São Paulo Boat Show 2021 revela as tendências do turismo náutico

Continua depois da publicidade

Evento apresenta os principais lançamentos e oportunidades de negócios do setor náutico brasileiro e o seu desenvolvimento pelo turismo

Edição DIÁRIO com agências

Até o dia 9 de novembro acontece a 24ª edição do São Paulo Boat Show, maior evento náutico indoor da América Latina realizado pela Boat Show Eventos no São Paulo Expo.

Para o segmento no Brasil, que tem expectativa de faturar R$ 840 milhões em 2021, segundo a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Implementos (Acobar), a feira é a principal fonte de negócios, lançamentos e encontros do setor.

Veja também as mais lidas do DT

Nela, o público está tendo a oportunidade de conhecer de perto as novidades do setor e negociar com vantagens especiais, além de ter a chance de escolher seu próximo destino náutico e vivenciar as experiências exclusivas do salão. A compra pode ser feita pelo site www.saopauloboatshow.com.br.

Na edição de 2020, realizada na Raia Olímpica da USP, o evento movimentou cerca de R$ 155 milhões e vendeu 215 embarcações. Neste ano participam mais de 100 marcas expositoras de diversas frentes do mercado. Tanto para exibição quanto para venda estão expostas lanchas, jets, veleiros, infláveis, motores, equipamentos e uma série de produtos, acessórios e serviços náuticos. Da compra ao compartilhamento de barcos, o Boat Show oferece todas as possibilidades e opções para quem quer navegar neste universo.

O setor náutico segue em expansão no país, afirma a Acobar. A expectativa é fechar 2021 com pelo menos um faturamento acima de 10% dos R$ 761 milhões registrados no ano anterior. Dados da Acobar apontam que o setor foi na contramão de outros ramos da economia que sofreram com a recessão instaurada pela pandemia de Covid-19. “Isso fez com que o Brasil superasse o mercado norte-americano em vendas de barcos no ano passado, resultado que se deve à busca por mais segurança e bem-estar de pessoas que estão trocando as cidades grandes pelo litoral e interior”.

Na esteira também aumentou a procura por insumos para a construção e manutenção de embarcações no país, como resinas, tintas e produtos de construção e reparo de barcos, assim como equipamentos eletrônicos e artigos de moda náutica. O setor estima que a cada mil novas unidades de barcos construídas são gerados 8 mil empregos diretos e indiretos, em média 120 mil empregos em todo o Brasil.

Neste ano, o Boat Show tem como meta movimentar cerca de R$ 220 milhões. “Neste ano, a expectativa é retomarmos os números expressivos alcançados na edição de 2019, quando foram movimentados mais de R$ 220 milhões em negócios e a venda de 250 embarcações. A realização do Boat Show é de extrema importância para toda a cadeia do setor, contribuindo para a geração de empregos e movimentando a economia do país”, diz Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica e idealizador do Boat Show.

O evento também pode ser acompanhado virtualmente pelo canal de Náutica e redes sociais do Boat Show e do Grupo Náutica.

“O Brasil possui um dos maiores potenciais para o turismo náutico no mundo, mas representa apenas 0,4% do PIB mundial do setor. A falta de infraestrutura adequada inibe o crescimento e, enquanto a média mundial da participação de serviços e marinas no PIB do setor é de 58,3%, no Brasil é de apenas 3%. O Boat Show, além de promover negócios, também quer trazer soluções para que o setor náutico continue crescendo no país e sua costa mais bem explorada”, destaca Thalita Vicentini, diretora geral do evento.

O São Paulo Boat Show ocorre no momento que passam a ser liberados, por meio do Plano SP, os eventos sem restrição de ocupação na capital paulista. Com a experiência de ter realizado a edição anterior já durante a pandemia, o evento recebeu o selo Turismo Responsável, iniciativa do Ministério do Turismo conferida aos locais que se comprometem a cumprir os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade