“Vamos continuar crescendo e agregando valor aos hoteleiros independentes com o objetivo de que eles cresçam”, Roberto Bertino, presidente da Nobile Hotéis, nesta terça-feira (30) em São Paulo.
Nesta várzea econômica e política que o Brasil atravessa uma boa parte das empresas no ramo da hotelaria e do turismo têm se escondido esperando melhores ventos. Outras não tomam conhecimento da maré baixa e não só investem em pesquisa de mercado, mas em tecnologia, em pessoal, treinamento e evidentemente vendas, a alma dos negócios.
É o caso da rede Nobile de Hotéis, que há exatamente um ano lançou sua plataforma tecnológica Ameris By Nobile para oferecê-la gratuitamente aos hoteleiros independentes. Nesta terça-feira (30), em São Paulo, o corpo diretivo da Nobile apresentou uma espécie de balanço dos resultados desta plataforma.
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“A Ameris nada mais é que um novo conceito de soft brand, que oferece aos hotéis independentes soluções que facilitam e rentabilizam”, reafirmou Roberto Bertino, presidente da rede Nobile. Ele enumerou os pilares do seu negócio hoteleiro que tem servido como um mantra à sua equipe de vendas que contata hotéis pelo Brasil afora : “Poder de Vendas, Poder de Compra, Tecnologia, Padrões & Procedimentos e Fidelização”. Tecnicamente falando a plataforma Ameris é um GDS Global (Chain Code GN) adquirido da Sabre Hospitality Solutions do Brasil que oferece gratuitamente, sem custos fixos mensais, o inventário dos hotéis para mais de 450 mil agências de viagens no mundo todo.
Em sua apresentação Roberto adiantou que em seis meses de operação foram contabilizados R$ 4 milhões em vendas, gerando redução de custos na ordem de R$ 500 mil para os hotéis que compraram na plataforma. “Já possuímos mais de 500 fornecedores homologados e 8 mil itens especificados e cadastrados”, se referindo a plataforma HotelShop. “Esta plataforma de serviços é uma ferramenta única, exclusiva, na área de hotel. Saímos na frente”, comemorou Bertino.
7.4 mil hotéis independentes!
“Fizemos um período teste. No primeiro ano ficamos com essa ferramenta apenas nos hotéis da Nobile e da Ameris. Agora vamos soltar (a plataforma) no mercado para atingir os 7.4 mil hotéis independentes que funcionam no Brasil hoje. A ferramenta está pronta, efetiva, funcionando plenamente. Vamos fazer o lançamento este ano em setembro na Equipotel, em São Paulo”, anunciou.
Capilaridade fantástica
Roberto falou também da capilaridade que sua rede alcançou com a plataforma Ameris.
“Para nós, hoje, quando comparamos com as dez maiores redes hoteleiras a Nobile somada aos hotéis da Ameris, estamos em todo o território nacional”, lembra. “Trata-se de um inventário robusto, que atrai os agentes, os operadores que vendem via GDS”, enumera. Segundo Roberto são 124 hotéis e um pouco mais de 20 mil quartos.
Convencimento e confiança
Roberto lembra que a aproximação com os hoteleiros no território nacional é delicado e requer mais do que convencimento tecnológico, mas confiança pessoal. “Fizemos um trabalho de convencimento e o pessoal de vendas entendeu, que o nosso público (os hoteleiros independentes) possuem uma gestão centralizada e se convencem quando obtém confiança na pessoa e não no sistema, por mais excelente que ele seja. O nosso time soube e sabe mesmo trabalhar com essas questões de relacionamento comercial, já que o maior patrimônio da Ameris são as pessoas”, contou.
Ameris by Nobile: não exige custo fixo e só remunera se vender
SQN ainda não.
Questionado pelo DIÁRIO se o grupo hoteleiro pretende fazer um acompanhamento de qualidade e dos processos de gestão (SQN – Selo de Qualidade Nóbile) nas unidades que se juntam à plataforma, Roberto disse que não haviam pensado nisso. “Não pensamos nisso ainda porque é muito complexo. Temos os padrões de inspeção, acompanhamento, cada hotel tem um estilo e quando se tem uma rede, por ser padronizada, até se consegue fazer esse trabalho. É claro que se tiver alguma demanda, uma questão pontual a gente pode até ajudar o hoteleiro a implantar nosso sistema de qualidade e certificá-lo”, disse, acrescentando que as opiniões dos hóspedes por meio de mídias sociais e da plataforma Trip Advisor têm sido um ótimo termômetro para avaliar a qualidade do hotel integrado.