Neve é registrada em pelo menos 17 cidades do Rio Grande do Sul

Continua depois da publicidade

A neve chegou ao Brasil. Especialmente no Rio Grande do Sul, a tarde e a noite desta quarta-feira (28) e a manhã desta quinta-feira (29) os termômetros caíram abaixo de zero.  Diversos municípios da Serra registraram o fenômeno e outras cidades do Estado – pelo menos 17 – presenciaram uma chuva congelada.

Agências com Edição do DIÁRIO


Segundo a Somar Meteorologia, Vacaria, Caxias do Sul, Gramado, Canela, Farroupilha, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, São Francisco de Paula, Bagé, Herval, Pelotas, Piratini, Marau, Muliterno e Pinheiro Machado são algumas das cidades em que houve registro de neve nesta quarta (em Piratini, desde a manhã).

Ponto mais turístico do Rio Grande do Sul, Gramado recebeu a neve por volta das 16h30min. A atração durou pouco, mas, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, foi suficiente para alegrar moradores e turistas. Os flocos intercalaram entre leves e intensos. Por volta das 17h, já haviam cessado e retomaram à noite. Temos registro de neve no Parque Minimundo, ao lado do hotel Ritta Hoppner.

Também nevou em Canela, cidade vizinha a Gramado. A primeira queda foi leve, durou apenas alguns minutos e parou. Mas a segunda, por volta das 16h20, foi mais intensa. E voltou a nevar quando escureceu. Turistas e visitantes de um dia aproveitaram a festa meteorológica, ao lado de atrativos turísticos, como a Catedral de Pedra.

Veja também as mais lidas do DT

 

O Museu do Ipiranga, no MiniMundo com a neve que caiu em Gramado (Crédito: MiniMundo)

A neve precisa de condições muito específicas para que aconteça. De forma simplificada, o fenômeno é a precipitação na forma de flocos formados por cristais de gelo, ou seja, a água precipita já em estado sólido. Para que isso aconteça, é preciso que a temperatura da atmosfera esteja abaixo de zero. Só assim o cristal de gelo chega sólido – e não líquido – ao solo, explica Maria Clara Sassaki, meteorologista da Somar.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade