Medellín tem crescimento exponencial em número de eventos e infra-estrutura urbana – por Paulo Atzingen*

Continua depois da publicidade

Os últimos 10 anos foram de incríveis transformações em Medellín seja em seu tecido urbano com projetos de mobilidade de grande inserção social, seja em seus planos de educação e cultura aproximando sua população às práticas e exercícios de cidadania plena e de qualidade.

Por Paulo Atzingen (De Medellín – Colômbia)

Em recente viagem à capital do Estado de Antioquia, o DIÁRIO DO TURISMO constatou que com planejamento e aplicação de recursos de forma sistemática e responsável é possível ganhar credibilidade tanto de sua população quanto dos mercados internacionais. É o que tem acontecido com o nível de investimentos externos na cidade.

Dados apresentados pelo Greater Medellin Conventions & Visitors Bureau* apontam que no ano de 2008 o total de investimentos e cooperação estrangeira na cidade foi de US$ 153.1 milhões. Após 10 anos esse montante praticamente dobrou, chegando a US$ 280 milhões. Esses investimentos refletiram diretamente no número de viajantes estrangeiros. No ano de 2008  75.7 mil turistas internacionais estiveram em Medellín; já  em 2018 esses números mais que quadruplicaram chegando a 322.9 mil visitantes (não colombianos) na cidade, um crescimento de 614%.

Veja também as mais lidas do DT

O Festival de Tango é um dos grandes eventos sob a coordenação do Bureau Medellín (Crédito: Juneo Videira – DT)

Eventos

De forma concomitante, o trabalho de captação de eventos para a cidade cresceu de forma exponencial. Se em 2008, apenas 14 eventos tinham sido trazidos para a cidade, no ano passado exatos 100 eventos de médio e grande porte aconteceram em Medellín.

Em termos numéricos, o Bureau Medellin só para o segundo semestre deste ano serão realizados 37 grandes e médios eventos na cidade. Só em eventos culturais, como o Festival Internacional de Tango de Medellín do qual o DIÁRIO participou como mídia convidada, vários dessa modalidade foram captados pelo orgão de fomento. Neste ano de 2019 vários eventos foram captados, entre eles o Cumbre Iberoamericana de Hip Hop; nos anos anteriores destacam-se o Festival Agua, o VII Jornada Iberoamericana de Niños y Jóvenes Poetas, Troveros y Versadores, o Festival de Integración Cultural Latinoamericana e o Festival Internacional de Cine de la Mujer, só para citar alguns.

Em 2019 o Bureau Medellín é responsável em captar outros grandes eventos como o Tour Colombia 2.1, a Maratón Rock ´n’ Roll (ocorrida em março deste ano e considerada a maior do mundo em sua categoria).

“Trouxemos também para Medellín a 49ª Asamblea General de la OEA; a Conferência internacional Unesco de Ciudades del Aprendizaje; o Congreso Mundial del Aguacate; o World Cities Summit; o II Encuentro de Alcaldes del Mundo e o Cumbre de Economía Naranja” adianta a Secretária de Desenvolvimento Econômico de Medellín, Maria Fernanda Galeano Rojo.

“Para 2020 já captamos o Campeonato Máster de Natación e o Congreso Panamericano de Neurología, só para citar os maiores”, completa Maria Fernanda.

O Edifício Sustentável é uma mostra da grande transformação dos investimentos e das mentes da cidade (Crédito: Juneo Videira – DT)

Transformação social e urbana

O aumento de visitantes em Medellín e Antioquia mostra que a região está passando por um processo de transformação social e urbana, superando seu passado violento e doloroso como consequência do narcotráfico e do terrorismo. Medellín transformou-se em uma cidade resiliente que se transforma constantemente e cresce na ciência, em tecnologia, em inovação, em arte e cultura graças à força e talento de seus habitantes e instituições que trabalham por um turismo transformador, responsável, sustentável e competitivo.

Arquitetura arrojada e moldada para servir os seus cidadãos (Crédito: Juneo Videira – DT)

Infra-estrutura hoteleira

Em termos de infraestrutura hoteleira a cidade também evoluiu exponencialmente. Se em 2012 Medellín possuia 165 hotéis e 7.120 habitações, hoje ela oferece 790 empreendimentos com 15.520 habitações (***).

Interesse Internacional

É fato que Medellín continua despertando grande interesse internacional no desenvolvimento de novas oportunidades de cooperação, principalmente daqueles países que buscam alternativas para avançar programas e projetos na construção da paz, transformação da cidade, urbanismo, desenvolvimento econômico e social, educação, cultura e investimento.

 US $ 30,07 milhões (****) foram investidos na cidade para o desenvolvimento de diferentes projetos e iniciativas, que depois de implantados aqui,  funcionaram como programas-piloto em outras cidades do país.

Nos últimos três anos, Medellín recebeu 503 delegações de 57 países; Estados Unidos, Brasil, Argentina, México e França têm o maior número de missões governamentais e negócios, cujos temas preferidos são o planejamento urbano, meio ambiente, mobilidade, transformação, investimento, construção da paz, governo, segurança e desenvolvimento econômico.

Bibliotecas e Centros de Referência Cultural para a formação de jovens e crianças (Crédito: Juneo Videira – DT)

______________

**Sistema de Indicadores Turísticos de Medellín y Antioquia (Situr).

*** La Asociación Hotelera y Turística de Colombia – COTELCO

**** Agencia de Cooperación e Inversión de Medellín – ACI

______________

*O jornalista Paulo Atzingen viajou a Medellin convidado pelo Greater Medellin Conventions & Visitors Bureau.

Confira mais imagens:

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade