Nobile Hotels: um clima organizacional agradável e as pessoas no centro de tudo

Não sois máquina! Homens é que sois! essa frase de Charles Chaplin extraída do filme O Grande Ditador critica a visão mecanicista do ser humano, lá por volta dos anos 30. Quase um século depois, vivemos ainda diante dessa encruzilhada: como sermos mais humanos em um mundo cada vez mais tecnológico, carregado de processos em ambientes impessoais, imparciais e inevitavelmente mecânicos?

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Não existe uma resposta pronta para a questão acima, no entanto várias organizações se preocupam com o tema. Uma delas é a Nobile Hotels & Resorts.

A empresa hoteleira informou em nota que finalizou 2021 com excelentes resultados junto aos seus colaboradores. “Uma pesquisa de clima organizacional realizada pela companhia no mês de outubro, a qual contou com a participação de mais de 1,2 mil funcionários, o índice de satisfação dos colaboradores atingiu a marca de 96%, sendo a rede e os seus processos avaliados positivamente”. O DIÁRIO conversou com Roberto Bertino,  Fundador e Presidente da Nobile, para saber mais detalhes:

“Todos os anos fazemos uma pesquisa de clima, onde aplicamos um questionário com mais de 50 perguntas com os colaboradores. Lá queremos saber sobre a carreira, o seu crescimento como pessoa, profissional, e sua visão do próprio trabalho. Disso, fazemos uma avaliação institucional e segmentada por disciplina. Este estudo é um balizador muito interessante, pois há um link interessante entre a satisfação do colaborador com a satisfação do hóspede, uma coisa está ligada à outra”, afirma Bertino ao DT.

Carreira

“A Nobile é uma empresa que, além de empregos, oferece oportunidade de carreira. Um ambiente onde o colaborador pode exercer seus talentos, empreender e ser feliz”, declara Socorro Santos, diretora de Recursos Humanos.

“As pessoas estão no centro estratégico da companhia. Estamos no negócio de treinar e desenvolver pessoas. Embalamos isto de várias formas, oferecendo um excelente lugar para se trabalhar, entregando experiências memoráveis aos nossos clientes, excelentes resultados aos nossos investidores, parceiros e à sociedade. Essa pesquisa confirma que nosso time está engajado com a missão, visão e os valores da companhia”.

Quebrando paradigmas

Em um mundo cada vez mais equânime em questões de igualdade de gêneros e raças, Roberto foi questionado a respeito da inserção de mulheres e pessoas da raça negra em seus quadros.

“Temos esses dados: 59% são mulheres e 22% se declaram pretos ou pardos, segundo a nomenclatura determinada pelo IBGE”, afirma Bertino.

O presidente da rede destaca que a pesquisa identificou também quais as principais razões que fazem o colaborador se prender à empresa. “O primeiro é pelo tipo de trabalho que realiza. O segundo é a chance do progresso profissional, o terceiro é pela garantia do salário e o quarto é a estabilidade no emprego”, enumera.

“É muito gratificante saber que 96% dos nossos 1.2 mil funcionários estão satisfeitos em participar do quadro funcional da empresa”, arremata o executivo.

Talvez a Nobile não responda à pergunta formulada no início desta matéria, mas dá excelentes dicas, em seu processo organizacional, de que clientes, acionistas e colaboradores não são máquinas, mas sim, seres humanos.

Confira alguns gráficos da pesquisa:


Serviço:

 

Em 14 anos de atuação no mercado da hospitalidade, a NH&R tem muito a celebrar. A companhia ocupa a 5ª posição no ranking das 50 maiores Administradoras Hoteleiras do Brasil e tem sua marca NOBILE posicionada entre as Top Ten Brands do mercado brasileiro, segundo o relatório “Hotelaria em Números” da JLL.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT