Na WTM Latin America, Resorts Brasil debate ESG na prática

Continua depois da publicidade

Especialistas Isis Batista, Juliana Salles e Jin A Im apresentaram os caminhos para o turismo avançar no tema e inspirar boas iniciativas

POR ZAQUEU RODRIGUES

Neste segundo dia da WTM Latin America, principal feira de turismo da América Latina, que acontece o dia 5 de abril no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo, a associação Resorts Brasil apresentou o painel ESG na Prática – Como a Resorts Brasil e seus associados têm trabalhado de forma coletiva no incentivo de boas práticas.

Sob a medição de Juliana Salles, Gerente Executiva da Resorts Brasil, a conversa reuniu a Gerente de Contas do Hotel Jequitimar, Jin A Im, e a Gerente de ESG no Grupo Tauá Resorts, Isis Batista, que iluminaram os caminhos para o turismo avançar no tema.

Veja também as mais lidas do DT

Integrantes do comitê de ESG da Associação Resorts Brasil, as especialistas participaram da elaboração da Cartilha ESG lançada pela entidade. Isis destacou que a cartilha veio para orientar os associados de modo que possam avançar no tema em conjunto, ressaltando que cada empreendimento tem suas particularidades em relação ao tema.

“A cartilha compreende todos os pilares do ESG e sua aplicação no segmento. Ela serve como referência para nortear o mercado que é autorregulado – existem chancelas e organizações que trazem algum respaldo para dentro dos negócios, mas, dentro do segmento resorts, isso é muito particular, pois não é possível fazer comparações”, pontuou Isis, lembrando que todos possuem boas práticas que servem de referência.

Jin ressaltou que a Cartilha ESG da Resorts Brasil fortalece o movimento de unir diferentes visões e pessoas. “É um chamado para agir e compartilhar uma responsabilidade que é de todos. A cartilha é um direcionamento para que a gente possa, de fato, trilhar um caminho que, no final, será benéfico para todos”.

Em uma conversa breve e inspiradora, a especialistas destacaram que todos podem inspirar e serem inspirados quando o assunto é ESG. Elas também compartilharam suas experiências e inspirações. Isis destacou que, após identificar o cenário de sustentabilidade do Grupo Tauá, a tarefa foi entender a materialidade.

“Materialidade são os nossos temas mais importantes. Um dos temas foi mudanças climáticas e emissões. Nesse cenário identificamos nossa pegada de Carbono e fizemos a compensação 10% nas emissões e implementamos uma calculadora de Carbono para os hóspedes compensarem suas pegadas junto conosco”, disse Isis.

Jin compartilhou a atuação do resort Jequitimar com instituições locais. “O Jequitimar tem muitas iniciativas e projetos ESG. Uma delas é apoia a duas grandes instituições que fazem belíssimos trabalhos na cidade e que geram muito impacto positivo para todos, agregando valor para toda a comunidade. As instituições são o Instituto Nova Maré, que promove ações de educação ambiental; e o Gremar, que promove limpeza de praias, rios… A ideia é que a gente gere impacto positivo em toda a cidade”.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade