domingo, outubro 5, 2025
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Veja os 5 destinos da América do Sul mais buscados no Google

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Rio de Janeiro aparece em 3º lugar entre os destinos da América do Sul mais buscados no Google Crédito: Pixabay
Rio de Janeiro aparece em 3º lugar entre os destinos da América do Sul mais buscados no Google Crédito: Pixabay

O turismo na América do Sul soma mais de 1 milhão de pesquisas mensais no Google. Um levantamento da plataforma Comparar Seguro de Viagem revelou quais são os cinco destinos mais procurados pelos viajantes.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

O estudo aponta Argentina, Chile, Peru, Brasil e Colômbia como destaques. Em número de buscas, a Patagônia lidera com 1,8 milhão de pesquisas mensais. Na sequência aparecem Machu Picchu (964 mil), Rio de Janeiro (874 mil), Buenos Aires (611 mil) e Cartagena (444 mil).

Os 5 destinos favoritos dos viajantes

Esses roteiros combinam paisagens naturais, cultura e história e costumam integrar o planejamento de turistas brasileiros.

1. Patagônia

Localizada no sul da América do Sul, Patagônia se divide entre Argentina e Chile. É perfeita para quem busca aventura e natureza, com passeios como minitrekking, caiaque e escaladas.

Por conta do clima e da geografia, é essencial contratar um seguro viagem para a Argentina ou um seguro viagem para a América do Sul, caso a ideia seja explorar os dois países.

Patagônia argentina
Abriga cenários icônicos, como a Cordilheira dos Andes e o Glaciar Perito Moreno, dentro do Parque Nacional dos Glaciares.

Patagônia chilena
Segundo a Associação de Hotéis e Serviços Turísticos de Torres del Paine (HYST), cerca de 750 mil brasileiros visitam o Chile a cada ano, mas a maioria fica em Santiago. A entidade quer ampliar o interesse pela Patagônia chilena.

2. Machu Picchu

Construída no século XV pelo Império Inca, a cidadela peruana é um dos principais sítios arqueológicos do mundo. Fica a 2.400 metros de altitude, no alto dos Andes.
De janeiro a setembro de 2024, o Peru recebeu 141.630 brasileiros, tornando o Brasil o 5º país que mais visita o destino.

3. Rio de Janeiro

De acordo com a ONU Turismo, o Brasil recebeu quase 7 milhões de visitantes internacionais em 2024. O Rio de Janeiro lidera como a cidade mais procurada para lazer, segundo o Ministério do Turismo, que prevê novo recorde em breve.

4. Buenos Aires

A capital da Argentina alia arquitetura europeia e cultura latina. Bares, restaurantes e a vida noturna vibrante são grandes atrativos.
Por lei, turistas precisam de seguro viagem para visitar Buenos Aires.

5. Cartagena

Na costa caribenha da Colômbia, Cartagena mantém muralhas, igrejas e praças coloniais. Praias, gastronomia e construções históricas fazem da cidade um destino completo.

Turismo em expansão

O turismo sul-americano cresce com parcerias entre países, que oferecem mais economia e menos burocracia, como a dispensa de visto para membros do Mercosul e associados.

Turismo no Rio cresce 53% e aposta em voo direto do Canadá para 2025

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O presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida, deu as boas-vindas aos agentes. Crédito: Ascom Setur-RJ - Canadá
O presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida, deu as boas-vindas aos agentes. Crédito: Ascom Setur-RJ

O Rio de Janeiro reforça sua presença no mercado internacional de viagens. Até agosto de 2025, o estado já recebeu mais de 1,4 milhão de turistas estrangeiros, um crescimento de 53,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Para manter o ritmo, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio iniciaram, em 10 de setembro, uma agenda estratégica no Canadá, com apoio da Air Canada e do RIOgaleão. O plano inclui capacitações para agentes de viagens e operadores em Toronto (10/9) e Montreal (12/9), além de uma ação em Nova Iorque (15/9).

Nova rota aérea fortalece conexões

O ponto alto da missão foi o lançamento oficial do voo direto Toronto–Rio de Janeiro, que começa a operar em 4 de dezembro, com três frequências semanais. O evento de apresentação reuniu 110 agentes e operadores de turismo em Toronto, com representantes da Air Canada, do Consulado Brasileiro e do Fairmont Rio.

“O Canadá é um mercado estratégico para o Rio de Janeiro, e o novo voo direto de Toronto será uma porta de entrada fundamental para ampliarmos nossa presença no cenário internacional”, destacou Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo.

Canadá
Cerca de 110 agentes e operadores foram capacitados sobre as potencialidades do estado do Rio de Janeiro. Crédito: Ascom Setur-RJ

Mercado canadense em ascensão

Entre janeiro e agosto de 2025, o Rio já recebeu 15.176 turistas canadenses, número 38,3% maior que em 2024 e equivalente a 95% de todo o fluxo do ano passado. Para Sergio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio, a alta é favorecida por mudanças de comportamento:
“Um fato relevante é que, diante do aumento de tarifas do governo americano, muitos canadenses reduziram as viagens para os Estados Unidos e buscam novos destinos. O Rio de Janeiro se torna uma opção importante”.

canadá
Da esq. para a dir.: o cônsul-adjunto do Brasil em Toronto, Leonardo Enge, e o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida – Foto: divulgação

Diversidade de atrativos

Durante as apresentações, a equipe fluminense destacou destinos que vão além da capital, como Paraty, Búzios, região das Agulhas Negras, Vale do Café e Petrópolis, reforçando o potencial do estado para diferentes perfis de visitantes.

Com os Estados Unidos ainda liderando como maior emissor, com 150.611 visitantes nos primeiros oito meses do ano, a nova ligação com Toronto fortalece a estratégia da Setur-RJ de ampliar as conexões com a América do Norte e consolidar o Rio de Janeiro como porta de entrada para o Brasil.

Autoridades e parceiros na abertura do encontro. Crédito: Ascom Setur-RJ
Autoridades e parceiros na abertura do encontro. Crédito: Ascom Setur-RJ

Solidariedade em alta: GRU Airport registra 40% mais doações de sangue em 2025

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Solidariedade em alta: GRU Airport registra 40% mais doações de sangue em 2025 - Foto: Freepik
Solidariedade em alta: GRU Airport registra 40% mais doações de sangue em 2025 - Foto: Freepik

O Aeroporto Internacional de São Paulo, administrado pela GRU Airport, registrou aumento expressivo nas doações de sangue em 2025. Na 7ª Campanha de Doação de Sangue, realizada nos dias 9 e 10 de setembro, foram coletadas 180 bolsas. Somadas às 197 da edição de abril, o total chega a 377 bolsas, crescimento de 40% em relação às 267 doações de todo o ano de 2024.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

A ação, em parceria com a Fundação Pró-Sangue e a Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos, mobilizou colaboradores, passageiros e a comunidade aeroportuária. O Terminal 2 tornou-se um ponto de solidariedade. “Estamos muito felizes com o impacto desta campanha. A cada ano vemos esse movimento crescer e ganhar mais força, mostrando que a solidariedade pulsa cada vez mais forte aqui no aeroporto”, destaca Ana Ernica, diretora administrativa da GRU Airport.

Segundo ela, cada doação representa um gesto de amor capaz de salvar vidas. “Passageiros e colaboradores dedicaram alguns minutos para um ato simples, mas de imenso poder. Cada bolsa significa esperança e recomeço”, completa.

Facilitar o acesso de quem quer doar

O projeto nasceu da necessidade de ampliar os estoques de sangue e reduzir as dificuldades de deslocamento até os hemocentros. Para Sandra Montebello, médica hematologista da Fundação Pró-Sangue, a parceria com o aeroporto é estratégica. “Conseguimos levar nossa missão a um espaço de grande movimento, contando com a participação de passageiros e funcionários comprometidos com a causa”, afirma.

A Fundação Pró-Sangue mantém ainda cinco postos fixos em São Paulo, Osasco e Barueri. Informações sobre requisitos para doação podem ser consultadas no site oficial da instituição.

Conexão solidária e de alto fluxo

Com média de 880 pousos e decolagens por dia, mais de 100 destinos diretos e cerca de 135 mil passageiros diários, o Aeroporto Internacional de São Paulo é o maior hub do Brasil. Há 13 anos sob a gestão da GRU Airport, a infraestrutura inclui 26 salas VIP e mais de 300 lojas e restaurantes. Um plano de investimento de R$ 1,4 bilhão prevê melhorias em bagagens, novos piers e mais segurança operacional.

Igualdade racial no turismo: Brasil ganha guia inédito da Embratur e CAF

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Coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, enfatizou que o guia é uma ferramenta para orientar o mercado - Foto: divulgação Embratur - turismo
Coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, enfatizou que o guia é uma ferramenta para orientar o mercado - Foto: divulgação Embratur

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), lançou em Salvador (BA) um guia prático de igualdade racial no turismo. O documento chega para orientar empresas e destinos na construção de experiências mais inclusivas, valorizando a cultura e a história negra.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações da Agência Brasil 

O guia apresenta o afroturismo como um segmento estratégico, capaz de gerar impacto econômico e social ao destacar a identidade, a ancestralidade e o protagonismo negro. Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a iniciativa vai além do compromisso social:

“Promover a igualdade racial não é apenas uma questão de justiça social, mas de inteligência de mercado e competitividade. Ao criarmos ambientes verdadeiramente inclusivos e seguros, estamos qualificando nossos destinos e posicionando o Brasil como líder global no afroturismo.”

Segundo a coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, a publicação é uma ferramenta prática para o setor.

“Essa publicação materializa nosso compromisso em fornecer diretrizes claras. É um passo decisivo para construir um turismo que reflita a diversidade do Brasil e acolha a todos de forma justa e respeitosa.”

O diretor de Diversidade da CAF, Eddi Marcelin, reforça que o afroturismo é também a valorização da cultura e da identidade brasileira. Já a consultora Natália Oliveira, integrante da equipe responsável pelo conteúdo, destaca o ineditismo do material, que incentiva a criação de roteiros e serviços turísticos com abordagem antirracista.

Diretrizes e ações sugeridas

O guia propõe medidas concretas para empresas e destinos, como:

  • revisão de anúncios de vagas para evitar linguagem excludente;

  • ampliação da divulgação em redes comunitárias negras;

  • formação de equipes de recrutamento diversas;

  • capacitação contínua em letramento racial, que ensina a identificar e combater o racismo;

  • criação de materiais de comunicação que representem positivamente a diversidade, evitando estereótipos.

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o documento reforça que reconhecer e valorizar a cultura afro-brasileira é essencial para um turismo mais justo e competitivo no cenário internacional.

Fonte: Agência Brasil 

Descubra como milhas aéreas em programas de fidelidade movimentam o turismo brasileiro

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Milhas aéreas são responsáveis pela emissão de 15 milhões de passagens por ano - Foto: Freepik
Milhas aéreas são responsáveis pela emissão de 15 milhões de passagens por ano - Foto: Freepik

As milhas aéreas em programas de fidelidade continuam sendo a principal motivação para os brasileiros trocarem pontos. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), mais de 15 milhões de passagens aéreas são emitidas por ano usando pontos ou milhas acumuladas. Em 2024, foram resgatados mais de 803 bilhões de pontos/milhas, e 76,5% foram destinados a passagens.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Mesmo com a diversificação dos programas, que oferecem produtos e serviços variados, o apelo do turismo segue forte. “A experiência positiva proporcionada pelas viagens representa um benefício que alia dois importantes aspectos na relação do cliente com uma marca, o lado racional e o emocional. Ao resgatar passagens, os clientes economizam dinheiro e vivenciam momentos inesquecíveis”, explica Paulo Curro, diretor executivo da ABEMF.

Crescimento do turismo impulsiona milhas aéreas

O avanço do turismo reforça o poder das milhas aéreas em programas de fidelidade. A Agência de Turismo da ONU registrou 1,4 bilhão de viajantes internacionais em 2024, retomando os níveis pré-pandemia. No Brasil, o setor faturou R$ 108 bilhões no primeiro semestre do ano, segundo a FecomercioSP. Já a Embratur informa que 6,25 milhões de turistas estrangeiros visitaram o país de janeiro a agosto de 2024.

Destinos mais resgatados

Entre os destinos internacionais mais escolhidos com milhas aéreas em programas de fidelidade, destaque para Orlando (EUA), seguido por Santiago (Chile), Miami (EUA), Buenos Aires (Argentina) e Lisboa (Portugal). No Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Fortaleza lideram as emissões. O levantamento é da ABEMF, com base no primeiro trimestre de 2025.

Sobre a ABEMF

Criada há mais de uma década, a ABEMF reúne onze das maiores empresas do setor, como Azul Fidelidade, Smiles e LATAM Pass. A entidade divulga pesquisas, incentiva boas práticas e busca benefícios para o mercado de fidelização.

TBO lança Platinum Collection e aposta em hotéis de luxo no Brasil e no mundo

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Rodrigo Sienra, Country Manager da TBO no Brasil - Crédito: Rubens Shiromaro / divulgação
Rodrigo Sienra, Country Manager da TBO no Brasil - Crédito: Rubens Shiromaro / divulgação

A TBO, uma das maiores plataformas globais de produtos e serviços para agências de viagens, quer ser referência na distribuição de hotéis de luxo. A estratégia chega em um momento de crescimento do segmento em diversos mercados, inclusive no Brasil.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Segundo a multinacional, viajantes de alto padrão buscam cada vez mais aventuras personalizadas, experiências culturais imersivas e destinos que unam exclusividade e acessibilidade. Esse movimento é impulsionado por cinco tendências: consultores especializados, inovação digital, hiperpersonalização, sustentabilidade e demanda por experiências únicas.

Para atender a esse perfil, a TBO adquiriu recentemente a Classic Vacations, líder em viagens de luxo B2B2C, e lançou a Platinum Collection. O portfólio reúne hotéis exclusivos e distintos em várias partes do mundo. A proposta é conectar hoteleiros a uma ampla rede global de agentes de viagens de varejo de alto valor, ampliando as possibilidades de negócios.

Agentes de viagens que acessarem a coleção – identificada pelo selo TBO Platinum – contarão com ferramentas de vendas, conteúdo selecionado e vantagens como tratamento VIP no check-in, upgrades de quarto e tarifas competitivas. Já os hotéis ganham visibilidade por meio de landing pages dedicadas, campanhas digitais segmentadas e análises de dados estratégicas.

“Com a Platinum Collection, não estamos apenas oferecendo maior visibilidade para hotéis, mas criando um ecossistema premium onde hotéis de luxo podem interagir com os agentes certos”, afirma Rodrigo Sienra, Country Manager da TBO no Brasil. “Nosso foco é agregar valor em ambos os lados, oferecendo exposição qualificada para hotéis e acesso confiável a propriedades de luxo para os agentes.”

A Platinum Collection também será destaque da 3ª semana da campanha “10 anos de Brasil”, que celebra a primeira década da TBO no país com ofertas especiais em hotelaria.

Presente em mais de 150 países e com mais de um milhão de hotéis no portfólio, a TBO oferece ainda pacotes, grupos, traslados, cruzeiros e passeios turísticos, apoiando o trabalho diário de 180 mil agentes de viagens no mundo. Saiba mais no site.

Moderno e seguro: Aeroporto de Belém conclui nova fase de investimentos

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Aeroporto de Belém - Foto: Gabriel Magacho
Aeroporto de Belém - Foto: Gabriel Magacho

O Aeroporto Internacional de Belém, o maior da região Norte, comemora dois anos de concessão à Norte da Amazônia Airports (NOA) com duas grandes conquistas: a Certificação Operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a conclusão dos investimentos previstos na Fase I-B do contrato.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

A chancela da Anac confirma que o terminal atende integralmente aos requisitos de infraestrutura, manutenção, resposta a emergências, gerenciamento de risco de fauna e procedimentos operacionais. O certificado autoriza o aeroporto a receber aeronaves compatíveis com o código 4E, como Boeing 777-300ER e Airbus A330-300, além de modelos domésticos.

Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da NOA, ressalta que a certificação reflete a busca constante por qualidade e segurança. “Um aeroporto certificado é aquele cuja excelência operacional é atestada pela Anac. Trabalhamos para garantir altos padrões de eficiência e impulsionar o desenvolvimento da aviação no Pará, fortalecendo o turismo e a economia regional”, afirma.

Fase I-B moderniza terminal e amplia capacidade

A conclusão da Fase I-B representa um salto em conforto e eficiência. As áreas de embarque quase triplicaram, passando de 1.593 m² para 4.303 m². O embarque remoto cresceu 214%, de 265 m² para 835 m². O saguão principal ganhou dois novos mezaninos, com mais espaço para inspeção de segurança e novas opções de lojas e serviços.

As áreas comerciais também cresceram, de 2.863 m² para 4.162 m², recebendo marcas regionais e nacionais como Fran’s Café, Living Heineken e W Premium Lounge. Segundo Artur Thiago Costa, diretor financeiro da NOA, as ampliações trazem mais comodidade e geram novos postos de trabalho.

Outras melhorias incluem sanitários mais modernos e acessíveis, aumento de 20% no saguão, novas longarinas com design amazônico e um sistema de climatização mais potente. Na parte externa, o espaço para veículos e pedestres foi ampliado em cerca de 60%, garantindo mais segurança e conforto no acesso ao Aeroporto Júlio Cezar Ribeiro (Val-de-Cans).

Embarque - Foto: Patrícia Lanini
Embarque – Foto: Patrícia Lanini

Infraestrutura aérea reforçada

A NOA também investiu em um novo pátio com cinco posições adicionais para aeronaves da categoria C, requalificação do pavimento das pistas, modernização do balizamento noturno e implantação de Áreas de Segurança de Fim de Pista (RESAs). Equipamentos de auxílio visual, como PAPIs e ALS com tecnologia LED, aumentam a precisão nas operações de pouso, inclusive em baixa visibilidade.

Com essas melhorias, o Aeroporto Internacional de Belém se consolida como um dos mais modernos do país, preparado para receber mais voos, estimular novos negócios e impulsionar o turismo e a economia da região Norte.

Passagens corporativas: como o IOF e o tarifaço dos EUA pesam no bolso

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Com IOF e tarifaço americano, taxas altas freiam queda no preço de passagens corporativas, aponta levantamento da Onfly - Foto: Divulgação
Com IOF e tarifaço americano, taxas altas freiam queda no preço de passagens corporativas, aponta levantamento da Onfly - Foto: Divulgação

Um levantamento da Onfly, maior travel tech B2B da América Latina, revela que a redução no preço das tarifas aéreas não tem garantido economia real às empresas. A combinação de novo IOF doméstico e do chamado “tarifaço internacional” dos Estados Unidos elevou as taxas e impostos, que acabam freando a queda no custo final das viagens corporativas.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Entre agosto de 2023 e agosto de 2025, o ticket médio das passagens aéreas corporativas caiu de R$ 828,68 para R$ 803,07, uma retração de apenas 3,1%. No mesmo período, as taxas extras cresceram 32% em relação a 2023, mesmo após um recuo em 2025. “Embora as tarifas base tenham registrado queda, o impacto das taxas adicionais é expressivo e pode anular boa parte desse benefício”, afirma Rafael Cunha, head de dados da Onfly.

Efeito da compra antecipada

A pesquisa mostra que comprar com antecedência continua sendo a melhor estratégia. Em 2024, passagens adquiridas até 10 dias antes do embarque ficaram 8,4% mais caras. Já as compradas com mais de 10 dias subiram 3,4%. Em 2025, as reservas antecipadas tiveram nova alta de 8,1%. Mesmo com leve recuo nas taxas em 2025, o patamar segue bem acima de 2023.

Variações entre voos nacionais e internacionais

Nos voos domésticos, o ticket médio caiu 3,6% em 2024, mas subiu 6,4% em 2025 após a aplicação do novo IOF, fechando com alta acumulada de 2,5% frente a 2023. Já as taxas cresceram 30,1% em 2024 e recuaram 15,9% em 2025.

Nos voos internacionais, o impacto do “tarifaço” americano é claro. Em 2024, as taxas aumentaram 56,7%. Em 2025, houve queda de 14,7%, mas o nível continua 33,7% acima de 2023. Para destinos nos EUA, o ticket médio subiu 7% em 2025, consolidando um avanço de 4,5% em dois anos.

Planejamento é essencial

Segundo Cunha, o cenário reflete não apenas fatores cambiais e regulatórios, mas também o esforço das companhias aéreas em recompor margens após a pandemia. Ele recomenda que as empresas mantenham planejamento rigoroso para conter custos em viagens corporativas.

Turismo brasileiro foca em sustentabilidade e atrai atenção no G20

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Brasil defende turismo inclusivo e apresenta oportunidades de investimento em Fórum na Cidade do Cabo, África do Sul - Foto: Denise McIntyre
Brasil defende turismo inclusivo e apresenta oportunidades de investimento em Fórum na Cidade do Cabo, África do Sul - Foto: Denise McIntyre

A secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, representou o ministro Celso Sabino no Fórum de Investimentos em Turismo e Diálogo de Líderes do G20, realizado em 10 de setembro na Cidade do Cabo, África do Sul. O encontro, promovido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) em parceria com o governo sul-africano, reuniu autoridades e investidores para debater atração de capital, segurança jurídica e sustentabilidade.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur

Ana Carla reforçou a defesa de um turismo que combine retorno financeiro e inclusão social. “Eu sou da Amazônia e tirar as pessoas da invisibilidade é o meu maior desafio. É importante a planilha financeira, mas é imprescindível olhar para o valor das comunidades locais e como promover inclusão”, afirmou.

Como exemplo, citou a evolução da temporada de cruzeiros no Brasil, que passou a gerar mais renda para comunidades costeiras. A melhoria de marinas e portos atraiu mais escalas de navios, elevando o impacto econômico para cerca de R$ 6 bilhões na última temporada, com 838 mil cruzeiristas e gasto médio de R$ 700 por turista.

Diálogo entre governo e setor privado

A secretária destacou a retomada do Conselho Nacional de Turismo, com 93 representantes da sociedade civil, como prova da política de diálogo determinada pelo presidente Lula. A iniciativa tem ampliado a eficácia das políticas públicas e incentiva parcerias com a iniciativa privada.

Cooperação Brasil-África e agenda climática

A participação brasileira no fórum reforça a aproximação com o continente africano, prioridade da presidência brasileira do G20. O fluxo de turistas sul-africanos para o Brasil cresceu de 5.403 em 2022 para 15.280 em 2024. Ana Carla também convidou os países a participarem da COP30, em Belém, e defendeu um desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Portfólio para investidores

O Brasil apresentou o Guia de Investimentos, elaborado pela ONU Turismo e pela CAF, que reúne 118 projetos em áreas como concessões de parques, requalificação de patrimônios históricos e infraestrutura turística. “É um portfólio robusto que une sustentabilidade, retorno financeiro e impacto social”, finalizou Ana Carla Lopes.

Na sequência da missão oficial, a representante do MTur seguirá para Mpumalanga, onde participará da reunião do G20 Turismo para reforçar a contribuição brasileira e fortalecer convites à COP30.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Mtur

Gramado e Olímpia: hotéis Wyndham dão 20% de desconto e gratuidade para crianças

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Wyndham Olímpia Royal Hotels - Foto: divulgação
Wyndham Olímpia Royal Hotels - Foto: divulgação

Até 23 de setembro, os hotéis Wyndham Gramado Termas Resort & Spa (RS) e Wyndham Olímpia Royal Hotels (SP) oferecem condições especiais para quem busca lazer em família com conforto. Durante a campanha da Semana do Cliente, as reservas com mínimo de duas noites garantem 20% de desconto para hospedagens realizadas até 30 de março de 2026.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Em Gramado, além da tarifa promocional, uma criança de até 12 anos tem ingresso cortesia para parques parceiros como Mini Mundo, Mundo Criamigos, Vila da Mônica ou Exceed Park. O resort é o único na cidade com águas termais em piscinas e hidromassagens, além de spa, academia, brinquedoteca, cinema e restaurante.

Em Olímpia, o desconto pode ser combinado com o pacote Diversão, exclusivo para reservas feitas diretamente com o hotel, que inclui acesso ao Thermas dos Laranjais, o parque aquático mais visitado da América Latina. Duas crianças de até 12 anos, hospedadas no mesmo quarto dos responsáveis, têm gratuidade. A estrutura de lazer soma 9.000 m², com 11 piscinas climatizadas, arena beach, brinquedotecas, salas de jogos e centro gastronômico.

Regras da promoção

  • Reservas: até 23 de setembro de 2025

  • Período de hospedagem: até 30 de março de 2026

  • Desconto: 20% nas diárias, com mínimo de duas noites

  • Tarifas: não reembolsáveis

  • Períodos de blackout: feriados, Natal, Ano Novo e datas específicas em cada destino (ex.: 15 a 19/10 e 20 a 22/11 em Gramado; 20 a 22/11 em Olímpia)

Além das vantagens, os hóspedes acumulam pontos no Wyndham Rewards, programa de fidelidade que reúne mais de 115 milhões de membros com milhares de opções de resgate em hotéis, resorts e casas de férias em todo o mundo.

Wyndham Gramado Termas Resort & Spa - Foto: divulgação
Wyndham Gramado Termas Resort & Spa – Foto: divulgação

Contatos e reservas

Wyndham Gramado Termas Resort & Spa

Localizado próximo aos parques Acquamotion e Snowland, o resort oferece estrutura completa para descanso e diversão, com águas termais, spa, academia, brinquedoteca, restaurante, bar e cinema.

Wyndham Olímpia Royal Hotels

Com a maior infraestrutura de lazer da cidade, o hotel é vizinho do Thermas dos Laranjais e conta com 11 piscinas climatizadas, ofurôs, quadras esportivas e centro gastronômico completo.