Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional: “Meu respeito e admiração ao “Sistema S”

Continua depois da publicidade

por Manoel Linhares*

O Brasil precisa conhecer melhor o inestimável serviço prestado à educação nacional, principalmente em um setor em que a área pública pouco se dedicou: a formação profissional das atividades essenciais ao setor de serviços e negócios.

Exercendo a presidência da ABIH Nacional posso testemunhar a importância do Sistema S, e de forma específica, o SENAC na preparação de mão de obra para o Setor Hoteleiro, de gastronomia e atividades afins. Se não bastasse o nível de instrução prestado, é de se ressaltar o significado da formação de jovens a custos reduzidos, contribuindo para diminuir o déficit de desemprego que atinge nos dias atuais a taxa de 11%, mercês da ausência de qualificação do trabalhador brasileiro.

Veja também as mais lidas do DT

Nesta hora em que o governo busca o reaquecimento da economia, necessário se faz apoiar a iniciativa privada, em áreas como o do “Sistema S” para, de mãos dadas, alavancarmos o nível de preparação de escolaridade e qualificação profissional de jovens e adultos.

Convidamos a Pública Administração a nos visitar e conhecer de perto resultados, bens expressos em pequisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria em que atesta quanto mais o brasileiro conhece o sistema S, mais o aprova. Entre os entrevistados 94% o considera ótimo ou bom e o SESI obteve 91%. O SENAI em seus 76 anos de existência já formou aproximadamente 73 milhões de trabalhadores para o Brasil.

Nós que temos a honra de presidir a ABIH registramos com imensa satisfação os elevados índices de qualidade dos profissionais egressos, do Sistema S, mormente no Setor de Hotelaria onde fortificam com excelência nos serviços realizados.

Digno de registro a ação desenvolvida pelo Sebrae em sua área de consultoria e gestão apoiando e estimulando empresas de pequeno e médio porte através de treinamento, planejamento e organização. Relatos por mim ouvidos dos dirigentes dessas organizações e por prefeituras municipais reforçam o respeito que nutro pelo Sebrae e demais organizações do Sistema S.

Convém ressaltar os investimentos realizados pelo Sebrae no setor de turismo no biênio 2017/2018 da ordem de 93 milhões em 149 projetos destacando-se o “destino turístico inteligente”. Dos clientes atendidos 90% das empresas são pequenos negócios. O Ceará em 2018 teve seis projetos de turismo aprovados com investimento de R$ 57 milhões.

Muito mais poderia afirmar em apoio ao “Sistema S” nesta hora em que o governo se debate com os elevados custos da pública administração, direcionando seu foco para apoiar iniciativas deste porte, estimulando as que fazem a riqueza nacional, investindo em educação, cultura e emprego, recebendo o aplauso da população.

As portas estão abertas para o novo tempo que se inaugura no País.

*Manoel Linhares é presidente da ABIH Nacional

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade