Início Site Página 16

Europamundo realiza Convenção Anual de 2024 em Marrakech e destaca avanços em vendas e inovação tecnológica

0

A operadora Europamundo iniciou sua Convenção Anual de 2024 na última sexta-feira (1º de novembro), reunindo mais de 300 participantes, incluindo representantes de quase 100 empresas de mais de 50 países, no Kenzi Farah Rose Garden, em Marrakech, Marrocos.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias de imprensa


O evento, que conta com o apoio do Gabinete Nacional de Turismo de Marrocos (ONMT), trouxe uma agenda diversificada com foco em inovações de produtos, crescimento de vendas e o papel fundamental da tecnologia no setor turístico global.

Durante o fim de semana, foram realizadas sessões técnicas e, ao longo desta semana, os participantes seguem em roteiros pela costa atlântica e pelo deserto marroquino. O CEO da Europamundo, Alejandro de la Osa, deu início às atividades reforçando o propósito do encontro: “A convenção é um momento de compartilhamento de conhecimento sobre o mercado, destinos e sobre nossa empresa”, afirmou.

Foco em Crescimento e Mercado Latino-Americano

Com 169.793 passageiros transportados em 2024 até o momento, a Europamundo superou suas expectativas de crescimento, registrando um aumento de 7% nas vendas, acima dos 5% previstos. A América Latina se destacou como o principal mercado da operadora, respondendo por 80% das vendas globais da companhia no ano. No ranking de vendas, o México lidera, seguido por Argentina e Brasil. Representantes das principais operadoras brasileiras – Agaxtur, CVC, FRT, Incomum e Schultz – marcam presença no evento, reforçando a parceria com a Europamundo e o interesse em explorar novas estratégias e oportunidades.

Desafios e Soluções para Antecipação de Vendas

Um dos temas discutidos foi a dificuldade na antecipação das reservas, com 8% dos passageiros realizando compras a menos de 20 dias da viagem. Alejandro de la Osa ressaltou a importância de incentivar a compra antecipada, prometendo benefícios exclusivos para aqueles que se programam com antecedência. Esse esforço visa otimizar a experiência dos viajantes e garantir mais estabilidade na gestão dos roteiros.

Tecnologia como Pilar Estratégico

A tecnologia tem sido uma área prioritária para a Europamundo, que apresentou melhorias em cibersegurança e na gestão de reputação online durante a convenção. Desde o lançamento de seu aplicativo em 2023, a empresa já registra mais de 50 mil reservas por meio da plataforma, que hoje conta com 72 mil usuários. Essas inovações visam aprimorar a experiência do cliente e consolidar a presença digital da operadora.

Novos Produtos e Expansão de Destinos

A Europamundo anunciou um aumento na oferta de roteiros para 2025, ampliando o número de saídas, destinos e opções de duração. Entre as novidades, destaca-se o Landcruise, desenvolvido especialmente para o mercado japonês, e novos circuitos em países da Ásia, como China, Japão e Coreia. A operadora também aposta em roteiros semanais e opções personalizadas para grupos pequenos, respondendo à demanda por viagens mais personalizadas e culturais.

Presença Marroquina e Futuro do Turismo

Khalid Mimi, diretor do ONMT para Espanha, Portugal e América Latina, destacou o papel de Marrakesh como destino turístico e a previsão de receber 26 milhões de visitantes até 2030. Para ele, a parceria com a Europamundo é fundamental para fortalecer a imagem do país no cenário internacional.

A operadora é pioneira em trazer novos conceitos e modelos de viagem, segue investindo em inovação para se adaptar às mudanças no mercado. Para Luis Garcia, fundador da empresa, é essencial “reinventar-se constantemente” para atender às novas demandas dos viajantes. O encontro reforça o compromisso da companhia em expandir suas operações de forma colaborativa, fomentando o turismo responsável e a integração cultural.

Willemstad, capital vibrante de Curaçao

0

Se é experiência que o turista quer em um roteiro, Curaçao tem tudo para ser a escolha ideal. Um pedaço do Caribe na América do Sul, com mar azul turquesa, águas quentes e longe da rota dos furacões, a letra C das famosas Ilhas ABC (Aruba, Bonaire e Curaçao), foi colônia Holandesa até 2010 e hoje é um país autônomo que faz parte dos Reinos Baixos, leia-se Holanda.

por Alexandra Mato Ramos, jornalista colaboradora do DT

A cidade é separada pela Baía de Santa Anna e dividida pela ponte Queen Emma, um dos cartões postais da cidade, que liga os bairros de Punda e Otrabanda. Flutuante, a ponte pode, durante o dia, ser aberta para a passagem de navios. De carro, cruza-se a baía pela ponte Queen Juliana, com 45 metros de altura.

Punda é um dos bairros mais antigos de Curaçao e é onde as casinhas coloridas na orla de Handelskade, uma área litorânea colorida e emblemática, repleta de cafés, lojas e arquitetura de influência holandesa que formam o principal cartão-postal do país. A região é repleta de restaurantes, comércio e tem uma vida agitada após o sol baixar.

Já Otrabanda, que se traduz como “o outro lado” na língua papiamento local, referindo-se à sua posição no lado oeste da famosa Ponte flutuante Rainha Emma da cidade. O bairro é caracterizado por sua mistura única de estilos arquitetônicos, onde edifícios holandeses clássicos convivem harmoniosamente com casas de estilo caribenho, um retrato fiel do passado colonial holandês e das tradições locais da ilha.

Curaçao - Comércio Punda - Crédito: Alexandra Mato Ramos / DT
Curaçao – Comércio Punda – Crédito: Alexandra Mato Ramos / DT
Curaçao - Otrabanda Crédito: Alexandra Mato Ramos / DT
Curaçao – Otrabanda Crédito: Alexandra Mato Ramos / DT
Ponte Queen Emma Crédito: Alexandra Mato Ramos / DT
Ponte Queen Emma Crédito: Alexandra Mato Ramos / DT
Curaçao - Ponte Rio Juliana - Crédito: Alexandra Mato Ramos / DT
Curaçao – Ponte Rio Juliana – Crédito: Alexandra Mato Ramos / DT
Bairro Punda em Curaçao - Crédito: Alexandra Mato Ramos / DT
Bairro Punda em Curaçao – Crédito: Alexandra Mato Ramos / DT

Dushi: Você está em Curaçao

Um passeio de tuck tuck pode ser uma forma prazerosa de conhecer Willemstad, principalmente se o condutor for simpático e falante.

Não deixe de prestar atenção na arte urbana da cidade. A arte é uma parte importante da cultura de Curaçao e reflete uma mistura única de cores e formas. A cena artística da ilha consista em belas e vibrantes murais que enchem as ruas e retratam cenas típicas de Curaçao.

Os condutores do Tuck Tuck levam o turista a se aventurar  nos  ‘Hanchi’, ou pequenos becos em Papiamentu, onde se encontram a autêntica cultura local. No roteiro dos pitorescos transportes, está a Praça Rainha Wilhelmina, onde ficam os clássicos letreiros instamagraveis, cujo mais famoso é o ‘Dushi’, que significa, no idioma local, tudo que é querido e positivo, podendo ser usado pelos que vivem na ilha, das mais variadas formas: De pronome de tratamento carinhoso a descrição de um lugar agradável.

Arquitetura de Curaçao - Foto: Alexandra Mato Ramos / DT
Arquitetura de Curaçao – Foto: Alexandra Mato Ramos / DT
Arte de rua - Foto: Alexandra Mato Ramos / DT
Arte de rua em Curaçao – Foto: Alexandra Mato Ramos / DT
Arte de rua em Curaçao - Foto: Alexandra Mato Ramos / DT
Arte de rua em Curaçao – Foto: Alexandra Mato Ramos / DT
Arte urbana em Curaçao - Foto: Alexandra Mato Ramos / DT
Arte urbana em Curaçao – Foto: Alexandra Mato Ramos / DT
Dushi - Foto: Alexandra Mato Ramos / DT
Dushi em Curaçao – Foto: Alexandra Mato Ramos / DT
Hanchi - Becos - Foto: Alexandra Mato Ramos / DT
Curaçao – Hanchi – Becos – Foto: Alexandra Mato Ramos / DT

Reservas

Não esqueça:

  • Passaporte válido (mínimo 6 meses para expirar);
  • Certificado Internacional contra Febre Amarela (Impresso):
  • Cartão de Imigração Digital – Processar o cartão a partir de 7 dias antes do embarque no site: www.dicardcuracao.com
  • Seguro viagem (não é obrigatório, mas é importante ter)
  • Baixar o aplicativo Curaçao Travel Guide que disponibiliza a programação cultural da ilha

Confira nas próximas edições do DIÁRIO dicas de restaurantes, hotéis e passeios em nossa visita a esse paraíso caribenho


*A jornalista Alexandra Mato Ramos viajou a convite do Visit Curaçao com Seguro Europ Assistance

Visit Iguassu representa Foz do Iguaçu na World Travel Market 2024

0

Evento internacional reúne profissionais de turismo para promover destinos globais com foco em regeneração e sustentabilidade

A World Travel Market (WTM), o evento de viagens e turismo mais influente do mundo, reúne mais de 40 mil profissionais a partir desta terça-feira, 05 de novembro, em Londres. Com o tema “Travel Power”, a feira coloca as viagens como força propulsora de desenvolvimento e bem-estar, explorando um novo modelo de turismo regenerativo que revitaliza e nutre os destinos turísticos.

O Visit Iguassu foi selecionado para representar o Destino Iguaçu como coexpositor no estande da EMBRATUR, ao lado da Secretaria Municipal de Turismo. A participação busca fortalecer a visibilidade global do destino e ampliar relacionamentos estratégicos através de reuniões pré-agendadas com compradores internacionais. “Foz do Iguaçu será apresentada como um destino multifacetado para o ano todo, destacando alguns dos belos lugares que os viajantes ainda precisam descobrir”, comenta Even Mota, do setor de Visitors do Visit Iguassu.

Com três dias de programação intensa, a feira inclui encontros com agências de viagens e operadoras de turismo, oferecendo uma plataforma única para planejar e maximizar parcerias comerciais.

A WTM também proporciona ao Visit Iguassu uma oportunidade de promover Foz do Iguaçu como um destino que vai além do turismo convencional, valorizando práticas sustentáveis e a conservação ambiental, alinhando-se ao novo foco da feira em turismo regenerativo.

Natal Magiko começa no Hopi Hari com atrações especiais e decoração de luzes

Parque de diversões trará de volta o encantador “Natal Magiko”

A temporada mais mágica do ano já tem data para começar no Hopi Hari! De 14 de novembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025, o parque de diversões trará de volta o encantador “Natal Magiko,” agora com uma celebração ainda mais especial para homenagear os 25 anos do parque. Logo na abertura, no “Oiê Temático”, o elenco recebe os visitantes em trajes natalinos, criando uma atmosfera imersiva e cheia de alegria para dar início à magia do Natal.

Durante toda temporada crianças até 12 anos não pagam entrada. Não é preciso estarem acompanhadas de um pagante. Basta apresentar nas catracas um documento de identificação.

Entre as atrações especiais estreia o espetáculo “Magia de Sonhar”, que acontece diariamente às 18h no Theatro de Kaminda. Para encantar públicos de todas as idades, o enredo conta uma história cheia de aventuras e personagens mágicos onde uma jovem garota, perdida da mãe em um temporal, é transportada a um parque de diversões fantástico, habitado por bailarinas, soldadinhos, bonecas, mágicos e outros seres encantados que guiam a protagonista em uma aventura surpreendente. O show combina luzes, músicas e coreografias especiais, criando um ambiente de pura emoção.

Parada de Natal

Além disso, o parque preparou a Parada de Natal, que acontece às 19h na Rua de Kaminda. O Papai Noel faz sua entrada triunfal ao lado de seres do gelo diretamente do Polo Norte. Com uma trilha sonora que agrada todas as gerações, a parada é garantia de que crianças, jovens e adultos irão cantar e dançar juntos.

Durante toda a temporada de Natal outras atrações estarão em cartaz para encantar os visitantes. No Teatro Klapi Klapi será exibido o espetáculo “Alice, no País Mais Divertido do Mundo” às 13h30. No mês de novembro o show “Wild West Spetacular” acontece às 15h30 na Rua de Wild West. O Saloon também ganha vida com sessões do espetáculo “O Forasteiro” às 13h30 e às 14h30. Os horários de todos os shows podem sofrer altercações sem prévio aviso. Para evitar imprevistos, os visitantes devem conferir os horários atualizados das atrações na entrada do parque no dia de sua visita.

A magia natalina se estende ainda ao Cinetrion, transformado na Casa do Papai Noel, onde um ambiente imersivo aguarda os visitantes, ideal para fotos e memórias inesquecíveis. A Casa do Papai Noel estará aberta diariamente das 15h às 18h30, permitindo fotos e momentos inesquecíveis.

A Coca-Cola também retorna ao parque com ativações temáticas, trazendo um toque especial e nostálgico às celebrações. Essa edição do “Natal Magiko” celebra os 25 anos do Hopi Hari e reforça o compromisso do parque com fantasia e diversão para famílias.

Os ingressos para a temporada já estão disponíveis e o Hopi Hari convida o público a se preparar para uma experiência mágica e inesquecível.

Serviço

  • Natal Magiko 2024
  • Data: de 14/11/2024 a 06/01/2025
  • Horário de funcionamento: Das 11h às 19h30
  • Local: Hopi Hari – Rodovia dos Bandeirantes, km 72, Vinhedo – SP
  • Mais informações: www.hopihari.com.br

Autoridade de Praga afirma que destino prefere turistas “cultos e ricos”; entenda a polêmica

Praga, na República Tcheca, destino conhecido pela cerveja de alta qualidade, quer mudar o perfil de seus turistas. Acostumada a lotar bares e pubs, a maioria dos visitantes causa transtorno a moradores

REDAÇÃO DO DIÁRIO

O vice-prefeito de Praga para a cultura, Jiri Pospisil, afirmou à agência AFP nesta segunda-feira (4) que a gestão da cidade quer desencorajar turistas interessados somente em bares e na vida noturna de modo geral.

Ele declarou que o município não deseja turistas que fiquem “por pouco tempo só para ficarem bêbados”. Na sequência, explicou que o foco é em “turistas mais cultos e ricos”, normalmente interessados na arte e arquitetura do destino.

Para dar seguimento a esse desejo, a prefeitura proibiu visitas guiadas organizadas por agências de turismo aos bares da cidade.

Turismo ‘etílico’ e as muitas reclamações

O controle de aglomerações de turistas e o impacto na qualidade de vida dos moradores estão entre os principais motivos para a criação da norma.

Nos últimos tempos, Praga se tornou destino certo de solteiros oriundos do mundo todo, mas sobretudo da própria Europa. A informação foi divulgada pela CNN dos Estados Unidos.

Um fator que ajuda muito esse boom no turismo é o preço baixo das cervejas, apesar de boas. Elas são mais em conta do que água.

Sem maratona nos bares de Praga

À CNN, a subprefeitura de Praga 1 (o distrito histórico) confirmou que proibiu o hábito de maratonar os bares, se movendo de um estabelecimento a outro repetidamente, das 22h às 6h a partir do início de novembro.

A subprefeita Terezie Radomerská justificou que a proibição é “movida pelo nosso desejo de reduzir o comportamento perturbador, especialmente ligado a eventos como despedidas de solteiro, que frequentemente resultam em barulho excessivo e incômodos tanto para moradores quanto para outros visitantes.”

Autoridade de Praga afirma que destino prefere turistas "cultos e ricos"; entenda a polêmica
Grupos liderados por agências de turismo serão proibidos de ocupar um bar atrás do outro (Foto: Pixabay)

Proibição para grupos liderados por agências de turismo

O líder da Associação Tcheca de Hotéis e Restaurantes, Vaclav Starek, se diz favorável à decisão. “Estas viagens ao centro em busca de cerveja têm sido um problema para moradores e outros turistas também”, comentou ele à AFP.

Grupos individuais de turistas podem continuar fazendo a maratona própria de bar em bar, até o horário que quiserem. Mas as agências de turismo não podem liderar passeios como esse.

“Ninguém vai ser proibido de ir a um bar”, destacou. Simon Old, que trabalha como especialista na cidade de Praga para StagWeb.co.uk e GoHen.com — duas agências britânicas que organizam despedidas de solteiro no exterior —, acredita que a proibição é “vaga” e “não vai impedir que as despedidas de solteiro aconteçam em Praga de jeito nenhum”.

Fonte: UOL

Abrasel promove evento para discutir questões do setor de bares e restaurantes; inscreva-se

0

Núcleo Baixada Santista realiza encontros em novembro em São Vicente, Peruíbe e Itanhaém

Comerciantes e empresários do ramo de alimentação fora do lar terão a oportunidade de conhecer mais a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo (Abrasel SP) e debater temas do setor no Litoral em três encontros que serão realizados em novembro pelo núcleo Baixada Santista.

O primeiro evento será na terça-feira, dia 5, em São Vicente, das 8h30 às 10h, no Sicredi (Av. Presidente Wilson, 874 – Centro). Já no dia 7, será em Peruíbe, das 9 às 10h, no Sicredi (Av. Padre Anchieta, 908 – Centro) e no dia 21 de novembro, em Itanhaém, das 8h30 às 10h, na Associação Comercial (Av. Presidente Vargas, 757 – Centro).

O “Café de Negócios da Abrasel” é uma oportunidade de discutir demandas presentes na vida de comerciantes de bares e restaurantes como taxas de serviço mais atraentes, debates sobre geração de empregos e equilíbrio financeiro no setor.

Os interessados precisam ter o CNPJ do ramo de alimentação fora do lar da Cidade do evento e podem se inscrever gratuitamente pelos links:

Para o diretor da Abrasel SP Núcleo Baixada Santista, Guilherme Karaoglan, esta é uma chance dos empresários debaterem questões importantes. “Já realizamos estes encontros em Santos e Cubatão e percebemos que é um espaço de acolhimento para os comerciantes discutirem questões do nosso setor que são tão presentes na vida de todos”.

Já para Luan Paiva, também diretor da Abrasel SP Núcleo Baixada Santista, esta agenda é importante para fortalecer o networking. “As pessoas podem conversar sobre demandas e também trocar experiências. Muitas vezes, um ajuda o outro e nós estamos disponíveis para estreitar esta relação”.

Em outubro, foram realizados encontros em Santos e Cubatão e a ideia é expandir para todas as Cidades da Baixada Santista até o fim do ano.

Abrasel SP Núcleo Baixada Santista

Criada em abril/2024, a Abrasel está presente nas nove cidades da região: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

“Excelentes oportunidades de negócios”, diz executivo da Schultz sobre o Festuris Gramado

0

Evento ocorre entre 7 e 10 de novembro, com previsão de reunir mais de 15 mil pessoas

Nesta semana, o estado do Rio Grande do Sul recebe um dos eventos mais esperados do trade turístico do Brasil, o Festuris Gramado. Criado há mais de 35 anos e posicionado como um dos mais importantes da indústria, o Festuris será realizado entre 7 e 10 de novembro, no Sierra Parque, e espera reunir mais de 15 mil participantes, incluindo representantes de empresas nacionais e internacionais, que buscam o evento para se promover no Brasil.

“O Festuris é, para nós, uma importante agenda de networking e gera excelentes oportunidades de negócios”, diz Rodrigo Rodrigues, diretor Comercial da Schultz Operadora. A empresa marca presença em mais esta edição, integrando a área das operadoras com a presença do time de gestores da área comercial, que atuará na difusão das novidades da companhia, incluindo produtos exclusivos e parcerias estratégicas como a recentemente estabelecida com a MAPA PLUS, de modo a gerar mais opções e oportunidades com uma oferta ainda mais ampla para atender todos os perfis de clientes em circuitos, área em que a empresa é especialista e possui acordos regionais e globais com os principais fornecedores do mundo. “Em 2024 investimos fortemente em parcerias para nichos específicos, estratégia que está mantida para 2025”, diz o executivo.

Sobre a Schultz

Criada há quase 40 anos, a Schultz é uma das mais completas empresas turísticas do Brasil, integrada pelas operações da Vital Card (seguro-viagem), Schultz Vistos (vistos de turismo, estudos, trabalho e negócios), TZ Seguros (corretora de seguros para empresas de turismo), TZ System (tecnologia) e TZ Viagens (franqueadora de agências de viagens multimarcas) e Schultz Operadora.

Salvador tem aumento de turistas franceses com voo direto da Air France

0

Após uma semana da entrada em operação dos três voos semanais, ligando Paris a Salvador (segundas, quintas e sábados), pela Air France, o aumento no fluxo de turistas franceses na capital baiana já é percebido. A rota tem capacidade para trazer cerca de mil passageiros por semana. Os primeiros voos registraram ocupação de 90%.

Os visitantes da França podem ser vistos circulando por alguns cartões-postais da cidade, sendo o Pelourinho o lugar mais procurado, onde funciona o posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT). No local, mantido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), são oferecidos tradutores para orientações sobre a diversidade de atrativos da Bahia, com a distribuição de material informativo e fitinhas do Senhor do Bonfim.

O psicólogo francês Balhouane Charles veio a Salvador acompanhado da esposa, para participar de uma conferência, e foi atendido no SAT Pelourinho. “Viemos cinco dias, antes do evento, e vamos ficar mais cinco dias, depois do compromisso, para conhecer melhor a Bahia. Escolhemos o Centro Histórico para iniciar os passeios e fomos bem recebidos no posto oficial de turismo”, relatou.

O restaurador de arte Regis Andouaro saiu da França para ter contato com a cultura baiana. “Percebi que aqui existe uma mistura de culturas muito interessante. Eu prefiro passear sempre com informações seguras sobre o lugar”.

A advogada Karine Courtine decidiu reunir um grupo de amigas francesas para ir além de Salvador. “Já estivemos na Barra, Vitória, Santo Antônio Além do Carmo e finalizamos aqui no Pelourinho. Ainda vamos visitar a Chapada Diamantina e Itacaré”, pontuou.

“A equipe da Setur-BA comemora esse grande movimento de franceses e está preparada para oferecer atendimento qualificado. Em geral, eles buscam informações sobre cultura, igrejas e praias. Nossa expectativa é receber um número maior de turistas da França e de outros países da Europa, Ásia e África, por conta das conexões da Air France”, explicou a coordenadora do SAT, Patrícia Seabra. (Com informações da Setur/BAHIA)

Black Friday: CVC lança 2º passageiro grátis para Europa, Ásia, África e Oriente Médio

A CVC acaba de colocar no ar uma das suas principais condições especiais para quem deseja viajar para o exterior: 2º passageiro grátis Europa, Ásia, África e Oriente Médio

A condição é válida para compras realizadas até 15 de novembro, com embarques até março de 2025. Os circuitos que fazem parte da promoção são os da “Série Conquistas”, produto exclusivo da CVC que conta com mais de 100 opções de roteiros, passando por países como Portugal, Espanha, Itália, França, Inglaterra, Grécia, Holanda, África do Sul, Emirados Árabes, Egito, Tailândia, Marrocos, Turquia, Japão e muitos outros, com opções de roteiros que também combinam mais de um país na mesma viagem.

Os circuitos incluem toda a parte terrestre, sendo, hospedagem em hotéis bem localizados, passeios pelos principais pontos turísticos e guia falando português durante toda a viagem. São mais de 2.000 mil lugares disponíveis nessa promoção. Um exemplo é o roteiro de Portugal, nas cidades de Porto, Guimarães, Braga, Aveiro, Alcobaça, Lisboa, Fátima e Óbidos, que sai por a partir de EUR 1.115 para duas pessoas, saindo em Março/25.

Dados de busca da CVC mostram que, apesar da desvalorização do real frente ao dólar e o euro, os brasileiros não deixam o sonho da viagem para o exterior de lado, buscando alternativas para fazer com que ela caiba no orçamento familiar. Além disso, destinos como África do Sul, Egito, Marrocos, Turquia e Tailândia possuem a moeda desvalorizada frente ao real, o que gera ainda mais alívio ao bolso do consumidor.

Para deixar a viagem ainda mais completa, a campanha da CVC também tem ofertas nos voos para a Europa, África, Emirados Árabes e Ásia em parceria com a melhores companhia aéreas. Passagem aérea de ida e volta para LISBOA, sai por a partir de 5.000 mil reais. Já para Madri, uma passagem de ida e volta sai por 4.600 mil reais.

Todos os produtos estão à venda nas lojas e agências autorizadas da CVC em todo o Brasil. Para mais informações, acesse o site.

Justiça homologa Plano de Recuperação Judicial do Grupo Gramado Parks

Gramado Parks previa uma ampla reestruturação em todas as suas unidades de negócios

O Juiz de Direito Darlan Elis de Borba e Rocha, da Vara Empresarial Regional de Caxias do Sul/RS, homologou sem ressalvas, o Plano de Recuperação Judicial do Grupo Gramado Parks, entendendo que ele atende a todos os requisitos legais.

O plano apresentado pela Gramado Parks previa uma ampla reestruturação em todas as suas unidades de negócios, com modificação da gestão, renegociação dos principais contratos que representam custos operacionais e um drástico corte de despesas administrativas, além de diversas opções de pagamento aos seus clientes, fornecedores, financiadores e prestadores de serviços.

Na Assembleia Geral de Credores realizada em 08 de abril de 2024, o plano recebeu o voto favorável de 2777 credores da companhia, representando uma aprovação por 98,5% dos credores presentes.

A Gramado Parks destaca que empreendeu grandes esforços para contatar o maior número possível de clientes, fornecedores e demais credores, creditando a este diálogo abrangente o expressivo número de credores que participaram da assembleia e votaram favoravelmente às propostas de reestruturação.

O CEO da Gramado Parks, Ronaldo Costa Beber, destaca que “mesmo durante as negociações com credores, iniciamos a implementação de drásticas economias e medidas de sustentabilidade dos nossos negócios, otimizando custos operacionais e reduzindo despesas administrativas, o que nos permitirá ter maior margem de lucro, a fim de cumprirmos com os pagamentos de todos os credores e, em breve, voltarmos a atrair investidores em busca de rentabilidade.”

Snowland (Divulgação Gramado Parks) 02
Snowland (Divulgação Gramado Parks)

Redução de custos

Segundo o executivo, mesmo durante as negociações com credores, a companhia já conseguiu reduzir em mais de R$ 40 milhões o seu custo anual, com diversas iniciativas de reorganização que permitiram, inclusive, a retomada das obras. Para Beber, “a homologação do plano de recuperação judicial permite que a empresa tenha previsibilidade em seu fluxo de caixa, para que, de um lado comece a efetivar os pagamentos de seus credores, e, de outro, volte a ter tranquilidade operacional para buscar melhores margens de rentabilidade dos negócios, sem prejudicar o encantamento de nossos clientes, responsável pelos inúmeros prêmios conquistados no último ano, mesmo durante uma recuperação judicial.”

O plano previu o alongamento de prazo nas dívidas com bancos públicos, possibilidades de deságios maiores e prazos mais curtos de pagamento para os fornecedores que continuarem prestando serviços à companhia, bem como a possibilidade de que consumidores recebam seus créditos com diárias de hotéis, ingressos de parques ou, até mesmo, o uso dos créditos para dar entrada na aquisição da propriedade de unidades dos resorts incorporados pela empresa.