sábado, dezembro 27, 2025
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Expo Fórum 2025 destaca o “turismo em movimento” e projeta futuro promissor para São Paulo

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Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo, Roberto de Lucena, secretário do turismo do estado de São Paulo e Georges Schnyder, diretor executivo Mundo MESA - Crédito: Felipe Maresca / DT
Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo, Roberto de Lucena, secretário do turismo do estado de São Paulo e Georges Schnyder, diretor executivo Mundo MESA - Crédito: Felipe Maresca / DT

Na manhã desta quinta-feira (30), aconteceu a abertura da 9ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo — um dos mais relevantes encontros do setor turístico no país. Promovido pelo Visite São Paulo – Convention & Visitors Bureau, o evento já começou com a sensação de que o turismo paulista vive um de seus momentos mais estratégicos e transformadores.

Por Marcela Guedes, direto do Expo Fórum, especial para o DIÁRIO

Toni Sando, presidente executivo da entidade organizadora, em sua apresentação “Made in São Paulo”, destacou a pluralidade do estado e sua vocação para receber visitantes. “São Paulo é feito de gente, cultura e experiências. O turismo aqui é produto genuinamente paulista, e nosso papel é posicioná-lo como um dos mais relevantes da América Latina”, disse Sando.

Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo, - Crédito: Felipe Maresca / DT - Expo Fórum
Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo, – Crédito: Felipe Maresca / DT

Homenagem a Rita Minami

Antes do secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, assumir o palco Toni homenageou os jornalistas do setor, representados por Rita Minami. Uma homenagem emocionante à colega que morreu em abril último. Rita cobriu turismo por oito anos e deixou um legado marcante no jornalismo de turismo. “Rita foi uma referência, uma voz respeitada e um olhar apurado sobre o que fazemos aqui. Ela acreditava no turismo como ferramenta de conexão e desenvolvimento humano. Hoje, sua memória nos guia”, declarou Sando, sob aplausos.

A colega Rita Minami foi homenageada no evento (reprodução de tela)

Toni também ressaltou a importância da Fundação 25 de Janeiro e agradeceu o Conselho de Administração da gestão 2025/2027. “Desde 1983, essa fundação participa ativamente da construção da imagem turística do nosso estado”, lembrou.

Números de Lucena

Roberto de Lucena não economizou em números, ideias e planos. “Fechamos o primeiro quadrimestre de 2025 com 1 milhão e 200 mil turistas, o que representou um impacto de R$ 340 bilhões no PIB do turismo. Esse setor está em pleno movimento e temos que estar à frente da transformação”, afirmou.

Entre os destaques apresentados, está a criação da Academia de Turismo, um projeto em parceria com IFSP, CPS, SEDUC, SENAC, SENAR e entidades do trade turístico. “Capacitação é pilar. Estamos preparando profissionais para um novo tempo do turismo em São Paulo”, destacou o secretário.

Números apresentados no Expo Fórum Visite SP - Foto: DT
Números apresentados no Expo Fórum Visite SP – Foto: DT

Números apresentados no Expo Fórum Visite SP - Foto: DT
Números apresentados no Expo Fórum Visite SP – Foto: DT

Lucena também revelou projetos ambiciosos para os próximos anos:

  • Turismo ferroviário, com 6 circuitos já ativos e a previsão de 17 rotas até 2033.
  • Turismo náutico, com investimentos em infraestrutura até 2033 para potencializar o aproveitamento de rios e represas do estado.
  • Museus subaquáticos, uma ideia inovadora discutida com o governador Tarcísio de Freitas, que também é mergulhador. “Vamos instalar dois museus submersos antes da Copa do Mundo. Serão os primeiros do Brasil — hoje só existem 10 no mundo”, revelou Lucena com entusiasmo.

Outro ponto alto foi a valorização da gastronomia regional. “O Sabor de SP é a menina dos olhos. Já mapeamos 14 rotas e teremos 8 festivais ao longo dessas rotas. Queremos que cada cidade tenha seu tempero representado”, disse ele.

A rota do vinho também foi pauta, com destaque para as 270 vinícolas existentes no estado, muitas delas com rótulos premiados internacionalmente. “Estamos estruturando um roteiro que valoriza nossa produção e enoturismo, com apoio técnico e promoção internacional”, explicou.

Fotos : Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, fala sobre O Turismo no Estado de São Paulo - Crédito: Felipe Maresca / DT
Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, fala sobre O Turismo no Estado de São Paulo – Crédito: Felipe Maresca / DT

2º Fórum Investimento em Turismo

Antes de encerrar, o secretário falou sobre o 2º Fórum de Investimento em Turismo, um espaço para atrair capital e parcerias para a infraestrutura turística, principalmente náutica e ferroviária. E finalizou com um apelo: “Estamos ampliando a promoção internacional de São Paulo. É hora de mostrar ao mundo o que temos. Nosso turismo é plural, competitivo e transformador.”

O turismo paulista está, de fato, em movimento — e com planos ousados para crescer ainda mais.

Expo Fórum Visite SP: selo estadual dá ‘legitimidade’ ao turismo paulista, dizem autoridades

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Roberto de Lucena, secretário do turismo do estado de São Paulo, Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo, outras autoridades e convidados, durante assinatura do manifesto Made in SP - Foto: Felipe Maresca / DT
Roberto de Lucena, secretário do turismo do estado de São Paulo, Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo, outras autoridades e convidados, durante assinatura do manifesto Made in SP - Foto: Felipe Maresca / DT

Com secretário de turismo, painel Made in SP anunciou selo para valorizar ‘excelência de produtos e seviços’ no estado

O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, defendeu que o lançamento da marca Made In São Paulo, que poderá ser utilizada por produtores paulistas, é uma forma de valorização do setor no estado. Ainda que o Governo do Estado apoie a iniciativa, Lucena elogiou o fato de o selo não ter nascido dentro de um gabinete.

“Poderia ter iniciado como iniciativa de estado, de governo, como uma lei. Mas, diferente disso, está iniciando como movimentação da sociedade, das nossas associações. Isso é muito original, impõe legitimidade”, afirmou o secretário durante a 9ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo.

Bruno Almeida – especial para o DIÁRIO

Realizado pelo Visite São Paulo Convention Bureau, o tema central do encontro em 2025 é Made in São Paulo: a excelência dos produtos e serviços de São Paulo. O evento acontece nesta sexta-feira (30), no WTC Events Center, em São Paulo (SP).

Segundo Lucena, a marca Made In “está acima de qualquer discussão partidária, política, ideológica”. “Nós podemos estar produzindo um movimento que vai mudar a cultura, valorizar os nossos produtores e os produtos paulistas, e fortalecer a economia”, prevê. O secretário incentiva que todos os estabelecimentos que possuam produtos feitos no estado utilizem o selo.

Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, fala sobre O Turismo no Estado de São Paulo - Foto: Felipe Maresca / DT
Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, fala sobre O Turismo no Estado de São Paulo – Foto: Felipe Maresca / DT

 

Georges Schnyder, diretor executivo Mundo MESA - Foto: Felipe Maresca / DT
Georges Schnyder, diretor executivo Mundo MESA – Foto: Felipe Maresca / DT

O Made in SP, o último painel da manhã, reuniu o secretário, o presidente-executivo do Visite São Paulo, Toni Sando, e o diretor-executivo Mundo MESA, Georges Schnyder. Presidente no Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo/Serviço de Aprendizagem Rural (Faesp/Senar-SP), Tirso Meirelles participou à distância, por meio de um vídeo enviado ao evento em que parabenizou o encontro e ofereceu ajuda do agro para fortalecer o turismo paulista. O jornalista André Coutinho mediou a discussão.

Sando explicou o conceito do selo Made in e o motivo de não “abrasileirar” a expressão. “Made in é orgulho da própria identidade” e de “referência do que eles são”: “Made in Alemanha é sinônimo de precisão; Made in Japão, de patriotismo; Made in China, de produção em escala global – e não mais de produto de baixa qualidade”.

Expo Fórum Visite São Paulo - Crédito: Felipe Maresca / DT
Fábio Zelenski, diretor de marketing do Visite São Paulo, foi responsável pela concepção gráfica do Made In SP – Maresca / DT

Segundo ele, o selo Made in São Paulo pretende aumentar a lembrança do estado como polo de excelência no turismo. “São Paulo é um país. Nossa posição de importância permite criar um Made in”, afirma ao reforçar a participação estadual no Produto Interno Bruto (PIB) nacional e a grande possibilidade de diversificação do turismo paulista com, por exemplo, rotas do café, da cachaça, dos queijos e dos vinhos.

As autoridades ressaltaram, em um manifesto assinado ao final do painel, que “São Paulo é sinônimo de trabalho, inovação e qualidade”. “Aqui nascem produtos e serviços que representam o que há de melhor no Brasil: tecnologia de ponta, design criativo, produção de excelência e experiencias únicas”, diz o início do texto do manifesto Made In SP, compromisso com a excelência dos produtos e serviços paulistas.

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Brasil ainda patina com transporte aéreo, afirma Abear no Expo Fórum Visite São Paulo

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Renato Rabelo, gerente de Relações Institucionais da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), discursa sobre Panorama da Aviação (crédito: Felipe Maresca - DT)

O transporte aéreo no Brasil ainda enfrenta obstáculos significativos para seu pleno desenvolvimento, apesar dos avanços registrados em estados como São Paulo. A avaliação é de Renato Rabelo, gerente de Relações Institucionais da Abear, que, durante o Expo Fórum Visite São Paulo 2025, alertou para o baixo índice de voos per capita no país e os elevados custos operacionais que travam a expansão do setor. Encontro considerado vitrine do turismo paulista acontece nesta sexta-feira (30)

Bruno Almeida – especial para o DIÁRIO

“Apesar dos aparentes números bons, nós somos um País que ainda patina quando falamos de transporte aéreo”. A afirmação é do gerente de Relações Institucionais da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Renato Rabelo, ao citar os baixos índices de voos realizados por passageiros brasileiros anualmente: 0, 56%.

Ele compara o número com as taxas superiores registradas por países vizinhos, como Chile (1,1%) e Colômbia (0,73 %). “Temos condição de voar mais”, continua sem se esquecer dos desafios enfrentados pelo setor que ainda não retornou a patamares pré-pandemia.

A fala foi dita durante o painel Panorama da Aviação, na 9ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo, tradicional vitrine do turismo paulista. Realizado pelo Visite São Paulo Convention Bureau, o tema central do encontro de 2025 é Made in São Paulo: a excelência dos produtos e serviços de São Paulo. O evento acontece nesta sexta-feira (30), no WTC Events Center, em São Paulo (SP).

transporte aéreo Brasil
De acordo com Rabelo, 2024 foi ano de celebrar bons números na participação de São Paulo na aviação brasileira. (Crédito: DT)

Participação de São Paulo na aviação 

De acordo com Rabelo, 2024 foi ano de celebrar bons números na participação de São Paulo na aviação brasileira. 93 milhões, dos 118 milhões de passageiros que viajaram internamente no Brasil, passaram pelo estado, um número 2% acima do ano anterior. “Mas ainda não atingimos o patamar doméstico pré-pandemia, de 95 milhões de passageiros transportados”, disse o representante da Abear. “Esperamos atingir em 2025”, previu. Nos quatro primeiros meses de 2025, São Paulo já registrou crescimento de 6,7% no número de voos.

No mercado internacional, “ano passado fechamos em 25 milhões de passageiros, recorde da série histórica. Houve um acréscimo de quase 18% da demanda, na comparação de 2024 com 2023. Expectativa é de atingirmos a máxima histórica em 2025”.

Podemos voar mais

Desafios do setor

No entanto, Rabelo refletiu sobre desafios enfrentados pelo setor para bater metas e destacou a participação de São Paulo em âmbito nacional. Ainda que a aviação represente 1,09% do PIB do estado em 2024 — acima da média nacional de 0,9% –, o setor aéreo tem custos muito dolarizados, em especial com insumos imprescindíveis. No caso dos combustíveis, por exemplo, chegam a 36%.

Além da agenda do combustível e da Querosene de avião (QAV), ele chama atenção para outros desafios relacionados a custos, citando a reforma tributária, o recolhimento de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre leasing de aeronaves, o recente decreto de Imposto de Operações Financeiras (IOF) – que representa para o setor R$ 600 milhões ao ano –, um excesso de judicialização enfrentado por operadoras, e a necessidade de financiamento para a transição energética, “para não haver aumento de custos para o setor”.

Rabelo refletiu sobre desafios enfrentados pelo setor para bater metas e destacou a participação de São Paulo em âmbito nacional.

Redução do ICMS

Por fim, ele elogiou a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o QAV para 12%, liderada pela Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, como uma medida que dá fôlego ao setor. Antes de Rabelo subir ao palco, o secretário de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena, também falou no Expo Fórum Visite São Paulo e destacou que “2024 foi ano de consolidação do turismo paulista, enquanto 2025 é ano de
aceleramento”.

Made in São Paulo valoriza o destino e estimula a economia local, diz Toni Sando no Expo Fórum 2025

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Made in São Paulo
Solenidade de abertura aconteceu nesta manhã de sexta-feira (30), em São Paulo (Crédito: Felipe Maresca - DT)

Durante a abertura do Expo Fórum 2025, que acontece nesta sexta-feira (30) no WTC Events Center, em São Paulo, o presidente executivo do Visite São Paulo, Toni Sando, apresentou os fundamentos da nova identidade promocional do estado: a marca Made in São Paulo.

por Paulo Atzingen, de São Paulo*

Segundo ele, o momento é oportuno para consolidar o que já é evidente: “São Paulo é a locomotiva do Brasil. Essa marca é o óbvio — e o óbvio nem sempre é tão evidente”, afirmou. Para Sando, a proposta resgata o protagonismo histórico do estado, que há décadas já carrega o selo informal de qualidade em seus produtos e serviços.

Ele explicou que outros destinos globais, como China e Taiwan, sempre utilizaram marcas nacionais para valorizar sua produção local. “São Paulo é um país em termos de complexidade e potencial. Merece ter uma etiqueta própria que represente essa excelência”, disse o executivo.

“A proposta do selo é muito simples. Assim como muitos países colocam etiquetas em seus produtos, como Made in China, Made in Italy, faremos isso também, pois São Paulo é um país. A nossa excelência em produtos e serviços será destacada pela marca”, Tony Sando

A proposta, segundo ele, é estimular o uso da expressão Made in São Paulo em restaurantes, bares e cardápios, bem como incentivar produtores locais a adotarem esse selo em seus produtos. “Não é uma marca única e padronizada, mas uma expressão que cada um pode adotar à sua maneira, reforçando a origem e a qualidade”, detalhou.

Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo – (Crédito: Felipe Maresca – DT)

Sinergia entre município e estado fortalece o turismo

Ao ser questionado sobre as outras marcas existentes, como São Paulo é Tudo de Bom, Toni Sando esclareceu que essa é uma identidade registrada pelo próprio Visite São Paulo no INPI. “Assim como I Love NY se manteve independente de governos, nós preservamos essa marca para que não se perca a identidade em gestões futuras.”

Ele também diferenciou as marcas atualmente utilizadas: São Paulo, para todos representa o estado, enquanto São Paulo é tudo de bom se refere à cidade de São Paulo. “Trabalhamos de forma complementar, mas respeitando as particularidades de cada esfera”, reforçou.

Sobre a articulação entre prefeitura e governo estadual, Sando pontuou que a harmonia entre os entes é benéfica para todos os setores envolvidos. “A cidade de São Paulo já demanda ações específicas, dada a diversidade de suas ofertas. O estado, com mais de 600 municípios, também tem uma pauta própria. Integrar esforços é papel da sociedade civil organizada, e é isso que estamos fazendo aqui.”

*Paulo Atzingen é jornalista

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Empregos no turismo crescem 32% em abril e aquecem economia brasileira

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Turismo abre quase 26 mil vagas formais em abril e acumula mais de 88 mil novos empregos no ano - Crédito: Freepik
Turismo abre quase 26 mil vagas formais em abril e acumula mais de 88 mil novos empregos no ano - Crédito: Freepik

Impulsionado pelos feriados prolongados e pelo aumento do interesse nas viagens nacionais, o setor de turismo do Brasil vive um momento positivo no mercado de trabalho. Apenas no mês de abril, as atividades turísticas foram responsáveis pela geração de 25.962 vagas formais com carteira assinada — um crescimento de 32% em relação ao mesmo período de 2024.

Os dados foram analisados pelo Ministério do Turismo com base nas estatísticas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No acumulado dos quatro primeiros meses de 2025, o setor já registra mais de 88 mil contratações com carteira assinada, o que representa uma alta de 11%.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – *com informações do MTur

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os números confirmam a importância do setor para o desenvolvimento do país. “Os números mostram que o turismo segue como uma força estratégica para a geração de empregos e renda no país. Cada vaga criada representa uma nova oportunidade para os brasileiros e reforça o papel do setor na retomada econômica e no desenvolvimento regional.”

As áreas de alojamento e alimentação foram as que mais contrataram, somando 15.452 novos postos de trabalho — um salto de 64% na comparação com abril do ano passado. O setor de artes e cultura também teve destaque, com 4.386 vagas abertas (alta de 19%), seguido pelo transporte rodoviário de passageiros, que somou 3.849 admissões, crescimento de 39%.

A participação feminina se destacou especialmente nas contratações em alojamento e alimentação, com 9.234 mulheres contratadas, ante 6.218 homens. Já nas áreas de artes e cultura, os homens ocuparam 2.393 vagas, enquanto as mulheres preencheram 1.993.

Outro dado positivo vem da remuneração média de admissão, que apresentou avanço em abril. O valor médio real foi de R$ 2.251,81, o que representa um aumento de R$ 15,96 em relação a março (alta de 0,71%). Comparando com abril de 2024, o reajuste foi de R$ 6,62, ou 0,28%, já com os efeitos sazonais descontados.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Turismo internacional cresce em Santa Catarina e impulsiona setor no Brasil

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Com paisagens que vão do litoral exuberante à serra encantadora, Santa Catarina vem se consolidando como um dos destinos turísticos mais procurados da América do Sul.

O estado não apenas atrai viajantes em busca de belas praias ou temperaturas mais amenas nas montanhas, mas também se destaca por oferecer uma infraestrutura preparada, rica diversidade cultural e experiências autênticas – elementos que têm ganhado a preferência de turistas estrangeiros.

Segundo dados recentes da Embratur, da Polícia Federal e do Ministério do Turismo, o estado recebeu 492.960 turistas internacionais entre janeiro e abril de 2025. O número representa um crescimento expressivo de 67,5% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 294.266 visitantes. Essa alta reforça a força do turismo catarinense no contexto nacional e internacional.

Crescimento impulsionado por vizinhos sul-americanos

Grande parte desse crescimento pode ser atribuída ao aumento no número de turistas vindos de países vizinhos. A Argentina, como tem sido comum, lidera com folga o ranking de emissões, respondendo por 360.291 visitantes no primeiro quadrimestre do ano. Em seguida aparecem Chile, Uruguai, Paraguai e Estados Unidos, que juntos somaram 113.298 turistas no período.

A presença argentina se faz notar nas praias de Florianópolis, nas lojas de Balneário Camboriú e até nas vinícolas da Serra Catarinense. Muitos desses turistas já estão familiarizados com o estado, seja por conta de visitas anteriores ou pelas conexões históricas e culturais que aproximam a região Sul do Brasil aos países platinos.

A escolha de Santa Catarina também tem sido facilitada por fatores como o aumento da conectividade aérea, a valorização da experiência regionalizada e a busca por destinos que oferecem tanto natureza quanto segurança e organização.

Um Brasil mais atrativo no cenário global

Santa Catarina não está sozinha nessa curva positiva. O turismo internacional como um todo vive um momento de alta no Brasil. De janeiro a abril de 2025, o país recebeu 4.425.888 turistas estrangeiros — o maior número já registrado para esse período. O volume representa 64% da meta anual de 6,9 milhões de visitantes, estabelecida pelo Plano Nacional de Turismo.

Na comparação com o mesmo quadrimestre de 2024, houve um aumento de 51%, evidenciando o impacto de medidas recentes que visam promover o Brasil como destino seguro, democrático e sustentável. Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o momento positivo está diretamente relacionado à nova imagem que o país projeta internacionalmente.

“Recuperamos nossa reputação e credibilidade como um país democrático, aliado da humanidade e comprometido com o futuro do planeta. Isso tem refletido diretamente na atração de turistas”, afirmou Freixo, que também destacou o papel da ampliação da malha aérea e da atuação conjunta entre setor público e privado.

Infraestrutura e receptividade fazem a diferença

Santa Catarina tem se destacado não apenas pelas paisagens naturais, mas também pela forma como recebe seus visitantes. Em cidades como Blumenau, Joinville, Bombinhas, Urubici e São Joaquim, turistas encontram uma combinação de hospitalidade, gastronomia regional, atrativos históricos e atividades ao ar livre que agradam diferentes perfis de viajantes.

Além disso, a estrutura de hotéis, pousadas e transportes tem se modernizado, acompanhando as exigências de um turista cada vez mais conectado e exigente. O aumento de visitantes estrangeiros está levando também a uma maior preocupação com o atendimento multilíngue, com capacitação de profissionais e com a sinalização bilíngue em atrações e centros turísticos.

Seja no verão ou nas estações mais frias, o turista encontra em Santa Catarina um ambiente acolhedor. E para quem gosta de explorar com conforto e estilo, muitos viajantes optam por looks funcionais para caminhadas, trilhas ou passeios urbanos, optando por um tênis Adidas Breaknet feminino confortável como companheiro de viagem.

Essa preocupação com o bem-estar durante o passeio mostra como o turismo contemporâneo está cada vez mais ligado a experiências completas, onde cada detalhe, inclusive o vestuário, contribui para a vivência positiva do destino.

Abril confirma a tendência de alta no turismo

O mês de abril foi especialmente simbólico para o setor. Somente nesse período, 686.239 turistas estrangeiros desembarcaram no Brasil, um aumento de 72% em comparação com abril de 2024, o que representa quase 288 mil visitantes a mais. Com esse desempenho, o país já ultrapassou a metade da meta prevista para 2027, de 8,1 milhões de visitantes internacionais.

A alta se reflete também no movimento de aeroportos, em reservas de hotéis e no setor de serviços, que ganha fôlego com a movimentação gerada pelo turismo. Estimativas apontam que cada turista estrangeiro gasta, em média, cerca de R$ 5 mil durante sua estadia no Brasil – valor que ajuda a impulsionar o comércio local, a gastronomia e atividades culturais.

Argentina, Chile e EUA lideram ranking de visitantes

No recorte nacional, a Argentina também é destaque absoluto como país emissor. Foram mais de 2,1 milhões de visitantes argentinos, um crescimento de 96% em relação ao ano anterior. O Chile, com 333.592 turistas, e os Estados Unidos, com 305.932, completam o top 3, mostrando que o Brasil tem atraído públicos diversos, tanto dos vizinhos regionais quanto de nações com perfis de viajantes mais distantes.

Paraguai e Uruguai também apresentaram aumentos significativos, o que pode ser reflexo das novas rotas de voos, ações promocionais em parceria com operadoras internacionais e maior visibilidade de destinos brasileiros em campanhas digitais e feiras mundiais de turismo.

Santa Catarina no radar do mundo

Com esse ritmo de crescimento, Santa Catarina reafirma seu lugar de destaque no mapa do turismo internacional. O estado une belezas naturais, infraestrutura de qualidade, segurança, cultura diversificada e uma gastronomia que encanta. Além disso, a oferta de experiências variadas, de praias paradisíacas a vilas germânicas na serra, faz com que o visitante encontre ali mais do que um destino turístico, mas uma vivência que pode ser repetida ano após ano.

A expectativa é que, com a chegada do inverno, o fluxo de turistas continue alto, especialmente em cidades da Serra Catarinense, como Urubici e São Joaquim, conhecidas por suas paisagens congeladas, vinhos finos e pousadas charmosas. O frio, que para muitos brasileiros é motivo para arrumar uma mala de viagem, se torna um atrativo à parte na construção da imagem turística do estado.

Affinity Seguro Viagem anuncia novo gestor Comercial em SP

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Amarildo Sardi, Ernani Toledo e Valéria Pereira - Crédito: Divulgação Affinity Seguro Viagem
Amarildo Sardi, Ernani Toledo e Valéria Pereira - Crédito: Divulgação Affinity Seguro Viagem

O Affinity Seguro Viagem acaba de anunciar a contratação de Ernani Toledo como novo gestor Comercial para o Estado de São Paulo. Com mais de 20 anos de experiência na área Comercial, especialmente no trade turístico, Ernani possui uma sólida trajetória em empresas multinacionais e nacionais, sempre com foco em resultados consistentes, liderança de equipes de alta performance e estratégias comerciais eficazes.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV-SP, Ernani já liderou grandes times, fomentou parcerias estratégicas e impulsionou o crescimento sustentável de negócios em ambientes altamente competitivos. Com perfil de liderança, visão analítica e foco em resultados, ele chega ao Affinity entusiasmado com os novos desafios e vai se reportar a Amarildo Sarde.

“Estou muito motivado e comprometido em agregar valor à empresa, liderar e desenvolver parcerias e impulsionar resultados sustentáveis. Agradeço a todos que fizeram parte da minha jornada até aqui e convido parceiros, colegas e amigos a seguirem comigo nessa nova etapa”, afirma Ernani.

O CEO do Affinity Seguro Viagem, Marilberto França, destacou a importância da chegada de Ernani para a operação em São Paulo. “A contratação do Ernani reforça nosso compromisso em ter profissionais de excelência liderando mercados estratégicos. Sua experiência, visão de negócio e capacidade de relacionamento serão fundamentais para ampliarmos ainda mais nossa presença e fortalecer parcerias no estado de São Paulo.”

Saiba mais no site oficial do Affinity Seguro Viagem.

FBHA assume cadeira em Câmara de Legislação Turística do Conselho Nacional de Turismo

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FBHA
Alexandre Sampaio e Lirian Cavalheiro - Crédito: Divulgação

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) agora é membro da Câmara Temática de Legislação Turística (Caleg), do Conselho Nacional de Turismo. A entidade passa a ter assento, com participação ativa, na Subcâmara Temática sobre Condohotéis, empreendimentos similares e plataformas digitais de aluguel de temporada.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a inclusão da FBHA fortalece a representatividade do setor de hospedagem e alimentação nas discussões sobre a modernização e regulamentação da legislação turística no país. Foram designados como representantes da entidade Alexandre Sampaio de Abreu, titular; e Lirian Sousa Soares Cavalheiro, suplente.

“Estar presente na Câmara de Legislação Turística é fundamental para garantirmos que as decisões levem em conta as demandas reais do setor, especialmente diante dos desafios impostos pelos modelos de hospedagem alternativos e pelas plataformas digitais”, destaca Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

A participação da entidade reforça o compromisso em colaborar com propostas que tragam equilíbrio competitivo, segurança jurídica e desenvolvimento sustentável para o turismo brasileiro.

Sobre a FBHA 

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.

É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.

BeFly Travel abre novas vagas para consultores em todo o Brasil

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Encontro BeFly Travel em 2024 - Foto: divulgação
Encontro BeFly Travel em 2024 - Foto: divulgação

Em constante crescimento no mercado de turismo, a BeFly Travel, uma das principais marcas do ecossistema BeFly voltada para viagens de experiências, acaba de anunciar a abertura de novas vagas em oito estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Ceará e Sergipe.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, as oportunidades são para as carreiras de Consultor(a) de Vendas Lazer, direcionada para profissionais de turismo apaixonados por viagens e atendimento ao cliente, e Analista Administrativo, para profissionais que desejam atuar nos bastidores do setor, através de gestão administrativa e financeira, contribuindo para a excelência operacional da empresa.

A abertura das vagas acompanha o movimento de expansão da BeFly Travel, que tem fortalecido sua presença nacional com novas unidades, serviços inovadores e um atendimento cada vez mais próximo e personalizado. “Nosso crescimento é reflexo de um mercado que busca experiências únicas e de uma equipe que acredita no poder transformador das viagens. Estamos em busca de novos talentos que queiram crescer com a gente”, afirma o diretor de Franquias da BeFly Travel, Fábio Oliveira

Os interessados em fazer parte desse time devem enviar o currículo para o e-mail talentos@beflytravel.com.br, indicando no assunto o cargo e a cidade de interesse. Confira a lista completa de cidades.

  • Ceará: Fortaleza e Aquiraz.
  • Mato Grosso do Sul: Campo Grande.
  • Minas Gerais: Belo Horizonte, Araxá, Varginha e Poços de Caldas.
  • Rio Grande do Norte: Natal.
  • Rio Grande do Sul: Porto Alegre e Bento Gonçalves.
  • São Paulo: São Paulo, São Roque, Pinhalzinho, Rio Preto, São Carlos, São Bento do Campo, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Santo André, Mogi Mirim, São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista, Campinas, Socorro e Limeira.
  • Santa Catarina: Florianópolis, Balneário Camboriú, Ibirama e São Bento do Sul.
  • Sergipe: Aracaju, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro e Lagarto.

Com um ambiente colaborativo, foco em desenvolvimento profissional e integração com um dos maiores ecossistemas de turismo da América Latina, a BeFly Travel segue firme em sua missão de transformar o modo como as pessoas viajam e se conectam com o mundo. Saiba mais no site.

LATAM terá voos extras de Manaus para São Paulo durante o The Town 2025

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LATAM Airlines
Aeronave LATAM A320 (Crédito: divulgação)

A LATAM, companhia aérea oficial do The Town 2025, vai operar voos extras entre Manaus e São Paulo/Guarulhos para atender à alta demanda gerada pelo festival. Serão três novas frequências nos dias 6, 12 e 14 de setembro, que se somam aos quatro voos diários já operados pela empresa na rota.

Com os 562 assentos extras somados à operação regular, a LATAM vai transportar até 8 mil pessoas de Manaus para São Paulo durante o período do festival, que será realizado de 6 a 14 de setembro no Autódromo de Interlagos e contará com apresentações de grandes nomes da música mundial, como Travis Scott, Green Day, Backstreet Boys, Mariah Carey e Katy Perry.

“Sabemos que há uma demanda crescente de passageiros do Norte do Brasil interessados em grandes shows e eventos culturais no Sudeste. Por isso, reforçamos nossa operação com voos extras a partir de Manaus para facilitar o acesso ao The Town. Queremos levar ainda mais amazonenses e viajantes da região ao festival”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

Desde 2019, a LATAM é a companhia aérea oficial das edições do Rock in Rio, o maior festival de música e entretenimento do mundo, e do The Town. Por meio do conceito “A música te faz viajar”, a companhia convida o público a romper fronteiras e viver experiências únicas por meio da música.

Em breve, a LATAM anunciará suas ativações exclusivas para o The Town 2025, com experiências planejadas especialmente para o público do festival.

Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, África, Estados Unidos e o Caribe.

O grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, Cargo Colômbia e Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 21 aeronaves de carga. Essas afiliadas de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes. Saiba mais no site.