Na WTM, autoridades latino-americanas ressaltam bom momento do Turismo

Continua depois da publicidade

Um dos mais importantes eventos de Turismo do mundo, a WTM Latin America 2023 chega ao seu segundo dia no Expo Center Norte em São Paulo. Assim como no primeiro dia, com a cerimônia de abertura, perdura a sensação de otimismo em relação ao atual momento do setor – e os números só reforçam a relevância dessa indústria.

Daniel Zanetti, Diretor da WTM LA, destacou o trabalho conjunto para fazer dessa indústria um importante instrumento para um futuro melhor. “O turismo nos motiva como vetor econômico e social. O turismo é solução e todos nós somos parte dessa solução. O chamado para um mundo melhor e para um turismo melhor estão refletidos nos corredores, nos teatros e nas oportunidades de negócios que o evento traz”, afirmou.

Daniel Zanetti, Diretor da WTM Latin America (Foto: Divulgação)
Daniel Zanetti, Diretor da WTM Latin America (Foto: Divulgação)

Com 600 expositores, mais de seis mil reuniões agendadas e 22 mil inscritos, a edição atual representa um crescimento de 35% em visitação na comparação com 2022. “Mais do que números, a capilaridade e a oportunidade de levar a América Latina para o mundo e trazer o mundo para a América Latina nos orgulha e nos motiva. Sempre fomos inquietos e convidamos vocês a viver essa inquietude conosco nos próximos três dias”, finalizou.

Veja também as mais lidas do DT

Autoridades do Turismo destacam colheita de bons frutos

Vasyl Zhygalo, Diretor de Portfólio Global dos Eventos WTM e IBTM, enfatizou a oportunidade única para que os profissionais reunidos possam conhecer mais sobre o Brasil e o resto do mundo. “Vamos aproveitar esta oportunidade para construir novas conexões, novos sonhos e novas memórias que durem pela vida inteira”, sugeriu.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, citou números que provam a premissa do turismo como solução. “A cada R$ 1 gasto em promoção, são R$ 20 que entram na economia local. O turismo brasileiro representa 8% do PIB, um modelo de desenvolvimento que é gerador de emprego e compatível com o século 21. A nova equipe da Embratur está amplamente capacitada para participar desse amplo diálogo entre poder público e iniciativa privada e para transformar o que é oferta em promoção para o turismo”, disse.

Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, revelou dados recentes da Fecomercio que apontam para um aumento de 30,3% na chegada de turistas à capital paulista nos últimos 12 meses, muitos deles impulsionados pelo retorno dos grandes eventos em diferentes áreas. “O turismo é fundamental não apenas para a geração de emprego e renda como para a consolidar a imagem de um destino. Quando essa imagem é positiva, o turismo acaba auxiliando na atração de negócios em diferentes áreas”, afirmou.

Autoridades latino-americanas se reuniram na WTM Latin America 2023
Autoridades latino-americanas se reuniram na WTM Latin America 2023 (Foto: Divulgação)

Novidades

Bento Nunes, secretário executivo do Ministério do Turismo, lembrou que o ano de 2023 é histórico não só por marcar os 10 anos de realização da WTM Latin America, mas também pelos 20 anos da criação do Ministério do Turismo. E destacou o papel do Turismo como fator de inclusão social. “No Ministério do Turismo, me deparei com um mundo novo, repleto de possibilidades para contribuir para o desenvolvimento do nosso país, e não somente o desenvolvimento econômico, que é inegável, mas também de inclusão social”, disse.

Para marcar a ocasião, o ministério trouxe para a WTM Latin America o lançamento de uma série de iniciativas envolvendo o Turismo voltado para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, um público que, segundo ele, é de 17 milhões de pessoas no país. Entre as iniciativas estão a apresentação dos resultados da pesquisa do perfil do turismo para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida; o lançamento de um portfólio online de atrações brasileiras com acessibilidade; e a edição de uma cartilha educativa sobre como atender esse público com qualidade.

Daniel Zanetti, Diretor da WTM Latin America e a Ministra do Turismo, Daniela Carneiro (Foto: Divulgação)
Daniel Zanetti, Diretor da WTM Latin America e a Ministra do Turismo, Daniela Carneiro (Foto: Divulgação)

O Mtur também citou a criação de novas campanhas para a proteção das crianças e adolescentes, incluindo o lançamento de um curso de qualificação sobre o Código de Conduta Brasil, material que orienta empresas e prestadores de serviço do Turismo para adotar ações de prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Outra iniciativa destacada por Nunes foi a estreia da campanha “O Turismo Respeita as Mulheres”, contra a exploração sexual das mulheres nas atividades turísticas. “O Turismo sexual não existe e precisa ser banido do nosso vocabulário”, enfatizou.

Daniela Carneiro visitou a WTM Latin América no final da tarde. A Ministra do Turismo visitou diverso estandes de estados e municípios turísticos brasileiros, bem como os de parceiros latino-americanos. “Nossas riquezas precisam ser cada vez mais valorizadas e promovidas, vamos fortalecer e desenvolver o nosso turismo. O Brasil está de volta”, disse em visita ao estande do Chile.

Verónica Pardo, subsecretária de Turismo do Chile, comemorou a visita de Daniela e reforçou a importância de participar da WTM Latin America. “O Brasil é o segundo mercado internacional para o Chile e sabemos que a experiência chilena é importante para o brasileiro, com o enoturismo e o turismo de natureza”, explica, destacando que a Sernatur vem realizando reuniões com a Embratur para promoções conjuntas e com as linhas aéreas para buscar recuperar a quantidade de voos pré-pandemia. “Estar na WTM é essencial para cumprirmos esses objetivos”, finalizou.

LEIA TAMBÉM:

WTM Latin America: uma feira que inspira o Turismo na América Latina

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade