sábado, dezembro 27, 2025
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Fhoresp defende regulação de Big Techs no Brasil com foco no consumidor

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Fhoresp quer regulação de Big Techs no Brasil com proteção ao consumidor e restrição para “atividade-fim” - Foto: divulgação
Fhoresp quer regulação de Big Techs no Brasil com proteção ao consumidor e restrição para “atividade-fim” - Foto: divulgação

A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) se reuniu com a equipe de Políticas, Economia e Mercados Digitais do Ministério da Fazenda para discutir o Projeto de Lei de Defesa da Concorrência nos Mercados Digitais. Durante o encontro, a entidade apresentou propostas para a regulação das Big Techs no Brasil. Entre as medidas sugeridas estão a proibição de que essas empresas exerçam a chamada “atividade-fim” e o reforço da atuação do Estado no monitoramento do setor. A Fhoresp defende que esse controle é essencial para coibir taxas abusivas praticadas pelas plataformas, que impactam diretamente no preço final de produtos e serviços, prejudicando o consumidor.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a entidade, que representa mais de 20 sindicatos empresariais regionais e cerca de 500 mil estabelecimentos paulistas em pleno funcionamento, tem levantado a bandeira contra a atuação das gigantes de Tecnologia, a qual considera predatória, principalmente as de plataformas como iFood e Airbnb.

Em reunião, dias atrás, no Ministério da Fazenda, Nei Feniar, diretor da Fhoresp, e Henrique Carneiro, coordenador do escritório de Brasília-DF da Federação, compartilharam sugestões efetivas para o PL da Defesa da Concorrência nos Mercados Digitais. A entidade patronal bandeirante foi a primeira a ser convidada pela União para a discussão em tela.

Atualmente, as Big Techs atuam no País sem legislação específica. A situação tem gerado reclamações no mercado interno, uma vez que, sem regulação e, consequentemente, sem fiscalização, estabelecimentos ficam à mercê de diretrizes estabelecidas pelas gigantes da Tecnologia.

O diretor-executivo da Fhoresp, Edson Pinto, alerta sobre a necessidade urgente de um novo marco legal no setor, para garantir a competitividade e regras de mercado no País:

“O Brasil precisa atualizar suas leis e promover a regulamentação das Big Techs. O posicionamento da Fhoresp é muito claro a respeito das ações predatórias destas empresas. Elas têm, sim, dominado o mercado com Tecnologia de ponta, mas quem gera empregos e executa os serviços, como hotéis, restaurantes, bares e entregadores, por exemplo, acaba pressionado pelas regras impostas por elas. Isso está errado!”, critica.

Regras duras

No documento formulado pela Fhoresp em contribuição ao Ministério da Fazenda, há pontos essenciais no que tange o impedimento do monopólio e da imposição de taxas abusivas por parte de plataformas digitais no País.

Destaque para a expressa proibição de atuação ou de favorecimento dos aplicativos na “atividade-fim” – logo, as plataformas têm de trabalhar apenas como intermediadoras, e não ofertar o produto ou o serviço diretamente.

A Federação também orienta para a criação de uma unidade especializada no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a fim de que o colegiado monitore, permanentemente, as operações das Big Techs e ofereça ao consumidor final canais para denúncias. A Fhoresp defende, ainda, a obrigatoriedade do compartilhamento de dados dos clientes com os fornecedores dos serviços ou dos produtos – ou seja, requer que iFood e Airbnb, por exemplo, passem a hotéis, restaurantes e bares os cadastros dos consumidores que atendem.

No âmbito da proteção ao consumidor, a Fhoresp sugere que os aplicativos aceitem cadastrar apenas empresas legalmente estabelecidas e com critérios de verificação, o que hoje não é prática das intermediadoras de serviços. Outra proposta da entidade versa quanto à exigência de envio de nota fiscal com a indicação e o desatrelamento do tributo repassado às plataformas.

O Ministério da Fazenda deve fazer outras consultas a entidades de classe do País antes de apresentar o projeto final do PL da Defesa da Concorrência nos Mercados Digitais. A matéria ainda não tem prazo para ser concluída. Saiba mais no site.

Lugares frios para viajar no Brasil: 7 destinos perfeitos para curtir o inverno

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Lugares frios para viajar no Brasil: 7 destinos perfeitos para curtir o inverno com charme e aconchego - Bancorbrás
Gramado (RS) - (Foto: Prefeitura de Gramado)

Viajar pelo Brasil pode ser uma experiência surpreendente em qualquer estação do ano — mas é durante o inverno que alguns destinos se transformam em verdadeiros refúgios de charme e tranquilidade. Para quem busca lareiras acesas, vinhos locais, neblina ao amanhecer e aquele friozinho que convida ao aconchego, existem diversos lugares frios para viajar no Brasil que entregam tudo isso sem deixar a desejar em estrutura e beleza natural.

Do charme europeu de cidades como Gramado e Campos do Jordão à rusticidade acolhedora de vilarejos mineiros como Monte Verde e Gonçalves, o país abriga roteiros perfeitos para quem quer escapar do calor e viver momentos únicos nas montanhas. Além das temperaturas mais baixas, esses destinos se destacam pela gastronomia típica, pelas paisagens de tirar o fôlego e pela hospitalidade de quem sabe receber bem mesmo nos dias mais gelados.

REDAÇÃO DO DIÁRIO 

Neste roteiro, reunimos sete lugares incríveis para você curtir o frio sem sair do Brasil. São cidades que combinam romantismo, natureza e cultura, com opções para todos os estilos de viajantes — desde casais apaixonados até aventureiros em busca de trilhas e cachoeiras. Prepare suas roupas de inverno e descubra agora os melhores destinos brasileiros para aproveitar a estação mais charmosa do ano.

Campos do Jordão (SP)

Conhecida como a “Suíça Brasileira”, Campos do Jordão é um dos destinos de inverno mais procurados do país. Localizada na Serra da Mantiqueira, a cidade encanta com sua arquitetura alpina, trilhas ecológicas, restaurantes sofisticados e festivais culturais. No inverno, as temperaturas podem cair abaixo de 5ºC, tornando o cenário ainda mais romântico.

Gramado (RS)

Referência nacional quando o assunto é frio, Gramado atrai turistas o ano todo, mas é durante o inverno que ela brilha de verdade. As ruas ganham charme europeu, o fondue esquenta as noites geladas, e o clima convida a longas caminhadas pelo Lago Negro. E tem mais: a cidade é famosa pela infraestrutura turística de alto nível.

Monte Verde (MG)

Esse vilarejo mineiro é um achado para quem busca tranquilidade em meio à natureza. Com altitudes acima de 1.500 metros, Monte Verde tem chalés aconchegantes, passeios a cavalo, trilhas com vista panorâmica e lojinhas de artesanato. É o destino ideal para casais e famílias que querem se desconectar.

São Joaquim (SC)

Se a ideia é ver neve no Brasil, São Joaquim é o lugar certo. Situada na Serra Catarinense, a cidade é uma das mais frias do país, com geadas frequentes e temperaturas negativas no inverno. Além do clima, o visitante encontra vinícolas premiadas e paisagens que lembram a Europa rural.

Urubici (SC)

Vizinha de São Joaquim, Urubici é menos famosa, mas não menos encantadora. A cidade oferece cânions, cachoeiras e o ponto mais alto habitado do Sul do Brasil — o Morro da Igreja, onde se registra o frio mais intenso do país. O visual é deslumbrante e perfeito para os amantes do ecoturismo.

Gonçalves (MG)

Pequena, charmosa e cercada por montanhas, Gonçalves é aquele tipo de lugar que conquista à primeira vista. Suas pousadas com lareira e hidromassagem são convites ao descanso. Durante o dia, trilhas, cachoeiras e mirantes garantem contato direto com a natureza.

Petrópolis (RJ)

A Cidade Imperial também tem seu charme nos dias frios. A poucos quilômetros do Rio de Janeiro, Petrópolis mistura história, arquitetura do século XIX, palácios e ótimos restaurantes. Tudo isso com temperaturas que podem surpreender quem acha que o estado é só calor e praia.

Dica para quem busca destinos frios no Brasil

Ao escolher lugares frios para viajar no Brasil, lembre-se de levar roupas quentinhas, planejar com antecedência (já que esses destinos costumam lotar no inverno) e, claro, experimentar a gastronomia local — que fica ainda melhor quando o clima convida a comer bem e descansar.

Esses lugares provam que o Brasil é um país de contrastes: tropical por natureza, mas com refúgios gelados dignos de cartão-postal. E o melhor? Sem precisar sair do território nacional.

Paraíba integra Plano Brasis e reforça presença no turismo internacional

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Plano Brasis
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, fala sobre o Plano Brasis e a promoção internacional do país ao lado do governador da Paraíba, João Azevêdo. [Foto: Renato Vaz/Embratur]

A Paraíba foi o segundo estado brasileiro a receber o Plano Brasis, nova estratégia de marketing turístico internacional lançada pela Embratur em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo. O evento, realizado em João Pessoa, reuniu autoridades e representantes do setor para alinhar ações locais às diretrizes nacionais, promovendo a presença do estado no mercado global.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências de notícias

Durante a apresentação no auditório da PBTur, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância do plano: “A Embratur está mostrando como funciona o plano, nossos principais eixos estratégicos e o novo posicionamento do Brasil no mercado internacional”. Ele lembrou que há 20 anos o Brasil não tinha um plano internacional de marketing, sendo o último o Projeto Aquarela, de 2004.

O governador da Paraíba, João Azevêdo, ressaltou os investimentos no setor turístico: “A Paraíba está inserida nesse plano, considerando que nós estamos com grandes investimentos sendo feitos aqui na área do turismo”. Ele mencionou o Polo Turístico Cabo Branco e o apoio às festividades de São João como exemplos de ações que fortalecem o turismo local.

O Plano Brasis sucede o Plano Aquarela e visa reposicionar e fortalecer a identidade do país, ampliando a presença dos destinos brasileiros no mundo até 2027. Segundo informações da Embratur, o novo plano propiciará ambientes de negócio fortalecidos, fomentará o empreendedorismo, sustentabilidade e autoestima cultural, além de gerar emprego e renda em todos os destinos do país.

Representantes das secretarias estaduais de turismo e dos Sebraes estaduais participaram do processo de construção do plano, que contou ainda com o apoio da FGV e da consultoria da Dream Factory. A Embratur realizou uma pesquisa aberta, em três idiomas, voltada ao trade nacional e internacional, obtendo 2.458 respostas. Além disso, foram ouvidos gestores públicos e privados, empresários, trabalhadores do setor e pesquisadores, ampliando a escuta e garantindo uma base sólida e representativa para o plano.
Embratur

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, enfatizou o potencial turístico da cidade: “João Pessoa tem pouco mais de 11.300 leitos hoteleiros e temos em construção mais do que isso, o que demonstra a nossa responsabilidade e compromisso em fazer com que esse crescimento seja sustentável”.

O superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, destacou a colaboração entre as instituições: “O governo do estado e o Sebrae estão juntos com os municípios e o trade turístico nessa caminhada. A promoção internacional brasileira precisa ser cada vez mais fortalecida”.

O lançamento do Plano Brasis aconteceu em 19 de maio, no primeiro dia do Visit Brasil Summit, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Segundo fontes, o plano traz consigo a mensagem de um Brasil único, mas diverso em sua dimensão continental, sua pluralidade de povos, culturas, história e biomas, com muito a apresentar, oferecer e contribuir com o mundo.

A Embratur leva o plano a público quando o país registra uma série de recordes de entrada de turistas internacionais e de entrada de divisas. Foram US$ 7,3 bilhões de dólares arrecadados em 2024 só com turismo estrangeiro. De janeiro a abril de 2025, o Brasil registrou a entrada de 4.425.888 visitantes internacionais, 65% de todo o fluxo registrado ao longo do ano passado, indicando um avanço expressivo no setor.

Cidades brasileiras com passeios guiados gratuitos para você conhecer

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Passeios
Centro de São Paulo - Foto: Pixabay

Conhecer a própria cidade com um novo olhar ou desbravar um destino inédito sem gastar com guia turístico já é uma realidade em diversas partes do Brasil. Iniciativas públicas e privadas têm incentivado passeios guiados gratuitos como forma de valorizar o patrimônio cultural e histórico, aproximar visitantes dos atrativos locais e tornar o turismo mais acessível.

REDAÇÃO DO DT – *com informações do MTur

Disponíveis em capitais e cidades do interior, os roteiros são conduzidos por guias credenciados, empresas do setor ou órgãos oficiais de turismo. Além de econômicos, esses tours oferecem um mergulho na cultura local com segurança e informação de qualidade.

Confira alguns destinos brasileiros que oferecem visitas guiadas gratuitas:

Brasília (DF)

A capital federal disponibiliza City Tours Cívicos gratuitos de terça a domingo, com duração de cerca de duas horas. Os roteiros incluem pontos emblemáticos como o Estádio Nacional Mané Garrincha, a Catedral Metropolitana e o Museu da República. São três horários disponíveis (10h, 11h e 12h30), com vagas limitadas a 37 pessoas por ônibus. Os guias são bilíngues ou trilíngues cadastrados no Cadastur.

Para se inscrever gratuitamente, retire o ingresso aqui

São Paulo (SP)

A Prefeitura oferece 15 roteiros turísticos gratuitos com acompanhamento de guias credenciados. Os percursos incluem o centro histórico, o Mercado Municipal e o bairro da Liberdade. Embora o serviço de guia seja gratuito, é preciso verificar eventuais taxas de entrada nos atrativos. Os dias e horários de cada roteiro estão disponíveis para reserva online.

Confira os dias e horários disponíveis para cada roteiro e reserve gratuitamente clicando aqui.

Belo Horizonte (MG)

Desde 2016, uma parceria entre a Prefeitura e a Belotur promove passeios mensais pela capital mineira. Os roteiros incluem city tours e caminhadas, variando a cada mês. Mais de 1.450 pessoas já participaram da iniciativa, que promove a valorização da história e da arquitetura da cidade.

Para mais informações sobre itinerários, programação e horários, acesse o site clicando aqui.

Sorocaba (SP)

Os City Tours percorrem pontos históricos e culturais da cidade com saídas aos sábados (14h) e domingos ou feriados (9h). O passeio tem duração de três horas e acomoda até 28 pessoas, incluindo uma vaga adaptada para cadeirantes. A concentração ocorre na Casa do Turista, com recomenda-se chegada antecipada. Contato: (15) 3233-2043 ou turismo@sorocaba.sp.gov.br.

São José dos Campos (SP)

A cidade organiza roteiros temáticos aos sábados, com visita a atrativos históricos, culturais e tecnológicos. Há opções de walking tour pelo centro e de passeio de ônibus climatizado para áreas mais distantes. As vagas são limitadas a 20 pessoas. Inscrições podem ser feitas pela Central 156 ou pelo e-mail turismo@sjc.sp.gov.br.

Recife (PE)

O projeto Olha! Recife oferece quatro tipos de passeios gratuitos: a pé, de ônibus, de catamarã e de bicicleta. Cada modalidade tem roteiro e horários distintos, com foco nos principais atrativos da capital pernambucana. Aos sábados, ocorrem os passeios de ônibus e barco. Aos domingos, as opções são as caminhadas e o passeio ciclístico. As inscrições são abertas às sextas-feiras pelo site www.olharecife.com.br.

Com roteiros para todos os gostos e perfis de viajantes, os passeios gratuitos reforçam o turismo como ferramenta de educação, inclusão e valorização cultural.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Salão do Vinho Argentino será atração especial no FITCataratas 2025

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Salão do Vinho Argentino levará experiências exclusivas ao FITCataratas - Crédito: Jean Pavão/FITCataratas
Salão do Vinho Argentino levará experiências exclusivas ao FITCataratas - Crédito: Jean Pavão/FITCataratas

O público da 20ª edição do Festival Internacional de Turismo Cataratas (FITCataratas), que acontece de 4 a 6 de junho em Foz do Iguaçu (PR), poderá vivenciar uma nova edição do tradicional Salão do Vinho Argentino. O espaço será organizado pela ODA Vinoteca, grupo com mais de 20 anos de experiência no mercado vitivinícola.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, nesta edição, os visitantes serão convidados a descobrir a Argentina por meio de seus vinhos: rótulos provenientes de diferentes terroirs, com perfis únicos e reconhecidos internacionalmente. Mais do que uma degustação, trata-se de uma imersão sensorial e cultural – uma forma de viajar pelo país por meio de seus vinhos.

Como grande diferencial, o Salão contará com uma sala exclusiva para convidados, que oferecerá degustações conduzidas pelo renomado sommelier Juan Pablo Busleiman. Em breve, a ODA divulgará um formulário para os interessados. As vagas são limitadas.

No espaço, estarão presentes rótulos de bodegas que ampliam a diversidade da experiência, como CarinaE, Domados, Finca Iral, Funckenhausen, Grazie Mille, Goyenechea, Vignes des Andes e Aristides.

A ODA Vinoteca também participará da sala de palestras do Festival das Cataratas, com conteúdos voltados ao universo do vinho argentino. Serão momentos de troca e aprendizado, conectando profissionais, entusiastas e curiosos às novas tendências do setor.

“Nossa proposta está em constante evolução para acompanhar as transformações do público e a inovação que o próprio Festival inspira. Cada ano é uma oportunidade de refinar a experiência e aprofundar a conexão entre o vinho e as pessoas”, destaca Gisela Viana, proprietária da ODA Vinoteca.

A marca, que possui lojas em Foz do Iguaçu (Brasil) e Puerto Iguazú (Argentina), é reconhecida pela curadoria de rótulos, atendimento especializado e por proporcionar vivências únicas. O Salão do Vinho Argentino também funciona como uma prévia do ODA AL VINO, o maior evento de vinhos da região trinacional, que terá sua 9ª edição nos dias 5 e 6 de setembro, em Puerto Iguazú.

FITCataratas

O FITCataratas é realizado e organizado pela De Angeli Eventos & Empreendimentos. O evento conta com o patrocínio do Fundo Iguaçu, CNC e Fecomércio PR, e com as parcerias institucionais da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Instituto Terra e Água (IAT), Viaje Paraná e Secretaria de Turismo do Paraná.

O apoio estratégico é da ABEOC, Braztoa, Comtur, Idestur, Sindetur, Singtur, Unioeste, Unesp e Visit Iguassu. Saiba mais no site.

Programa Destino Futuro recebe 105 propostas e fortalece o turismo no Nordeste

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Turismo
Gestores da Sudene, Porto Digital e Embratur. Foto: Elvis Aleluia (Ascom/Sudene).

O programa Destino Futuro, criado para aproximar startups e empresas de turismo na área de atuação da Sudene, encerrou sua fase de inscrições com 105 propostas submetidas. O número expressivo confirma o interesse crescente do ecossistema de inovação em contribuir com soluções tecnológicas voltadas aos desafios do setor turístico no Nordeste.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – *com informações da Sudene

Desenvolvida pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em parceria com a Embratur e o Porto Digital, a iniciativa busca acelerar a transformação digital, aumentar a competitividade e promover a sustentabilidade entre micro, pequenas e médias empresas do setor.

“O volume e a diversidade de inscrições comprovam o potencial do Nordeste como território de inovação aplicada ao turismo”, afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral. “Estamos falando de uma ação concreta para acelerar a transformação digital do setor turístico, com foco nas micro, pequenas e médias empresas. Isso gera desenvolvimento econômico, emprego e fortalece a sustentabilidade do setor.”

O programa prevê um investimento total de R$ 2,8 milhões, com recursos oriundos do retorno das operações do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). As startups selecionadas poderão receber até R$ 530 mil em subvenção econômica, além de mentoria técnica, suporte para desenvolvimento de soluções personalizadas e acesso facilitado ao mercado.

“Esse é um programa que efetivamente vai mudar a história de pequenos negócios no turismo, experiências que vão servir de farol sobre como investimentos feitos de forma estruturada em inovação geram resultados efetivos. E resultado no turismo significa mais geração de emprego e desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

O processo seletivo avança agora para a triagem das propostas, com o objetivo de escolher 20 ideias com potencial de atender às demandas do setor. Em seguida, haverá uma apresentação das soluções a uma banca avaliadora. Destas, entre 10 e 15 propostas passarão para a fase de mentorias, onde serão desenvolvidos os projetos detalhados. Ao final, cinco startups serão selecionadas para receber o investimento, além de acompanhamento e suporte do Porto Digital.

O edital completo, com o cronograma das próximas etapas, está disponível no site oficial: https://site.portodigital.org/destinofuturo.

Fonte: Agnelo Câmara, analista de comunicação da Sudene.

Sinop no topo: aeroporto é eleito o melhor do Centro-Oeste e Norte

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Sinop
Prêmio foi recebido na noite da última terça-feira (27) Crédito: Divulgação ABR - COA

Com todas as transformações implementadas pela Centro-Oeste Airports (COA), os moradores de Sinop e região têm ainda mais motivos para se orgulhar do salto de qualidade alcançado no transporte aéreo local. A prova disso é que o Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo, em Sinop, acaba de conquistar o título de melhor aeroporto regional das regiões Centro-Oeste e Norte no Prêmio Aviação + Brasil 2025, promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o grupo Brasil Export.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a cerimônia de premiação foi realizada nesta terça-feira (27), em Brasília (DF), com a presença do gerente do aeroporto, Liomar Repezuk, e do diretor-presidente da Centro-Oeste Airports (COA), Marco Antônio Migliorini. O reconhecimento tem como base os resultados da Pesquisa de Satisfação dos Passageiros, que avalia critérios como conforto, segurança, acessibilidade, qualidade dos serviços, comércio, infraestrutura e disponibilidade de Wi-Fi nos aeroportos brasileiros.

A conquista do prêmio consolida o impacto das melhorias promovidas pela COA desde o início da concessão, especialmente após a inauguração do novo terminal de passageiros, no primeiro semestre de 2024. Com investimentos próprios, a área construída foi ampliada em cerca de 300%, passando dos anteriores 1.545 m² para 6.049 m², elevando significativamente o padrão de conforto, eficiência operacional e atendimento aos passageiros.

Além da premiação, o aeroporto vem registrando avanços consistentes desde a inauguração do novo terminal. Em 2024, a movimentação de passageiros atingiu recorde histórico. No total, mais de 401 mil viajantes foram atendidos em 3.166 voos, configurando crescimento de 17% em comparação com o fluxo de 2023, quando o registro foi de aproximadamente 344 mil embarques e desembarques. No primeiro trimestre de 2025, mais de 108 mil passageiros embarcaram e desembarcaram no empreendimento, um aumento de 20% no fluxo em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.

Para Liomar Repezuk, gerente do Aeroporto de Sinop, a conquista do prêmio reflete o comprometimento da concessionária com todos os que circulam pelo terminal. “Mais do que construir uma nova edificação, buscamos entregar espaços que representassem o padrão de conforto, conveniência e segurança que a região merece. Além dos benefícios proporcionados pelo novo terminal, esse reconhecimento também evidencia a dedicação das nossas equipes e parceiros comerciais, aos quais estendo minhas felicitações”, destaca.

Na visão de Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da COA, a condecoração recebida pelo Aeroporto de Sinop reconhece os esforços da concessionária para fortalecer a posição do terminal aeroportuário nos cenários regional e nacional. “Receber o Prêmio Aviação + Brasil é motivo de grande orgulho. Ele valida o trabalho contínuo da COA para modernizar a infraestrutura, aprimorar a experiência dos passageiros e ampliar a competitividade do aeroporto, que se torna cada vez mais atrativo para a expansão da malha aérea, reforçando seu papel como vetor de conectividade e desenvolvimento econômico na região”, afirma.

Aeroporto de Sinop é eleito o melhor aeroporto regional do Centro-Oeste e Norte no prêmio Aviação + Brasil 2025 - Foto: divulgação COA
Aeroporto de Sinop é eleito o melhor aeroporto regional do Centro-Oeste e Norte no prêmio Aviação + Brasil 2025 – Foto: divulgação COA

Operações

Atualmente, o Aeroporto de Sinop – João Batista Figueiredo atende voos regulares das companhias aéreas Azul, Gol e Latam para Cuiabá (MT), Brasília (DF), Guarulhos (SP) e Campinas (SP).

Sobre a Centro-Oeste Airports (COA)

A Centro-Oeste Airports (COA) administra quatro aeroportos em Mato Grosso: Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, Aeroporto de Sinop – Presidente João Batista Figueiredo, Aeroporto de Rondonópolis – Maestro Marinho Franco e Aeroporto de Alta Floresta – Piloto Osvaldo Marques Dias. A concessionária é formada pelo grupo Socicam, empresa com 53 anos de atuação, líder em infraestrutura de mobilidade no Brasil, especialista na criação de soluções para gestão de aeroportos, portos, terminais urbanos e rodoviários, e a Sinart, empresa fundada há mais de 50 anos, com larga experiência na gestão de aeroportos, terminais rodoviários, estacionamentos públicos e privados, empreendimentos de hotelaria, entre outras operações.

Potencial da Economia Prateada é destaque no Fórum de Turismo 60+, que movimenta R$1,3 trilhão

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fórum de Turismo 60+
Thiago Akira, Sergio Duque Estrada e Martin Henkel - Foto: divulgação

O painel “Potência 60+: O Valor Econômico da Longevidade”, realizado nesta segunda-feira (26) durante o Fórum de Turismo 60+, em São Paulo, trouxe à tona o crescente poder de consumo do público sênior no Brasil. A discussão foi conduzida por Sergio Duque Estrada, fundador da Ativen e referência na chamada “economia da longevidade”, e por Martin Henkel, criador da SeniorLab e especialista no comportamento do consumidor maduro. Com mediação de Thiago Akira, os palestrantes ressaltaram que o grupo 60+, que representa 15,5% da população brasileira — chegando a 27% em São Paulo e 17,8% em Minas Gerais — movimenta cerca de R$ 1,3 trilhão por ano. Além disso, é responsável pela principal ou única fonte de renda em 24% dos lares do país.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o Brasil está envelhecendo rapidamente. Segundo a SeniorLab, empresa que mapeia o consumo 60+ e oferece treinamentos para equipes atenderem o público sênior, a cada 26 segundos uma pessoa completa 60 anos no país, somando hoje cerca de 35 milhões de indivíduos nessa faixa etária. Esse público, longe de ser homogêneo, abrange diferentes perfis e estágios de vida, como destacou Martin Henkel. “Quando falamos de 60+, falamos de vários momentos da vida. Os novos 60+ são ativos, exigentes e não aceitam ser infantilizados. Eles podem fazer o que quiserem e podem pagar por isso, o que muda completamente a dinâmica para os negócios”.

A conectividade também é uma realidade entre os 60+: 76% possuem smartphones habilitados, segundo dados da pesquisa TIC Domicílios, utilizando aplicativos como WhatsApp e navegando na internet. No entanto, as marcas ainda falham em atendê-los adequadamente. Uma pesquisa da Fleishman Hillard aponta que 72% consideram o varejo despreparado para o atendimento ao público sênior, e 65% afirmam que as empresas não entendem suas necessidades.

Sergio Duque reforçou a diversidade de comportamentos dentro desse grupo. “A ideia de que só buscam conforto é ultrapassada. Estão dispostos a pagar por aventura do mesmo modo que querem conforto. O turismo precisa conhecer melhor esse cliente.” Ele também destacou que apenas 22% dos 60+ planejam deixar herança, uma vez que priorizam gastos com viagens, experiências, saúde e causas beneficentes.

O painel evidenciou a urgência de adaptação do mercado a esse consumidor crítico e com poder de compra. Produtos e serviços devem focar em funcionalidade e usabilidade, enquanto experiências personalizadas e atendimento sem estereótipos são essenciais para engajar esse público que só cresce e consome.

“É fundamental levarmos essa discussão com dados atualizados para a programação do Fórum de Turismo 60+. Queremos qualificar verdadeiramente nossos agentes de viagens para atender esse público que cresce a cada ano”, finaliza Ana Melo, idealizadora do evento. O Fórum de Turismo 60+, realizado no Holiday Inn em São Paulo, reuniu mais de 800 participantes e especialistas para debater o impacto econômico da longevidade.

Saiba mais no site.

Semana do Meio Ambiente 2025: Grupo Cataratas promove atividades de combate à poluição plástica

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Grupo Cataratas - Foto: divulgação
Grupo Cataratas - Foto: divulgação

De 2 a 8 de junho de 2025, o Grupo Cataratas promove uma série de atividades especiais em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Líder em turismo sustentável no Brasil, a empresa vai realizar oficinas, ações educativas e campanhas de conscientização sobre os efeitos da poluição plástica nos ecossistemas. As ações seguem o tema definido pela ONU para o Dia Mundial do Meio Ambiente: “Acabe com a Poluição Plástica”. As atividades acontecem em seis unidades do grupo: AquaRio, BioParque do Rio, Paineiras Corcovado, EcoNoronha, Marco das Três Fronteiras e em eventos institucionais.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a programação reúne oficinas criativas, rodas de conversa, atividades em escolas, visitas técnicas e campanhas de coleta de resíduos, sempre com o objetivo de promover a reflexão sobre o consumo consciente, o descarte correto e o impacto dos plásticos no meio ambiente.

No AquaRio, as atividades incluem oficinas de brinquedos reciclados, a ação educativa Plasticando, que simula a retirada de resíduos dos ecossistemas marinhos, além do programa AquaEduca, que promove diálogos sobre os efeitos do plástico nos oceanos.

O BioParque do Rio desenvolve uma programação robusta com oficinas de reutilização, rodas de conversa, visitas técnicas e ações educativas em escolas da rede pública, além da campanha permanente “O que você faz hoje para um amanhã melhor?” e da atividade especial em comemoração ao aniversário da anta Poty.

Em Paineiras Corcovado, a programação destaca uma atividade ambiental na Floresta com as comunidades vizinhas do Guararapes e Cerra-Corá com mediação de leitura infantil e atividade de monitoramento de fauna com o Projeto REFAUNA.

O Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, realiza, ao longo da semana, uma campanha de coleta de resíduos, treinamentos e ações de sensibilização, além de uma limpeza nas margens dos rios Iguaçu e Paraná logo após o encerramento da Semana do Meio Ambiente.

Em Fernando de Noronha, a EcoNoronha soma esforços a outras iniciativas do Arquipélago na organização conjunta da Semana do Meio Ambiente, reforçando o compromisso com a preservação dos ambientes costeiros e marinhos.

Confira abaixo a programação promovida pelo Grupo Cataratas no combate à poluição plástica.

Programação completa dos atrativos do Grupo Cataratas

AquaRio

31/05 e 01/06 – Plasticando
02/06 e 03/06 – Ação educativa “O que você faz hoje para um amanhã melhor?”
04/06 – Oficina de brinquedos reciclados e “O que você faz hoje para um amanhã melhor?”
05/06 – AquaEduca (às 10h e às 14h) e “O que você faz hoje para um amanhã melhor?”
06/06 – “O que você faz hoje para um amanhã melhor?”
07/06 e 08/06 – Plasticando

BioParque do Rio

31/05 e 01/06 – Atividade educativa “Aniversário da Poty” e campanha “O que você faz hoje para um amanhã melhor?”
02/06 – Visita técnica com alunos da UFRJ e campanha “O que você faz hoje para um amanhã melhor?”
03/06 – Visita técnica com alunos da UFRJ, ação educativa na Escola Municipal Compositor Miguel Gustavo e campanha “O que você faz hoje para um amanhã melhor?”
04/06 – Roda de conversa com colaboradores, ação educativa na Escola Municipal Orsina da Fonseca e campanha “O que você faz hoje para um amanhã melhor?”
05/06 – Roda de conversa com colaboradores, oficina de reutilização de resíduos na Ilha das Descobertas e campanha “O que você faz hoje para um amanhã melhor?”
06/06 – Roda de conversa com colaboradores, ação educativa na Escola Municipal Marechal Trompowsky e campanha “O que você faz hoje para um amanhã melhor?”
07/06 – Ação educativa na Escola Municipal Monteiro Lobato e campanha “O que você faz hoje para um amanhã melhor?”
08/06 – Oficina de reutilização de resíduos na Ilha das Descobertas e campanha “O que você faz hoje para um amanhã melhor?”

Paineiras Corcovado

07/06 – Atividade na Floresta Guararapes/Cerra-Corá

EcoNoronha

De 2 a 6 de junho – Participação na programação da Semana do Meio Ambiente de Fernando de Noronha

Marco das Três Fronteiras

De 2 a 8 de junho – Campanha de arrecadação de resíduos
04/06 – Treinamento sobre microplásticos
09/06 – Ação de limpeza dos rios Iguaçu e Paraná

Pré-COP30: Ministério do Turismo destaca papel do setor na justiça climática

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Evento no Pará abordou a preparação para a COP30 e o papel da Amazônia na agenda climática global. Crédito: Alessandra Serrão/MTur
Evento no Pará abordou a preparação para a COP30 e o papel da Amazônia na agenda climática global. Crédito: Alessandra Serrão/MTur

Durante dois dias, Belém (PA) sediou o I Congresso do Ministério Público do Estado do Pará sobre “Justiça Climática e Sustentabilidade: Diálogos Preparatórios para a COP30”. O evento reuniu autoridades, especialistas e lideranças comunitárias para debater o papel da Amazônia na agenda climática global.

No painel de encerramento, a secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, e o procurador-geral de Justiça do Pará, Alexandre Tourinho, defenderam a importância de ações integradas para promover o desenvolvimento sustentável.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – *com informações do MTur

Representando o ministro do Turismo, Celso Sabino, Ana Carla Lopes destacou os avanços da Pasta no apoio ao Pará e à região Norte. As ações incluem não apenas a preparação para a COP30, mas também a construção de um legado permanente. A secretária citou investimentos na infraestrutura turística local e na qualificação profissional por meio da Escola Nacional de Turismo. Inaugurada no ano passado, em Belém, a unidade já ofereceu 4.700 vagas e conta com outras 2.080 previstas até julho.

“O que estamos fazendo aqui vai muito além de preparar o Pará para receber a COP30. Estamos construindo um legado de desenvolvimento sustentável, onde o turismo é um motor de transformação social, econômica e ambiental. Mais do que números, estamos falando de vidas transformadas, de pertencimento”, afirmou Ana Carla Lopes.

A secretária também destacou o papel ativo dos povos amazônidas na construção de soluções para o futuro. “Nós, amazônidas, somos uma força muito grande para sermos apenas palco. Nós seremos atores da construção dessa oportunidade que é a COP30. Continuaremos aqui existindo, principalmente resistindo depois da COP30, porque seguiremos sonhando e realizando com muito orgulho de estarmos fazendo parte dessa história”, disse.

O procurador-geral de Justiça do Pará, Alexandre Tourinho, reforçou a necessidade de articulação entre governos e o Ministério Público para a formulação de políticas públicas baseadas na justiça climática, incluindo aquelas voltadas ao turismo sustentável. “A COP30 é um evento temporário, mas os desafios e as oportunidades são duradouros. Precisamos transformar esse momento em legado para o estado, aproveitar essas oportunidades e utilizá-las em prol da população e da sustentabilidade da nossa região”, pontuou.

O congresso foi encerrado com a leitura da Carta Compromisso pela promotora Ana Maria Magalhães, presidente da Associação do Ministério Público do Estado. O documento apresenta os principais desafios e caminhos para a transição verde no Brasil, com foco no protagonismo da Amazônia e do Pará na COP30, que será realizada em novembro deste ano, em Belém.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur