos o nosso grande projeto “Road Show”, onde vamos percorrer as cidades que mais emitem turistas para Salvador, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Recife, Aracaju, Fortaleza, entre outras, com o objetivo de capacitar o agente de viagens. Eu costumo dizer que o nosso objetivo é colocar Salvador na prateleira. É um projeto que fazemos desde 2016 e por isso cria-se uma expectativa muito grande nos operadores que aguardam com muito entusiasmo a nossa caravana, junto com todos os hotéis associados, trazendo, sem dúvidas, um benefício muito grande para Salvador. Ao longo do ano vamos aprimorando as ações e, no final, culminamos em um grande evento na cidade no qual trazemos agentes e operadores de turismo para Salvador para capacitar, treinar e conhecer o destino para eles se prepararem para vender o destino no ano subsequente”.

“Em um primeiro momento, quando nos procuraram para buscar o apoio da ABIH, nos colocamos à disposição para sermos parceiros de primeira hora. Mobilizamos todos os hotéis associados, de todas as zonas da cidade para justamente apoiarmos a FEBTUR na realização deste primeiro congresso. É muito importante porque ele traz para o mercado e indústria especializada no turismo uma comunicação diferenciada, mais técnica, onde conseguimos demonstrar com muita propriedade como está a cidade e o nosso estado. Temos cerca de 25 hotéis apoiando essa entidade”.

Luciano Lopes, presidente da ABIH Bahia (Foto: Paulo Atzingen)
Luciano Lopes, presidente da ABIH Bahia (Foto: Paulo Atzingen)
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade