Mulheres empreendedoras e batalhadoras se apresentam no Expo Turismo Paraná

Continua depois da publicidade

Expo Turismo Paraná tem debates de temas fundamentais na Semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher

Relatos apaixonados de busca de um lugar ao sol, histórias de conquistas depois de grandes travessias,  narrativas carregadas de resiliência e resistência, e também projetos empresariais que deram certo com participação, organização e planejamento.

Essas são algumas das impressões absorvidas na série de palestras Turismo com Elas, organizado pela Escola de Turismo de Curitiba dentro da Expo Turismo Paraná que teve sua abertura na quinta-feira (7) e termina nesta sexta-feira (8) em Curitiba.

Por Paulo Atzingen, de Curitiba*

Veja também as mais lidas do DT


Temas importantes como A Segurança da Mulher no Turismo, as organizações empresariais do turismo e suas líderes, o olhar feminino no setor de eventos e outros assuntos que possuem a mulher como protagonista foram cuidadosamente escolhidos e discutidos.

Necessidade de Respeito

Segundo a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, a Escola de Turismo de Curitiba montou essa programação  dentro da Expo Turismo Paraná e decidiu por temas que estivessem relacionados com a data do Dia Internacional da Mulher, que acontece nesta sexta-feira (8). “É uma oportunidade de buscar a sensibilidade e um ponto de vista com relação a necessidade de respeito”, disse ao DIÁRIO.

“A gente tem que olhar pra mulher compreendendo ela dentro de todo o ecossistema da atividade turística. E daí a gente fala da mulher funcionária que tem desafios, da mulher empreendedora que também tem seus muitos desafios”, explicou Tatiana reforçando que deve haver inclusão não só com relação à igualdade de gênero, mas com todas as intercessões que o tema tem em relação aos direitos humanos. “Foi tudo muito pautado no respeito e eu vejo o respeito como a base”, afirmou.

Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

“Cada uma de nós tem uma trajetória, uma história de superação, muitos obstáculos que são distintos na nossa vida. Mas acho que, com força de vontade, determinação, aprimoramento profissional, vamos alcançando cada vez mais espaço”, Tatiana Turra.

Feito de mulheres

Grécia Corrêa, coordenadora da Escola de Turismo de Curitiba, disse ao DT que o Instituto Municipal de Turismo é feito de mulheres, ou mais exatamente 75% do quadro geral de funcionários.  “Mais do que isso, observei que o trade da rede hoteleira, os bares, os restaurantes tem sempre uma mulher atrás do marido que é o gestor. O marido pode ser o proprietário. Mas quem articula tudo, quem dá vida para o espaço, quem dá vida para o seu restaurante, o que vai pra cozinha pra comandar, o que faz todo a parte de anfitriã são as mulheres”, enumerou.

Grécia Corrêa explica que a partir dessa realidade é possível associar sem erro as atividades turísticas à sensibilidade. “E o turismo de Curitiba, em particular, é uma cidade que acolhe e a mulher tem essa questão do acolhimento”, completou.

Grécia lembrou que ao organizar as palestras que essas não fossem pautadas no sentido de levantar a bandeira contra os homens (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

Grécia convenceu a presidente do Instituto de Turismo de Curitiba a trazer para a Expo Turismo Paraná o Turismo com Elas. “São proprietárias de hotéis, mulheres que estão participando de associações, mulheres que são guias de turismo, enfim, porque se fala muito em protagonismo, falam muito em empoderamento. Precisamos dar fala para elas”, disse ao DIÁRIO.

Sem querer levantar bandeira de superioridade

Grécia lembrou que ao organizar as palestras que essas não fossem pautadas no sentido de levantar a bandeira contra os homens. “A questão é o contrário, queremos mostrar a nossa importância na sociedade e que queremos o nosso espaço. É uma pauta muito sensível e temos essa delicadeza de trazer nesse momento”, ponderou.

Turismo com Elas terá uma ação no centro histórico de Curitiba nesta sexta-feira (8): o Walking Tour Mulher que percorrerá diversos pontos do Centro de Curitiba.

Programação

Com uma programação não destinada exclusivamente às mulheres, mas pautada nas mulheres, o Turismo com Elas terá uma ação no centro histórico de Curitiba nesta sexta-feira (8). Trata-se do Walking Tour Mulher que percorrerá diversos pontos do Centro de Curitiba. A participação é gratuita, mas as pessoas interessadas têm que fazer inscrição prévia onde são apresentadas Mulheres Notáveis que destacaram na história da cidade.


*O jornalista viajou a Curitiba convidado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Paraná

LEIA TAMBÉM:

Curitiba, mais que criativa ou inteligente: educadora

 

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade