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Accor entra na ‘lista A’ do CDP por liderança ambiental e ações sustentáveis

Accor recebeu avaliação ‘A’ pelo CDP por sua liderança ambiental e suas ações sobre as mudanças climáticas


EDIÇÃO DO DT com agências

Pela primeira vez, a Accor entra na ‘lista A’ do CDP, organização ambiental global sem fins lucrativos, juntando-se às empresas na liderança em termos de transparência, gestão de riscos ambientais, e demonstrando o rigor e a ambição com os quais a questão climática é abordada no modelo de negócios da empresa.

A Accor é uma das 141 empresas europeias a conquistar um ‘A’ no quesito das mudanças climáticas entre 21.000 empresas avaliadas. Além de demonstrar mais uma vez sua liderança na questão climática, sendo a única entre as principais empresas no setor de hospitalidade a ser reconhecida com uma avaliação ‘A’.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, este reconhecimento premia o trabalho realizado como parte da estratégia de sustentabilidade do Grupo Accor, que coloca Pessoas e Natureza em seu cerne, incluindo três pilares estratégicos: (i) transformar de forma sustentável nossas operações e nossos hotéis para aprimorar a experiência dos hóspedes, (ii) acelerar a transição para um modelo alimentar sustentável pela oferta de experiências culinárias diferenciadas aos nossos hóspedes e, finalmente (iii) participar na concretização, em nível setorial, de uma nova forma de viajar.

Como parte dessa estratégia, a Accor está comprometida em contribuir com a neutralidade de carbono até 2050, em linha com o Acordo de Paris e validada pelo SBTi. O Grupo também assumiu o compromisso de reduzir suas emissões de carbono em -46% nos escopos 1 e 2, e -28% no escopo 3 até 2030. Para cumprir esses compromissos, a Accor está trabalhando em estreita colaboração com os seus proprietários e desempenha um papel ativo na Aliança para Hospitalidade Sustentável e na Aliança de Hospitalidade para Aquisição Responsável para estabelecer novas normas e padrões para o setor.

Sébastien Bazin, Presidente e CEO da Accor – “A Accor está pavimentando o caminho para a transformação do segmento de hospitalidade em um setor que contribui com o meio ambiente e a sociedade. Conforme demonstrado em 2023, as consequências das mudanças climáticas são reais, exigindo a exploração de novas formas de gestão dos hotéis. Graças à firme dedicação das equipes da Accor em todo o mundo, o grupo prova que tem estratégia, método, governança e rigor adequados para desenvolver seus esforços, apoiar e fornecer soluções aos nossos proprietários em sua jornada de descarbonização e acelerar a implantação de nossa estratégia, em coligação com as nossas partes interessadas.”

Em total conformidade com a Taskforce for Climate-Related Financial Disclosures (Força-Tarefa para Demonstrações Financeiras Relacionadas ao Clima), o CDP mantém o maior banco de dados ambientais do mundo, e suas avaliações são amplamente utilizadas para direcionar decisões de investimentos e compras para uma economia sustentável e resiliente e contribuir para a neutralidade de carbono global.

Em 2023, mais de 740 instituições financeiras, com mais de US$136 trilhões em ativos, solicitaram às empresas que divulgassem dados sobre impactos ambientais, riscos e oportunidades por meio da plataforma do CDP. Um número recorde de 23.000 empresas responderam.

O CDP utiliza uma metodologia detalhada e independente para avaliar essas empresas, atribuindo uma avaliação de A a D- com base na abrangência da divulgação, conscientização e gestão de riscos ambientais, e na demonstração das melhores práticas associadas à liderança ambiental, como o estabelecimento de metas ambiciosas e significativas. Aquelas que não fizeram a divulgação ou forneceram informações insuficientes são avaliadas com um F.

Sherry Madera, CEO do CDP, comentou: “Parabéns a todas as empresas na Lista A do CDP, e àquelas que iniciaram ou agilizaram a sua Jornada rumo à transparência ambiental em 2023 – observamos um aumento de 24% nas divulgações no último ano, e essa trajetória precisa ser aplaudida. Somente pela definição das bases da divulgação é que as empresas poderão demonstrar sua seriedade em relação ao papel vital que elas desempenham para assegurar um futuro com zero emissões líquidas e positivo para a natureza.”

A relação completa das empresas que compõem a Lista A do CDP desse ano se encontra disponível em: ww.cdp.net/en/companies/companies-scores.

Festival das lanternas atrai milhares de turistas na Tailândia

O Festival das Lanternas em Chiang Mai, ocorre durante novembro


REDAÇÃO DO DT

Os aventureiros que pretendem viver a magia do Festival das Lanternas na Tailândia já podem se preparar. Realizado de acordo com o calendário lunar tailandês, o festival deste ano será nos dias 15 e 16 de novembro, em Chang Mai, no norte do país asiático.

A beleza do festival é justamente o que o nome diz: milhares de lanternas são lançadas ao céu, iluminando a noite. Durante o evento, as pessoas lançam lanternas de papel ao céu, simbolizando a liberação de más energias e fazendo pedidos para o futuro.

Apesar do contato com o fogo, os organizadores garantem que a festa é segura e ecologicamente correta. As lanternas são feitas com papéis naturais e recicláveis à base de bambu, materiais biodegradáveis que não poluem o ambiente.

Várias operadoras de viagens brasileiras organizam roteiros para ver tanto o festival em Chan Mai como outros destinos turísticos da Tailândia, como Bangkok, Chiang Rai e a paradisíaca Phuket.

Na Ásia Total, por exemplo, já tem saída agendada para 8 de novembro, com um total de 13 dias, com nove noites. O pacote inclui nove noites de hospedagem com café da manhã, duas refeições (almoço), seguro viagem com cobertura para Cobid-19, traslado aeroporto-hotel-aeroporto e entre as cidades com ônibus; passeios com ingressos incluídos e guia local no idioma espanhol (exceto nas ilhas Phi Phi, que será no idioma inglês); e assistência 24 horas em português no telefone de emergência da Ásia Total.

A parte terrestre do roteiro pode ser paga com entrada a partir de R$ 5.402 mais seis parcelas de R$ 2.098, por pessoa, em acomodação dupla. O aéreo fica a partir de US$ 585 mais taxas.

Mais informações no 11 99649-2111 (WhatsApp).

Com investimento de R$ 2 bilhões, projeto do Aeroporto de Congonhas é lançado em SP

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Projeto do Aeroporto de Congonhas irá integrar o patrimônio histórico a um aeroporto moderno, ecológico e seguro, com capacidade operacional para 29,5 milhões de passageiros por ano


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Maior operadora aeroportuária no Brasil e no mundo, a Aena apresentou, na manhã desta segunda-feira (25), o projeto para a ampliação e modernização do Aeroporto de Congonhas. Ao todo, a companhia investe R$ 4,5 bilhões no bloco SP/MS/PA/MG, conquistado no leilão da sétima rodada de concessões.

Mais de R$ 2 bilhões serão aplicados no aeródromo da capital paulista, que vai ganhar um novo terminal de passageiros com mais que o dobro do tamanho atual, novas pontes de embarque e diversas melhorias para a eficiência operacional. Passará a dispor também de 20 mil m² para áreas comerciais. Com as obras, São Paulo terá um aeroporto mais confortável, seguro, ecológico e com muito mais espaço no embarque e no desembarque.

A ampliação das áreas operacionais, somada ao uso equipamentos, tecnologias e sistemas mais modernos, torna possível o acréscimo da capacidade do aeroporto sem o aumento do número de pousos e decolagens. Depois de implementadas as melhorias, com todos os pontos de parada de aeronaves preparados para receber aviões de maior capacidade, como o Airbus A321neo, Congonhas poderá movimentar até 29,5 milhões de passageiros ao ano.

“O Aeroporto de Congonhas é um patrimônio da cidade de São Paulo e do Brasil, com um papel importante para a conexão de toda a malha aérea nacional. Agora, vai passar por grandes alterações, tornando-se mais eficiente e oferecendo muito mais espaço e conforto aos passageiros. A Aena não vai medir esforços para transformar Congonhas no aeroporto que São Paulo realmente merece, lembrando que essa tarefa de enormes proporções será realizada a várias mãos, com o apoio e o trabalho também do Ministério de Portos e Aeroportos, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Secretaria de Aviação Civil, da prefeitura de São Paulo e do governo estadual”, afirmou Santiago Yus, diretor-presidente da Aena Brasil, durante o evento.

A solenidade contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, entre outras autoridades, representantes de companhias aéreas e de grupos interessados no setor do transporte aéreo.

As obras para o novo terminal de passageiros começam ainda em 2024, com a conclusão prevista até junho de 2028. A área de embarque e desembarque vai dobrar de tamanho, chegando a 105 mil m². Todo o projeto contempla a preservação, revitalização e integração das áreas tombadas pelo Patrimônio Histórico ao novo terminal. A área nova será utilizada para o embarque dos passageiros, enquanto o terminal atual será destinado ao desembarque. Com a ampliação, Congonhas ganha também mais espaço comercial, com uma oferta aprimorada de serviços aos passageiros, que inclui mix de lojas renovado, novas salas VIP com muito mais conforto, além de locais para escritórios e salas empresariais.

O terminal de embarque terá um novo salão de check-in com 72 posições amplas e acessíveis, podendo chegar a 108, e novo píer com 36 metros de largura e 330 metros de comprimento. Serão 19 novas pontes de embarque, em substituição às 12 atuais, garantindo 70% ou mais dos embarques diretos às aeronaves. Além disso, haverá 10 portões de embarque remoto, dando novo uso ao hangar tombado, 13 leitores automáticos de cartão de embarque e aumento de 10 para até 17 canais de inspeção. O projeto prevê ainda portões de embarque reversíveis, capazes de acomodar voos internacionais de acordo com a demanda das companhias aéreas.

No desembarque, os passageiros também vão ter mais conforto. Será instalado um novo sistema de processamento de bagagens, mais rápido e inteligente, com 10 carrosséis (são três atualmente), além do aumento de cinco para sete esteiras de restituição de bagagem, totalizando 228 metros de extensão.

A eficiência operacional também será aprimorada com as obras. Com um novo pátio de 215 mil m² para a aviação comercial, haverá aumento de 30 para 37 posições de parada de aeronaves, sendo 19 nas pontes e 18 remotas, com afastamentos adequados, 100% conforme as normas internacionais e pronto para receber o Airbus A321 em todas as posições. Além disso, pistas e pátios receberão reforço estrutural, além da construção de novas pistas de rolagem, nova via de serviço para a aviação geral e uma saída rápida quando operando pela cabeceira 35L.

Para melhorar a circulação viária e reduzir o trânsito no acesso ao aeroporto de Congonhas, a Aena irá criar um bolsão para carros de aplicativos e de locadoras e uma nova praça pick-up com 72 vagas para embarque em carros de aplicativos. A área de meio-fio terá um incremento de 250 metros para embarque e desembarque dos passageiros e haverá um acesso direto à futura estação de metrô da linha Ouro.

A segurança das operações será reforçada com o afastamento maior entre aeronaves e pistas, dentro da norma internacional, redução da circulação viária interna, com mais pontes de embarque e oferta de serviços nas posições de parada, além de novas áreas de escape (RESAs) na pista auxiliar e adequação de sinalização e balizamento.

Na questão da sustentabilidade, o aeroporto de Congonhas contará com uma nova subestação elétrica, com mais equipamentos elétricos e uso de energia limpa, redução do uso de combustíveis fósseis, com serviços de energia e ar-condicionado para aeronaves nas pontes e diminuindo emissão de CO2. Haverá também uma nova central de resíduos sólidos e estação de tratamento de água e reuso, distribuição de combustível por dutos, evitando uso de caminhões, e ar-condicionado eficiente e mais iluminação natural.

Hopi Hari faz 25 anos e lança calendário especial até o fim de 2024

O Hopi Hari está se preparando para comemorar 25 anos com muitas atrações para os visitantes


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

O dia 27 de novembro é a data oficial do aniversário de 25 anos do Hopi Hari, mas a celebração se estenderá ao longo de todo o ano. Segundo nota enviada ao DIÁRIO, o parque desde o início de 2024 tem feito promoções imperdíveis nas vendas de ingressos com objetivo presentear a todos os visitantes dando oportunidade de virem mais vezes ao parque durante o ano aproveitando todos os eventos comemorativos que estão por vir.

O início das festividades de aniversário acontece oficialmente nesta quarta-feira, dia 20 de março, data em que também é comemorado o Dia Internacional da Felicidade. Essa data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) inspirada no Butão, um país conhecido por sua felicidade, poderia muito bem ter sido concebida em Hopi Hari, onde a alegria é uma constante desde 1999, quando o parque foi inaugurado e se estabeleceu como o “País Mais Divertido do Mundo”, como é carinhosamente conhecido. O parque promete uma programação especial repleta de novidades e emoções.

Para a data o parque anuncia o lançamento da nova identidade visual, uma marca que celebrará seus 25 anos de história. E este ano será repleto de comemorações, refletindo toda a felicidade que faz parte da essência de Hopi Hari.

Para marcar o início das festividades, o Hopi Hari se compromete a honrar a diversidade e a inclusão, trazendo à tona temas relevantes e promovendo momentos de alegria para todos os seus visitantes. Em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, nos dias 22 e 25 de março, o parque abrirá suas portas para receber associações de todo o Estado de São Paulo, junto com influenciadores com síndrome de Down, em uma celebração única e emocionante.

A mesma ação se repete de 05 a 08 de abril, datas especiais para homenagear o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Ao longo de todo o ano, diversas datas especiais serão celebradas com ações e eventos exclusivos que vão ser divulgados previamente.

De acordo com a comunicação do parque, uma das novidades aconteceu no último final de semana. A reinauguração da atração “Speedi ‘64”. A atração transporta os visitantes para o subúrbio de Aribabiba, recriando a atmosfera dos anos 80 em Nova Iorque. Com um cenário imersivo e um trem amarelo inspirado nos clássicos Ford Fairlane 500 e Chevy Bel-Air de 1957, os passageiros desfrutam de uma emocionante aventura pelas caóticas ruas do Distrito 99.

O storytelling por trás da atração adiciona uma camada extra de imersão, transportando os visitantes para um período de transformação em Aribabiba, onde os táxis da Speedi Kab Konpani tornaram-se essenciais para explorar a cidade após os eventos causados por um vórtice temporal.

Além das iniciativas de inclusão, reinauguração da atração Speedi ‘64, os visitantes poderão desfrutar de experiências únicas e inesquecíveis e se preparar para uma jornada repleta de magia, diversão e celebração no Hopi Hari.

Com fim do litígio, União pagará R$ 4,7 bi à massa falida da Varig

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Varig questionava, há 30 anos, o congelamento de preços no Plano Cruzado, de 1986, implantado no governo Sarney


REDAÇÃO DO DIÁRIO

Na última sexta-feira (22), a Advocacia Geral da União (AGU) fechou um acordo para pagar R$ 4,7 bilhões em indenização à massa falida da Viação Aérea Rio-Grandense S.A. (Varig). Segundo a declaração, o valor acordado é superior ao bloqueado pela Fazenda, em R$ 2,9 bilhões, para buscar o déficit zero neste ano. A empresa foi a maior área brasileira e operou por quase 80 anos, até 2006.

Conforme destacado pela reportagem do Correio Braziliense, a Varig questionava o congelamento tarifário realizado durante o governo do presidente José Sarney, com o Plano Cruzado, de 1986. De acordo com a Varig, na ação, ela sofreu prejuízos bilionários com o congelamento no valor das passagens aéreas pelo governo federal ainda que os custos de combustível, estabelecidos no mercado internacional, estivessem subindo sem parar.

Em 2014, vale dizer, houve uma condenação em todas as instâncias da União. Nesse período, a indenização calculada ultrapassaria os R$ 6 bilhões. Agora, o valor diminuiu, mas ainda está entre as maiores já determinadas pela justiça brasileira.

A partir do acordo entre a União e a massa falida da Varig, cerca de 15 mil ex-funcionários receberão suas indenizações, esperadas desde que a companhia aérea decretou falência. Aposentados e pensionistas da empresa também estavam sem receber após o ocorrido.

Segundo a matéria do Correio Braziliense, o próximo passo será a expedição do precatório para esses pagamentos. No entanto, há indícios de que o governo só pagará tudo em 2025.

De acordo com a AGU, a quantia será suficiente para quitar todas as dívidas trabalhistas, que são estimadas em R$ 1 bilhão. Além disso, irá arcar com os atrasados do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) dos ex-empregados, que giram em torno de R$ 560 milhões.

“O acordo assegura, a um só tempo, economia para os cofres públicos, arrecadação para a dívida ativa da União e pagamento a dezenas de milhares de credores trabalhistas, inclusive quanto ao FGTS, que terá a sua maior transação da história”, apontou a procuradora-geral da Fazenda Nacional, Anelize de Almeida.

LATAM lista os 10 destinos nacionais mais procurados para a Páscoa

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Voos para Rio de Janeiro, Fortaleza e Porto Alegre são os mais buscados por quem planejou viajar com a LATAM de sexta a domingo neste feriado


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

De acordo com um levantamento baseado na análise dos seus canais de vendas, os três destinos brasileiros da LATAM mais buscados pelos passageiros no feriado da Páscoa deste ano são Rio de Janeiro (aeroportos Santos Dumont e Galeão), Fortaleza e Porto Alegre.

Segundo nota enviada ao DIÁTIO, neste fim de semana, a companhia vai embarcar mais de 25 mil pessoas atrás dos encantos do litoral e do interior do Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Completam o top 10 de destinos brasileiros mais buscados em voos na Páscoa as cidades de Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Florianópolis, Vitória e Goiânia. Ao todo, a LATAM Brasil programou para o feriado quase 4 mil voos para 52 aeroportos no País Brasil e 23 no exterior.

“Transportamos 2,6 milhões de passageiros no Brasil em fevereiro, um volume 8,3% acima do mesmo mês de 2023. Com os feriados prolongados deste ano, a expectativa para 2024 é de uma demanda cada vez maior. A onda de calor pelo Brasil todo também convida os brasileiros a visitarem nossos destinos com mais apelo turístico”, comenta Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

Villa Rossa prevê aumento de 20% no número de eventos em 2024

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Com possibilidade de realizar atividades indoor e outdoor, Hotel Villa Rossa se destaca no mercado por flexibilidade e infraestrutura completa


EDIÇÃO DO DT com agências

Localizado em São Roque, no interior paulista, o Hotel Villa Rossa aposta em mais um ano de crescimento na área de eventos corporativos e sociais. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o empreendimento teve um total de 40% do faturamento de 2023 representado por MICE (Meetings, Incentives, Conferences, and Exhibitions).

O hotel tem uma área total para eventos de 3.200 m², em meio à Mata Atlântica, a expectativa é de uma demanda de 20% maior do que no ano passado no número de eventos.

“Estamos a apenas 50 km de São Paulo, contamos com uma completa infraestrutura indoor e outdoor, conexão com a natureza, fácil acesso pelas principais rodovias e, também, proximidade com os aeroportos. Além disso, temos 15 espaços com capacidade máxima de 420 pessoas em auditório, sendo 6 salas principais e 8 salas de apoio e um teatro. No entanto, o nosso maior diferencial é a exclusividade e flexibilidade que conseguimos oferecer, adequando processos e formatando espaços para oferecer toda a estrutura necessária com atendimento humanizado, acolhedor e personalizado”, afirma Rafael Alegre, gerente-geral do Hotel Villa Rossa.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, as salas têm opção de montagem nos mais variados formatos e conta com parceiros que oferecem equipamentos com tecnologia de ponta, como sistemas de som, iluminação ajustável, projeção audiovisual e acesso à internet de alta velocidade para atender reuniões, treinamentos, coquetéis, congressos, exposições, eventos sociais, shows e premiações, entre outros.

Além disso, há a equipe altamente preparada para prestar um atendimento de acordo com as necessidades de cada cliente e de excelência, assim como a flexibilidade para adequar cardápios especiais ou temáticos, conforme a necessidade.

Em muitos eventos, a área externa também é usada para dinâmicas de equipes por contar com muitas áreas verdes e de atividades, como o circuito radical composto por arvorismo, tirolesa, parede de escalada e arco e flecha, lago com pedalinho, caiaque e stand up paddle, quadras poliesportivas, de beach tennis, tênis e a recém-inaugurada quadra de pickleball, um esporte que mistura tênis e pingue-pongue. Além de redários, assim como academia, sala de jogos e living com lareira, proporcionando opções variadas para desafios individuais e em grupo.

Segundo Rafael Alegre, todos os espaços podem ser utilizados para Team Building e o hotel conta com parceiros estratégicos para o desenvolvimento das ações. “Agora também temos um novo espaço para oferecer: A Floresta, um projeto assinado pelo escritório de arquitetura Atelier O’R, que tem uma área de 900m2 de área construída, contando com um grande cinema e área de jogos, entre outros espaços que podem ser utilizados para atividades direcionadas aos grupos”, destaca o gerente-geral do Villa Rossa.

O Villa Rossa possui 107 acomodações, sendo 89 apartamentos e 18 lofts, com quartos que variam de 30m² a 110m², wi-fi gratuito e, para quem vai de carro elétrico ou híbrido, há a possibilidade de abastecimento elétrico, permitindo receber eventos de até médio porte.

Hero Seguros anuncia contratação de nova Diretora de Grandes Contas

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Hero Seguros contrata Claudia Pinheiro, ex CVC, como Diretora Comercial de Grandes Contas


EDIÇÃO DO DT com agências

A Hero Seguros, uma das Insurtechs do mercado brasileiro, tem o prazer de anunciar a contratação de Claudia Pinheiro como Diretora de Grandes Contas. Com mais de 30 anos de experiência no setor, Claudia traz consigo um histórico de sucesso na gestão de negócios B2B e B2C nos setores de serviços financeiros, turismo, varejo e rede de franquias, passando por importantes companhias como CVC Corp, Banco Carrefour e Banco Fibra.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, claudia Pinheiro se une à equipe de liderança da Hero Seguros junto com a Luciana Volante, atual CMO (Chief Marketing Officer) e Diretora Comercial de Trade. Esta contratação estratégica reforça o rápido crescimento e consolidação da companhia no mercado, no qual já possui mais de 8% de Market Share, e tem como objetivo colocar ainda mais foco na gestão e expansão dos multicanais de atuação, como instituições financeiras, empresas de telecomunicações, operadores e consolidadores turísticos, comparadores online, cadeia turística de agências e emissores de viagens, além do mercado de corretores de seguros.

Na liderança de grandes contas Claudia será responsável por dar continuidade na gestão de parcerias estratégicas da companhia como Banco BTG Pactual, Ciclic, Seguros Promo e ainda conquistar novos parceiros. Já Luciana continua a liderar o Marketing Hero Seguros e dar continuidade a expansão e presença da Hero no Trade de viagens, canal de alta relevância na estratégia de expansão e crescimento. Esse reforço no time comercial é parte fundamental para que a empresa alcance seus objetivos audaciosos de dobrar o resultado neste ano de 2024.

Os fundadores e CEOs da Hero Seguros Raphael Swierczynski e Guilherme Wroclawski comentam que estão muito felizes e confiantes com a chegada da Claudia, já que é uma profissional altamente reconhecida por sua capacidade de gerir equipes de alta performance e construção de relacionamentos sólidos com clientes e parceiros, além disso, comentam também o orgulho de ter em seu corpo diretivo duas mulheres tão fortes e experientes em cargos de liderança.

Ainda dá tempo: como brasileiros podem tirar o visto para ir à Copa América?

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Copa América nos EUA: do preenchimento do formulário de solicitação até o recebimento do passaporte com a autorização de entrada, tempo médio de espera não tem passado dos 70 dias


EDIÇÃO DO DT com agências

Com pontapé inicial previsto para o dia 20 de junho na cidade de Atlanta, nos EUA, a Copa América de 2024 promete ao torcedor brasileiro um gostinho do que a Seleção poderá apresentar na Copa do Mundo de 2026, realizada no mesmo país.

E para quem quiser acompanhar o time do técnico Dorival Júnior na terra do Tio Sam, uma boa notícia: ainda dá tempo para tirar o visto americano de turismo e comprar a passagem rumo à Copa América.

De acordo com nota enviada ao Diário e segundo dados levantados pelo Viva América, assessoria imigratória especializada em serviços para quem quer viajar para os EUA, o tempo médio de emissão do visto americano em 2024 tem girado em torno de 30 a 70 dias – mais do que o suficiente para o torcedor brasileiro assistir in loco à competição continental que começa em junho.

“É um avanço e tanto em relação à fila que tínhamos no ano passado, quando os viajantes tinham de esperar 600 dias para conseguir um agendamento. Graças aos esforços da Embaixada, que contratou funcionários e ampliou a capacidade de atendimento, é possível agora obter o visto em questão de semanas”, explica Rodrigo Costa, CEO do Viva América.

Como tirar o visto americano em 2024

Para quem nunca teve um visto americano de turismo (conhecido como B1/B2) ou tem um que venceu há mais de 48 meses, o primeiro passo é preencher o formulário DS-160 no site do Departamento de Estado dos EUA.

“Todo o preenchimento deve ser feito em inglês, com exceção de quando o formulário solicita que você escreve seu nome em sua língua nativa, no caso, o português”, explica o CEO do Viva América.

O executivo observa que o formulário DS-160 é extenso e demora cerca de uma hora para ser completado. “Para quem nunca preencheu, pode ser cansativo”.

Em seguida, o viajante deve ir ao site de agendamento e pagar a taxa de US$ 185 (cerca de R$ 925) para a emissão do visto. Uma vez que o sistema reconheça o pagamento, será preciso agendar a coleta de biometria em um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e a entrevista consular.

“É importante notar que o agendamento no CASV precisa ser marcado para uma data ou horário anterior ao da entrevista consular. No entanto, o site vai apresentar os dois agendamentos em ordem inversa. É preciso ficar atento”, observa Costa.

Atualmente, os consulados de São Paulo e do Rio são os que têm apresentado maior tempo de espera para a marcação do agendamento, mas é possível conseguir datas para 30 ou 50 dias à frente. Nos demais postos diplomáticos – os consulados de Recife e Porto Alegre e a Embaixada de Brasília – é possível ter datas disponível entre 10 e 20 dias.

A temida entrevista consular

A entrevista consular é uma etapa obrigatória para todos os viajantes que solicitam o visto de turismo pela primeira vez, com exceção daqueles menores de 14 anos e maiores de 79. Em geral, as entrevistas duram de 1 a 5 minutos, ou seja, é algo bastante rápido. Na grande maioria dos casos, o oficial consular não pede nenhum documento comprobatório – o que não significa que o solicitante não deva levá-los no dia.

“O oficial quer saber se o viajante tem condições de arcar com os custos da viagem pelo período informado no formulário DS-160 e se ele tem vínculos fortes com o Brasil e, portanto, não apresentará risco de ficar nos EUA ilegalmente”, comenta o CEO do Viva América.

A entrevista acontece em guichês, como os de bancos, um do lado do outro. “Portanto, você vai conversar com o oficial na frente de todo mundo e, antes de chegar a sua vez, vai ouvir as entrevistas de outras pessoas e vê-las sendo aprovadas ou negadas.”

Costa aconselha as pessoas a serem educadas com o oficial consular, responderem as perguntas de maneira clara, não dar informações divergentes com o que foi preenchido no DS-160 e, caso seja solicitado, apresentar os documentos de maneira organizada e prática.

A vestimenta também é importante, sendo aconselhável evitar chinelos, regatas e bermudas, salvo no caso de crianças, já que a entrevista é o momento ideal para causar boa impressão no entrevistador.

Caso o visto seja aprovado, o passaporte fica retido na seção consular. Em aproximadamente dez dias úteis, o solicitante poderá retirá-lo presencialmente ou, caso tenha contratado o serviço de entrega premium no site de agendamento, receber o documento diretamente em casa.

“Embora o preenchimento do formulário seja demorado e o viajante precise pegar filas nos dias de agendamento, é um processo relativamente simples. O Brasil tem uma taxa de aprovação de 85%, há uma boa vontade muito grande dos oficiais em conceder o visto para os brasileiros e garantir que eles conheçam as belezas turísticas dos EUA. Eles só não podem garantir o hexa”, brinca Costa.

JetSMART lança conexões de São Paulo e Florianópolis para Lima

JetSMART tem dois novos voos de conexão do Brasil para o Peru, ampliando a oferta de voos na região.


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A JetSMART Airlines anunciou duas novas conexões internacionais partindo do Brasil. A partir desta segunda-feira (25) a companhia aérea ligará São Paulo e Florianópolis a Lima, no Peru. O voo que parte de São Paulo, Aeroporto de Guarulhos (GRU), para Lima tem escala em Santiago do Chile, enquanto os viajantes catarinenses têm viagem para o Peru com conexão em Buenos Aires, no aeroporto de Ezeiza.

Com vistas à expansão para o mercado brasileiro, a JetSMART continua investindo em rotas para países da América do Sul onde já opera voos. Com essas conexões para Lima, os viajantes brasileiros podem conhecer a capital peruana e cidades próximas com as operações da companhia aérea de ultrabaixo custo no país vizinho.

“Este é mais um passo importante em nossos planos de expansão na América do Sul, oferecendo voos acessíveis e de baixo custo para cada vez mais passageiros. Estamos conectando duas cidades muito importantes do Brasil com a capital do Peru, Lima, ampliando as possibilidades de turismo e viagens corporativas”, afirma Verónica Marambio Álvarez, Gerente Comercial de Mercados Internacionais da JetSMART.

Atualmente, a JetSMART tem 7 voos diretos do Brasil: três rotas do Rio de Janeiro para as cidades de Santiago do Chile, Buenos Aires e Montevidéu. Duas rotas da cidade de Florianópolis para as cidades de Santiago e Buenos Aires e, por fim, voos das cidades de São Paulo e Foz do Iguaçu para Santiago.

A empresa com sede no Chile planeja atingir a marca de 100 aeronaves até 2028. Recentemente, a JetSMART comemorou a chegada de duas novas unidades da Airbus, elevando o número total de aeronaves para 35, tornando-se a companhia aérea com a mais nova frota de aeronaves de toda a América do Sul.