Casa do Porco é listada como uma das 10 melhores do mundo

Continua depois da publicidade

Restaurante dos chefs Janaína e Jefferson Rueda chega ao 7° lugar, subindo dez posições no ranking internacional

Em edição comemorativa de 20 anos, o The World’s 50 Best Restaurants anunciou nesta segunda-feira, dia 18 de julho, os 50 melhores restaurantes do mundo em 2022. A Casa do Porco, em São Paulo, aparece em sétimo lugar. O restaurante de alta gastronomia caipira dos chefs Janaína e Jefferson Rueda subiu dez posições em relação ao último ranking, chegando ao TOP 10 da premiação. A classificação foi anunciada em cerimônia presencial realizada em Londres, no Old Billingsgate, prédio vitoriano que abrigou o maior mercado de peixes do mundo no século XIX. Em Londres, Janaína e Jefferson celebraram a colocação e a presença crescente de restaurantes brasileiros na lista.

  “É sempre uma honra estar nesta lista ao lado de grandes chefs do mundo. E este ano estamos ainda mais contentes por ter a companhia do chef Alberto Landgraf celebrando com a gente a gastronomia brasileira entre as melhores do planeta, com a chegada do Oteque ao grupo dos 50 Best. Já somos seis entre os 100 melhores – com Dom, Lasai, Maní e o Evvai, do Luís Filipe Souza, que também entrou agora em 2022 – e esperamos que a cada ano tenhamos mais e mais brasileiros nessa festa, mostrando a qualidade da nossa cozinha”, afirmou o chef Jefferson Rueda.

Veja também as mais lidas do DT

“Entendo que a nossa missão enquanto cozinheiros é educar sobre a nossa cultura e a nossa história por meio da comida, e estar nessa lista é ter a cozinha popular brasileira e o que chamamos de ‘alta gastronomia caipira’ reconhecidas no mundo! Esperamos que a representatividade do Brasil no 50 Best siga se multiplicando, para que cada vez mais gente possa ser tocada pela diversidade dos nossos ingredientes, temperos e técnicas”, completou a chef Janaína Rueda.

Cardápio repleto de comidas diferentes e saborosas (foto: divulgação)

O primeiro lugar do The World’s 50 Best Restaurants 2022 ficou com o dinamarquês Geranium, do chef Rasmus Kofoed. Mais de mil especialistas anônimos do setor de restauração e da indústria de hospitalidade – com equilíbrio de gênero entre os votantes e cobertura de 27 regiões em todo o planeta – compõem o painel de votação que resulta na lista dos melhores restaurantes do mundo. Restaurateurs, escritores, críticos e bem viajados amantes da gastronomia votaram em 10 restaurantes cada, com a opção de escolher locais em sua região de origem ou além, dependendo de sua capacidade de viajar nos últimos 18 meses. A votação e os resultados são auditados de forma independente pela Deloitte.

A Casa do Porco

Um dos mais concorridos endereços da capital paulista, no Centro da cidade, A Casa do Porco foi planejada sobre três pilares construídos por Jefferson Rueda ao longo de quase 30 anos de carreira: pioneirismo, inovação e domínio sobre a cadeia produtiva suína. Objetos de dedicação e extensa pesquisa do chef, a comida caipira e o seu protagonista, o porco, são as estrelas do cardápio. Ali, Jefferson e Janaína Rueda apresentam uma cozinha conceitual brasileira genuína, inovadora, criativa e democrática, mostrando, em um menu degustação de R$ 220 (cerca de U$ 40 – um dos mais baratos do mundo), como a carne de porco é versátil ao usar o animal por completo, do focinho ao rabo, em diferentes formas, texturas e sabores.

Em 2020, a dupla adquiriu uma propriedade rural à beira do rio onde “Jeffim” costumava brincar quando criança e foi certificada como agricultores familiares, inaugurando assim também uma nova fase d’A Casa do Porco. A conexão com a terra desenvolvida no Sítio Rueda, em São José do Rio Pardo, desde então inspira, conceitua e abastece o cardápio do restaurante, inteiramente pautado pela sazonalidade dos ingredientes orgânicos e, em sua maioria, de produção própria. Assim, mais do que reunir sabores em pratos originais, os Rueda levam às mesas d’A Casa do Porco alimentos de fato cultivados e preparados com as próprias mãos.

O mesmo conhecimento e controle pioneiros que já detinham sobre a cadeia produtiva suína – acompanhada desde o produtor, passando pelo abate, pelo açougue e pela cozinha até a carne chegar à mesa – passaram a se estender aos vegetais produzidos no Sítio Rueda ou por parceiros selecionados que também cultivam orgânicos. O resultado são menus sazonais de alta cozinha caipira mais ricos em vegetais, inspirados na relação entre o porco e a terra.


A Casa do Porco

Rua Araújo 124, República – São Paulo (SP). Telefone: (11) 3258-2578.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 12h às 23h; domingo, das 12h às 17h. Reservas pelo (11) 3258-2578.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade