Declaração final do BRICS destaca potencial do turismo e reforça cooperação entre países-membros - Foto: Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O turismo ganhou protagonismo na “Declaração do Rio de Janeiro”, assinada neste domingo (6) pelos países-membros do BRICS durante a cúpula realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. O documento celebra o reconhecimento do potencial turístico do bloco e abre caminho para novas oportunidades com a expansão do BRICS em 2024.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*
O Ministério do Turismo comemorou os avanços, destacando perspectivas promissoras para o setor, com mais integração, mais viagens entre os países-membros e ações conjuntas voltadas a um turismo sustentável, inovador e transformador.
Entre os principais pontos, está o fortalecimento das estratégias de Turismo Regional, focadas na criação de sinergias e na valorização das complementaridades entre os Estados-membros. O documento também prioriza iniciativas de Turismo Sustentável, Resiliente e Regenerativo, visando combater desafios comuns, promover a conservação ambiental e ampliar a inclusão social.
Outro avanço destacado foi a formulação de diretrizes para o turismo de nômades digitais. O grupo reconhece esse público como um catalisador do desenvolvimento local e do intercâmbio cultural entre os países do bloco.
“A atuação do Brasil junto aos países do BRICS reflete nossa visão de futuro para o turismo: mais sustentável, inovador e integrado. Estamos comprometidos em transformar o setor em uma ferramenta poderosa de desenvolvimento econômico, inclusão social e proteção ambiental”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
A declaração também reafirma o compromisso do BRICS com a cooperação internacional, com foco na inovação e no papel estratégico do turismo no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU.
A próxima etapa será a implementação das ações aprovadas. O Brasil liderará a construção de políticas públicas alinhadas à nova dinâmica global do turismo.
Histórico de avanços
Durante 2024, o MTur do Brasil promoveu encontros com líderes do setor dos 11 países do BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.
Um dos marcos foi a Reunião de Ministros do Turismo, realizada em Brasília em 12 de maio, que resultou na “Declaração do Cerrado” — um documento que reforça o compromisso do grupo com um turismo mais sustentável, regenerativo e inclusivo. O nome homenageia o Cerrado, vegetação símbolo de Brasília e o segundo maior bioma da América do Sul.
Mais turistas no Rio de Janeiro
A cidade do Rio de Janeiro, sede da cúpula do BRICS nos dias 6 e 7 de julho, registrou aumento expressivo no número de visitantes vindos dos países do bloco. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, entre janeiro e abril de 2025, a capital recebeu 11,9 mil turistas dessas nacionalidades — um crescimento de 54,6% em relação aos 7,7 mil registrados no mesmo período de 2024.
Em mais um movimento para controlar as contas públicas, o Ministério da Fazenda publicou nesta segunda-feira (7) uma portaria impondo cortes expressivos em despesas da pasta ao longo de 2025.
Redação, com informações da Folha de São Paulo
A medida proíbe, entre outras ações, a emissão de passagens aéreas em classe executiva para servidores — exceto para o ministro Fernando Haddad — e suspende novas compras de bens, mobiliário e a realização de eventos. Também estão vetadas novas contratações que impliquem em custos ainda neste ano.
As exceções à portaria deverão ser aprovadas conjuntamente pelos subsecretários de Assuntos Tributários e de Gestão, Tecnologia da Informação e Orçamento, e apenas em casos considerados urgentes ou de alta relevância.
A decisão ocorre no contexto do aperto orçamentário do governo federal, que em maio anunciou o congelamento de R$ 31,3 bilhões. O valor se divide entre um bloqueio imediato de R$ 10,6 bilhões e um contingenciamento de R$ 20,7 bilhões, afetando diretamente os gastos discricionários — aqueles não obrigatórios, como viagens oficiais e investimentos em infraestrutura.
Um dos fatores que mais pressionam o orçamento é o aumento nas despesas previdenciárias. Só com a Previdência Social, a projeção de gastos foi elevada em R$ 16,7 bilhões, somando R$ 1,032 trilhão em 2025 — o equivalente a 8,1% do PIB. O Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, teve destaque nesse cenário, com desembolsos de R$ 121,5 bilhões até maio, um crescimento de 12% em relação a 2024.
O governo pretendia compensar parte desse desequilíbrio fiscal com a elevação do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), o que garantiria, segundo estimativas da Receita Federal, R$ 20,5 bilhões em 2025 e R$ 40,1 bilhões em 2026. No entanto, a proposta foi rejeitada pelo Congresso e será objeto de discussão em audiência de conciliação entre os Poderes, marcada para o próximo dia 15.
Senado Federal (Crédito: Marcos Oliveira/Agência Senado)
O Plenário do Senado deve votar nesta terça-feira, 8 de julho de 2025, o PL 2.234/2022, que autoriza cassinos, bingos, jogo do bicho e apostas em corridas de cavalos no Brasil. Com parecer do senador Irajá (PSD‑TO), aprovado na CCJ, o texto permite cassinos apenas em resorts ou hotéis de luxo com ao menos 100 quartos, bares, restaurantes e espaços culturais.
REDAÇÃO DO DIÁRIO com Agência Senado
A proposta fixa limites estaduais: um cassino por estado (até três em SP; dois nos grandes estados) e até dez em embarcações marítimas ou fluviais conforme a extensão dos rios.
Casas de bingo poderão operar permanentemente em cada município, com limite proporcional à população (uma por 150 mil habitantes) e exigência de capital mínimo de R$ 10 milhões para concessão de 25 anos, renováveis. O jogo do bicho seria autorizado com uma empresa por 700 mil habitantes, mesma exigência de capital e prazo. Apostas em turfe ficam sob responsabilidade de entidades credenciadas, que poderão integrar também bingos.
O projeto regulamenta máquinas de aposta (caça‑níqueis), exigindo registro público e auditoria. A receita será dividida entre locadora (40 %) e estabelecimento (60 %).
Na mesma sessão, o PLP 141/2024, relatado por Efraim Filho (União‑PB), exclui gastos com terceirização de limites de despesas da Lei de Responsabilidade Fiscal, permitindo serviços especializados sem impactar os tetos de pessoal. Também está prevista a adesão do Brasil às novas regras da Organização Marítima Internacional (PDL 103/2024), ampliando os assentos no Conselho da OMI de 40 para 52 países.
Será votada a indicação de embaixadores para Hungria (Cláudia Buzzi), Espanha e Andorra (Luiz Alberto Figueiredo), Ruanda (Irene Vida Gala), Suíça e Liechtenstein (Maria Luisa Escorel de Moraes), República Tcheca (Orlando Leite Ribeiro) e Haiti (Luís Guilherme Nascentes da Silva), todos aprovados pela CRE.
Duas PECs também entram em discussão: a PEC 76/2019, que cria a autonomia das polícias científicas estaduais, e a PEC 137/2019, que define a educação como “vetor de progresso”, ambas em primeiro turno.
Royal Air Maroc amplia operação no Brasil e anuncia quarto voo semanal entre São Paulo e Casablanca - Foto: divulgação
A Royal Air Maroc (RAM) anuncia a expansão de sua operação no Brasil com a inclusão de uma quarta frequência semanal na rota direta entre São Paulo e Casablanca, no Marrocos, a partir de dezembro de 2025. O novo voo estreia em 2 de dezembro (terça) partindo de Casablanca e em 3 de dezembro (quarta) saindo de São Paulo. Com isso, a companhia passa a voar quatro vezes por semana entre os dois países:
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o incremento da frequência é um reflexo direto do desempenho consistente da Royal Air Maroc no Brasil desde a retomada da rota em dezembro de 2024. Nesse período, a companhia vem registrando taxas de ocupação acima de 80% e uma resposta positiva do mercado.
“O Brasil sempre nos recebeu de braços abertos e nesta nova fase da companhia no país, não foi diferente. É um mercado estratégico, com enorme potencial, e que temos o privilégio de conectar ao resto do mundo. A nova frequência é o reconhecimento dessa confiança mútua que construímos com nossos passageiros e parceiros. Seguiremos investindo para fortalecer essa relação”, afirma Othman Baba, diretor regional da Royal Air Maroc para a América do Sul.
Casablanca: porta de entrada para o mundo
A rota direta tem duração média de 9 horas. Em Casablanca, a Royal Air Maroc possui um Terminal exclusivo no aeroporto Mohammed V, um hub estratégico de conectividade global. De lá, é possível seguir viagem pela companhia com conexões para mais de 90 destinos em 46 países na Europa, África, Ásia e América do Norte.
Além da conectividade estratégica, a Royal Air Maroc oferece preços competitivos e uma série de diferenciais, como a política de bagagem ampliada – duas malas de 23 kg na classe econômica e três de 32 kg na executiva sem custo adicional -, e a possibilidade de realizar um stopover no Marrocos sem alterar a tarifa, antes de seguir para outro destino internacional.
Para quem deseja explorar as riquezas culturais e as paisagens diversas e deslumbrantes do Marrocos, a Royal Air Maroc tem desempenhado um papel essencial na ampliação do turismo de brasileiros no país. Entre janeiro e abril de 2025, o número de visitantes com origem no Brasil cresceu 48% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando quase 17 mil turistas – segundo o Escritório de Turismo do Marrocos no Brasil. Esse desempenho supera a média global de crescimento do setor no Marrocos e reflete, em grande parte, a retomada da rota direta com São Paulo, somada às condições vantajosas oferecidas pela companhia.
“O Brasil tem papel relevante na jornada da Royal Air Maroc de se fortalecer como companhia transnacional. Estamos animados com esse crescimento que representa mais acesso, mais opções e uma experiência global com o toque acolhedor da hospitalidade marroquina”, conclui Othman Baba.
Sobre a Royal Air Maroc
A Royal Air Maroc (RAM), fundada em 1957, é a companhia aérea nacional do Marrocos. A partir do Aeroporto Internacional Mohammed V, em Casablanca – onde conta com um terminal exclusivo -, conecta África, Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul, operando voos para mais de 90 destinos em 46 países.
Integrante da Oneworld, transportou 7,5 milhões de passageiros em 2024 e, como parte de seu plano estratégico de expansão (2023–2037), projeta alcançar 200 aeronaves e 31,6 milhões de passageiros até o fim do período. Em 2025, realizou seu primeiro voo com combustível sustentável.
Desde dezembro de 2024, a Royal Air Maroc retomou os voos diretos entre São Paulo e Casablanca, inicialmente com três frequências semanais e, a partir de dezembro de 2025, com quatro voos por semana, operados por aeronaves modernas. Entre 2025 e 2026, está prevista a abertura de uma nova rota para o Rio de Janeiro. Com presença relevante em mercados estratégicos, a companhia atua como plataforma de mobilidade internacional, combinando turismo, negócios e logística. Saiba mais no site.
Entrega do troféu Prêmio Destaque de Vendas 2024 personalizado com o nome da agência - Foto: divulgação GTA
A GTA – Global Travel Assistance percorreu o Brasil para homenagear as agências de viagem que mais se destacaram nas vendas ao longo de 2024. Entre maio e junho a empresa promoveu 17 jantares especiais, reunindo um total de 100 Top Sellers.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, os encontros contaram com a presença do presidente Celso Guelfi e do diretor comercial Gelson Popazoglo, além dos coordenadores nacionais de vendas Rogério Esteves e Cinthya Rezende. A equipe entregou orgulhosamente, em mãos, o troféu Prêmio Destaque de Vendas 2024 personalizado com o nome da agência.
A premiação que é realizada desde 2024, contemplou os destaques do ano anterior e teve a participação de representantes de cada região. “Mais do que números, estamos reconhecendo histórias de dedicação, confiança e parceria com a GTA, bem como o compromisso com o cliente. Os agentes são protagonistas na construção da cultura do seguro viagem no Brasil e nosso papel é valorizar esse trabalho com gratidão e respeito”, enaltece Celso Guelfi.
Sobre a GTA
A GTA – Global Travel Assistance é uma empresa amiga do agente de viagem tendo suas vendas 100% B2B, acumulando 35 anos de operação no mercado de seguro viagem nacional e internacional. A central de operações atende 24 horas por dia, 7 dias por semana e reúne 3 mil colaboradores, 530 linhas telefônicas, 40 centros operacionais e 300 postos de coordenação com capacidade para responder mais de 95 mil chamadas. Com sede em São Paulo, a empresa atua com 17 representantes nas principais cidades brasileiras. A GTA detém o reconhecimento dos agentes de viagem como empresa referência em produtos e serviços. Há 16 anos consecutivos é ganhadora do Prêmio TOP AVIESP, na categoria Melhor Empresa de Seguro Viagem.
A legalização dos cassinos no Brasil voltou ao centro do debate após as recentes declarações do ministro do Turismo, Celso Sabino, que defendeu o avanço do projeto de lei em discussão no Senado (Pixabay)
A legalização dos cassinos no Brasil voltou ao centro do debate após as recentes declarações do ministro do Turismo, Celso Sabino, que defendeu o avanço do projeto de lei em discussão no Senado. Segundo ele, a medida pode representar um motor decisivo para o turismo nacional, estimulando a chegada de visitantes estrangeiros e incentivando a circulação de turistas no próprio território brasileiro. A popularidade dos slots também mostra uma transformação no mercado de iGaming, podendo ser o carro-chefe para atrair novos públicos.
Sabino indicou que o governo, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se mostra disposto a sancionar a proposta tão logo seja aprovada pelo Congresso, e acredita na votação ainda no primeiro semestre de 2025. O ministro destacou que o modelo previsto, com limitação do número de cassinos por unidade federativa, é importante para garantir um crescimento equilibrado e evitar a saturação do mercado. O posicionamento também foi alinhado à Declaração Ministerial do Cerrado, firmada durante encontro com ministros do Turismo do bloco BRICS, que definiu compromissos para fomentar um turismo sustentável, responsável e solidário entre os países participantes.
Impactos econômicos e turísticos
A abertura de cassinos pode transformar de forma relevante a economia turística nacional. Experiências internacionais comprovam que resorts integrados a cassinos têm poder de impulsionar o fluxo turístico, gerar empregos diretos e indiretos, fortalecer a arrecadação de impostos e viabilizar investimentos em infraestrutura.
O Brasil, ao regulamentar o setor, poderia fortalecer destinos já consolidados, como São Paulo, que teve um aumento recente de 7% no turismo, e ainda criar novas oportunidades em regiões menos exploradas, descentralizando o turismo e ampliando benefícios para outros polos. A expectativa é que a permanência média dos turistas aumente, gerando maior consumo de serviços e produtos nos entornos desses empreendimentos, o que beneficiaria toda a cadeia produtiva do turismo.
Nos cassinos online, os slots seguem como os jogos preferidos dos usuários, respondendo por 93,66% de toda a atividade registrada em maio de 2025, de acordo com dados da KTO. A popularidade dos caça-níqueis tende a crescer ainda mais caso a legalização dos cassinos em resorts avance no Brasil, ampliando a familiaridade e o acesso do público a esse tipo de jogo.
Potenciais benefícios regionais
Os impactos positivos dos cassinos na arrecadação e geração de empregos tendem a ser sentidos, sobretudo, nos estados mais populosos e economicamente fortes do país. Com 87% da população brasileira concentrada em áreas urbanas, a regulamentação favoreceria regiões metropolitanas com infraestrutura consolidada e maior capacidade de consumo.
São Paulo, com mais de 46 milhões de habitantes e PIB per capita superior a 51 mil reais, surge como potencial epicentro dessa transformação. Minas Gerais e Rio de Janeiro, que aliam grande população e tradição turística, também devem colher frutos com a instalação de cassinos. A predominância dos slots, comprovada pelos números recentes de atividade, reforça que esse tipo de jogo seria o grande carro-chefe para atrair e fidelizar o público.
Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que contam com elevados índices de renda e qualidade de vida, reúnem igualmente as condições ideais para atrair investimentos e beneficiar a economia local por meio do turismo de jogos. Essa dinâmica poderia gerar uma cadeia virtuosa de novos postos de trabalho, melhorias de infraestrutura e oportunidades de negócios associadas ao entretenimento e lazer.
Ministério do Turismo apoia capacitação de comunidades ribeirinhas com foco no turismo voluntário - Foto: Alessandra Serrão
O Ministério do Turismo deu mais um passo rumo à inclusão produtiva de comunidades tradicionais. Neste domingo (6), o ministro Celso Sabino assinou um novo convênio que destina R$ 300 mil para ações de capacitação em turismo voluntário e segurança turística na região amazônica. O projeto será realizado em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e contemplará os municípios de Santarém, Aveiro e Belterra.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*
A iniciativa prevê oficinas, diagnósticos, cursos e encontros formativos voltados à profissionalização do turismo de base comunitária. As atividades serão integradas às ações do Projeto Muiraquitã, que leva serviços de saúde a bordo do Navio Hospital Escola Abaré — uma Unidade Básica de Saúde Fluvial. O projeto é coordenado pela Fundação Faculdade de Medicina da USP.
A parte pedagógica ficará sob responsabilidade da Ufopa, que desenvolverá cartilhas educativas sobre temas como atendimento ao turista, formalização de guias comunitários no Cadastur e turismo como fonte de geração de renda. O objetivo é preparar as comunidades para receber visitantes de forma qualificada, promovendo autonomia e inclusão econômica de forma sustentável.
“É uma ação que reafirma o nosso compromisso com uma política de turismo que valoriza os saberes e o modo de vida amazônico. O volunturismo, nesse contexto, contribui com a geração de renda e o fortalecimento da autoestima local”, destacou Celso Sabino.
A reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, também ressaltou o papel da universidade na interiorização das políticas públicas: “Estamos levando não só saúde, mas conhecimento técnico e científico para dentro das comunidades, promovendo inclusão produtiva de forma respeitosa.”
Para o médico Victor Vaisberg, coordenador do Projeto Muiraquitã, a união entre turismo comunitário e saúde é um diferencial: “Essa integração é uma inovação potente. Estamos unindo saberes para transformar realidades.”
O convênio leva em consideração os desafios logísticos da região, como a dificuldade de transporte e o acesso limitado a serviços públicos. A proposta é aproximar as políticas públicas das populações ribeirinhas e estimular a visitação consciente, com respeito à cultura local e incentivo à geração de renda.
A cerimônia de assinatura contou com a presença da vice-reitora da Ufopa, Solange Ximenes Rocha; do prefeito de Santarém, José Maria Tapajós; do secretário municipal de Saúde, Everaldo Martins; do deputado federal Airton Faleiro e do ex-deputado Francisco Chapadinha.
LATAM é a companhia que mais opera voos no aeroporto de Fortaleza (Divulgação LATAM)
A LATAM Airlines Brasil vai estender sua rota sazonal entre Fortaleza e Lisboa. O trecho será operado de 27 de outubro deste ano até 26 de março de 2026. A companhia também vai ampliar a frequência de 1 para 3 voos semanais, às segundas, terças e quintas-feiras. Os voos seguirão sendo realizados com aeronaves Boeing 787. O modelo oferece 30 assentos na cabine Premium Business, 57 na Economy+ e 213 na Economy.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, inicialmente prevista para operar apenas entre abril e outubro deste ano, a rota registra ocupação média de 82% e foi prorrogada justamente pela forte aceitação dos clientes.
Com a decisão de priorizar Fortaleza-Lisboa, a LATAM suspenderá temporariamente a rota Fortaleza-Miami entre 27 de outubro de 2025 e 26 de março de 2026.
“Fortaleza-Lisboa é um voo que conecta o Brasil à Europa em apenas 7h30. Temos consciência da importância dessa operação para o Ceará e o Brasil. Por isso, é nosso compromisso estar sempre atentos às oportunidades para expandirmos a nossa rede de forma estratégica e sustentável”, afirma Eduardo Macedo, head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil.
O aumento da quantidade de voos permite ainda à LATAM Cargo ampliar as opções de embarque ao longo da semana, oferecendo mais flexibilidade e agilidade no transporte de cargas perecíveis de Fortaleza para o mercado europeu. Essa expansão não significa apenas maior capacidade, mas também um serviço mais eficiente e adaptado às necessidades de seus clientes cargueiros. Nos três primeiros meses de operação, vale destacar, a LATAM Cargo já movimentou mais de 230 toneladas de frutas, sendo o mamão a mais transportada nesse período.
A LATAM e o Ceará
Atualmente, a LATAM é a maior operadora do aeroporto de Fortaleza (CE), com cerca de 200 voos por semana na localidade. Adicionalmente, opera as rotas Guarulhos-Juazeiro do Norte (10 voos por semana), Fortaleza-Juazeiro do Norte (7 voos por semana) e Guarulhos-Jericoacoara (10 voos por semana). Na operação internacional, além de Fortaleza-Lisboa, a companhia opera ainda a rota Fortaleza-Santiago, inaugurada em 2024.
A LATAM e o Brasil
Graças ao investimento contínuo em pessoas, produtos, tecnologia, frota e conectividade, a LATAM lidera os mercados doméstico e internacional no Brasil desde 2021, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Também é a companhia aérea preferida dos viajantes corporativos, ocupando o primeiro lugar no ranking da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) por dois anos consecutivos.
Atualmente, a LATAM opera a maior malha aérea da sua história no país, com voos regulares para 55 aeroportos em todas as regiões do Brasil. Somente em 2025, já inaugurou 4 novas rotas nacionais e adicionou 10 mil novos assentos semanais ao mercado doméstico.
No mercado internacional, é a companhia que mais conecta o Brasil ao exterior, com voos próprios para 90 destinos fora do país. Em 2025, já adicionou 10 mil novos assentos semanais ao mercado internacional.
A expansão da malha internacional da LATAM também é fruto da sua parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), com foco em ampliar a conectividade internacional do Brasil e promover os destinos turísticos nacionais nos mercados de origem dos voos operados pela companhia. Saiba mais no site.
IPW 2025 aconteceu em Chicago - Foto: Simone Barros / DT
Turismo, negócios e experiências. A edição 2025 do IPW – a maior feira de turismo do mercado americano – que aconteceu em Chicago teve tudo isso e muito mais. A cada evento uma cidade americana sedia e promove uma verdadeira imersão em sua cultura. Essa foi a primeira vez em onze anos que Chicago recebeu o evento. Em cinco dias do mês de junho, mais de 5 mil participantes – entre profissionais do trade, agências e imprensa – de mais de 60 países participaram de mais de 100 mil reuniões agendadas e 500 encontros de negócios, segundo a US Travel Association, organização do IPW. A entidade estima que mais de US$ 5 bilhões sejam movimentados em negócios a partir dessa edição da IPW.
Turismo, negócios e experiências. A edição 2025 do IPW – a maior feira de turismo do mercado americano – que aconteceu em Chicago teve tudo isso e muito mais. A cada evento uma cidade americana sedia e promove uma verdadeira imersão em sua cultura. Essa foi a primeira vez em onze anos que Chicago recebeu o evento. Em cinco dias do mês de junho, mais de 5 mil participantes – entre profissionais do trade, agências e imprensa – de mais de 60 países participaram de mais de 100 mil reuniões agendadas e 500 encontros de negócios, segundo a US Travel Association, organização do IPW. A entidade estima que mais de US$ 5 bilhões sejam movimentados em negócios a partir dessa edição da IPW.
A jornalista Simone Barros, colaboradora do DT, esteve presente no evento IPW – Crédito: Simone Barros
Para imprensa uma estrutura completa foi montada para apresentar dois dias de press conferences, receber mais de 200 reuniões no media market place e cafés com apresentações de alguns destinos. Jornalistas de várias nacionalidades estiveram presente no McCormick Place – Centro de Convenções em Chicago – e também participaram de tours guiados pela cidade, tours temáticos em grupos e eventos em locais icônicos da cidade como um brunch no Wrigley Field ( casa do Chicago Cubs), festa de lançamento no Field Museum ( impressionante museu de história natural), o evento Pie in the SKY no Skydeck ( incrível observatório e ponto turístico da cidade ) e festa de encerramento no cartão postal local, o Navy Pier.
Brunch para imprensa e festa de lançamento da edição IPW 2025 – Crédito: Simone Barros / DTBrunch para imprensa e festa de lançamento da edição IPW 2025 – Crédito: Simone Barros / DT
A organização do IPW buscou também fomentar a divulgação de pontos turísticos e outros de interesse na cidade. Sem dúvida, os visitantes e jornalistas estrangeiros saíram com a sensação de ter visto de perto a verdadeira essência de Chicago. Foi possível conhecermos além dos tradicionais prédios icônicos, realizar um passeio pelo rio e o centro econômico pulsante da cidade. Visitamos bairros como Pilsen, Hyde Park, West e The Loop onde aconteceram alguns dos tours.
Para a CEO da Choose Chicago, Kristen Reynolds, “essa foi a melhor edição do IPW até agora”, o que reforça a qualidade do networking que o evento propicia e toda a sua organização.
O IPW 2025 propiciou uma imersão dos visitantes nos principais pontos de interesse em Chicago – Foto: Simone Barros / DT
Brand USA
Dentre as novidades divulgadas no evento, a organização Brand USA lançou a campanha America the Beautiful , com objetivo de aumentar a atração de turistas através de experiências de lazer, esporte e entretenimento. A marca já prepara o terreno para grandes marcos: o America250, centenário da Route 66 e Copa do Mundo FIFA em 2026. Foram anunciados investimentos em aeroportos americanos (JFK, LAX, Miami) e campanhas direcionadas a mercados da América Latina, Europa e Ásia.
Destinos fora do óbvio
Quem faz uma viagem pela região dos Grandes Lagos vale conhecer Fort Wayne, em Indiana. O destino destacou durante o evento que sedia um impressionante Genealogy Center – um dos maiores centros do mundo que atrai pessoas de diversas partes em busca de resultados na pesquisa de sua árvore genealógica. A cidade conta também com a maior loja de música dos Estados Unidos, que fica numa área de 40.000m2.
Conferência de imprensa com Stacy Ritter, Presidente do Visit Lauderdale – Foto: Simone Barros / DT
Fort Lauderdale realizou diversas ativações durante o evento IPW e uma conferência especial para jornalistas , onde apresentaram atrações locais que vão muito além das praias e de uma culinária típica. A cidade se apresentou como a próxima sede para o evento. Stacy Ritter, Presidente do Visit Lauderdale afirmou que espera que “o IPW 2026 traga visibilidade sem precedentes à Grande Fort Lauderdale e impulsione a economia local”. A executiva acredita que o evento deve gerar mais de 20.000 diárias em hotéis e mais de US$ 14 milhões em gastos com alimentos e bebidas. “Nos próximos três anos, espera-se que o evento gere US$ 1,5 bilhão em receita tributária federal e US$ 1,8 bilhão em receita tributária estadual e municipal. Esse gasto sustentado dos visitantes gerará mais de 63.000 empregos anualmente no setor de viagens e turismo da Grande Fort Lauderdale”, informou.
O bureau de turismo de Utah também apresentou novidades no evento. A Utah Office of Tourism falou à imprensa sobre os avanços em andamento em todo o estado, incluindo o novo vôo direto Salt Lake City/Incheon, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de Utah que acontecerão em 2034, a implementação do Utah Film Trail,e o crescimento do turismo indígena local que destaca a importância dos guias locais e a gestão ambiental.
Destinos famosos
Os destinos já tão conhecidos por turistas brasileiros também apresentaram novidades no IPW 2025.
Nova York terá novas atrações e novidades na rede hoteleira ( foto Simone Barros)
O bureau de turismo de Nova York anunciou a abertura do Studio Museum e do Museu dos Direitos Civis, ambos no Harlem, sendo o primeiro com foco na cultura local; a expansão do The New Museum no bairro Nolita; a recente reabertura do Frick Collection, no upper East side; a reabertura do Laurie Beechman Theatre; a comemoração dos 200 anos do museu do Brooklin; o campeonato FIFA World cup que ocorre em NY e Nova Jersey; e a abertura e reabertura de diversos hotéis como o icônico Waldorf Astoria ( que passou por ampla reforma), e a chegada do Faena e Kimpton hotéis em Manhattan.
Chicago – Foto: Simone Barros / DTVisitar o Millenium Park e fazer um passeio de barco são conhecidos atrativos turísticos de Chicago ( fotos Simone Barros)
Já Chicago levou autoridades para o brunch de imprensa e apresentou uma nova campanha do turismo da cidade. A Choose Chicago anunciou a nova campanha de marketing para posicionar Chicago como um destino global de primeira linha para viagens de lazer, reuniões e eventos. A nova campanha “Never done. Never Outdone.” foi embasada e influenciada por um esforço estratégico de marca de mais de um ano, que incluiu mais de 300 sessões de escuta com a comunidade e o setor, grupos focais, pesquisas de opinião, sondagem social e apresentações da marca.
“Não poderia estar mais orgulhosa de lançar a nova campanha de marketing da Choose Chicago: ‘Never Done. Never Outdone.'”, disse Kristen Reynolds, Presidente e CEO da Choose Chicago. “Sou grata pelo tempo e pela dedicação que minha equipe depositou em ouvir nossos moradores, empresas locais e clientes, e estou confiante de que o resultado será uma campanha que repercutirá entre visitantes e moradores locais, impulsionando assim a vitalidade econômica em todos os bairros de Chicago”, afirmou a executiva para os jornalistas convidados.
Vista do Skydeck de Chicago – Foto: Simone Barros / DT
“De restaurantes de classe mundial a belas vistas para o lago e bairros vibrantes prontos para serem explorados, Chicago é um destino ideal para visitantes de todo o mundo”, disse o Governador JB Pritzker também presente ao evento . “A nova campanha ‘Never Done. Never Outdone’ da Choose Chicago é um verdadeiro testemunho de tudo o que a nossa cidade tem a oferecer. Este novo esforço apoiará os setores cultural, culinário e hoteleiro em todo o estado de Illinois.”
“Estou orgulhoso do trabalho que os nossos colegas da Choose Chicago realizaram no desenvolvimento desta nova campanha”, disse o Prefeito Brandon Johnson que também esteve no press brunch. “Um trabalho como este só pode nascer de uma parceria e engajamento significativos, e eles tiveram o cuidado de incluir as perspectivas de uma amostra representativa e diversificada de vozes da comunidade na pesquisa que conduziu a campanha”, concluiu.
Panorâmica do Wet'n Wild com o Centro de Eventos, o White Pavilion, ao fundo (Crédito: Victor Meireles - DT)
As SuperFérias do Wet’n Wild estão de volta e prometem transformar o mês de julho em uma experiência inesquecível para toda a família. Em sua segunda edição, o evento especial que encantou crianças e adultos chega com ainda mais diversão, cores, sabores e atividades únicas. Serão mais de 25 atrações com água aquecida a 30°C, garantindo conforto e entretenimento para visitantes de todas as idades. O parque aquático, um dos mais divertidos do Brasil, prepara uma temporada mágica, recheada de programações especiais, tudo incluso no valor do ingresso, sem custos extras.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, de 3 a 28 de julho, sempre de quinta a segunda-feira, das 10h30 às 17h30, o Wet’n Wild se transforma em um verdadeiro festival de entretenimento. As SuperFérias 2025 chegam com programação diária e atrações exclusivas para todos os públicos – das crianças aos adultos – mantendo a proposta de oferecer, em um único lugar, tudo o que é necessário para viver momentos de pura alegria em família.
Entre os destaques estão:
O encantador Festival de Luzes LEKTRIK ART, que ilumina o parque em experiências visuais que despertam os sentidos.
A Bubble Party, aclamada festa de espuma com muita animação ao som do DJ Danilo Martinez e seu repertório pop eletrônico vibrante.
A divertida Oficina LeChefinho, com personagens temáticos e atividades culinárias para os pequenos aprenderem brincando. Equipe de recreadores dedicada a manter entretidas as crianças e garantir a diversão para toda a família.
Uma deliciosa sequência de Festivais Gastronômicos, com foco semanal em um tema diferente:
Semana do Chocolate (03 a 07/07)
Semana da Pizza (10 a 14/07)
Semana do Sorvete (17 a 21/07)
Semana da Batata (24 a 28/07)
Apresentação especial da cantora Luciana Mello no dia 26 de julho
“Nosso objetivo é proporcionar uma experiência inesquecível durante as férias escolares, com atrações que reúnem o melhor do lazer aquático, cultura pop e gastronomia. As SuperFérias são mais do que um evento: são um convite ao convívio familiar, à alegria e à criação de memórias afetivas em um ambiente seguro, inclusivo e cheio de boas energias”, destaca Ricardo Penteado, diretor de Operações e Novos Negócios do parque.
Sobre o LEKTRIK
Lektrik: Um festival de luzes no White Pavilion
Desde a antiguidade, a humanidade celebra e ilumina com lanternas. Hoje, a Lektrik eleva essa tradição a uma arte sem igual, que vai te encantar!
Lektrik não é apenas um espetáculo visual, é uma jornada imersiva que ultrapassa fronteiras, convidando você a explorar diversas culturas por meio da arte e da luz.
Embarque na aventura LEKTRIK.
Caminhe entre animais colossais e luminosos, deixe seus sentidos serem encantados pela dança hipnotizante das luzes, pela sinfonia harmoniosa dos sons e pela beleza deslumbrante das cores. A exposição Lektrik, realizada no White Pavilion, oferece uma experiência única e memorável para cada visitante, transformando a luz em pura magia.
Vale lembrar que a entrada é gratuita para crianças de até 5 anos de idade, e todos os eventos extras da programação das SuperFérias já estão inclusos no ingresso tradicional. Inclusive a entrada no White Pavilion para visitar a exposição Lektrik. Para conhecer a programação completa e planejar a visita, acesse:
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