Prefeito de São Sebastião oficializa Área de Proteção Ambiental Baleia Sahy

Continua depois da publicidade

Nesta sexta-feira (5), o prefeito do município de São Sebastião, Felipe Augusto, assinou o decreto que regulamenta o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Baleia Sahy, como forma de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na mesma data. A cerimônia aconteceu na sede do Instituto Verdescola – com a participação restrita de pessoas a fim de evitar aglomerações em tempos de pandemia.

EDIÇÃO DO DIÁRIO

A APA foi criada em 2013 com o esforço da iniciativa civil e contou com o apoio do Instituto Verdescola desde então. O projeto nasceu do interesse de proteger a rica biodiversidade da costa sul de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Como Unidade de Uso Sustantável é possível promover o turismo ecológico bem como atividades de conscientização.

Veja também as mais lidas do DT

O Instituto Verdescola adiciona o fator educacional à proposta e leva seus alunos para plantar, recolher lixo, monitorar a água, entre outras ações de preservação. A APA funciona com uma administração compartilhada, uma cogestão entre o poder público e o privado.

Nesta semana, o Verdescola também iniciou, em parceria com o Instituto Conservação Costeira (ICC), a Semana do Meio Ambiente online. Assim, vem desenvolvendo atividades, concursos e podcasts com o intuito de levar o assunto à população local e ampliar a discussão. O tema deste ano é a Mata Atlântica, bioma amplamente prejudicado pelo desmatamento.

A própria organização da Semana do Meio Ambiente vem de um empanho do Verdescola para preservar a natureza. As atividades idealizadas são parte da tentativa de incluir a população nesse esforço e ajudá-la a sair de uma situação de vulnerabilidade e, ao mesmo tempo, construir um desenvolvimento sustentável.

Sobre o Instituto Verdescola (http://verdescola.org.br/)

Fundado em 2008 na Vila Sahy, em São Sebastião, com o apoio dos moradores da Baleia e Barra do Sahy, a ONG atua em projetos culturais, de esporte, educação e socioambiental. Ao longo desses 12 anos tornou-se referência de apoio à comunidade, extrapolando os limites da educação a fim proporcionar dignidade e oportunidade às pessoas. Hoje, o Verdescola atende cerca de 1,2 mil crianças, jovens e adultos na região.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade