Ministro comenta sobre a Temporada dos Cruzeiros

Continua depois da publicidade

Em evento do Boat Show, Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou a importância da retomada dos cruzeiros no Brasil e comemorou o início da temporada do segmento 

Edição DIÁRIO com agências

O Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou nessa quinta-feira 4 de novembro, em São Paulo, do 6º Congresso Internacional Náutica, evento que faz parte do Boat Show 2021, maior feira náutica da América Latina que acontece de 4 a 9 de novembro.

Veja também as mais lidas do DT

Ao lado do presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA), Marco Ferraz, do presidente da MSC, Adrian Ursilli, e do presidente da Costa Cruzeiros, Dario Rustico, Machado Neto ressaltou todo o potencial do segmento no Brasil. “Esta temporada, que começa amanhã, dia 5 de novembro, será um sucesso devido à demanda reprimida. O setor de navios de cruzeiros é uma realidade que não tem volta. Estamos com uma oportunidade na mão que é o Brasil no pós-pandemia”, declarou.

O Ministro também lançou um desafio às companhias de cruzeiros. “Por que não tornar a temporada de cruzeiros em algo perene, que acontece o ano todo? O Brasil tem muita oportunidade. E no que precisarem do governo para que isso aconteça, vocês têm um parceiro aqui. Acreditem no Brasil, vocês não vão se arrepender”, ressaltou.

O presidente da Clia, Marco Ferraz, destacou que, com o início da nova temporada, o Brasil passou a integrar os 50 países com navios de cruzeiro em operação no mundo. “Estaremos presente em sete estados e 14 cidades nesta temporada com cinco navios e 388 mil leitos – que tiveram que ser reduzidos em decorrência dos protocolos sanitários. Isso vai gerar 24 mil empregos no Brasil e R$ 1,7 bilhão para a nossa economia. E temos a expectativa de retomar os índices pré-pandemia já em 2023”, detalhou Ferraz.

Adrian Ursilli, presidente da MSC, agradeceu os esforços do governo federal e do ministro Gilson para a aprovação da retomada dos cruzeiros neste ano. “Temos muito a agradecer a figura do ministro que lutou com unhas e dentes para os navios serem aprovados, obviamente em complemento ao governo federal e demais autoridades responsáveis. A presença e o compromisso do ministro Gilson foram fundamentais e seremos eternamente gratos porque assim podemos voltar a fazer o que amamos. Mais do que navegar, gerar emprego e significado de vida para os trabalhadores que estavam parados”, comentou Ursilli.

Sobre os protocolos a serem seguidos durante a nova temporada, o presidente da MSC afirmou que o segmento está preparado para receber os turistas. “Nós temos os protocolos mais robustos do mundo. Estamos muito confiantes que será uma temporada de retomada segura, tranquila, com responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, preservando a experiência do turista, oferecendo diversão, lazer, momentos de descanso e descobertas turísticas”.

O presidente da Costa Cruzeiros, Dario Rustico, confirmou a chegada dos navios Costa Fascinosa e Costa Esmeralda para os dias 29 de novembro e 20 de dezembro, respectivamente. O empresário italiano também anunciou três navios da companhia para a temporada 2022/2023, sendo um deles o inédito Costa Toscana, que tem a sustentabilidade como foco. “O Grupo Costa tem um compromisso com o Brasil e este é um começo e não o ponto de chegada porque o Brasil tem muitas oportunidades”, afirmou Rustico.

O presidente da Costa Cruzeiros também agradeceu o apoio do ministro Gilson Machado Neto para a volta do segmento no país. “Tive a oportunidade de trabalhar em vários países do mundo e raramente vi um ministro tão comprometido e com esse entusiasmo para ajudar o setor e tão próximo e disponível ao trade”, declarou.

TEMPORADA 2021/2022 – A temporada brasileira de cruzeiros 2021/2022 se inicia nesta sexta-feira (05.11) com a partida da navio MSC Preziosa, que já se encontra atracado do Porto de Santos (SP) e tem previsão para partir às 20h com 3 mil passageiros a bordo. Ao todo, serão 107 roteiros durante a temporada e 392 escalas em destinos nacionais, como Rio de Janeiro, Santos, Salvador, Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Itajaí, Maceió, Porto Belo e Ubatuba.

PROTOCOLOS – Entre as principais medidas estabelecidas pela Anvisa para a temporada de 2021/2022 estão a ocupação máxima de 75% da embarcação; distanciamento entre grupos de viajantes de, no mínimo, 1,5 metro; tripulantes e passageiros vacinados, desde que elegíveis pelo Programa Nacional de Imunização (PNI); uso obrigatório de máscaras a bordo e em terminais de passageiros; realização de testagem diária contra a Covid-19 de, pelo menos, 10% da tripulação e 10% dos passageiros; entre outras.

PC

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade