A Estância Turística de Embu das Artes inaugura neste sábado (29), às 14h, a revitalização do Memorial Sakai. A obra foi realizada com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). O investimento total foi de R$ 283.987,92, sendo de integral responsabilidade do Estado.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a obra consiste na execução da reforma do Memorial Sakai, importante espaço cultural do município, compreendendo: recuperação do telhado, instalação de forro, substituição de esquadrias, troca de revestimento cerâmico, instalações hidrossanitárias e elétricas, pintura geral e acessibilidade. O atrativo está localizado na rua Rebolo Gonzáles, 185, Vila Cercado Grande, Embu das Artes.
Vale informar que o Mestre Sakai do Embu das Artes foi um dos maiores escultores em terracota do Brasil. Tadakiyo Sakai, nascido em Nagasaki, Japão, chegou ao Brasil em 1928, com 14 anos, e faleceu em 1981. Em Embu das Artes, aportou em 1952, após dar aulas de artes marciais e trabalhar com sericultura e agricultura. Ao reconhecer nesta cidade sua morada definitiva, adotou o nome artístico de Sakai de Embu. Ele teve centenas de alunos, que reconheceram no mestre uma simplicidade inegável e uma vontade e prazer de ensinar inabaláveis.
“O Memorial Sakai de Embu reúne dezenas de peças do artista Tadakiyo Sakai, um dos principais representantes da escultura em terracota no Brasil, respeitado por sua criação e pela originalidade de sua obra. Com a reforma, o Memorial, que é um importante atrativo turístico da cidade, está pronto para receber os visitantes com mais conforto e segurança”, diz Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Muito próxima da capital paulista, a apenas 28 km, a Estância Turística de Embu das Artes faz parte há muito tempo do catálogo de passeios imperdíveis dos paulistanos, em especial aos finais de semana. A cidade recebe cerca de 800 mil visitantes por ano, segundo a prefeitura local. O maior motivo, entre inúmeros atrativos deste destino com ruas estreitas e muitas delas de paralelepípedos, é a Feira de Arte e Artesanato, realizada desde 1969, no Centro Histórico da cidade. Na Feira, há a divulgação e venda do trabalho de artistas locais. Ela acontece aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h, e é sempre lotada.
Na 29ª edição da Expo Turismo Paraná, realizada em Curitiba, o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), João Alceu Rigon Filho, aproveitou o evento para lançar o mais novo projeto da entidade: “Alma Paranaense”. Com uma proposta inovadora, o projeto tem como objetivo fortalecer a percepção do turismo no estado, explorando a essência cultural e as tradições que fazem do Paraná um destino singular no Brasil.
por Paulo Atzingen – fotos de Felipe Maresca*
Idealizado pelas jornalistas Gisele Passos e Ana Cláudia Thomas, o projeto pretende resgatar e promover as manifestações mais autênticas do povo paranaense, valorizando sua identidade por meio de experiências imersivas.
O lançamento oficial ocorreu com a assinatura de um termo de formalização do projeto, que contou com a presença de autoridades como o vice-governador Darci Piana, o prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel e o próprio presidente da ABAV-PR, João Alceu Rigon Filho.
João Alceu Rigon Filho, presidente da ABAV-PR e anfitrião do evento, durante assinatura do projeto Alma Paranaense.
Inicia em abril
Para a jornalista Gisele Passos, o projeto ainda está em fase de estruturação, mas já apresenta perspectivas concretas de crescimento e adesão de novos parceiros.
“A gente lançou aqui e agora vamos iniciar, logo em abril, um calendário com eventos e oportunidades. Está aberto para quem quiser entrar nessa iniciativa. Podemos começar com um evento sobre o prato paranaense ‘carne de onça’ e, quem sabe, em maio, uma visita a plantações de lavanda ou a vinícolas de araucária na região metropolitana.”
De acordo com Gisele, o conceito de vivenciar a Alma Paranaense vai além da divulgação turística tradicional, proporcionando uma imersão genuína na cultura e nos hábitos locais. Além disso, a proposta também reforça a vocação da ABAV-PR em promover o networking horizontal entre os profissionais do trade turístico.
“O mais interessante é que conseguimos, com o mote da Alma Paranaense, não só apresentar o que é essa alma aos agentes de viagens, mas também promover o que a ABAV faz de melhor, que é o networking. Isso nos fortalece enquanto comunidade e valoriza o turismo local.”
Gisele Passos e Ana Thomas idealizaram o projeto (Crédito: DT)
A Origem do Projeto Alma Paranaense
A ideia de criar o Alma Paranaense surgiu a partir de uma inquietação da jornalista Ana Cláudia Thomas sobre a ausência de uma identidade cultural claramente definida nos eventos turísticos do estado.
“Eu percebi que eventos de outros estados traziam elementos culturais fortes: o Rio Grande do Sul com a cuia e o churrasco, a Bahia com o acarajé e sua cultura vibrante… Mas e o Paraná? O que nos representa? Então, surgiu a ideia de identificar a essência paranaense e mostrá-la de forma autêntica.”
Para Ana Cláudia, o desafio foi transformar uma percepção difusa sobre a cultura local em ações concretas e atrativas. A ideia inicial era apenas criar conteúdo para as redes sociais da Expo Turismo Paraná, mas o conceito evoluiu rapidamente para um movimento mais abrangente, com ações práticas e experiências imersivas.
“O nome ‘Alma Paranaense’ veio da reflexão sobre o que realmente caracteriza o Paraná. Queríamos algo que fosse além do prato típico ou da paisagem bonita — uma conexão genuína com as pessoas e com a história do estado.”
Atividades do Alma Paranaense:
🍽️ Aulas-show gastronômicas: Preparação da tradicional carne de onça, prato emblemático de Curitiba.
🍷 Visitas a vinícolas de araucária: Conhecendo a produção local e apreciando vinhos típicos.
🌿 Exploração de lavouras de lavanda e camomila: Valorizando a agricultura paranaense.
📚 Palestras e debates culturais: História e sotaque paranaense, resgatando curiosidades e tradições.
Segundo Gisele e Ana, o projeto também pretende explorar o conceito de happy hour temático, com degustação de produtos locais e apresentações culturais, fortalecendo o sentido de pertencimento e a valorização das raízes paranaenses.
*O jornalista Paulo Atzingen e o fotógrafo Felipe Maresca viajaram a convite da ABAV-PR
De acordo com o jornal O Estadão, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta quinta-feira, 27, que não há intenção de rediscutir a extinção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) e que não existe nenhuma iniciativa legislativa visando a prorrogação do benefício.
Segundo o Estadão, o acordo estabelecido entre o governo e o Congresso será cumprido, e o programa será encerrado, já que o limite de R$ 15 bilhões foi alcançado pelas empresas, conforme projeções da Receita Federal.
O ministro também assegurou, segundo o jornal O Estadão, que a Receita Federal realizará uma auditoria, a pedido dos parlamentares, para verificar se as estimativas realmente se concretizaram. Caso o valor final não atinja os R$ 15 bilhões — ficando abaixo em R$ 100, R$ 200 ou R$ 300 milhões —, o governo poderá avaliar formas de compensação para atingir o patamar estabelecido.
Programa não será prorrogado, reforça Haddad
Ainda de acordo com o jornal O Estadão, o ministro reiterou que, na visão da equipe econômica, as projeções indicam que o valor final ultrapassará o limite previsto, afastando qualquer possibilidade de prorrogação do Perse. “As empresas passam a recolher a partir de abril, ou seja, o Perse termina. Mas, se ao final do processo de auditagem dos dados, que deve acontecer no fim de maio, as projeções da Receita não se confirmarem, nós vamos sentar e verificar como completar o valor para atingir os R$ 15 bilhões”, afirmou Haddad ao Estadão.
O ministro explicou que as informações utilizadas para as projeções consideram os dados fornecidos até janeiro, mas já se estima que o valor total atinja R$ 16 bilhões até março. Apenas as empresas formalmente habilitadas no programa foram contabilizadas, segundo o Estadão.
O que é o Perse?
O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) foi criado pelo governo federal em 2021, durante a gestão de Jair Bolsonaro, com o objetivo de apoiar a recuperação econômica de empresas e profissionais do setor de eventos, fortemente impactados pela pandemia de Covid-19.
O Perse garante incentivos fiscais que incluem isenção ou redução de tributos federais, como PIS/Pasep, Cofins, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ). Essas medidas permitiram que empresas do setor tivessem um alívio financeiro significativo para garantir a continuidade de suas operações.
Emendas “Pix” e fiscalização pelo STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinou um prazo de 30 dias para que os ministérios do Turismo, da Fazenda e da Saúde apresentem informações detalhadas sobre as chamadas “emendas Pix”, que destinam recursos ao setor de eventos e ao Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é esclarecer se as empresas contempladas pelo Perse também estão sendo beneficiadas por essas emendas e se há registro de empresas multadas ou desclassificadas pela Receita Federal.
O jornal destacou que as “emendas Pix” foram criadas pelo Congresso para permitir a destinação de recursos com menor rastreabilidade, dificultando o acompanhamento e fiscalização dos investimentos públicos. O Ministério da Fazenda divulgou, em novembro de 2024, um relatório que aponta 11.877 empresas habilitadas no Perse entre janeiro e setembro de 2024, com uma isenção fiscal total de R$ 11,3 bilhões.
A Azul Linhas Aéreas opera em todo Nordeste com mais de 5 mil voos neste mês. Deste total, apenas em Pernambuco são cerca de 2,4 mil voos partindo de sete aeroportos do estado. Este ano, a companhia anunciou novas rotas nacionais e internacionais para o destino, que já terão início a partir de abril. Com isso, Recife se consolida com um dos principais hubs da empresa no país e o maior do Nordeste.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, entre as novidades nacionais, a Azul oferece voos diretos entre Porto Alegre e Recife, que terão início em abril e serão operados por aeronaves Embraer E2, com capacidade para 136 clientes. Outro destino em destaque será uma nova rota entre Recife e Florianópolis, a partir do dia 30 de junho.
O destino também receberá voos extras para o Feriadão da Semana Santa e Tiradentes: de 17 a 21 de abril, Recife ganhará 20 voos, em que as rotas de Fortaleza-Recife; Recife-Petrolina e Recife-Juazeiro do Norte terão três voos cada.
Já entre as novidades internacionais, a Azul anunciou novas rotas para Recife com voos regulares para Madri, na Espanha, e Porto, em Portugal, ambas com início para junho. Já o destino Assunção, no Paraguai, ganhará uma rota sazonal a partir de julho.
“Recife é um dos nossos hubs mais relevantes e estamos constantemente planejando ações para estreitar nossa conexão com o Nordeste e, em especial, com Pernambuco. Além disso, a Azul investe no fortalecimento do Turismo e no crescimento econômico do país por
meio de patrocínios e incentivos a eventos culturais, como o Carnaval do Recife e o São João do Nordeste”, disse Vitor Silva, gerente geral de Planejamento Estratégico, Malha e Alianças da Azul.
Alceu Valença na nova campanha da Azul
Pernambuco também marca presença na nova campanha da Azul Linhas Aéreas – O Céu do Brasil é Azul – com a participação do cantor e compositor Alceu Valença, como uma das estrelas. Alceu gravou a música-tema da campanha ao lado da cantora Céu e os dois representam gerações musicais distintas e de expressão nacional. A campanha foi criada pela agência Africa Creative e o novo conceito substituirá a antiga assinatura “O Céu é Azul”, reforçando a identidade nacional da empresa aérea.
Com uma frota jovem, moderna e diversificada de mais de 200 aeronaves, a malha da Azul Linhas Aéreas consegue cobrir todas as regiões do país e pode pousar e decolar em aeroportos dos mais diversos tamanhos e infraestruturas. Em cerca de 100 destinos, apenas a Azul consegue operar e conectar os Clientes locais com o Brasil e o mundo. Saiba mais no site oficial.
A Expo Turismo Paraná começou em Curitiba nesta quinta-feira, 27 de março, no Viasoft Experience. Em 29ª edição, o evento conta com encontros, aulas show, degustações, palestras, visitas e muitas oportunidades de negócios.
A Expo Turismo Paraná é considerada o melhor evento B2B do Turismo do Paraná. Além disso, é o único a ser realizado na capital do Estado, em Curitiba. A Expo Turismo Paraná é organizada e promovida pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) anualmente.
O fotógrafo Felipe Maresca, do DIÁRIO captou essas imagens do primeiro dia, confira:
Autoridades reunidas para o corte da fita – Foto: Felipe Maresca / DTEstande Curta Curitiba na Expo Turismo Paraná 2025 (Foto: Felipe Maresca)Autoridades reunidas no corte da fita – Foto: Felipe Maresca / DTEstande da empresa GTA e seus executivos na Expo Turismo Paraná 2025 (Foto: Felipe Maresca)Estande da cidade de Paranaguá na Expo Turismo Paraná 2025 (Foto: Felipe Maresca)Estande da cidade de São José dos Pinhais na Expo Turismo Paraná 2025 (Foto: Felipe Maresca)Estande Iguazu o Ano Todo na Expo Turismo Paraná (Foto: Felipe Maresca)Leonaldo Paranhos, secretário do turismo do estado do Paraná posa para foto ao lado de autoridades e público presente – Foto: Felipe Maresca / DT
Plano geral do plenário com todas as autoridades presentes na abertura – Foto: Felipe Maresca / DT
Plano geral da palestra encontro estadual de gestores de turismo – Foto: Felipe Maresca / DTLeonaldo Paranhos, secretário do turismo do estado do Paraná, durante discurso no encontro estadual gestores de turismo – Foto: Felipe Maresca / DTAdriane Vortolin durante a palestra Natal de Curitiba na Expo Turismo Paraná 2025 (Foto: Felipe Maresca)José Luiz Velloso, presidente IMT, durante a palestra Destino Inverno (2) (Foto: Felipe Maresca)Estande de Paranaguá (Crédito: Felipe Maresca – DT)Workshop Fecomércio – PRRicardo Aly, diretor de marketing da rede Nacional InnDoces do Paraná
O Wyndham Olímpia Royal Hotels encerrou o ano de 2024 com resultados positivos, refletindo tanto o compromisso com a excelência no atendimento quanto o impacto das recentes inovações e ações estratégicas implementadas. A unidade, que faz parte da maior rede hoteleira do mundo, comemora um aumento de 9,5% na taxa de ocupação, um desempenho que demonstra a preferência contínua dos hóspedes e o sucesso das ações de marketing e fidelização.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, em 2024, um dos maiores destaques do empreendimento vem do departamento de Alimentos & Bebidas. No Wyndham Olímpia, a gestão operacional do restaurante Acquarella é própria, administrado pela Wyndham, diferentemente de outras propriedades que têm o A&B terceirizado. Os resultados operacionais do departamento na unidade foram 16,3% acima do projetado para o ano.
“Acreditamos que as melhorias que implementamos, combinadas com nossa visão de excelência no atendimento, são fundamentais para continuar a atrair hóspedes e fortalecer nossa posição de liderança em Olímpia e região. Desde que assumimos a gestão do A&B, melhoramos não só a receita, mas principalmente a satisfação dos hóspedes em relação à nossa gastronomia”, Mario Pio, Gerente Geral, Wyndham Olímpia Royal Hotels.
O Wyndham Olímpia Royal Hotels também aproveitou o ano passado para reformar suas áreas de lazer e bem-estar, com destaque para as piscinas, coração do hotel e as preferidas para as atividades recreativas. As melhorias implantadas no bar molhado, ofurôs e piscinas para adultos visam proporcionar aos hóspedes uma experiência ainda mais completa e memorável durante sua estadia.
Além de seus resultados financeiros positivos, o resort foi reconhecido durante a convenção regional da Wyndham Hotels & Resorts com o prestigiado Beyond Awards pela ação social realizada em parceria com o Abrigo São Francisco, refletindo o compromisso do Wyndham Olímpia Royal Hotels com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da comunidade local.
Perspectivas para 2025
Com um total de 302 mil hóspedes atendidos em 2024, o hotel reafirma sua importância no cenário do turismo nacional, especialmente em um destino tão emblemático como Olímpia, considerada a Orlando brasileira, famosa por suas atrações termais e de lazer. Por conta dos sólidos resultados dos últimos anos e um portfólio aprimorado de serviços, o Wyndham Olímpia Royal Hotels está otimista para 2025 prevendo um crescimento de 10% de maneira global e comprometido em oferecer experiências únicas aos seus hóspedes.
Ao contrário do Wyndham Olímpia, o balanço do Wyndham Gramado Termas Resort & Spa é muito focado na performance do empreendimento a nível local, isso porque as enchentes do Rio Grande do Sul prejudicaram a economia do estado, porém resultou numa rápida recuperação da unidade. Além disso, o resort também se destacou pelo recebimento de prêmios e certificações importantes.
Em 2024, o Wyndham Gramado consolidou-se como líder no mercado de hotéis e resorts da cidade. A unidade, única com águas termais, manteve a primeira posição de faturamento entre os concorrentes diretos, ficando com uma taxa de ocupação 6,12% acima da média do mercado local. Em termos de receita, o Wyndham Gramado também se destacou, tendo sido responsável por 18,49% da receita de hospedagem na cesta competitiva da cidade, enquanto seus 464 apartamentos representam 17,23% da oferta de quartos desta cesta competitiva que inclui outros oito empreendimentos de porte similar.
A combinação de sua localização privilegiada, infraestrutura para famílias e, principalmente, o exclusivo acesso a águas termais tem sido um dos principais fatores a atrair turistas ao resort. A excelência nos serviços e o compromisso com a qualidade também são destacados pelos hóspedes, o que tem garantido sua posição de liderança.
“A estratégia de seguir investindo na qualidade dos serviços e na satisfação dos clientes será mantida ao longo de 2025, reafirmando o compromisso do Wyndham Gramado com a excelência no segmento de viagens em família e grupos aliados ao bem-estar na Serra Gaúcha”, Alejandro Geis, Gerente Geral do Wyndham Gramado Termas Resort & Spa.
Premiações e certificações
Dois mil e vinte e quatro também foi o ano de importantes premiações e certificações para o resort. Como destaque, está o recebimento dos prêmios Best of Awards – Valid Enrollments Wyndham Rewards 2024 LATAM, que reconheceu a excelência do Wyndham Gramado na promoção do programa de fidelidade Wyndham Rewards em toda a América Latina. O outro prêmio foi o Beyond Awards, que destacou as ações solidárias conduzidas pelo resort junto à comunidade local e aos colaboradores durante as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no mês de maio. No período, o resort liderou a campanha Avante Serra Gaúcha em parceria com o Prime Gourmet – clube de benefícios que dá descontos em serviços – na qual concedeu gift card para os hóspedes, incentivando-os não só a se hospedarem no empreendimento, como a desfrutarem e consumirem outros atrativos de Gramado, como parques e restaurantes, com o intuito de movimentar a economia regional. Também foi vencedor do Winners Week da América Latina, um reconhecimento pela forte atuação social nas enchentes do RS.
Outros reconhecimentos importantes foram a Certificação do selo GPTW, significando que a empresa foi eleita pelos colaboradores, em uma avaliação anônima, um “Excelente Lugar Para Trabalhar.” O empreendimento ainda ganhou o prêmio Travellers Choice 2024, do TripAdvisor, pelas ótimas avaliações recebidas dos hóspedes ao longo do ano.
Comprometido com a sustentabilidade, em 2024, o Wyndham Gramado passou a investir em biomassa para o aquecimento de água, o que levou a uma redução de 40% no consumo de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). Essa transição para fontes de energia renovável não só diminui a dependência de combustíveis fósseis, como também contribui significativamente para a mitigação das mudanças climáticas.
Esse comprometimento com ações sustentáveis também rendeu algumas certificações como em energia renovável 2024 concedido pela Ludfor, que reconhece empresas pelo uso de energia elétrica proveniente de fontes renováveis, e a de Excelência e Sustentabilidade 2024 ETE da Sanecon, reconhecimento concedido a empresas que demonstram compromisso significativo com práticas sustentáveis e excelência operacional no tratamento de efluentes.
Em termos de infraestrutura, o Wyndham Gramado inaugurou a Arena Gamer. Voltada para o mundo dos jogos, a sala conta com telões e videogames Playstation 5, que ficam à disposição dos hóspedes, principalmente os jovens.
Mais de 400 empresários e profissionais do setor de hotelaria e eventos, realizaram uma manifestação nesta quinta feira (27/03) em sessão no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, que tratou sobre o possível fim do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), conforme anunciado pelo governo.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, em resultado da grande mobilização no plenário da Câmara, foi firmado um acordo prévio com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para que o Ministério abra os dados do PERSE e, a partir das informações apuradas, será feita uma auditoria conjunta com o governo para identificar os setores que utilizam o benefício indevidamente. Os valores eventualmente recuperados serão fundamentais para reabrir o programa e garantir sua aplicação correta para os 30 CNAEs que realmente sofreram os efeitos da pandemia.
”Estamos aqui não por conveniência, mas por necessidade. Não por interesse corporativo, mas por dever público. O PERSE não é um privilégio, é uma política pública que salvou empregos, manteve portas abertas e trouxe esperança em meio ao caos da pandemia”, ressaltou em sua fala Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) que liderou o movimento.
Ainda em sua fala, Linhares destacou que o programa foi criado pela Câmara dos Deputados, aprovado com ampla maioria e sancionado com vigência até 2027, porém esse e muitos outros critérios estão sendo descumpridos.
“Estamos diante de um desrespeito não só ao setor produtivo, mas à Constituição, que garante segurança jurídica, anterioridade e noventena. Nenhuma empresa consegue sobreviver num país onde as regras mudam da noite para o dia. Milhares de empresários que confiaram na validade legal do programa até 2027 estão agora diante de grave insegurança jurídica, com seu planejamento financeiro comprometido e risco de demissões em massa.”, afirmou.
Outro ponto destacado pelo presidente da ABIH Nacional foi sobre a contrapartida dos beneficiados do Programa, já que entre suas regras estava a negociação de dívidas fiscais que abasteceram os cofres públicos em mais de R$ 28 bilhões. Manoel Linhares explicou também que a Receita divulgou a Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (DIRBI) como se fosse o relatório de prestação de contas previsto em lei, mas segundo ele, não é o caso.
“A legislação do PERSE exige que se detalhe o consumo efetivo do benefício, por empresa, com base nos 30 CNAEs autorizados. No entanto, a DIRBI é uma autodeclaração genérica, com inconsistências nos dados, sem verificação técnica independente e sem recorte claro por CNAE principal e preponderante, como determina a lei. Isso fere o princípio da transparência, pois não há controle social e legislativo, deixando o parlamento e a sociedade sem acesso a informações que deveriam ser públicas”, declarou.
Para o presidente da entidade hoteleira, as respostas da Receita foram superficiais e não esclareceram se o processo de habilitação foi, de fato, realizado de forma criteriosa, se houve controle sobre o uso por empresas com CNAEs indevidos ou secundários e quais filtros foram efetivamente aplicados para evitar distorções no teto de R$ 15 bilhões. “As omissões lançam dúvidas sobre a correção dos dados utilizados, o que pode ter contribuído para o encerramento precoce e injustificado do PERSE.O custo efetivo e legal do programa, considerando apenas os 30 CNAEs autorizados e empresas habilitadas, foi de aproximadamente R$ 11 bilhões, entre abril e dezembro de 2024. Com liminares e disputas judiciais em andamento, o valor chegou a R$ 12,4 bilhões. Somente as ações em decisão liminar representam cerca de R$ 895 milhões, atualmente descontados do PERSE, mas que devem perder efeito após o trânsito em julgado, sem retorno ao montante original de R$ 15 bilhões. A contagem desse valor é um erro e descumpre o acordo firmado na Câmara dos Deputados. No entanto, a Receita Federal divulgou um consumo total de R$ 13,7 bi. Essa diferença de até R$ 2,7 bilhões levanta sérias dúvidas sobre a existência de distorções na base de cálculo do esgotamento do teto do PERSE, além de indicar possível falta de rigor técnico e jurídico para justificar o encerramento do programa”, apontou Linhares.
O representante da hotelaria nacional também questionou a abrangência do programa já que ele aceitou entre seus beneficiários empresas como o IFood, Airbnb, clubes de futebol, entre outras, que não atendem às exigências básicas do programa, como ser inscrito, antes da pandemia, no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos.”
”Estamos aqui, pois não aceitamos retrocessos. O Brasil precisa de estabilidade e respeito à legalidade. O PERSE funciona, gera empregos, impulsiona a arrecadação e ajuda na recuperação fiscal. É o maior programa de retomada do setor de turismo e eventos da história deste país”, completou o presidente da ABIH Nacional.
Nos últimos 12 trimestres, os setores beneficiados pelo PERSE foram os maiores geradores de empregos no país, o que demonstra que ele foi uma política que obteve resultados positivos. “O programa é resultado de uma estratégia bem construída, debatida e aprovada com responsabilidade. O Brasil precisa continuar avançando, e não recuar. Não podemos desmontar aquilo que está dando certo. Nosso pedido é simples e legítimo: transparência nos dados, cumprimento da lei e uma transição justa, com base técnica e constitucional, e acima de tudo, respeito aos milhares de brasileiros que dependem do turismo para viver”, finalizou Manoel Linhares.
Como se não bastasse ter sido destacado, em 2024, como o primeiro resort do País a receber a certificação internacional Green Key, o Novotel Itu Golf & Resort – que integra o grupo Accor e sintetiza em sua operação a filosofia de ESG da marca hoteleira – acaba de dar um novo salto no terreno da sustentabilidade, com a Segunda Certificação.
por REDAÇÃO DO DIÁRIO (Texto: Cecília Fazzini/Entrevista: Paulo Atzingen)
A missão, de acordo com Carlos Jacobina, gerente geral do resort localizado no interior paulista, exigiu manter os cerca de mais de 75 critérios assinalados pelo selo e ir além. “O desafio foi apresentar mais 20% em iniciativas, tudo dentro do contexto da distinção. E o que ocorreu é que conseguimos superar as expectativas, ao submeter para avaliação 89 itens”.
De acordo com o executivo, a pauta interna, que abrangia dificuldades de ajustar os ponteiros com os fornecedores, para atingir os objetivos estabelecidos pelo Green Key, ficou no passado. Ele remete o avanço significativo ao fato do tema ESG ter entrado na ordem do dia das empresas que, atualmente, “correm atrás das certificações”, constata.
O que é Green Key?
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Compromisso em cadeia
O trabalho conjunto com a cadeia de fornecedores, tanto locais como os que já são parceiros de peso da Accor, rendeu avanços. Jacobina cita na esteira desse esforço os produtos de limpeza, que precisam ter o aval do selo Green Key, incluindo as substâncias utilizadas em suas fórmulas.
Jacobina frisa que o esforço transpassa o abastecimento de itens. “Ao desenvolver produtores locais, conseguimos atender o aspecto social da empreitada”. O gerente acrescenta que o tratamento de resíduos realizado no resort acaba repercutindo em ajuda às ONG’s locais, por exemplo em doação de alumínio, plástico, entre outros materiais.
Para materializar os objetivos do selo, uma das iniciativas citadas por Jacobina é o projeto do queimador de biomassa, fonte renovável de energia, destinada ao aquecimento da água dos apartamentos, com economia de gás GLP.
Em números, a redução de custo foi da ordem de R$ 500 mil e 62,000 kg de GLP economizados, fora a não emissão de CO2 e a redução propriamente dita, porque se eliminou a entrega por caminhões nas dependências da propriedade. No enredo das boas práticas se enfileiras além das iniciativas de uso de energia limpa (fontes renováveis, placas solares, iluminação em LED), também a consolidação da adoção de plástico free – com a eliminação do descarte de 215 mil peças entre copos e garrafas; captação e tratamento de água para reuso, que acarretou em 50% a menos no consumo e ainda 54% de queda no desperdício nas cozinhas do resort.
Férias de julho: games e magia
Novotel Itu Golf & Resort
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Divulgação Accor
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Sempre com temática estruturada para a diversão em família, o Novotel Itu já se prepara para as férias escolares de julho próximo. Sob a liderança da gerente de Lazer e Entretenimento, Danielle Alcântara, a proposta a ser explorada é a da magia do universo e cultura Geek, que inclui games e o mascote do resort Milu como Mago. Jacobina explica que a atmosfera eleita para o lazer define o conjunto das atrações. “Há um sincronismo desde a gastronomia, passando pelas oficinas de drink, por exemplo. Então, vamos fazer o drink com uma poção mágica, a culinária que vai sempre remeter para o tema escolhido”.
E como Geek implica em gamificação, as crianças são o público-alvo, atividade que contará com livreto de magia e casas temáticas. Jacobina esclarece que as mães são sensibilizadas pelas mídias sociais e redes que alcançam o perfil do hóspede, mas os pequeninos é que influenciam os pais. “A mãe faz a reserva, mas a criança é que atrai a família, por causa daquele tio, daquela recreação, do tema”.
Práticas de ESG também fazem parte do repertório a ser apresentado aos hóspedes-mirins. “Impressionante como eles estão atualizados em relação ao tema. E criança ensina a gente, né? Porque é uma geração muito mais antenada do que a nossa”, constata o executivo.
A mobilização pelo retorno dos serviços de mototáxi por aplicativo em São Paulo está reunindo apoiadores por meio de uma petição na Change.org criado pelo Instituto Livre Mercado que já conta com mais de 27 mil assinaturas: change.org/VoltaMotoAppEmSP.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a organização destaca que milhões de paulistanos dependem de transporte rápido e acessível, especialmente aqueles que residem em áreas distantes do transporte público. Além disso, a ressalta que milhares de motociclistas perdem a oportunidade de gerar renda devido à proibição.
O serviço de moto por aplicativo foi suspenso por Ricardo Nunes em 27 de janeiro. A Justiça de São Paulo anulou o decreto de Nunes, entretanto as empresas 99 e Uber decidiram manter a suspensão até uma decisão definitiva sobre o tema ser tomada. O julgamento sobre a constitucionalidade da questão está agendado para 6 de abril.
Enquanto aguarda a decisão final, a Uber recorreu à publicidade para demonstrar que segue mobilizada. Anúncios de capa e no miolo dos principais jornais da capital paulista chamaram a atenção dos leitores nos últimos dias, além de inserções em portais de notícias e vídeos nas próprias redes sociais da empresa.
Apoio à regulamentação
Diversas lideranças políticas da Câmara têm se manifestado em favor da regulamentação do serviço. A vereadora Amanda Paschoal (PSOL) destacou que o mototáxi é uma alternativa para a população da periferia, especialmente diante da insuficiência do transporte público e da crescente insegurança. Já o vereador Lucas Pavanato (PL) apresentou um projeto de lei visando liberar e regulamentar o mototáxi por aplicativo, argumentando que o serviço garante emprego para muitas pessoas e deve ser viabilizado
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva revelou que 72% dos paulistanos são favoráveis à oferta do serviço de mototáxi na cidade. Esse apoio é especialmente forte entre negros, jovens de 18 a 29 anos, moradores da periferia e usuários de transporte público.
Outro lado
A segurança no trânsito, inclusive dos próprios motociclistas, é o principal argumento dos defensores da suspensão do serviço. Em entrevista coletiva ontem (26), Nunes declarou: “Os óbitos no trânsito na cidade de São Paulo estão diminuindo, mas, infelizmente, os com motos estão aumentando. Por isso a importância da faixa azul, recapeamento das vias, troca de semáforos e lutar com todas as forças para impedir que a Uber e a 99 façam uma carnificina na cidade, ao ofertar o serviço de mototáxi”.
A Change.org também foi utilizada por uma cidadã que apoia a decisão de Nunes. Na petição “Contestar a liberação do serviço de mototáxi em São Paulo”, ela escreve: “Além dos riscos individuais, esses acidentes afetam profundamente a mobilidade urbana da nossa cidade, atrapalhando o fluxo de trânsito e gerando mais transtorno”. Veja em change.org/SemMototaxiEmSP.
Novidades, oportunidades, networking e negócios. Essas quatro palavras foram realçadas na abertura da Expo Turismo Paraná 2025 nesta quinta-feira (27) em Curitiba
por Paulo Atzingen, de Curitiba*
Promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV PR), com apoio da CNC, Fecomercio – PR e com o apoio irrestrito do governo paranaense por meio do Viaje Paraná, o evento reuniu líderes da iniciativa privada e empresas públicas.
O evento reúne expositores, destinos turísticos e profissionais do setor, com o objetivo de fomentar negócios, apresentar tendências e fortalecer o turismo local e nacional.
Na abertura da Expo Turismo Paraná foi apresentada a Alma Paranaense, ação de resgate da essência do espírito e da cultura do Paraná.
Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba, João Alceu Rigon Filho, presidente da Abav Paraná, Ana Carolina, presidente da Abav e o vice-governador, Darci Piana falaram aos cerca de 200 participantes na abertura.
João Alceu Rigon Filho, durante discurso de abertura da feira – Foto: Felipe Maresca / DT
Um evento relevante
O presidente da ABAV-Paraná, João Alceu Rigon, enalteceu o papel fundamental dos agentes de viagens e agradeceu aos parceiros que contribuíram para o sucesso do evento.
Rigon destacou a importância das capacitações realizadas em parceria com o Sebrae Paraná, que abriu suas portas para oferecer treinamentos exclusivos aos agentes de viagens. “Com o Sebrae, conseguimos capacitar as agências para a Lei Geral de Proteção de Dados, algo muito importante e cada vez mais relevante para o nosso segmento”, afirmou João Alceu.
Autoridades reunidas durante o hino nacional – Foto: Felipe Maresca / DT
Crescimento e relevância do Expo Turismo Paraná
Rigon também relembrou a trajetória do evento, que começou de forma modesta no Centro de Convenções de Curitiba e, ao longo dos anos, se consolidou como um dos maiores acontecimentos turísticos do estado.
“A Expo nasceu como um evento pequeno e hoje se transformou nesse grande acontecimento, que faz de Curitiba a capital do turismo no Brasil. Somos uma das poucas ABAVs estaduais a realizar eventos tão relevantes como este, criados para que os agentes de viagens se atualizem e se capacitem para o novo ciclo comercial que está em seu início”, ressaltou Rigon.
João Alceu Rigon Filho, presidente da ABAV-PR e anfitrião do evento, durante assinatura do projeto Alma Paranaense.
Ambiente de negócios
Para ele, o crescimento econômico e a estruturação do turismo paranaense são fatores que impulsionam um ambiente de negócios mais sólido e promissor. O presidente destacou que os agentes de viagens são parte essencial da grande cadeia econômica que o turismo representa.
“Isso me deixa particularmente realizado, pois, com a economia crescendo e o turismo se estruturando, nosso ambiente de negócios também melhorou. E nós, agentes de viagens, somos como todas as empresas da grande cadeia econômica que o turismo representa. Por isso, é uma honra estar à frente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná”, destacou.
À direita Leonardo Paranhos, atual secretário de turismo do estado do Paraná, entrega prêmio de honra ao ex secretário de turismo e atual secretário de Agricultura e Abastecimento do estado do Paraná, Márcio Nunes – Foto: Felipe Maresca / DT
Papel estratégico do agente de viagens
“Quem vai organizar o receptivo na cidade mais sustentável do mundo, que é Curitiba? Quem vai contar para seus clientes sobre as maravilhas singulares que o Paraná tem a oferecer como um estado único no país? O agente de viagem”, enfatizou o presidente da ABAV-Paraná.
“É o agente que faz tudo”
A presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, destacou a importância dos agentes de viagens na abertura do Expo Turismo Paraná. Ela reforçou a importância do trabalho realizado pelos agentes de viagens e ressaltou o papel fundamental da categoria no setor turístico. Em um discurso autêntico e enfático, Ana Medeiros destacou a versatilidade e a competência dos agentes, que coordenam diversos serviços sem possuir diretamente os ativos envolvidos.
Ana Carolina Medeiros, presidente da ABAV Nacional – Foto: Felipe Maresca / DT
“Nós representamos as agências de viagens. E quem são as agências de viagens? São os consultores, são quem faz tudo. Nós não temos absolutamente nada. A gente não tem um quarto de hotel, não tem um avião, não tem um motorista, não tem um guia. A gente não tem nada, mas é a gente que faz tudo”, declarou Ana Medeiros.
A presidente também aproveitou para esclarecer um equívoco comum sobre o setor de turismo, que muitas vezes é associado apenas a passagens aéreas e hospedagem.
“Esse é o nosso grande propósito: mostrar a qualidade do trabalho que nós, agentes de viagens, realizamos ao reunir todos esses serviços. Quando se fala de turismo, muita gente pensa apenas em avião e hotel. Mas não, gente, isso é o mínimo. Turismo vai muito além. Temos restaurantes, lojas de souvenir, comércio local que cresce com a chegada dos turistas, museus, praças, parques… Tudo isso faz parte da experiência turística”, explicou.
O Expo Turismo Paraná segue movimentando a capital paranaense, reunindo profissionais do setor e promovendo o desenvolvimento e a inovação no turismo estadual.
Prefeito de Curitiba: “Cidade Lotada”
O prefeito Eduardo Pimentel destacou o impacto positivo dos investimentos no turismo para a economia da capital paranaense. Segundo ele, o setor se consolidou como uma importante fonte de receita para a cidade, impulsionando o nome de Curitiba no cenário nacional e internacional.
Eduardo Pimentel, prefeito da cidade de Curitiba – Foto: Felipe Maresca / DT
“Curitiba segue investindo no turismo — e isso tem feito toda a diferença. O turismo se transformou em uma grande fonte de receitas para a nossa cidade. É um trabalho que vem sendo feito com seriedade e que está fortalecendo o nome de Curitiba cada vez mais. Nesta mesma semana, Curitiba está com 100% de ocupação nos hotéis”, celebrou o prefeito.
Pimentel também destacou que, além dos hotéis, as hospedagens por meio de Airbnb estão provavelmente esgotadas, impulsionadas por eventos simultâneos que movimentam a cidade.
“Eu gosto de lembrar que, além dos hotéis, os Airbnbs também devem estar todos lotados. Por quê? Porque está acontecendo a BNT Mercosul, porque estamos realizando aqui a segunda maior feira de Cidades Inteligentes do mundo, durante três dias — e hoje é o último. Eu estive lá os três dias inteiros”, afirmou.
(da esquerda para a direita) o Vice-Governador do Estado do Paraná e presidente do sistema Fecomércio e Sesc Senac PR, Sr. Darci Piana, ao centro Eduardo Pimentel, atual prefeito da cidade de Curitiba e a direita, Márcio Nunes, ex secretário de turismo e atual secretário de Agricultura e abastecimento do estado do Paraná – Foto: Felipe Maresca / DT
Agenda cultural intensa movimenta a capital
O prefeito também destacou a efervescência cultural que toma conta da cidade nesta semana, com eventos de grande porte que reafirmam Curitiba como um importante polo cultural do país.
“Além disso, neste fim de semana, a cidade comemora seu aniversário de 332 anos. No domingo, teremos o show da Alanis Morissette. No mês passado, recebemos o Sting. Ontem, teve Olivia Rodrigo — e, olha, não se assustem: eu também não a conhecia até segunda-feira, mas os meus filhos conhecem como ninguém!”, brincou o prefeito, arrancando risos da plateia.
A programação da Expo Turismo Paraná continua nesta sexta-feira (28).
*O jornalista Paulo Atzingen e o fotógrafo Felipe Maresca viajaram convidados pela ABAV-Paraná
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