Karynna Makuxi é da comunidade indígena Kauwê do Alto Miang, município de Pacaraima. É formada em Turismo pela Universidade Estadual de Roraima e pós-graduada em Ecoturismo (Crédito: Paulo Atzingen - DT)
A turismóloga Karynna Makuxi representa uma geração de indígenas que tem liderado processos de valorização cultural e desenvolvimento sustentável no extremo norte de Roraima. Integrante da comunidade Kauwê, localizada em Pacaraima, terra indígena Raposa Serra do Sol, ela ocupa um cargo inédito: é a primeira indígena a atuar como técnica de turismo no município.
por Paulo Atzingen, de Pacaraima*
Turismo indígena e protagonismo feminino na Comunidade Kauwê
“Eu sou da comunidade indígena Kauwê do Alto Miang, município de Pacaraima. Sou formada em Turismo pela Universidade Estadual de Roraima e pós-graduada em Ecoturismo. Recentemente passei em concurso público e hoje sou a única técnica de turismo da cidade, o que foi um marco para mim, para minha comunidade e para outras também”, enumera Karynna ao DIÁRIO.
O produto final, pronto para o consumo (Crédito: Paulo Atzingen DT)
Karynna explica que sua atuação vai além dos limites da comunidade natal: “Eu não trabalho só com a Kauwê, mas com outras comunidades indígenas da região”.
Segundo ela, o turismo comunitário em Kauwê começou há cerca de dois anos, impulsionado pelo sonho de seu pai, o primeiro Tuxaua da comunidade, conhecido como Anísio Makuxi. “Nós iniciamos as atividades com a nossa família, por meio do café, que acabou sendo um boom. A gente não esperava, porque já tínhamos plantação, mas não dávamos valor. Até que um visitante levou sementes para análise e descobrimos que o nosso café é especial.”
O envolvimento da família no processo foi determinante. Ana Karoliny Calleri, prima de Karynna, mergulhou no estudo da cafeicultura, enquanto Karynna se especializou no turismo. “Temos outros profissionais indígenas formados, como a Dona Vera, nossa engenheira agrônoma. Cada um contribuiu com conhecimento técnico e passamos tudo isso para a comunidade”, conta.
Produtos finais da comunidade Kauwê (Crédito: Paulo Atzingen – DT)Comunidade Kauwê recebeu a reportagem do DIÁRIO (Crédito: DT)Reprodução Instagram
Kauwê Turismo, agrofloresta e o despertar do café especial
Com esse espírito de colaboração, a comunidade fundou a Kauwê Turismo — a primeira agência indígena de turismo do estado de Roraima. O nome “Kauwê” vem do tupi e significa “sol”. A comunidade foi criada oficialmente após a homologação da terra indígena Raposa Serra do Sol, em 2008, por decreto presidencial. “É uma comunidade nova, com apenas 15 anos”, explica Karynna. Atualmente, são cerca de 85 famílias e aproximadamente 250 pessoas da etnia makuxi-taurepang, com forte miscigenação.
Mesmo com essa mistura, o resgate da identidade cultural se mantém como prioridade. “Estamos buscando esse resgate por meio do turismo e da agricultura. Nossa base alimentar é a agricultura e temos uma preocupação com a saúde alimentar. Trabalhamos com sistema agroflorestal, graças ao estudo da Dona Vera, e muitos produtores que antes plantavam de forma convencional agora retornaram ao sistema orgânico.”
A produção de café, um dos orgulhos da comunidade, vem ganhando escala. “Hoje, toda a comunidade resolveu plantar café. Estamos chegando a 10 mil pés. Teremos uma mini fábrica para beneficiar a produção e a colheita é toda artesanal, feita grão por grão, apenas os maduros. Isso mantém a qualidade e nos garante pontuação acima de 8.5, o que classifica nosso café como especial”, explica Karynna.
A capacitação da comunidade foi feita com o apoio do Sebrae e do Instituto Federal, incluindo temas como cultivo, gestão e finanças. Estudantes universitários têm visitado a comunidade para conhecer a metodologia de plantio, o que reforça o protagonismo indígena como referência de sustentabilidade.
Ana Caroliny Siqueira Calleri (Crédito: Paulo Atzingen – DT)
Café Imeru: ancestralidade, empreendedorismo e exportação
Ana Carolini Siqueira Kaleri, de 24 anos, prima de Karynna e uma das lideranças jovens na comunidade, atua diretamente na produção de café. “Aqui nós plantamos o café arábica em sistema agroflorestal. Todo o processamento é artesanal. Iniciamos com a minha família e agora já há outros produtores seguindo os mesmos passos”, relata.
Ela conta que hoje a comunidade possui dois hectares de café plantado e já vislumbra novos mercados. “Já temos contatos para exportação e queremos levar o que temos aqui para fora do estado e até para fora do Brasil.”
O café da comunidade carrega o nome “Imeru”, que significa “cachoeira” na língua makuxi. A escolha do nome foi uma homenagem à avó de Ana. “Ela foi quem plantou as primeiras mudas, no nosso Sítio Cachoeirinha. A primeira plantação ficava ao lado de uma cachoeira. Trouxe esse simbolismo para dentro da marca.”
Café Kauwe, o primeiro arábica cultivado em Roraima (Crédito divulgação)
*O jornalista Paulo Atzingen viajou a convite da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Roraima
Accor é a rede hoteleira oficial da 29ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo - Foto: divulgação
Reforçando seu compromisso com a diversidade e inclusão, a Accor será, mais uma vez, a rede hoteleira oficial da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. A 29ª edição do evento, considerada a maior do mundo, acontece no dia 22 de junho, a partir das 10h, na Avenida Paulista. Em 2024, a Parada reuniu mais de 3 milhões de pessoas, e a expectativa para este ano é ainda maior, segundo os organizadores.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o patrocínio ao evento reforça o posicionamento da Accor como uma empresa diversa, com ações consistentes para promover um ambiente mais inclusivo e seguro para todos. A companhia foi reconhecida três vezes consecutivas pelo prêmio Great Place To Work Brasil Diversidade e conta com políticas internas robustas voltadas à equidade e ao respeito às individualidades.
Além do patrocínio, o comitê LGBTI+ da Accor, formado por mais de 50 profissionais de diferentes áreas da operação nas Américas, está organizando a Caravana Accor, que levará os Heartists – como são chamados os colaboradores da companhia – sejam eles parte da comunidade ou não, para participarem juntos do evento na Avenida Paulista. Com mais de 18 mil Heartists na divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) Américas, a empresa promove uma cultura baseada em pessoas, no respeito e na arte de bem-receber.
“O apoio da Accor à comunidade não acontece somente no mês de junho, mas consideramos esse período muito especial para amplificar a mensagem sobre inclusão e respeito, algo que praticamos diariamente em nossos escritórios e hotéis, restaurantes, bares e espaços de coworking da Accor ao redor do mundo”, comenta Antonietta Varlese, líder LGBTI+ e SVP de Comunicação e Sustentabilidade da Accor nas Américas na divisão PM&E.
Hotéis da rede na região da Av. Paulista estão se preparando para oferecer uma programação especial para o evento, mais detalhes das ações poderão ser encontrados nos perfis dos hotéis nas redes sociais nos próximos dias. Saiba mais no site oficial.
Assist Card lança promoção de Dia dos Namorados - Crédito: Pixabay
A Assist Card, empresa global especializada em assistência ao viajante, lançou uma promoção especial para o Dia dos Namorados. A campanha oferece dois seguros pelo preço de um e tem como foco incentivar viagens em casal. A ação é válida até 15 de junho de 2025 e contempla os planos da modalidade Daily.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, na promoção, ao contratar um plano Daily com cobertura de US$ 150 mil, US$ 250 mil, US$ 500 mil ou US$ 1 milhão, o cliente ganha um segundo plano gratuito para o(a) acompanhante, com as mesmas condições de vigência, cobertura e destino.
“Nesta promoção, quem contratar um plano com US$ 250 mil de proteção médica, que ainda oferece acesso à Sala VIP nos principais aeroportos do Brasil, pagará a partir de US$ 5,40 por dia. Já o plano com cobertura de US$ 35 mil custa a partir de US$ 6,80 por dia”, destaca Alexandre Camargo, diretor-geral da Assist Card Brasil. “O seguro-viagem vai além de uma escolha inteligente; ele é uma garantia de tranquilidade e proteção contra imprevistos.”
A campanha foi criada para incentivar os casais a viajarem juntos com mais segurança e economia. A modalidade Daily é ideal para quem vai fazer uma única viagem de até 30 dias consecutivos. A oferta está disponível no site oficial da Assist Card e em todos os canais de venda autorizados. Saiba mais acessando o site oficial.
A Civitatis acaba de fechar parceria com o Hopi Hari, um dos maiores parques temáticos da América Latina. A partir de agora, os ingressos para o parque podem ser adquiridos pelo site, aplicativo e canais da Civitatis de forma rápida, prática e totalmente digital.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, com essa novidade, a Civitatis passa a trabalhar com dois dos três parques temáticos mais visitados da América Latina, segundo o Global Theme Parks: Attendance and Ranking Report. O Beto Carrero World, localizado em Santa Catarina, já integrava o portfólio da empresa desde março de 2025. Agora, o Hopi Hari, maior parque temático do estado de São Paulo com 1,04 milhão de visitantes anuais, amplia ainda mais a presença da Civitatis no mercado latino-americano.
Localizado em Vinhedo (SP), a apenas 15 minutos de Campinas e a meia hora de São Paulo, o Hopi Hari conta com mais de 40 atrações para todas as idades. Entre os destaques estão a Montezum – maior montanha-russa de madeira da América Latina – e o Rio Bravo, um passeio por corredeiras com mais de 600 metros. Com áreas temáticas como Wild West, Infantasia, Mistieri e Aribabiba, o parque proporciona um dia inteiro de lazer, adrenalina e experiências imersivas para toda a família.
A nova parceria contempla o Passaporte Hopi Hari, que garante o acesso a todas as atrações regulares do parque. Após a compra, o cliente deve apresentar seu voucher no Balcão da Cidadania, localizado à direita das catracas na entrada, para realizar a troca pelo ingresso físico.
Os clientes podem escolher entre diversas formas de pagamento, incluindo cartão de débito e crédito, Pix, PayPal, Mercado Pago e PicPay, com possibilidade de parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito. A venda também está disponível para operadoras, agências, afiliados e parceiros B2B da Civitatis.
Para Alexandre Oliveira, Country Manager da Civitatis no Brasil, a nova parceria é resultado do esforço da empresa em ampliar seu portfólio no país:
“O Hopi Hari é um verdadeiro ícone do entretenimento brasileiro e tê-lo em nossa plataforma reforça nosso compromisso em conectar viajantes às experiências mais procuradas e divertidas do país. Queremos tornar o processo de compra cada vez mais fluido, personalizado e digital, tanto para o público final quanto para nossos parceiros de distribuição.”
Os ingressos para o Hopi Hari já estão disponíveis e podem ser reservados por meio deste link.
O Dia dos Namorados está chegando e para marcar a data, amanhã, 12 de junho, a Buser lança uma promoção especial que premiará o casal mais criativo com 1 ano de viagens grátis.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, para concorrer é simples: basta seguir a Buser no Instagram, TikTok ou X, manter o perfil aberto e responder à pergunta “Conte o que você faria com 1 ano de viagens de graça com o seu mozão?”. A resposta pode ser feita comentando em uma publicação da Buser ou criando um post com a marcação @buser e a hashtag #AmorDeBuser. A ação é válida até 12 de junho de 2025, e a resposta mais original será premiada com viagens grátis durante um ano.
Para completar a ação, a Buser convidou o influenciador Chico Moedas, que usa do seu bom humor para engajar o público. Nos vídeos, que já estão nas redes sociais da marca em collab com o criador de conteúdo, ele apresenta a promoção e conta, com uma pitada de ironia, como trocou a rodoviária pelo novo modelo, marcando o início de um novo “relacionamento” na estrada.
“A gente quis fazer uma ação divertida e ousada, sem deixar de transmitir nossa principal mensagem, que é a facilidade da Buser na hora de viajar. O convite é para que os casais soltem a criatividade e mostrem como viveriam o amor na estrada com a nossa plataforma. E, claro, a participação do Chico Moedas dá o tom irônico que tem tudo a ver com a proposta — afinal, ninguém melhor que ele para contar, com humor, como é trocar a rodoviária por uma nova forma de viajar.”
Reforço da nova campanha
A iniciativa reforça o compromisso da plataforma em conectar pessoas, usando as mensagens da campanha “Não viaja. Vai de Buser”, que estreou em maio. Com muito humor e ironia, a empresa quer mostrar, com essa nova comunicação, que seu modelo é a solução para os perrengues que muitos brasileiros ainda enfrentam ao viajar por modelos tradicionais, como filas em rodoviárias, necessidade de imprimir bilhetes ou dificuldade de remarcar viagens. Com a Buser, é possível fazer tudo pelo aplicativo – da escolha do destino ao embarque, sem burocracia.
Brasil alcança 70% da meta anual de turistas internacionais nos cinco primeiros meses de 2025 - Foto: Pixabay
Nos primeiros cinco meses de 2025, o Brasil recebeu 4,88 milhões de turistas internacionais, número que representa 70% da meta estipulada para todo o ano. A estimativa, estabelecida pelo Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, projeta a chegada de 6,9 milhões de visitantes estrangeiros até dezembro.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*
A maior parte desses turistas veio de países vizinhos da América do Sul. Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai foram responsáveis por mais de 3,1 milhões de chegadas, destacando o peso da integração regional para o avanço do turismo no Brasil. Só em maio, o país contabilizou 461 mil entradas de estrangeiros.
O avanço reforça a estratégia do Plano Brasis — o plano internacional de marketing do turismo brasileiro, desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur. A iniciativa busca consolidar a presença do Brasil em mercados estratégicos até 2028, promovendo a diversidade cultural, natural e regional do país, com foco na sustentabilidade e pluralidade da imagem nacional no exterior.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, comemorou os resultados positivos.
“Estamos colhendo os frutos de uma estratégia bem articulada e de um trabalho técnico consistente desenvolvido pelo governo do presidente Lula, por meio do Ministério do Turismo e Embratur. O setor de viagens é uma das grandes engrenagens do desenvolvimento econômico e social do Brasil, e os dados mostram que estamos no caminho certo para transformar o país em um dos destinos mais competitivos do mundo”, destacou.
Já o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, classificou os números como históricos.
“O momento que o turismo brasileiro está vivendo não tem precedente no mundo. Em 2023, a chegada de turistas internacionais cresceu 50%, enquanto a previsão da ONU Turismo para o resto do mundo está entre 3% a 5%. Isso é reflexo da melhoria da imagem do Brasil devido à política externa do presidente Lula, alinhada com valores da democracia e do compromisso ambiental, mas também é resultado de um trabalho qualificado que estamos realizando de atração de voos internacionais e de promoção dos nossos destinos turísticos no exterior”, afirmou.
Com o ritmo acelerado de crescimento, o governo acredita que o país deve ultrapassar com folga a meta estabelecida para 2025.
“Devemos ultrapassar a marca dos 8 milhões ainda este ano e ouso dizer que este número pode ser ainda maior”, finalizou o ministro.
Bruno Dantas de Brito, secretário do Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo (Foto: Paulo Atzingen)
A Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Roraima intensifica ações práticas para que o turismo seja reconhecido e assumido como vetor de desenvolvimento do estado como um todo.
Por Paulo Atzingen, de Boa Vista, Roraima*
Uma dessas ações é convidar veículos especializados na área para conhecer seus atrativos, como o Monte Roraima, as comunidades indígenas espalhadas pelo território e a infra-estrutura da capital, como acontece com a visita do DIÁRIO DO TURISMO ao Estado. Outra ação bastante concreta é o Plano Estadual de Turismo lançado em 2021 que traça as metas do turismo roraimense. O DIÁRIO entrevistou Bruno Dantas de Brito, secretário do Departamento de Turismo na Secretaria de Cultura e Turismo do Estado.
Inicialmente, Bruno falou ao DIÁRIO sobre o seu trabalho no desenvolvimento do turismo nas comunidades indígenas.
“As diretrizes foram criadas em 2020 para que atendessem os anseios das comunidades de Roraima em protagonizar o seu próprio modelo de turismo”, afirma ao DT. Essas diretrizes, segundo ele, foram idealizadas e lançadas pelo departamento de turismo para atender uma instrução normativa da FUNAI, e que oferece as condições para que as comunidades, a partir da elaboração de um plano de visitação, possam trabalhar com o seu modelo de turismo.
Na comunidade Paraitepuy fomos recepcionados por um coral de meninos e meninas num momento sublime (Crédito: Paulo Atzingen DT)
O ponto alto de nossa foi a viagem para Pacaraima, divisa com a Venezuela e a chegada à comunidade Paraitepuy. Lá fomos recepcionados por um coral de meninos e meninas num momento sublime. Depois desse marco, do Mirador avistamos o Monte Roraima.
Tradução para a Língua Macuxi
Bruno apresenta ao DIÁRIO as diretrizes do turismo aplicado em comunidades, mas com um detalhe: os textos foram traduzidos para a língua Macuxi. Pergunto-lhe qual é o objetivo desta tradução. “Além de fortalecer o idioma nativo, o único idioma que os povos indígenas de Roraima, em sua maioria, falam, nós abrimos os olhos das pessoas para a importância de respeitar e de valorizar a cultura ancestral macuxi”, diz.
Segundo ele, não entender o macuxi, muitas vezes mostra a ignorância e a indiferença com sua própria cultura. “A cultura macuxi está na nossa cidade, no nosso estado, está no nosso prato, na nossa mesa, cotidianamente, e a gente simplesmente ignora. E muitas pessoas entendem o inglês, reproduzem as falas do inglês, do norte-americano, do europeu, do asiático, e esquecem que aqui na sua própria terra tem uma cultura forte, bonita e que é uma referência para muitas pessoas.
As diretrizes do turismo aplicado em comunidades traduzidos para a língua Macuxi (reprodução)
Produto em sua plenitude
Bruno destaca alguns pontos dessas diretrizes como o fortalecimento do étnico-turismo. “A gente prepara essa comunidade para trabalhar sua auto-estima, seu pertencimento e é um trabalho que vem desde a base, desde a educação. O trabalho consiste em apresentar para essas comunidades vários cursos de capacitação que vão abrir a mente, os olhos sobre o que é o turismo, como conduzir um visitante na mata, no caso de uma emergência, como proceder no socorro a esses visitantes, como roteirizar um atrativo turístico da comunidade, como classificar o que é turístico numa comunidade por exemplo”, enumera Bruno.
Segundo o técnico, esse fortalecimento vem dessas atividades práticas. “Essa etapa que estamos vivendo aqui com essa press trip é exatamente uma das vertentes desse fortalecimento que é apresentar o produto na sua plenitude”.
Monte Roraima entre nuvens (Credito: Paulo Atzingen DT)Time de expectadores do Monte Roraima, em posição (Credito: Magno Souza)
Ações governamentais Plano Estadual de Turismo
Durante a entrevista, Bruno também falou das ações do Governo Estadual com o incentivo do turismo em geral.
“Desde 2019, quando nós assumimos, identificamos como necessidade, como prioridade, a construção de uma ferramenta que orientasse o planejamento do Estado, que orientasse o setor empresarial de como o governo deveria fazer para atender o setor empresarial. Não é aquilo que o governo quer, é aquilo que o setor produtivo precisa para desenvolver”, revela. Segundo o turismólogo, a partir daí foi desenvolvido um inventário turístico para orientar esses caminhos, criou-se um diagnóstico e daí nasceu o Plano Estadual do Turismo.
“Com esse plano nós trabalhamos nos projetos de capacitação das comunidades, dos povos tradicionais, dos ribeirinhos que ficam nas áreas de pesca esportiva, das pessoas que vivem em áreas naturais e que vivem da construção do receptivo, da hospitalidade”. Ele destaca que parte do plano cuida da promoção turística, e que a visita do DIÁRIO ao estado integra esse plano.
Praça do Centro Cívico, em Boa VistaMonumento aos garimpeiros (Crédito: Paulo Atzingen DT)
Casa da Familia Brasil, uma das pioneiras (Foto: Paulo Atzingen)
Associação de Guias de Turismo
Com as três companhias aéreas principais do Brasil (Azul, Gol e Latam) atendendo a capital do Estado, Boa Vista, com voos diários, Bruno adianta que o plano estadual contempla também várias outras frentes como crédito empresarial para atividades do setor, promoção dos eventos, participação em feiras e grandes congressos de turismo.
“O fortalecimento da nossa Associação dos Agentes de Viagens, e a criação este mês de uma associação dos guias de turismo já com 104 afiliados, formando e capacitando profissionais para o receptivo, nos respalda para receber turistas do mundo todo e expandir ainda mais”, afirma Bruno reforçando que o estado se desenvolve de forma sustentável.
Bruno Dantas (à esquerda), Lena Matos, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens de Roraima (à direita), Luis Afonso (Guia de Turismo e presidente da Associação de Guias de Turismo de Roraima) e os jornalistas que participam do presstrip em Roraima (Crédito DT)
Limites com Guiana e Venezuela
O secretário destaca como a infraestrutura rodoviária, a diversidade de produtos turísticos e a proximidade com os países vizinhos favorecem o crescimento econômico e turístico do estado.
“A proximidade com a Guiana (Inglesa) fomenta a troca econômica. Tanto a Guiana quanto a Venezuela, historicamente, sempre tiveram uma forte representatividade no turismo de Roraima. No caso da Venezuela, temos um dos principais cartões postais da região, que é o Monte Roraima, um dos produtos mais relevantes para o mercado internacional”.
Árvore da Vida, na Selvinha Amazônica, um parque educativo em Boa Vista (Crédito: Paulo Atzingen DT)
RODOVIAS ASFALTADAS
“Atualmente, tanto a Venezuela quanto a Guiana oferecem uma diversidade de produtos e muitas oportunidades. A Guiana, por exemplo, cresce a uma taxa de 11% ao ano, um crescimento expressivo e significativo. Hoje, existem roteiros turísticos tanto para a Venezuela quanto para a Guiana. Temos uma grande porta de entrada nas fronteiras com esses países, o que favorece os negócios, a economia e também o turismo”.
Com estradas bem asfaltadas e conexões estratégicas, Roraima se torna ponto de fácil acesso para turistas da Venezuela, Guiana e também de Manaus.
“Tudo isso está conectado por rodovias bem asfaltadas, como a BR 174 e a BR 405. Com essas vias, o deslocamento se torna mais ágil. De Boa Vista, capital de Roraima, até a Venezuela, são cerca de 200 quilômetros — aproximadamente três horas e meia de viagem. Já até a República da Guiana, o trajeto leva apenas uma hora e meia de carro. É muito perto, com estrada em boas condições, bem sinalizada, e com uma variedade de produtos turísticos para todos os públicos”.
“Manaus também tem ligação terrestre direta com Roraima. Pela BR 174, são cerca de 800 quilômetros, em uma viagem que dura em torno de oito horas. Aliás, Manaus é um dos estados que mais envia turistas para Roraima. Semanalmente, recebemos grupos vindos de lá”.
BR-174, totalmente pavimentada e sinalizada (Crédito: Paulo Atzingen DT)
Números
De acordo com o secretário, há uma estimativa projetada para 2025 no número de turistas na faixa de 20% a 25% de crescimento, em comparação aos anos anteriores. “Registramos uma ocupação de turistas no estado em torno de 40 mil pessoas, entrando tanto por via terrestre quanto aérea — seja em ônibus de linhas convencionais, voos comerciais ou veículos particulares”, detalha.
“Esse número é baseado nos registros do nosso Centro de Atendimento ao Turista, que está presente em diferentes pontos do estado e vem monitorando esse crescimento por meio dos livros de visitantes. Além disso, a ocupação na hotelaria, sensível a esse aumento no fluxo, também confirma esse movimento”.
O crescimento médio dos últimos anos, em torno de 20%, deverá ser superado em 2025, principalmente por conta de grandes eventos programados para o segundo semestre, como o Amazon Tech, o encontro de motos de alta cilindrada, a Corrida 9 de Junho, o evento Júlio e até o Peking Up. Todos são importantes geradores de fluxo turístico para o estado.
Quem é Bruno Dantas de Brito?
Bruno Brito é paraibano, turismólogo, graduado pela Universidade Federal da Paraíba, com mestrado pela Universidade Estadual da Paraíba e doutorado pela Universidade Federal do Ceará. Chegou a Roraima em 2011 para prestar concurso público, foi aprovado e convocado em 2013, passando a exercer suas atividades como docente na Universidade Estadual de Roraima (UER).
Entre 2013 e 2018, atuou como professor na instituição até ser convidado pelo então governador Antônio Denarium para assumir o cargo de secretário do Departamento de Turismo na Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Roraima.
*Paulo Atzingen é jornalista e viajou convidado pelo Governo Estadual de Roraima
Ministério do Turismo confirma apoio de R$ 2,6 milhões ao Festival Sairé 2025, em Alter do Chão - Foto: Roberto Castro / MTur
O Ministério do Turismo confirmou, nesta terça-feira (10), o apoio de R$ 2,6 milhões para a realização da 52ª edição do Festival Sairé, em Alter do Chão (PA), marcada para acontecer entre os dias 18 e 22 de setembro de 2025. É o terceiro ano consecutivo que o evento conta com patrocínio federal.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – *com informações do MTur
A assinatura do acordo ocorreu em Brasília, com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino; do prefeito de Santarém, José Maria Tapajós; e dos representantes dos tradicionais botos Cor de Rosa e Tucuxi — protagonistas da disputa folclórica que marca o ponto alto da festa.
“O Sairé é uma das expressões mais autênticas da identidade amazônica. Apoiar esse festival é investir em turismo, cultura, geração de renda e autoestima do povo paraense e da Amazônia”, declarou Sabino. O ministro também destacou o envolvimento direto do presidente Lula, que “conhece de perto o festival e a região”.
O prefeito José Maria Tapajós comemorou a chegada dos recursos e enfatizou os impactos econômicos para o município. “O Sairé movimenta nossa cidade como nenhum outro evento. São milhares de visitantes, empregos temporários e uma vitrine incrível para Alter do Chão”, afirmou.
A secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, reforçou a importância da parceria para o fortalecimento das manifestações culturais amazônicas. “É o segundo ano em que apoiamos diretamente o festival, com resultados concretos na cadeia produtiva da cultura e do turismo regional.”
Lideranças dos grupos folclóricos também celebraram o incentivo. Representando o Boto Cor de Rosa, Tiago Sousa destacou: “Esse apoio mostra que o Sairé deixou de ser só nosso, passou a ser do Brasil. A disputa dos botos é arte, resistência e ancestralidade”. Já Ana Maria Pinho, presidente do Boto Tucuxi, lembrou o impacto social do evento: “Apoiar os botos é apoiar nossa juventude, nossos artistas e os ribeirinhos que vivem do turismo gerado pela festa”.
A cerimônia contou ainda com a participação dos deputados federais Airton Faleiro (PT-PA) e Henderson Pinto (MDB-PA), além da vereadora de Belém, Nay Barbalho. “O ministro Celso Sabino tem feito um trabalho pelo turismo que orgulha o Pará e o Brasil”, disse Faleiro. Já Pinto reforçou a relevância do apoio institucional: “O Ministério tem sido um parceiro estratégico ao dar visibilidade à nossa cultura”.
Expansão do turismo no Pará
O patrocínio ao Sairé integra uma política mais ampla do Ministério do Turismo voltada à expansão do setor no estado. Em 2024, o Pará registrou crescimento de 27% no número de prestadores de serviços turísticos inscritos no Cadastur, com destaque para Belém, que lidera o ranking estadual com 1.627 registros. A preparação da cidade para a COP30 impulsionou ações de formalização e fiscalização, que alcançaram municípios como Bujaru, Inhangapi, Santa Isabel, Ponta de Pedras e Soure.
Financiamento e qualificação
Outra frente importante de investimento é o Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que já contratou R$ 18,6 milhões em financiamentos no Pará em 2025 — parte dos R$ 20,7 milhões liberados até maio. Os recursos contemplam obras, aquisição de equipamentos e capital de giro, com crédito de até R$ 15 milhões por operação e juros em torno de 8% ao ano, com carência de até cinco anos.
Para a COP30, que será realizada em Belém em novembro de 2025, o Ministério do Turismo já destinou R$ 322 milhões via Fungetur. Até o momento, o estado contratou R$ 164,7 milhões em 52 operações, com R$ 210,8 milhões efetivamente repassados.
Em paralelo, Santarém abriga a primeira Escola Nacional de Turismo do Brasil, com 240 vagas já ofertadas em três turmas. As aulas são realizadas no município, em Alter do Chão e na região da Floresta Nacional do Tapajós, como parte da estratégia de qualificação profissional nos principais polos turísticos da Amazônia.
COP30: Belém (PA) terá mais rotas e frequências de voos a partir de agosto - Foto: Pixabay
A aproximação da COP30, que será realizada em Belém (PA) em novembro, já começa a transformar a malha aérea brasileira. A LATAM anunciou que vai antecipar para agosto a ampliação de sua operação na capital paraense, com um aumento de aproximadamente 25% na oferta de assentos em relação ao mesmo período de 2024.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – *com informações do MTur
As mudanças se concentram nas rotas Belém–Guarulhos, que passará de 28 para 35 voos semanais, e Belém–Brasília, que terá crescimento de 10 para 14 frequências, com duas operações diárias.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que o reforço na malha aérea é essencial diante da crescente demanda por Belém. “Esse aumento é fruto do trabalho do Ministério do Turismo para melhorar a conectividade no país. E, em um ano marcado pela COP30, essa ampliação será fundamental para atender o fluxo previsto de visitantes”, declarou.
Além disso, a companhia vai expandir a rota Fortaleza–Belém, que saltará de 7 para 12 voos por semana. Já as conexões Manaus–Belém (2 voos semanais) e Macapá–Belém (3 voos semanais) serão mantidas.
Para novembro, quando ocorre a COP30, a LATAM prepara uma operação especial. Estão previstos três voos semanais na rota internacional Bogotá–Belém e dois voos semanais entre o Galeão (RJ) e a capital paraense. Com essas adições, a oferta de assentos da LATAM em Belém será 48% maior do que no mesmo mês do ano passado.
Feira de Artes e Artesanato de Embu das Artes - Foto: Prefeitura de Embu das Artes
Um dos feriados religiosos mais tradicionais do país, o Corpus Christi, celebrado neste 19 de junho, promete movimentar financeiramente R$ 5,9 bilhões no Estado de São Paulo, conforme estimativas do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP). Para o quarto superferiado do ano, são esperados 3,2 milhões de pessoas circulando pelo estado, o que representa aumento de 10,3% em relação a 2024.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a data é expõe a força do turismo religioso e cultural, impulsionando a economia local, o comércio, a gastronomia e o setor de eventos. Em muitos municípios paulistas, a data é marcada pela montagem de extensos tapetes coloridos pelas ruas, tradição de origem portuguesa que ganhou expressiva dimensão no Brasil.
Em diversas partes do estado há manifestações desta tradição. Por isso, a Setur-SP listou alguns dos inúmeros destinos que estão prontos para o feriado de Corpus Christi. Confira.
Matão
A 303 km da capital paulista, o município de Matão realiza o Corpus Christi há 77 anos, com milhares de voluntários e visitantes. O tema de 2025 é “Eucaristia nos faz peregrinos de esperança”. A programação inclui missas, feira de artesanato, exposições e shows. Tapetes coloridos ocupam o centro da cidade com imagens e mensagens religiosas.
Ibitinga
Distante a 343 km da capital paulista, e famosa por seu setor têxtil, Ibitinga transforma suas ruas em verdadeiros bordados: lençóis, colchas e edredons formam tapetes exclusivos, que depois são vendidos. A cidade é conhecida como a Capital Nacional dos Bordados e une fé, tradição e economia criativa.
Santana de Parnaíba
Outro conhecido destino por promover e preservar a cultura religiosa, distante a 38 km da capital paulista, Santa de Parnaíba celebra o feriado com cerca de 850 metros de tapetes de serragem, o evento ocupa o Centro Histórico da cidade, repleto de casarões coloniais. Além da programação religiosa, há feira de artesanato, alimentação e apresentações culturais.
Paraguaçu Paulista
Os tapetes de Paraguaçu Paulista, a 465 km da capital, também são tradicionais nesta época do ano. A cidade prepara tapetes com o apoio do artista capixaba Geraldo Vinco. O tema de 2025 é “Os Sacramentos da Igreja”. Missas, procissões e encenação da Paixão de Cristo completam a programação.
Santa Isabel
A apenas 60 km da capital, o Município Turístico de Santa Isabel mantém a tradição de tapetes confeccionados por escolas e comunidades locais na Avenida República. Feitos com serragem, cal e flores, simbolizam o caminho para a Eucaristia. A tradição é forte e atrai moradores e turistas.
Embu das Artes
Ainda mais próximo da capital paulista, a 28 km da capital, Embu das Artes, famosa pela feira de arte e artesanato, terá os tapetes feitos com ráfia, cal, tinta e cola branca por diversas paróquias. A celebração atrai milhares de pessoas e reforça o perfil artístico do município.
Pirapora do Bom Jesus
Comemorando o terceiro século do encontro da imagem do Senhor Bom Jesus, Pirapora do Bom Jesus, a festividade contará com 51 tapetes sobre a história do município, distribuídos entre o Santuário do Senhor Bom Jesus, escolas municipais, secretarias, ONG’s e Associações. A programação inclui missas e procissão no Santuário, ponto central da celebração. Organizado pelo Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus, com o apoio da Prefeitura, o evento está marcado para 19 de junho, com missa solene às 10h e 16h no Santuário, seguida de procissão pelas ruas do centro da cidade.
Feriados prolongados
O turismo no Estado segue aquecido. Os três primeiros feriados prolongados do semestre (Carnaval, Páscoa, Dia do Trabalho) somam juntos, R$ 12,5 bilhões em movimentação financeira, além de 5,6 milhões de turistas.
Estimativas para o turismo de SP
Em 2025, 51 milhões de turistas devem visitar o estado, de acordo com cálculos do CIET. Deste total, 48,5 milhões nacionais e 2,5 milhões de estrangeiros. O PIB do turismo paulista alcance deve alcançar 9,7%, movimentando R$ 340 bilhões.
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok