WTM Latin America: uma feira que inspira o Turismo na América Latina

Continua depois da publicidade

Daniel Zanetti, novo diretor da WTM Latin America, fala sobre as expectativas e as novidades que inspiram a feira deste ano

“A nossa previsão é aumentar em 5% o número de visitantes totais nesta edição, ultrapassando a marca de 16 mil pessoas nos pavilhões branco e verde do Expo Center Norte

Novo diretor da WTM Latin América, uma das principais feiras de turismo da América do Sul que acontece de 3 a 5 de abril no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo, Daniel Zanetti conversou com o jornal DIÁRIO DO TURISMO sobre as expectativas para a edição deste ano, que marcam a sua estreia como diretor, e o papel dos grandes eventos para impulsionar o turismo brasileiro.

Veja também as mais lidas do DT

Ao DIÁRIO, Zanetti afirma que a sua gestão olha com maior profundidade para o consumidor. O objetivo é “entender o que o visitante quer e apresentar soluções para que ele encontre seus objetivos quando está em nosso evento. O meu papel é entender o mercado, fazendo com que dois pontos (expositor e visitante) se unam e conquistem o melhor que o evento pode oferecer”, sublinha Daniel.

Ele se mostra otimista com os indicadores alcançados até o momento. “Temos uma projeção de crescimento de 10% em número de expositores, na comparação com a edição de 2022, que registrou 550 expositores de 40 países. A movimentação está acontecendo em todas as áreas do evento e a expectativa está muito positiva, com demanda maior do que a da edição do ano passado, que já foi a maior de todos os tempos”, detalha.

A presença de destinos internacionais denota a força do evento na região, aponta Daniel. “Entre os destinos internacionais já confirmados estão Chile, Peru, Argentina, Costa Rica, Israel, Egito, Itália, Estados Unidos e Barbados, assim como Israel, Maldivas e outros destinos globais que também retornam com grande força para esse mercado que é estratégico para eles”.

Em suas duas últimas edições presenciais, a feira recebeu 15.204 e 13.823 visitantes totais em 2022 e 2019, respectivamente. “A movimentação também é grande entre os destinos brasileiros, que já têm estados e cidades confirmados e outros com negociações avançadas. Inclusive, recentemente, estivemos em Brasília, participando de reunião com o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), apresentando a WTM Latin America 2023 para os secretários que tomaram posse ou foram reempossados na última eleição”.

Nesta entrevista concedida exclusivamente ao DT, o novo anfitrião da WTM Latin América detalha os temas que inspiram a feira, explica as renovações provocadas pela pandemia de Covid-19, destaca a atuação pela diversidade no turismo e afirma: “A nossa previsão é aumentar em 5% o número de visitantes totais nesta edição, ultrapassando a marca de 16 mil pessoas nos pavilhões branco e verde do Expo Center Norte”.

WTM Latin América, uma das principais feiras de turismo da América do Sul, acontece de 3 a 5 de abril no Expo Center Norte (Foto: Divulgação)
WTM Latin América, uma das principais feiras de turismo da América do Sul, acontece de 3 a 5 de abril no Expo Center Norte (Foto: Divulgação)

Principais mudanças

Daniel Zanetti: Em 2023, comemoramos 10 anos de WTM Latin America. É um marco histórico e importante, especialmente ao longo dos últimos três anos, quando ela foi revista.

Para além deste marco, temos inúmeras novidades, como:

Mudança da planta

Ao trabalhar com os pavilhões branco e verde conseguimos oferecer uma planta mais integrada, com corredores que se interconectam com todas as áreas do evento, oferecendo mais fluidez e melhorando a experiência de quem participa.

Em termos de conteúdo, de forma bem resumida, os destaques de nosso evento são, além do conceito e inspiração no tema “Explore Novos Horizontes”:

Temos três Eixos Temáticos: Teatro Explore Technology, Teatro Explore Transformation e Teatro Explore Trends e também nosso programa de compradores: Hosted Buyers, WTM Buyers’ Club e Agente na Estrada.

Pré-agendamento de reuniões

Acreditamos muito em um de nossos diferenciais que é o de poder oferecer aos participantes a possibilidade de se planejar para os dias do evento, bem como se conectar com outros profissionais antes mesmo do evento começar. Esse trabalho é possível a partir do ConnectMe, plataforma dedicada ao agendamento de reuniões e conexões, que foi customizada para a WTM Latin America.

A ferramenta permite que os profissionais se conheçam previamente e vem sendo otimizada a cada edição para oferecer mais funcionalidades.

Vale lembrar que na edição 2022, a WTM Latin America contabilizou seis mil reuniões pré-agendadas pela plataforma, com taxa de comparecimento de 88%. Um terço delas foi avaliada por expositores e compradores em termos de qualidade, com resultado de 4.3 estrelas de 5 estrelas possíveis. Essa pesquisa é importante para entendermos como podemos inovar ainda mais no desenvolvimento de funcionalidades que otimizem as conexões.

 Digital: um dos pilares

Daniel Zanetti: A temática da tecnologia e do digital, de fato, está presente em todo o evento, incluído nossa plataforma de pré-agendamento de reuniões e o debate aberto sobre a importância do relacionamento com produtores de conteúdo e influenciadores digitais, para citar dois exemplos bem distintos e sempre levando em conta que propiciar encontros profissionais com potencial para a geração de negócios está no core business da WTM Latin America.

O fato é que para que o objetivo primário seja cumprido, ano a ano, nós investimos em ferramentas que otimizam a jornada de todos os players envolvidos. Seguimos o conceito de eventos inteligentes, que atendem às necessidades dos expositores e visitantes e os ajudam a tirar o maior proveito possível da experiência por meio da tecnologia empregada antes, durante e depois do encontro.

No caso da plataforma de pré-agendamento de reuniões, nós acreditamos muito em um de nossos diferenciais que é o de poder oferecer aos participantes a possibilidade de se planejar para os dias do evento, bem como se conectar com outros profissionais antes mesmo do evento começar. Me refiro ao ConnectMe, plataforma dedicada ao agendamento de reuniões e conexões, que foi customizada para a WTM Latin America.

Diversidade e inclusão

Daniel Zanetti: Nós ainda temos muito a nos desenvolver, em nosso próprio evento, bem como sensibilizar expositores e visitantes em torno desta temática. Temos caminhado, de nossa parte, com a diminuição geral de papel durante o evento. E pedindo que nossos expositores adotem ese primeiro passo.

Essa é uma pequena iniciativa, sabemos. E, para muito além disso, vamos ter muito conteúdo qualificado por meio de debates, palestras e cases centrados em temas como diversidade, inclusão, sustentabilidade e ESG, com foco em dados e experiências com potencial para transformar o turismo.

O papel de Daniel Zanetti

Daniel Zanetti: Quando eu assumi a direção da WTM Latin America, o evento já estava estruturado, no sentido de definidos seus pilares/eixos estratégicos, bem como data, pavilhões e, até mesmo, seus desafíos e metas em relação ao número de visitantes e expositores.

Como diretor, meu papel principal tem sido promover a integração de todos os players (time, parceiros, expositores, visitantes) para atingir esses objetivos e entregar um evento histórico e que é bem simbólico neste momento em que nos preparamos para, de fato, a retomada.

Futuro

Daniel Zanetti: Nesta edição, estamos olhando para o futuro e não mais para trás, o que se traduz no mote da edição 2023 – Explore Novos Horizontes. Queremos apoiar o setor na construção de um novo tempo e rumo a novos horizontes, com base em descobertas, inovação e aprendizado.

O fato é que, sem falsa modéstia, a WTM Latin America segue como um dos principais palcos para exposição de centenas de marcas nacionais e internacionais que querem se relacionar estrategicamente no universo B2B. São expositores do mundo inteiro que participam do evento com o propósito de conectar a América Latina ao mundo e o mundo à América Latina.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade