domingo, abril 20, 2025
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Convenção de Vendas da ICH reúne 80 colaboradores em Florianópolis

A ICH Administração de Hotéis, responsável pelas marcas Intercity Hotels, Yoo2, Tru by Hilton e Cityhome by Intercity Hotels, realizou sua convenção anual de vendas entre os dias 27 e 28 de março, em Florianópolis, Santa Catarina. Conhecida como a “Ilha da Magia”, a cidade foi escolhida por abrigar dois hotéis da bandeira Intercity. Com o tema “25 anos: novos sonhos, novas histórias”, o evento celebrou o aniversário da companhia e reuniu colaboradores dos times Corporativo, de Marketing e Comercial dos hotéis.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a abertura da convenção aconteceu no Intercity Porto Fino, com um hapy hour e uma apresentação musical de voz e violão. Além de dar as boas-vindas aos participantes, o momento de descontração teve como objetivo incentivar a conexão das pessoas e prepará-las para a extensa programação dos dias seguintes.

No segundo dia, o encontro começou no espaço AVIVA, empreendimento sustentável que integra natureza, propósito e espiritualidade. Este momento foi marcado pela realização de atividades vivenciais conduzidas por Fernando Guerreiro, da Holly Flow – empresa de assessoria esportiva. Na dinâmica, os participantes foram conduzidos de olhos fechados por uma trilha com o objetivo de trabalharem a relação de confiança, o trabalho em equipe e o protagonismo.

Na sequência, foi a vez da psicóloga e neurocientista comportamental, Rosalia Schwark, conduzir a programação, na qual ela trabalhou com algumas ferramentas que ajudam no equilíbrio da mente e corpo. Foi um momento para reflexões sobre o dia a dia dos participantes e de muita troca de informações.

No período da tarde, a dinâmica foi realizada pela própria equipe de Gente & Cultura da ICH, numa programação onde os participantes compartilharam histórias com outras pessoas. A atividade fortaleceu o sentimento de empatia e o vínculo entre o time.

A programação foi encerrada com uma noite descontraída no Armazém Rita Maria, o mais famoso ponto de encontro, gastronomia, cultura, história e lazer da cidade de Florianópolis.

O último dia da convenção aconteceu no Intercity Florianópolis. O diretor de Marketing, Vendas e TI da ICH, Marcelo Marinho, abriu a programação celebrando os 25 anos da empresa, na qual discursou sobre o posicionamento da marca e sobre as tendências do mercado da hotelaria. Quem também participou foram a Vice Presidente América Latina da API, Mariana Padua, e o gerente de CRM e Loyalty da GM, João Gabriel Ribeiro.

Também houve um momento para a apresentação de importantes cases dos colaboradores da ICH. Participaram o analista de Marketing, Gabriel Bottin, falando sobre o subsídio à educação; a executiva de Contas, Heloisa Lenk, que fez apresentação sobre ESG, e o analista de RM, Vinícius Gonçalves, que apresentou case sobre desenvolvimento do BI.

A programação do dia chegou ao fim com uma apresentação do radialista do grupo de comunicação RBS, Luciano Potter, na qual ele discursou sobre o poder da comunicação. Depois desse momento, foi revelado o Destaque ICH, escolhido por votação prévia dos demais participantes. A eleita foi Deborah Diniz, agente de relacionamento da central de reservas. A convenção de vendas da ICH foi encerrada em um show da cantora Paula Toller.

“A convenção de vendas é um ótimo momento para estimular os profissionais a fim de tornar a equipe e os parceiros cada vez mais eficientes. Além, claro, de gerar um sentimento de pertencimento à empresa como um todo, gerando motivação e orgulho. Com certeza a experiência deste ano terá importantes impactos em nossos resultados”, informa Marcelo Marinho.

Sobre a ICH Administração de Hotéis

A ICH Administração de Hotéis S.A é uma das maiores empresas hoteleiras do Brasil, em atuação desde 1999. Com presença em todas as regiões do país, possui 43 hotéis sob sua operação e/ou propriedade, em diferentes modelos de negócios, sendo responsável pelas marcas Intercity Hotels, Yoo2, Tru by Hilton (no Brasil), Hi! e Cityhome by Intercity Hotels nos segmentos midscale, design/luxo, econômico e locação por temporada, respectivamente.

Restaurante Stazione recebe agentes de viagem para comer o barreado (veja vídeo!)

Inaugurado no último dia 21 de fevereiro, o Restaurante Stazione fica à beira do Rio Marumbi, em Morretes. Com capacidade para 250 pessoas, o cardápio da casa tem como carro-chefe o tradicional Barreado, prato típico do Paraná e criado nessa região.

Os participantes da Convenção Schultz que foram conhecer Morretes, almoçaram o barreado no Restaurante Stazione, antes de embarcarem no trem com destino a Curitiba.
O DIÁRIO conversou com Daniel Schmidt, chef do restaurante.

De família natural de Morretes, Daniel cita sua bisavó e avó como as precursoras de seu sonho empreendedor. “Nossa receita de Barriado, ela é secular. A minha falecida bisavó, que faleceu com 106 anos e minha avó, Cecília Barbosa Lamine, que está viva com 93, devo a elas o sucesso do barreado, disse ao DIÁRIO.

Segundo Daniel, suas ancestrais tinham um restaurante em Antonina há mais de 70 anos atras e transferiu as responsabilidades para sua mãe. “Eu comecei com 16 anos na lanchonete e aos 18 comecei a empreender e comecei a fazer o barreado”, conta.

“Viemos para cá há 14 anos e já estamos na quarta geração produzindo o barriado aqui para atender o público, tanto do Paraná, do Brasil e pessoas de fora do país”, afirma.

Stazione recebeu agentes Schultz operadora

Com capacidade para receber até 250 pessoas, o restaurante Stazione recepcionou os 400 participantes da Convenção Schultz no último domingo (30) para comer o barreado. Daniel explicou a logística. Nós recebemos 400 pessoas divididas em dois horários para o evento Aqui tem agora 5 ônibus, a gente vai fazer toda a limpeza e vai receber mais 200 pessoas, mais 5 ônibus”, explicou.

O Stazione Morretes integra a rede de restaurantes da Serra Verde Express, com esta unidade no Paraná (Morretes) e duas em São Paulo (Salto e Itu).

Restaurante Stazione
Daniel Schmidit, chef do restaurante. Tradição herdada da bisavó (Crédito: Paulo Atzingen – DT)
Restaurante Stazione
Restaurante recebeu os agentes de viagens (Crédito: DT)

A história do barreado

A origem do prato é atribuída aos portugueses que vieram ao litoral do Paraná no século XVIII. Os registros antigos indicam a vila de Guaraqueçaba como a disseminadora da receita. O tempero do prato seguiu junto com outras manifestações culturais para o continente, entre elas o fandango, dança de tamancos ao som da rabeca.

Para o folclore paranaense, o barreado é símbolo de fartura, festa e alegria. O nome do prato vem da expressão “barrear” a panela, com um pirão de cinza ou farinha de mandioca, para evitar que o vapor escape e o cozido não seque depressa – Essa é uma influência da gastronomia portuguesa.

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Convenção Schultz começa com declarações de amor aos agentes de viagem

Europamundo reforça parceria com Schultz e aposta na diversificação de destinos globais

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Durante a Convenção Schultz, que ocorre de 28 de março a 1º de abril em Curitiba (PR), o Presidente da Europamundo, Alejandro de La Osa, conversou com o DIÁRIO DO TURISMO sobre a participação da operadora no evento, os rumos da empresa e o papel do Brasil dentro da estratégia global.

Parceria sólida com a Schultz no Brasil

No início da conversa, Alejandro foi enfático ao explicar a importância da Convenção Schultz para a Europamundo. “A Schultz é nosso grande parceiro aqui no Brasil. Toda ideia ou proposta aqui no Brasil que o Aroldo tem, a Europamundo sempre dá suporte”, afirmou.

Para ele, a formação dos agentes de viagens é essencial para o sucesso das vendas e fortalecimento da marca. “Eles são nossa rede de vendas. Temos que transmitir informações, novidades, dicas… tudo o que é necessário para vender bem”, completou, destacando que o apoio ao evento é total e consistente.

Expansão de destinos e novas oportunidades

Questionado sobre as novidades no portfólio da Europamundo, Alejandro destacou a contínua ampliação de destinos, com destaque para a Ásia. “A expansão que fizemos na Ásia é impressionante. Japão, Coreia, China… tudo operado por nós”, destacou.

Ele explicou que a empresa busca fidelizar o cliente oferecendo novas possibilidades com a mesma experiência de qualidade. “A ideia é vender um destino novo da mesma forma que se vende Itália ou França. Quem já viajou conosco sabe o que esperar — e isso facilita a venda de novos roteiros”, explicou.

Renovação de mercado e presença de novos agentes

A presença de novos agentes na convenção também chamou a atenção. Ao ser informado de que 8 em cada 10 agentes entrevistados estavam participando pela primeira vez, Alejandro ressaltou a importância de estar à frente do mercado.

“Temos que colocar na cabeça desses novos agentes o que é a Europamundo. É importante renovar. Ficar parado achando que já está bom é um erro enorme”, refletiu o executivo, reforçando a necessidade constante de inovação no setor.

Brasil: mercado estratégico e com grande potencial

Atualmente, o Brasil representa cerca de 16% a 20% do mercado global da Europamundo. “É uma cifra fantástica”, comemorou Alejandro, apesar de reconhecer que a desvalorização da moeda brasileira impactou um pouco os resultados.

Ainda assim, ele destacou que o crescimento em outros mercados, como o americano, canadense e australiano, equilibra o cenário. “É normal, mas o Brasil continua sendo muito significativo para nós”, afirmou.

Europamundo
Alejandro de La Osa, Presidente da Europamundo (Crédito: Paulo Atzingen)

Contra o overtourism: buscar o original é uma responsabilidade

Ao final, Alejandro abordou uma questão importante: o overtourism. Em sintonia com o pensamento do fundador da Europamundo, Luis Garcia, ele se posicionou de forma clara. “O overtourism existe, sim. E todos são contra ele — especialmente quem o sofre”, disse.

Segundo Alejandro, há uma responsabilidade por parte das operadoras em diversificar os roteiros e evitar a concentração em destinos saturados. “Temos que programar viagens que levem as pessoas além de Paris e Veneza. A maior satisfação do turista está fora desses núcleos. Buscar o original é a nossa responsabilidade”, concluiu.


Sobre a Europamundo 

Criada há mais de 25 anos, a Europamundo Vacaciones (EMV) é líder em circuitos rodoviários pela Europa e detentora de roteiros exclusivos em inúmeros outros países, entre eles os quais estão Estados Unidos, Canadá, México, Costa Rica, Índia, Japão, Turquia, Egito, Jordânia, Marrocos, Israel e Arábia Saudita.

Com sede em Madri, na Espanha, onde tem 140 funcionários, a empresa tem representantes nos principais países das Américas, África e Ásia. Seus quase 200 guias conduzem entre 180 e 200 mil passageiros por ano, nos seus mais de 1.000 circuitos rodoviários diferentes. Mais informações estão disponíveis no site.

 

MSC Cruzeiros comemora temporada de sucesso com mais de 600 mil hóspedes na América do Sul

MSC Cruzeiros celebra números conquistados em 2025, premia agentes que mais venderam pacotes e anuncia navios da próxima temporada

Em uma noite de celebração a bordo do MSC Splendida, na última sexta-feira (28), a MSC Cruzeiros reuniu parceiros, agentes de viagens e imprensa para anunciar os expressivos resultados da temporada 2024/2025.

por Denis Rugeri (texto e fotos)

Líder absoluta no mercado sul-americano, a companhia revelou que transportou 603.500 hóspedes em seus cruzeiros pela América do Sul, além de 62 mil brasileiros em itinerários internacionais — números que consolidam ainda mais sua posição de destaque global.

A bordo de um dos navios mais sofisticados da frota, o evento marcou não apenas o encerramento de uma grande temporada, mas também o início de novas promessas. Foram realizados mais de 120 cruzeiros, partindo de oito portos estratégicos: Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Maceió, Itajaí, Paranaguá, Buenos Aires e Montevidéu. 

Fortalecimento das parcerias

Adrian Ursilli, Diretor Geral da MSC Cruzeiros no Brasil, celebrou os resultados:
“É com imensa satisfação que celebramos os resultados que alcançamos ao longo da temporada 2024/2025. Esse período foi marcado pelo fortalecimento das parcerias que construímos, bem como da nossa liderança de mercado na América do Sul. Continuaremos a trabalhar bastante para oferecer férias completas para nossos hóspedes, seja no Brasil ou em destinos internacionais”, afirmou.

MSC Cruzeiros
Ignácio Palacios (diretor comerccial da MSC) Bruno Cordaro da PROMOAÇÃO e Adrian Ursilli (diretor geral da MSC)

Frota de luxo navegou pelos mares sul-americanos

Segundo Adrian, a temporada contou com o retorno do icônico MSC Grandiosa — o maior navio de cruzeiros a navegar em águas brasileiras —, além do vanguardista MSC Seaview, o requintado MSC Splendida, e os elegantes MSC Orchestra e MSC Armonia. Também participaram o MSC Poesia, com embarques na Argentina e itinerários pelo Brasil, e o MSC Magnifica, que encantou os viajantes durante seu cruzeiro de volta ao mundo com escalas por destinos nacionais.

MSC Cruzeiros premia destaques do setor de turismo

Durante a celebração, a MSC realizou a 16ª edição do TOP MSC — uma prestigiada premiação que reconhece o desempenho das principais agências de viagens parceiras. O evento reuniu cerca de 300 convidados, entre colaboradores, profissionais do setor e representantes da imprensa, valorizando a excelência e o comprometimento dos parceiros comerciais.

As categorias premiadas incluíram: TOP Seguros, TOP Serviços Pré-Pagos, TOP Afinidade, TOP Grupos MICE, TOP Internacional, TOP Receptivo, TOP MSC Yacht Club, Destaque TOP MSC, TOP Premium e o disputado TOP 10. (Veja a lista ao final da matéria)

Confira as imagens:

MSC Cruzeiros
Ganhadores da TOP 10, destaque entre as categorias da noite (Crédito: Denis Rugeri – DT)
MSC Cruzeiros
Top Prêmium – CVC Corp, Agaxtur, Qualitours, Azul Viagens e Decolar
MSC Cruzeiros
Agências Top Serviços Pré Pagos – Auritur Viagens & Turismo, E-Turismo e Vasco da Gama
MSC Cruzeiros
Agências Top Afinidade – Personal Vip Travel e Parceiros
MSC Cruzeiros
Agência Top Receptivo – Tour Shop
MSC Cruzeiros
Agências Top Internacional – Clube Turismo, Abreutur e Rique Viagem

Temporada 2025/2026: novos roteiros e promoção especial

O futuro já começou para a MSC Cruzeiros. Durante a solenidade foi anunciada a temporada 2025/2026, que acontecerá entre outubro de 2025 e abril de 2026. Virão para a América do Sul os navios MSC Seaview, MSC Preziosa, MSC Armonia e MSC Lirica com embarques em portos brasileiros, enquanto o MSC Fantasia navegará pelo litoral do país com embarques realizados na Argentina.

CONFIRA OS PREMIADOS MSC 2025

Top Seguros

  • Mar-Tha Rio
  • Ciatour
  • Tz Viagens

Top Serviços Pré-Pagos

  • Auritur Viagens E Turismo
  • E-Turismo
  • Vasco Da Gama

Top Afinidade

  • Personal Vip Travel
  • Parceiros De Viagens

Top Grupos Mice

  • Cia Das Artes
  • MCI Brasil

Top Internacional

  • Clube Turismo
  • Abreutur
  • Rique Viagens

Top Receptivo

  • Tour Shop

Top MSC Yacht Club

  • Global Turismo
  • Hometur
  • Central Marítima

Destaque Top MSC

  • PromoAção

Top Premium

  • Cvc Turismo
  • Agaxtur Turismo
  • Azul Viagens
  • Qualitours
  • Decolar

Top 10

  • Casa Do Agente
  • Clube Dos Cruzeiros
  • Elle Prime
  • Logitravel
  • Marítimos
  • Mendes Tur
  • Mundo Dos Cruzeiros
  • Viajante Necessário
  • Viajar Barato
  • Vope

 


*O repórter Denis Rugeri viajou a convite da MSC Cruzeiros

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O MSC Preziosa e seu lá maior, ao se despedir de Santos – por Paulo Atzingen*

 

Convenção Schultz começa com declarações de amor aos agentes de viagem

A Convenção Schultz acontece de 28 de março e 1 de abri na capital do Paranál

Se já não bastasse o tratamento afetuoso que a equipe da Schultz viagem oferece aos agentes de viagem, tratando-os como filhos e amigos, ela oferece também efetividade na formatação e venda de seus pacotes.

Por Paulo Atzingen (de Curitiba)*


Na abertura dos trabalhos da XVII Convenção Schultz, neste sábado (29) no hotel Pestana em Curitiba, os agentes de viagens foram recebidos com honras de verdadeiros parceiros por toda equipe da operadora.

Linguagem objetiva 

A linguagem utilizada pelo fundador da Schultz, Aroldo, é objetiva, dinâmica e tanto Aroldo Schultz como Alejandro de La Osa, diretor comercial da Europamundo, falam a língua dos agentes de viagens.

Aroldo Schultz tem uma linguagem fácil, afetuosa e junta a esse talento nato sua veia comercial e empreendedora, totalmente compreendida pelo agente de viagem, considerando sua experiência de 39.anos no agenciamento.

Aroldo Schultz, presidente da Schultz operadora (Crédito: Paulo ATzingen)
Agentes foram recebidos com palmas e abraços (Crédito: Kadu Nickel – divulgação do evento)

Melhor do Paraná

Curitibano, Schultz descreveu o processo de montagem de pacotes e roteiros paranaenses que chegam prontos nas prateleiras dos agentes.

Venda Paraná sempre!

“Nós criamos centenas de roteiros, um deles é o de Curitiba a Foz de Iguaçu. Este antes era rodoviário, mas o rodoviário encareceu muito e demorava dois dias para chegar, então nós fizemos de avião, Curitiba-Foz.  Se isso funcionar melhor, se vocês nos ajudarem a vender mais, talvez um dia a gente retorne com o rodoviário; temos acordo aqui com várias empresas, só uma delas tem mais de mil ônibus, entendem?” Perguntou Aroldo em seu melhor estilo captador de parceiros.

“Estamos vendendo agora Descobrindo o Litoral do Paraná também nós temos muitas belezas como a Ilha do Mel que é encantadora” finalizou Aroldo de vários outros roteiros paranaenses antes de chamar Alejandro ao microfone.

Aroldo aproveitou o momento da Convenção para se aproximar ainda mais dos agentes de viagem apresentando detalhes de como.montar um pacote. “Se vocês não crescerem a Schultz não cresce”.

Convenção Schultz
Alejandro de La Osa, diretor comercial da Europamundo (Crédito: Paulo Atzingen)
Convenção Schultz
Agentes de viagens, o principais parceiros da Schultz (Crédito: Kadu Nickel –  divulgação do evento)
Schultz faz selfie com parte de sua equipe e os agentes de viagem (Crédito: Kadu Nickel – divulgação do evento)

O mais espetacular

Alexandro,  diretor da Europamundo também usa uma mesma linguagem acessível, fala de criação de roteiros,  perrengues enfrentados pelos turistas, e as facilidades que a Europa Mundo oferece aos agentes de viagem. “‘Como se fabrica uma paella, passeios noturnos incluídos em todas as cidades, o mais espetacular de um país tem que estar incluído no roteiros”, falou citando os desertos de Marrocos e um conhecimento profundo ao falar de destinos.

Os pequenos povoados europeus  as visitas aos patrimônios da humanidade, a gastronomia de cidades europeias ou asiáticas foram mencionadas no caleidoscópio de destinos e culturas apresentado por Alejandro. Mas mais do que isto, os agentes de viagem puderam ver como uma operadora monta um roteiro,  um pacote e  técnicas de comercialização. 

Flexibilidade e saídas garantidas

“Temos conceitos fortes na Europamundo, que é a flexibilidade e as saídas garantidas, muito importante para nós, já que são o nosso diferencial”, disse.

Segundo ele, os roteiros de sua operadora garantem saídas independente do número de passageiros. “Se são 100 passageiros, colocamos 2 ônibus. Se são 50, um ônibus. Se são 25, um ônibus pequeno; se são 10 um microônibus, se são 2 ou um passageiros colocamos um carro”, garantiu Alejandro.

Somados a fornecedores, autoridades e parceiros estratégicos, o evento reúne aproximadamente 450 participantes oriundos de 135 cidade e acontece no Centro de Eventos do Hotel Pestana e em outros pontos da capital paranaense, como o Hard Rock Cafe Curitiba e o tradicional Família Madalosso.

A Convenção Schultz acontece de 28 de março e 1 de abril

Convenção Schultz
Agentes de viagens chegando ao centro de eventos do Pestana Curitiba (crédito: Cadu Nickel – divulgação do evento)
Convenção Schultz
Plateia da convenção Schultz

CONFIRA O VÍDEO:


*O jornalista Paulo Atzingen viajou a convite da Schultz Operadora

EXPOTEL 2025 traz inovação e oportunidades para a hotelaria

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Nos dias 1 e 2 de abril de 2025, acontece a aguardada EXPOTEL 2025, um dos mais importantes eventos do setor hoteleiro no Brasil, que reunirá fornecedores de produtos e serviços inovadores para hotéis, resorts, pousadas e outros meios de hospedagem. Será realizada no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, das 10h às 20h, em sua oitava edição, prometendo atrair um público altamente qualificado, formado por empresários, investidores, gestores hoteleiros, executivos de compras e profissionais decisores do segmento.

A EXPOTEL 2025 – Feira Internacional para Hotelaria e Gastronomia – será palco de importantes lançamentos e soluções que abrangem desde tecnologia e inovação digital até produtos sustentáveis, decoração, alimentos e bebidas para hospitalidade. A feira contará com expositores líderes de mercado, oferecendo uma oportunidade única para networking, troca de experiências e fechamento de negócios estratégicos.

Entre os expositores confirmados estão empresas renomadas como fornecedores de software para gestão hoteleira, fabricantes de equipamentos, desenvolvedores de soluções tecnológicas em automação e eficiência energética, além de representantes de alimentos e bebidas premium.

O público visitante é composto principalmente por gestores, proprietários e operadores de meios de hospedagem, interessados em soluções inovadoras que possam agregar valor às suas operações e melhorar a experiência dos hóspedes. Além da exposição, a VIII EXPOTEL proporcionará palestras e debates com especialistas do setor, abordando tendências, desafios e oportunidades na hotelaria.

Durante o evento, serão realizadas homenagens especiais. No dia 1º de abril, às 12h, serão homenageados Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo; Guilherme Paulos, Presidente da GJP Holding e Cristiane Leal Sampaio, Secretária Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo entre outros. Já no dia 2 de abril, às 15h, será homenageado Clécio Vieira, governador do Estado do Amapá.

A EXPOTEL 2025 reforça seu compromisso em ser um espaço estratégico para o desenvolvimento de negócios, a apresentação das principais tendências do mercado hoteleiro e um grande network.

Mais informações sobre a programação e inscrições podem ser obtidas no site oficial: www.expotel.com.br

Edição VII EXPOTEL em 2024. Foto: Agência Amigo – Comunicação Integrada
Edição VII EXPOTEL em 2024. Foto: Agência Amigo – Comunicação Integrada

Serviço

  • EXPOTEL 2025
  • Data: 1 e 2 de abril de 2025
  • Local: Centro de Convenções Frei Caneca – São Paulo/SP
  • Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Bairro: Consolação
  • Site: www.expotel.com.br

Expo Turismo Paraná 2025: evento supera expectativas e consolida turismo paranaense

A Expo Turismo Paraná 2025, realizada em Curitiba, consolidou-se como um dos mais importantes eventos do setor turístico no Brasil.

por Paulo Atzingen (de Curitiba)*


Durante a coletiva de imprensa realizada no encerramento da feira, nesta sexta-feira (28), o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), João Rigon Filho, apresentou um balanço preliminar que destacou o sucesso absoluto da 29ª edição.

O evento reuniu agentes de viagens, expositores e autoridades em um ambiente dinâmico e produtivo, que promoveu oportunidades de negócios e networking de alta qualidade. A expectativa inicial de público foi superada, com números que reforçam o potencial do Paraná como destino turístico emergente no cenário nacional.

Sucesso de público e expectativa superada

Segundo João Rigon Filho, a Expo Turismo Paraná 2025 superou as expectativas, mesmo com a feira ainda em andamento no momento da coletiva. A última edição, a 28ª, contou com cerca de 5 mil visitantes, enquanto a atual edição já ultrapassava os 6 mil, e a contagem final deverá ser divulgada na próxima semana.

“Eu gostei bastante. Tivemos até overbooking nessa feira. No primeiro dia, até o meio-dia, já havíamos esgotado os crachás que trouxemos, que são os que normalmente usamos na Expo Paraná. Então, pra nós, foi muito bom. Foram mais de 3 mil crachás só no primeiro dia”, destacou Rigon.

Segundo o presidente, os expositores também manifestaram satisfação e já demonstram interesse em garantir espaço na próxima edição.

João Alceu Rigon Filho, presidente da ABAV-PR, faz balanço geral da Expo Turismo PR durante coletiva de imprensa - Foto: Felipe Maresca - DT
João Alceu Rigon Filho, presidente da ABAV-PR, faz balanço geral da Expo Turismo PR durante coletiva de imprensa – Foto: Felipe Maresca – DT

Próxima edição e impacto do calendário de eventos

Embora a data da próxima Expo Turismo Paraná ainda não esteja totalmente definida, há uma tendência para que ela ocorra em maio de 2026, nos dias 7 e 8. A mudança de data é justificada pela coincidência com outros eventos do setor, como o Ugarte, que acontece dias 28 e 29 de março, em Porto Alegre.

Ao centro Anna Vargas, coordenadora de gestão e sustentabilidade da SETU-PR e a equipe responsável por organizar o encontro de gestores na Expo turismo-PR - Foto: Felipe Maresca / DT
Ao centro Anna Vargas, coordenadora de gestão e sustentabilidade da SETU-PR e a equipe responsável por organizar o encontro de gestores na Expo turismo-PR – Foto: Felipe Maresca / DT
Equipe da SETU-PR se reúne com convidados do evento para foto oficial - Foto: Felipe Maresca / DT
Equipe da SETU-PR se reúne com convidados do evento para foto oficial – Foto: Felipe Maresca / DT

Parcerias e fortalecimento do turismo paranaense

“Uma das grandes novidades desta edição foi o retorno do selo de qualidade do Sebrae à Expo, que já havia sido adotado em edições passadas e agora foi retomado com força total. Tanto o governo estadual quanto o municipal apoiaram a realização do evento, reforçando o comprometimento com o fortalecimento do turismo local”, enumerou Rigon.

O presidente da ABAV Paraná também citou números gerais, do Estado: Segundo ele, o estado do Paraná apresentou números impressionantes: enquanto a média nacional de crescimento do turismo foi de 3,5%, o Paraná registrou um aumento expressivo de 7,2%. “Fatores como os voos internacionais diretos a partir de Curitiba e a colaboração entre os governos estadual e municipal contribuíram para esses resultados”, disse.

estande Iguazu o Ano Todo na expo turismo paraná
Estande Iguazu o Ano Todo na Expo Turismo Paraná (Foto: Felipe Maresca)
Expo Turismo Paraná
Leonaldo Paranhos, secretário do turismo do estado do Paraná posa para foto ao lado de autoridades e público presente – Foto: Felipe Maresca / DT

Novas parcerias e diversidade de expositores

A Expo também se destacou pela diversidade de participantes e pela presença de novos expositores, como uma operadora de turismo israelense e uma consolidadora que começou a atuar no final do ano passado, lembrou Rigon. Outra novidade foi a criação da iniciativa “Alma Paranaense”, desenvolvida por Gisele Passos e Ana Thomaz, com o objetivo de valorizar a identidade turística do estado, promovendo atrativos como as Cataratas do Iguaçu, cânions e a rica gastronomia local.

João Rigon ressaltou a relevância da presença da presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina, que participou da feira junto com o corpo jurídico da entidade. “A presença institucional fortaleceu a credibilidade do evento e reforçou o comprometimento da entidade com o desenvolvimento do turismo paranaense”, completou.

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Projeto Alma Paranaense: a busca da essência do Paraná

*O jornalista Paulo Atzingen e o fotógrafo Felipe Maresca viajaram a convite da ABAV – Paraná

XVII Convenção da Schultz Turismo reúne mais de 450 agentes de viagens em Curitiba

A XVII Convenção da Schultz Turismo no Museu Oscar Niemeyer destaca a importância do agente de viagens e reforça a valorização do turismo no Paraná

por Paulo Atzingen, de Curitiba*


A XVII Convenção da Schultz Turismo teve início nesta sexta-feira (28), em Curitiba, reunindo mais de 450 agentes de viagens no Museu Oscar Niemeyer (MON). O evento marca um importante momento de conexão e fortalecimento da rede de parceiros da operadora, com foco na troca de experiências e na valorização do agente de viagens em tempos de constante transformação tecnológica.

O presidente da Schultz, Aroldo Schultz, recebeu vários representantes do poder público, entre eles José Luiz Veloso, presidente do Instituto Paranaense de Turismo, e Leonaldo Paranhos, Secretário de Turismo do Paraná, que demonstraram apoio e reconhecimento à relevância do evento para o setor. A abertura contou com uma apresentação vibrante do grupo Zoumbi Walki de Curitiba, trazendo cultura e arte para a recepção dos participantes.

XVII Convenção Schultz
O presidente da Schultz, Aroldo Schultz, recebeu vários representantes do poder público que apresentaram os ótimos números do turismo paranaense (Crédito: DT)

Agente de viagens: essencial mesmo na era digital

Durante a cerimônia, Aroldo Schultz reforçou a importância do agente de viagens no contexto atual, destacando que, mesmo com o avanço tecnológico, a figura do profissional permanece indispensável.

“O agente de viagens precisa entender que ele é realmente importante. A tecnologia veio e ela é uma facilitadora, mas não substitui o agente de viagens. Nós somos responsáveis pela bagagem, pelo aéreo, pelo transfer. Quando dá um problema, é aí que descobrimos que temos um anjo. Agora, é preciso saber escolher o agente de viagens, porque tem agente bom e tem agente ruim”, destacou Aroldo.

Vem quem tem potencial ou meta

O presidente também enfatizou o rigoroso processo de seleção dos participantes, valorizando os profissionais que mais se destacaram em vendas e produtividade.

“Não temos ninguém aqui porque é bonito ou amigo. Aqui tem quem tem potencial ou meta de vendas. Selecionamos de cada estado uma média de 10 a 20 pessoas e convidamos o primeiro da lista. Se ele não pode vir, convidamos o segundo, e assim por diante”, explicou.

Schultz trouxe o grupo Zoumbi Walki de Curitiba para a recepção dos participantes.

Investimento e compromisso dos participantes

Diferentemente do que muitos podem imaginar, os agentes de viagens não participam gratuitamente. Segundo Aroldo Schultz, todos arcam com suas próprias despesas, incluindo os bilhetes aéreos e uma taxa simbólica de participação.

“Nós entendemos que o profissional que quer participar tem que investir. Essa convenção não é um convite gratuito; é um compromisso profissional”, afirmou.

Segundo a organização, a edição deste ano da convenção conta agentes de viagens vindos de mais de 140 cidades, abrangendo todas as regiões do Brasil. Somados a fornecedores, autoridades e parceiros estratégicos, o evento reunirá aproximadamente 450 participantes no Centro de Eventos do Hotel Pestana e em outros pontos da capital paranaense, como o Hard Rock Cafe Curitiba e o tradicional Família Madalosso.

“A preparação para a convenção levou um ano, refletindo o cuidado e a dedicação que temos em oferecer uma experiência marcante e inspiradora para nossos parceiros”, disse Aroldo ao DIÁRIO.

Veja o vídeo:

Promovendo o Paraná como destino turístico

A expectativa de Aroldo Schultz é clara: fortalecer a imagem do Paraná como destino turístico estratégico. Para ele, o estado é um “diamante que precisa ser lapidado”, e o evento é uma oportunidade de promover suas riquezas culturais e naturais, incentivando o aumento do fluxo turístico.

“A expectativa é que todos conheçam um pouquinho mais o Paraná e, a partir disso, tragam mais turistas. O Paraná tem um grande potencial que precisa ser aproveitado”, finalizou o presidente.

A XVII Convenção Schultz segue até o dia 31 de março, promovendo workshops, capacitações e momentos de networking, consolidando ainda mais o papel da operadora como referência no setor de turismo.

*O jornalista viajou convidado pela Schultz Viagens

Turismo sustentável no Litoral Norte de SP ganha destaque na Europa

O Circuito Litoral Norte de São Paulo, formado pelas cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, passa a contar com um novo Roteiro de Turismo Sustentável. A iniciativa foi lançada oficialmente durante a BTL Lisboa 2025, uma das principais feiras de turismo da Europa. A apresentação ficou a cargo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) e destacou o projeto como parte da estratégia para posicionar a região no cenário internacional como destino de natureza, cultura e aventura.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o roteiro foi desenvolvido em parceria com a Embratur e a companhia aérea TAP. A proposta reúne experiências que valorizam a biodiversidade e as tradições locais, com o objetivo de integrar os atrativos naturais, culturais e históricos da região. A expectativa é oferecer uma vivência completa aos visitantes durante todas as estações do ano.

“São Paulo é um estado de diversidade impressionante, que combina modernidade e tradição, natureza e cultura. Oferece experiências únicas, com roteiros para todos os perfis de viajantes, desde o Litoral Norte com suas praias preservadas até a Serra da Mantiqueira, com suas montanhas e culinária. O estado promove inovação, sustentabilidade e qualificação no turismo, para proporcionar experiências memoráveis para todos. O esforço na divulgação de destinos em feiras como a BTL é resultado de uma ação estratégica do turismo paulista para atrair novos fluxos de visitantes estrangeiros para São Paulo. Temos muitas oportunidades de negócios, destinos turísticos de qualidade e uma conectividade inédita, que facilita a logística de viajantes que buscam natureza, gastronomia, cultura, compras e bem-estar. Tivemos a oportunidade de proporcionar um ambiente de negócios e investimentos por meio de importantes reuniões com foco na expansão da conectividade,” destaca o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.

A iniciativa apresenta sugestões de atividades e pontos de interesse, organizados por lógica geográfica, perfil de turista e facilidade de acesso, indo de encontro aos objetivos do consórcio turístico de aumento de estadia e qualificação do turista. O guia inclui roteiros com foco em cultura, história, natureza, sol e praia, turismo náutico e turismo de aventura.

Entre os atrativos destacados no roteiro estão a Praia de Itaguaré e o Rio Jaguareguava, em Bertioga; vivências caiçaras e a Cachoeira da Raquel, em Caraguatatuba; avistamento de baleias e mergulho na Ilha das Cabras, em Ilhabela; visita à aldeia indígena Guarani e à Praia de Barra do Una, em São Sebastião; e a Trilha das 7 Praias, Picinguaba e a Ilha das Couves, em Ubatuba.

O Litoral Norte de São Paulo, localizado a cerca de 100 km da capital, configura-se como um importante polo turístico nacional, caracterizado por praias, florestas, rios, cachoeiras, história e gastronomia.

As informações detalhadas sobre os roteiros recém-lançados estão disponíveis em: https://circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias-sub/46/roteiros-turisticos.

Para conhecer os passeios e experiências com fornecedores locais acesse: circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral

BH Airport completa 41 anos com expansão e novos destinos

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O BH Airport completa, nesta sexta-feira (28), 41 anos de operação, consolidando-se como um dos principais hubs de conexão do país. O terminal, que surgiu da demanda urgente de um novo modal aéreo em Minas Gerais, passou por significativas mudanças nas últimas décadas, se transformando em um importante propulsor da economia mineira, por meio da atração de voos nacionais e internacionais, da geração de negócios com o transporte de carga, e dos quase 7 mil empregos diretos em sua operação.

O CEO do BH Airport, Daniel Miranda, comemora a data, destacando os avanços nesses 41 anos. “Nas últimas quatro décadas vimos um salto na qualidade da infraestrutura, nos serviços oferecidos e na eficiência operacional do nosso aeroporto. Tudo isso com a hospitalidade e a mineiridade que são nossos valores, além de uma gestão humana e sustentável. É uma alegria comemorar mais um ano do BH Airport e o objetivo é seguir investindo em tecnologia, sustentabilidade e melhorias contínuas que aprimorem a experiência dos passageiros, consolidando o aeroporto como um hub estratégico para o crescimento econômico e social de Minas Gerais e do Brasil”, afirma.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, entre as principais transformações vivenciadas pelo aeroporto está a estrutura física. O grande saguão vazio no início da década de 80 se transformaria, décadas mais tarde, em uma das estruturas mais modernas e seguras do setor, com ampla oferta de lazer e comodidade a milhares de passageiros.

Nos últimos 11 anos, foram cerca de R$1,3 bilhão em investimentos em infraestrutura, destacando-se a construção de um novo terminal de passageiros, que ampliou a capacidade de 10 milhões para 32 milhões de pessoas por ano.

A ampliação se provou necessária, tendo em vista o crescimento de passageiros ao longo dos últimos anos. Em 2024, cerca de 12,3 milhões de pessoas passaram pelo BH Airport, um aumento de 18% em relação ao ano anterior, superando a média nacional de crescimento do setor.

O aumento está associado à recuperação da economia no pós-pandemia, mas também ao ostensivo trabalho de busca de novos destinos, que hoje são cerca de 70 no Brasil e no mundo. “Somos o segundo aeroporto no Brasil em números de destinos nacionais e o terceiro em destinos totais. Hoje, temos 7 destinos internacionais, que conectam Minas Gerais ao mundo, fortalecendo nosso estado no cenário global”, afirma Daniel.

No mix comercial, a evolução também é evidente. Em 2014 o número de lojas no terminal não chegava a 30, mas com uma operação cada vez mais atrativa e um número crescente de passageiros, diversas marcas foram atraídas. Hoje, o BH Airport funciona quase um shopping com mais de 100 operações, entre varejo, restaurantes e salas VIPs.

Todos esses avanços também refletiram na satisfação dos usuários. De acordo com a pesquisa da Secretaria de Aviação Civil (SAC), a nota de avaliação do BH Airport subiu de 3,68 em 2013 para 4,47 em 2024, superando a média nacional de 4,43. “Durante o último ano, 94,6% dos passageiros avaliaram os serviços do nosso terminal como bons ou muito bons, um salto significativo em relação à década passada, quando 64% fizeram essa mesma avaliação. Nossa meta é continuar melhorando nossos processos para oferecer a jornada mais completa e agradável aos passageiros”, afirma Daniel.

Carga

Outra operação de destaque do BH Airport ao longo das últimas décadas é o transporte de carga. O Hub Logístico Multimodal encerrou 2024 com crescimento expressivo nas importações e uma receita histórica. No ano passado, o terminal recebeu mais de 30 mil operações de importação de cargas, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. Além disso, o valor das cargas importadas (CIF) também aumentou significativamente, saindo de R$7 bilhões em 2023, para R$11,3 bilhões em 2024, um salto de 60%, que evidencia o potencial do terminal para o recebimento de importações de alto valor agregado.

O desempenho positivo também refletiu na receita do Hub em 2024, que foi a maior da história do terminal, representando um crescimento de 22% em relação a 2023. Outro destaque do ano no terminal de cargas foi o crescimento de 32% na operação do modal marítimo, o que reforça o perfil de multimodalidade do BH Airport e consolida o aeroporto como o “porto” de Minas Gerais. Foram mais de mil cargas importadas nesse modal, em cerca de 250 containers, que ocupam um espaço equivalente a um campo de futebol.

Sustentabilidade

Nos últimos anos, o BH Airport também vem se destacando no Brasil e no mundo por suas práticas em prol do meio ambiente e foi reconhecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por duas vezes consecutivas como o aeroporto mais sustentável do Brasil. Além disso, recebeu por quatro vezes seguidas o reconhecimento de aeroporto verde, pelo Green Airport, do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI) e é o primeiro aeroporto neutro em carbono do Brasil, por meio da certificação do nível 3+ é do Airport Carbon Accreditation. Saiba mais no site oficial.