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Páscoa sobre Trilhos: Trem Republicano tem celebração no feriado

Descubra uma experiência encantadora para a Páscoa no histórico Trem Republicano, com chocolates, surpresas e uma viagem pela história entre Itu e Salto, SP.

A Páscoa se aproxima e o histórico Trem Republicano entre Itu e Salto, em São Paulo, se prepara para uma celebração especial. Nos dias 29, 30 e 31 de março, as estações e os vagões do passeio turístico rodoferroviário serão decorados com o tema da Páscoa, oferecendo encantos e surpresas para os visitantes de todas as idades.

Chocolates e coelhinhos estarão presentes nas estações e dentro dos vagões, criando um clima festivo em cada detalhe. A programação inclui distribuição de ovos de chocolate e brindes personalizados. “O feriado de Páscoa é uma oportunidade de reunir as famílias, e o Trem Republicano estará de portas abertas para promover esse encontro e criar memórias afetivas”, afirma Lilian Sanches, gerente do Trem Republicano.

Os guias estarão caracterizados com adereços temáticos, proporcionando um ambiente lúdico e envolvente, ideal para uma jornada memorável com a família. Para quem deseja desfrutar de uma experiência gastronômica completa, os Restaurantes Stazione oferecerão opções ideais para complementar o passeio.

Uma viagem na história do Brasil

Durante o trajeto de 7km, os passageiros podem apreciar monumentos religiosos, como a imagem da Nossa Senhora de Monte Serrat, e contemplar as águas do Rio Tietê, que desempenha um papel fundamental na economia regional. A vista privilegiada das cidades de Itu e Salto proporciona um cenário deslumbrante, revelando a beleza da região.

Nos vagões, as intervenções artísticas garantem a diversão de todos, transformando o percurso em uma verdadeira festa sobre trilhos. O passeio rodoferroviário tem duração de cerca de 1 hora, com saídas de Itu às 9h e às 14h, e de Salto às 11h e às 16h.

Arrecadou, ganhou: Visit Iguassu premia profissionais da hotelaria

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Iniciativa do Visit Iguassu valoriza o trabalho dos colaboradores dos hotéis associados que participam da arrecadação da taxa de turismo


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

O Hotel Continental Inn e o Grand Carimã Resort & Convention Center foram os hotéis contemplados na categoria Premiação Anual 2023 da campanha “Arrecadou, ganhou!”, promovida pelo Visit Iguassu. Cada um foi premiado com um vale de R$1000 em compras para os colaboradores da recepção e dois dias de hospedagem em um dos resorts associados à entidade. A iniciativa busca valorizar o trabalho dos profissionais da recepção dos hotéis associados que participam da arrecadação da taxa de turismo, uma das principais fontes de renda do Instituto que trabalha na promoção do Destino Iguaçu dentro e fora do País.

Ao longo de 2023, na categoria Premiação Mensal, foram contemplados Foz Presidente Comfort Hotel, Rafain Palace Hotel & Convention Center, Vivaz Cataratas Hotel Resort, Ibis Budget Foz do Iguaçu, Nadai Confort Hotel & Spa, Continental Inn, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Eco Cataratas Resort, Grand Carimã Resort & Convention Center, Belmond Hotel das Cataratas, Sanma Hotel e Tarobá Hotel. A cada mês, os hotéis com melhor desempenho foram premiados com vale compras no valor de R$500 e jantares para duas pessoas em restaurantes associados ao Visit Iguassu.

tourism tax, conhecida também como room tax, taxa de turismo ou taxa de hospedagem é uma prática aplicada no mundo todo, em todos os destinos que possuem um escritório de promoção e marketing, nos moldes de um Convention Bureau, assim como o Visit Iguassu.

Em Foz do Iguaçu, a contribuição facultativa para o turismo ocorre exclusivamente em hotéis associados ao Instituto. Por ser a principal fonte de receita, é através dela que a instituição privada, e sem fins lucrativos, desenvolve ações que geram oportunidades de negócios para as empresas associadas como a captação e apoio a eventos geradores de fluxo turístico; treinamentos aos agentes de viagens; atendimento a presstrips; ações com influenciadores; campanhas de marketing, entre outras atividades estratégicas realizadas para promover o destino e assim, ampliar o número de visitantes.

O presidente do Visit Iguassu, Jaime Mendes, explica que os recursos obtidos com a taxa de turismo são utilizados integralmente em ações para atrair mais visitantes de lazer, negócios e eventos. “Consequentemente eles revertem na manutenção e incremento dos postos de trabalho e na distribuição de renda na cidade e região turística”, aponta.

Conheça a “Campanha Arrecadou, ganhou!”, do Visit Iguassu

Lançada em 2016, a campanha “Arrecadou, Ganhou!” também informa e sensibiliza os participantes sobre a relevância do turismo no desenvolvimento socioeconômico de Foz do Iguaçu. O turismo é o principal setor econômico da cidade e impacta mais de 50 segmentos produtivos, com grande potencial de gerar emprego e renda.

A campanha segue em 2024. Para mais informações, acesse https://lp.iguassu.com.br/arrecadou-ganhou/

Roteiro Quilombo Cultural em São Luís: produto novo com dose histórica e inclusiva

A cultura de São Luís, capital do Maranhão, tem nos festejos do Bumba meu Boi, nas danças de Tambor de Crioula, nas festas do Divino Espírito Santo e no reggae adotado da Jamaica, manifestações autênticas que servem como cartões de visita. Agora, com a criação do Roteiro Quilombo Cultural de São Luís, essa força cultural se expande para um nível histórico, religioso e também social já que junta saberes de uma comunidade – o bairro da Liberdade -, inserindo-a na economia de mercado.

Por Paulo Atzingen (de São Luís)*


O roteiro “Quilombo Cultural de São Luís” oferece atrativos turísticos do Quilombo Urbano mostrando a força, a presença e a marca de herdeiros da cultura e da história da matriz africana em São Luís, capital do Maranhão.

O pai da criança desse roteiro é Saulo Santos, secretário de Turismo de São Luís e a equipe da Secretaria Municipal de Turismo, Setur, a mãe. Criado há pouco mais de um ano, o “Roteiro Quilombo Cultural de São Luís”, assume literalmente a identidade parda e preta que tem a capital maranhense, segundo o próprio IBGE em seu Censo de 2022 (População parda: 57,16%; população preta 16,18%; total 73,34%).

Este roteiro foi indicado em 2022 ao Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e conquistou o 1º lugar na categoria “Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo” do Prêmio Nacional de Turismo em 2023.

“Este roteiro nada mais é que a economia criativa, que é trabalhar com pessoas, com grupos que fazem arte e cultura, que inovam, que oferecem seu talento ao público. Seja por meio do artesanato, seja por meio das oficinas de danças, seja por meio das aulas de capoeira, seja por meio de qualquer empreendedorismo por meio do folclore e da cultura”, revela Saulo ao DIÁRIO. “E aí, dessa forma, você consegue dar um equilíbrio na questão social gerando emprego, atividade rentável, dando condições para que esses grupos, esses núcleos culturais possam mostrar o seu trabalho”, completa.

Quilombo Cultural
Saulo Santos apresentou o mapa do roteiro (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

Roteiro

O roteiro turístico é composto por 10 paradas, ou atrativos. Ele começa no Mercado Municipal do bairro da Liberdade, passa por organizações de Bumba Meu Boi, terreiros de matrizes africanas e blocos de atividades culturais de Festas do Divino Espírito Santo.

Quilombo Cultural
1 – Mercado Municipal da Liberdade; 2 – Terreiro Ylé Ashé Obá Yzôo; 3 – Bloco Tradicional Os Indomáveis; 4 – Bumba Meu Boi da Floresta; 5 – Terreiro Ilé Ashe Ogum Sagbã; 6 – Bloco Afro Abiyeyé Maylô; 7 – Tambor de Crioula Maracrioula; 8 – Bumba Meu Boi de Leonardo; 9 – Produtora Novo Quilombo (Reggae); 10 – Bloco Afro Netos de Nanã 

Encontro discute logística e funcionamento

Na noite da última segunda-feira (25), agentes de viagens e representantes do roteiro Quilombo Cultural se encontraram para traçar estratégias de receptivo e logística. O local do encontro foi o Centro de Cultura e Turismo do Quilombo Urbano, inaugurado em novembro do ano passado (Veja matéria).

Dos 10 integrantes do Roteiro, sete compareceram para discutir estratégias de logística com agentes de viagens, guias de turismo e com a própria secretaria de Turismo. Na oportunidade, Saulo Santos apresentou o mapa do roteiro, e convidou representantes dos atrativos falarem sobre seu produto. “Oferecemos aprendizagem sobre o Bumba meu Boi, por meio de oficina de dança, ou outras danças como tambor de crioula”, disse Nadir Cruz, do Bumba meu Boi da Floresta. Seu centro oferece oficinas de ritmos percussivos como o toque do tambor de crioula, pandeirões, pandeiros e pandeirinhos, usados na apresentação do boi.

Quilombo Cultural
Cláudia Regina, do Bumba Meu Boi de Leonardo; Nadir Cruz, do Bumba Meu Boi da Floresta e Letícia Souza do Bloco Afro Netos de Nanã (Foto: Paulo Atzingen – DT)-

Ancestralidade

“Nosso grupo preserva a memória da manifestação cultural por meio de coreografias, roupas confeccionadas e oficinas de ritmo, sob o som dos tambores de zabumba. É uma forma que oferecemos do visitante mergulhar em nossa ancestralidade”, disse Cláudia Regina, líder do Bumba meu Boi de Leonardo.

Quilombo Cultural
Ao final os participantes do encontro conheceram o espaço da Produtora Novo Quilombo (Reggae) e foram recepcionados por Alberto da Liberdade (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

Tocar, viver o momento

Ao final da reunião, os participantes foram convidados a conhecer a Produtora Novo Quilombo (Reggae), e o anfitrião Alberto da Liberdade acompanhou o grupo.

“Vivemos um novo momento no turismo, talvez resultado da pandemia. O turista quer mergulhar, quer tocar, quer viver, ter uma relação tátil com o objeto; o olho no olho é importante pois cria uma sinergia entre quem conhece e quem é conhecido”, finalizou Saulo Santos.

Compareceram ao evento, agentes de viagem da Taguatur Turismo, Vicenciar Turismo, Sonhos Tur e os representantes dos atrativos, a saber: Terreiro Ylé Ashé Obá Yzôo – (Wender Pinheiro), Bumba Meu Boi da Floresta (Nadir Cruz), Bumba Meu Boi de Leonardo ( Cláudia Regina), Bloco Afro Netos de Nanã (Letícia Souza), Produtora Novo Quilombo (Reggae) (Alberto da Liberdade) e Bloco Tradicional Os Indomáveis Show (Ericson Renyer).

Quilombo Cultural
O roteiro tem essa bela identidade (reprodução)

*O jornalista Paulo Atzingen viajou a São Luís de Azul Linhas Aéreas com seguro GTA

PERSE: dados da Fazenda mostram custo efetivo menor

De acordo com estudo, as CNAEs que já foram excluídas com a atualização do escopo do PERSE ou que nunca fizeram parte do grupo principal de elegíveis, representavam R$ 3,8 bilhões do total do custo do programa em 2022, levando a um custo efetivo de no máximo R$ 7,1 bilhões, em 2022


EDIÇÃO DO DT com agências

Considerando as estimativas para 2023, mantendo a atual base de elegíveis, o custo efetivo do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE) é na ordem de R$ 7,5 bilhões até R$ 10,2 bilhões, segundo o Ministério da Fazenda, próximo dos R$ 6,9 bilhões apresentados no estudo da Tendências Consultoria.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o desenvolvimento dessas estimativas foram motivadas pela ausência de informações públicas disponíveis e pelos comunicados oficiais discrepantes sobre o custo do programa. Apesar da recente divulgação oficial, as informações base para os cálculos seguem incompletas, pois não apresenta o custo individual para cada uma das CNAEs – Classificação Nacional de Atividades Econômicas beneficiárias, uma informação condicional para estimar o verdadeiro custo do programa.

De toda forma, as primeiras informações disponíveis explicam a maior parte da diferença entre o custo apresentado pelo Governo Federal e o divulgado pelo segmento em relação ao programa. Esta é a avaliação que a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE) faz das estimativas em renúncias fiscais que beneficiaram empresas contempladas no programa em 2022, apresentadas esta semana pela pasta. “É mais uma oportunidade que temos para esclarecer quais são os dados reais do programa para a sociedade e para o congresso nacional”, afirma o empresário Doreni Caramori Júnior, presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos – ABRAPE.

Ele destaca que os números que foram analisados remetem à 2022, visto que o governo só terá os dados exatos de 2023 a partir de julho. A pasta apresenta um aumento de 36% no número de empresas beneficiadas pelo programa no ano passado. Ressalta Orlando Souza, presidente executivo do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil: “Por esse motivo comparamos nossos dados com 2022, que estão consolidados. Essa previsão do crescimento de empresas em 2023 precisa ser elucidada, pois a lei original limita a adesão ao programa às empresas que já exerciam suas atividades em 18 de março de 2022 e a Lei 14.592 estabeleceu a diminuição de 88 para 44 CNAEs beneficiados. Esse dado na previsão gera dúvidas”.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, no ano de 2022, o material do ministério também apresenta divergências no número de CNAEs com direito aos benefícios do PERSE. São 44 os atendidos pelo programa, mas o documento da pasta elenca, no entanto, 32 CNAEs, incluindo 10 que deixaram de fazer parte do programa. “Em 2021, o então Ministério da Economia havia aumentado o alcance do programa para 88 atividades. Isso foi, entretanto, corrigido no ano passado, de forma que não deve fazer parte da apuração do custo do programa daqui pra frente”, defende Doreni Caramori Júnior.

Outra inconsistência é que o material do ministério relaciona 9 CNAEs que nunca estiveram entre os beneficiados do PERSE. “Isso justifica o argumento do ministro Haddad sobre o mau uso do programa, que deve ser investigado pela Receita Federal e que pode inspirar o congresso a fazer os ajustes que forem necessários. O setor não compactua com o desvio de finalidade do PERSE em absoluto, tendo procurado por diversas vezes a RF oferecendo apoio na implementação do programa”, salienta Doreni Caramori Júnior.

Além disso, frisa Doreni Caramori Júnior, não está claro quais são os CNAEs responsáveis pelo uso de 21,43% do custo, apontado pelo documento do ministério no campo “demais”. “Eles precisam detalhar o uso desta fatia, pois podem se enquadrar atividades que já deixaram o programa ou que nunca estiveram contempladas, e nesse caso também deveriam ser excluídas da apuração dos custos do programa. Da forma como apresentado, o governo inviabiliza a sociedade de saber o exato custo anual do programa para os 44 CNAEs, com base nos dados de 2022. Mas, ainda assim, é possível atestar que ele custa entre R$ 4,7 a 7 bilhões de reais, não mais do que isso”, pondera.

Custo efetivo Estudo elaborado pela Tendências Consultoria, com base em pesquisas públicas oficiais, estimou, no entanto, o custo efetivo do programa em R$ 6,9 bilhões anuais, considerando os 44 CNAES beneficiados. “Ao fazer uma revisão dos números corretos dos CNAEs beneficiados, o governo verá que os valores estarão bem próximos aos apontados pelo estudo”, afirma Orlando Souza, presidente executivo do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil.

De acordo com o levantamento atualizado pela Tendência aplicado ao ano de 2022, os CNAEs que já foram excluídos ou que não fazem parte dos beneficiados pelo PERSE representaram entre R$ 4,7 e 7 bilhões do total desses R$ 10,8 bilhões apresentados pelo ministério, ao se levar em consideração que algumas informações não foram reveladas. O PERSE é um programa meritório e que dá resultados. Ele pode ser melhorado e evoluído e estamos abertos ao diálogo”, afirma o presidente da ABRAPE.

Fabiano Camargo, Presidente da BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, que defende a manutenção do programa: “O PERSE desempenha um papel vital para o nosso setor, permitindo fôlego para empresas continuarem sua recuperação e levantarem voo novamente, pós-pandemia. Muitas mantiveram suas portas abertas e seus funcionários empregados, o que garantiu o sustento das suas famílias. Além disso, possibilitou que milhares de pessoas continuassem viajando e aquecendo nossa economia”. Ana Carolina Medeiros, presidente do conselho de Administração da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), afirma: “Empresas pautaram seu planejamento, assumiram compromissos contando com o benefício. Essa mudança brusca impacta a cadeia do Turismo como um todo, o seu crescimento e desenvolvimento.”

As associações

Realizado pela Tendências Consultoria, o estudo foi encomendado pela Associação Brasileira de Empresa de Eventos (ABEOC); Associação Brasileira de Eventos (ABRAFESTA); Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE); Associação Brasileira de Parques e Atrações (ADIBRA); Associação Brasileira de Resort (Resorts Brasil); Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT Brasil); Brazilian Luxury Travel Association (BLTA); Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB); Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT); e União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (UBRAFE). A íntegra do estudo está disponível nos sites das associações.

 

Fintech capta R$ 36,6 milhões de olho no setor de turismo no Brasil

Koin: operação deve alavancar a fintech com a antecipação de recebíveis de lojistas, para reforçar o acesso ao crédito no setor de turismo


EDIÇÃO DO DT com agências

Koin, fintech especializada em soluções de Buy Now Pay Later (BNPL) captou R$ 36,6 milhões por meio de um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) com o objetivo de crescer a operação de crédito ao consumo. A operação foi estruturada e distribuída pelo banco Itaú.

De acordo com Daniel Lozano García, CFO da Koin, o funding vai ser usado para incrementar a área de antecipação de recebíveis de lojistas do setor de turismo. “É o primeiro FIDC para fomentar o acesso ao crédito para compras online relacionadas ao serviço de turismo no Brasil”, destaca. Com um time de mais de 350 pessoas, distribuídas pelo Brasil, México, Argentina, Colômbia e Uruguai, a Koin atua em toda a América Latina.

Os FIDCs são fundos de investimento que destinam acima de 50% do seu patrimônio líquido em aplicações nos chamados direitos creditórios. Nessa operação, a Koin é originária dos direitos creditórios e exerce a função de agente de cobrança do fundo, com o objetivo de prover financiamentos dentro do BNPL (com recebíveis não provenientes de cartão de crédito).

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, com o FIDC, a Koin pretende ampliar a base de consumidores que acessam ao crédito para consumo, por meio do BNPL. A modalidade permite que os clientes comprem o produto ou serviço e paguem por ele depois, de forma parcelada. “É um financiamento de curto prazo ao consumidor, no qual o valor total da compra é repassado à empresa e o cliente divide os pagamentos, sem comprometer o limite do cartão de crédito, porque os pagamentos podem ser realizados com pix e boleto, por exemplo”, explica o executivo.

A captação vem em linha com a estratégia da fintech que, após atingir o breakeven em 2023, se prepara para a segunda fase de expansão este ano, que envolve crescer a oferta de serviços antifraude na América Latina. “Nossa expectativa é de maior apetite de consumo da população, em razão da redução da taxa básica de juros no Brasil, o que tende a impulsionar o e-commerce em volume e ticket médio, exigindo plataformas de transações cada vez mais seguras e simples”, destaca o executivo. Além disso, a fintech reforçou as áreas de operações, bem como seu motor de crédito proprietário, que envolve toda a tecnologia e a inteligência responsável pela automatização dos processos de decisão. “Queremos proporcionar uma experiência de compra mais fluida para os consumidores dos nossos parceiros”, completa.

Terras Altas Resort & Convention Center nomeia Rodrigo Romero o novo CEO

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Novo CEO foi apresentado pelo Terras Altas Resort no começo deste mês. Rodrigo Romero quer aprofundar as relações e o desenvolvimento das habilidades comportamentais


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Focado em efetiva profissionalização da estrutura operacional do Hotel Terras Altas Resort & Convention Center, localizado em Itapecerica da Serra, o presidente do Conselho de Administração Latif Abrão Jr. anunciou no inicio de março a contratação do executivo Rodrigo Romero como o seu novo CEO.

Natural de São Paulo, Rodrigo Romero tem 44 anos de idade. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o profissional é empresário, gestor, apresentador, além de professor com formação em Administração e Neurociências do Comportamento.

Reunindo 24 anos de experiência focada nas relações humanas e corporativas, Rodrigo Romero é também Presidente e fundador do Grupo G 100 Brasil – Ecossistema de Desenvolvimento Intelectual, Empresarial e Econômico, uma instituição de acesso exclusivo para empresários, presidentes e CEO’s de reconhecidas organizações, que tem como objetivo debater temáticas de alto impacto corporativo.

Recentemente, direcionou seus estudos para as Neurociências do Comportamento, área na qual tem realizado diversas pesquisas, estudos de aprofundamento e aplicações em empresas.

Em razão disso, ele prioriza hoje a geração de resultados, aprofundamento das relações e no desenvolvimento das habilidades comportamentais, tendo alcançado amplo conhecimento estrutural das redes de decisões e influências nas organizações, com seus hubs positivos e negativos

Professor convidado de instituições consagradas como a FGV- Fundação Getúlio Vargas e ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Rodrigo Romero explica que através da contribuição intelectual e relacionamento destas lideranças de diversos setores e segmentos, estimula-se as sinapses e proporciona o benchmarking, ampliando a assertividade das decisões corporativas e cooperação mútua.

“Liderar um time comprometido, agregando a ele toda minha experiência empresarial, será muito estimulante. Juntos colocaremos o Terras Altas em um outro patamar no mercado
hoteleiro e de eventos”, declara Rodrigo.

Fotos: veja como o aeroporto de Congonhas ficará após reforma

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Aena divulgou que irá investir cerca de 2 bilhões de reais no Aeroporto de Congonhas, localizado na zona sul de São Paulo


REDAÇÃO DO DIÁRIO

Após apresentar o projeto para a ampliação e modernização do Aeroporto de Congonhas, a Aena divulgou imagens de como o terminal ficará após a reforma. Ao todo, a companhia investe R$ 4,5 bilhões no bloco SP/MS/PA/MG, conquistado no leilão da sétima rodada de concessões. O aeroporto paulista, no entanto, ficará com 2 bilhões desse total.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, Congonhas vai ganhar um novo terminal de passageiros com mais que o dobro do tamanho atual, novas pontes de embarque e diversas melhorias para a eficiência operacional. Passará a dispor também de 20 mil m² para áreas comerciais. Com as obras, São Paulo terá um aeroporto mais confortável, seguro, ecológico e com muito mais espaço no embarque e no desembarque.

A ampliação das áreas operacionais, somada ao uso equipamentos, tecnologias e sistemas mais modernos, torna possível o acréscimo da capacidade do aeroporto sem o aumento do número de pousos e decolagens. Depois de implementadas as melhorias, com todos os pontos de parada de aeronaves preparados para receber aviões de maior capacidade, como o Airbus A321neo, Congonhas poderá movimentar até 29,5 milhões de passageiros ao ano.

Conforme explicado pela empresa, as obras para o novo terminal de passageiros começam ainda em 2024, com a conclusão prevista até junho de 2028

Interior do Aeroporto de Congonhas após a reforma da Aena
Interior do Aeroporto de Congonhas após a reforma da Aena

Maior área de embarque e desembarque

A área de embarque e desembarque vai dobrar de tamanho, chegando a 105 mil m². Todo o projeto contempla a preservação, revitalização e integração das áreas tombadas pelo Patrimônio Histórico ao novo terminal. A área nova servirá para o embarque dos passageiros, enquanto o terminal atual para o desembarque. Com a ampliação, Congonhas ganha também mais espaço comercial, com uma oferta aprimorada de serviços aos passageiros. Isso inclui mix de lojas renovado, novas salas VIP com muito mais conforto, além de locais para escritórios e salas empresariais.

O terminal de embarque terá um novo salão de check-in com 72 posições amplas e acessíveis, podendo chegar a 108, e novo píer com 36 metros de largura e 330 metros de comprimento. Serão 19 novas pontes de embarque, em substituição às 12 atuais, garantindo 70% ou mais dos embarques diretos às aeronaves. Além disso, haverá 10 portões de embarque remoto, dando novo uso ao hangar tombado, 13 leitores automáticos de cartão de embarque e aumento de 10 para até 17 canais de inspeção. O projeto prevê ainda portões de embarque reversíveis, capazes de acomodar voos internacionais de acordo com a demanda das companhias aéreas.

Aeroporto de Congonhas após a reforma
Aeroporto de Congonhas após a reforma

No desembarque, os passageiros também vão ter mais conforto. Será instalado um novo sistema de processamento de bagagens, com 10 carrosséis (são três atualmente). Além do aumento de cinco para sete esteiras de restituição de bagagem, totalizando 228 metros de extensão.

Circulação facilitada e eficiência

Outro aprimoramento ocorrerá na eficiência operacional. Com um novo pátio de 215 mil m² para a aviação comercial, haverá aumento de 30 para 37 posições de parada de aeronaves, sendo 19 nas pontes e 18 remotas, com afastamentos adequados, 100% conforme as normas internacionais e pronto para receber o Airbus A321 em todas as posições. Além disso, pistas e pátios receberão reforço estrutural, além da construção de novas pistas de rolagem, nova via de serviço para a aviação geral e uma saída rápida quando operando pela cabeceira 35L.

Para melhorar a circulação viária e reduzir o trânsito no acesso ao aeroporto de Congonhas, a Aena irá criar um bolsão para carros de aplicativos e de locadoras e uma nova praça pick-up com 72 vagas para embarque em carros de aplicativos. A área de meio-fio terá um incremento de 250 metros para embarque e desembarque dos passageiros e haverá um acesso direto à futura estação de metrô da linha Ouro.

Projeto do Aeroporto de Congonhas é lançado em SP - Foto: Divulgação - Aena
Projeto do Aeroporto de Congonhas é lançado em São Paulo – Foto: Divulgação – Aena

Segurança

A segurança das operações será reforçada com o afastamento maior entre aeronaves e pistas, dentro da norma internacional. Além disso terá a redução da circulação viária interna, com mais pontes de embarque e oferta de serviços nas posições de parada. A Aena divulgou ainda novas áreas de escape (RESAs) na pista auxiliar e adequação de sinalização e balizamento.

Segundo a Aena, na questão da sustentabilidade, o aeroporto de Congonhas contará com uma nova subestação elétrica, com mais equipamentos elétricos e uso de energia limpa, redução do uso de combustíveis fósseis, com serviços de energia e ar-condicionado para aeronaves nas pontes e diminuindo emissão de CO2. Haverá também uma nova central de resíduos sólidos e estação de tratamento de água e reuso, distribuição de combustível por dutos, evitando uso de caminhões, e ar-condicionado eficiente e mais iluminação natural.

Azul cria hub no Galeão para show da Madonna

Para reforçar o atendimento perto da data do show da Madonna no Rio de Janeiro, a Azul lançou um hub temporário no Aeroporto do Galeão


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A Azul, maior companhia aérea em destinos e voos atendidos, anunciou a criação de um hub temporário no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para atender à alta demanda de Clientes que visitarão a capital fluminense para assistir ao show da cantora Madonna no dia 4 de maio.

Ao todo, serão 436 voos operando no Galeão entre os dias 1º e 7 de maio, somando mais de 60.300 assentos. Os dias de maior pico serão 3, 4 e 5 de maio que, juntos, totalizam mais de 58% das decolagens da Azul na primeira semana do mês.

Na capital fluminense, a Azul opera nos três aeroportos: Santos Dumont, Galeão e Jacarepaguá. Se somadas toda a operação dos três terminais, a Azul contará com 870 movimentos (ida ou volta) no período, com uma oferta de mais de 103 mil assentos – o equivalente a um estádio e meio do Maracanã lotado.

Para facilitar a chegada de Clientes do país inteiro à cidade maravilhosa, além dos voos regulares de Confins, Curitiba, Campina Grande, Maceió, Porto Alegre, Recife e Campinas, a Azul ofertará voos temporários diretos para o Galeão partindo de Belém, Brasília, Cuiabá, Campo Grande, Fortaleza, Porto Seguro, Congonhas (SP), Foz do Iguaçu, Juazeiro do Norte, Montes Claros, Palmas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Luís, Guarulhos, Goiânia, Londrina, Manaus, Maringá, Navegantes, Salvador, Uberlândia e Vitória.

“Estamos sempre atentos para atender a demanda de importantes eventos que movimentam as economias local e nacional. Reconhecemos a magnitude deste show e acreditamos que brasileiros de todo o país vão desejar assistir ao espetáculo ao vivo na praia de Copacabana”, explica Vitor Silva, gerente geral de Planejamento e Estratégia da Azul.

Parceria com o ITAÚ

Clientes de qualquer cartão de crédito Itaú receberão um promocode que concederá 25% de desconto sobre o valor da tarifa disponível no momento da aquisição no aplicativo da Azul. Clientes com cartão Azul Itaú receberão 5% a mais de desconto, totalizando 30% sobre o valor disponível.

A campanha estará disponível entre 14h desta segunda-feira (25) e 23h59 da próxima sexta-feira (29). para viagens que tenham como destino ou origem a cidade do Rio de Janeiro entre os dias 2 e 5 de maio.

O programa de fidelidade da Azul também contará com campanhas especiais. Clientes Azul Fidelidade, independente da categoria, que viajarem para qualquer um dos três terminais operados pela companhia, na cidade do Rio de Janeiro, receberão pontuação em dobro em voos realizados entre os dias 2 e 5 de maio.

Já os Clientes que se cadastrarem no Azul Fidelidade, entre os dias 22 e 25 de março, utilizando o promocode da parceria, serão bonificados com 3.000 pontos.

“Queremos que todos tenham, além de uma vivência única no show, a melhor experiência de voo de suas vidas”, completa Tariana Cruz, gerente geral de Marketing da Azul.

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Air Europa começa a operar voos para Marrakech

Air Europa retoma os voos para a cidade marroquina no dia 21 de março; há saídas do Brasil, com conexões em Madrid


EDIÇÃO DO DT com agências

Desde 21 de março, a Air Europa retoma os voos de Madrid a Marrakech (Marrocos). A novidade representa mais uma forma de brasileiros poderem viajar para o destino africano, que reúne vários pontos turísticos, já que a companhia opera diariamente saindo de São Paulo e com duas frequências semanais partindo de Salvador, com destino a Madrid. Da capital espanhola é possível fazer conexão com a cidade marroquina, com cerca de 18 horas de duração.

Para o diretor-geral da Air Europa no Brasil e na Argentina, Gonzalo Romero, a retomada da rota Madrid-Marrakech denota a presença da companhia não só no continente europeu, mas também em vários outros lugares do mundo. “A Air Europa está expandindo cada vez mais sua atuação em outros continentes. A retomada dessa operação permite aos brasileiros, que desejam voar à capital marroquina, conhecer Madrid com nossa opção de stopover, que possibilita aos viajantes aproveitar alguns dias na cidade espanhola e depois continuar a viagem, com uma única passagem”, ressalta Gonzalo.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, Marrakech é um importante centro religioso, histórico e cultural, que reúne mesquitas, palácios e jardins como seus principais pontos turísticos. Sendo considerada uma das cidades mais antigas do mundo, a capital marroquina possui monumentos famosos datados de antes até dos anos 1.200, como é o caso da Mesquita Koutobia. A gastronomia do local é uma mescla entre a culinária árabe, mediterrânea e andaluzia. Uma tradição forte no destino são os SPAs, conhecidos naquela região como hammam, que proporcionam banhos de relaxamento e estão por toda a parte.

Para quem pretende viajar para a cidade marroquina nos próximos meses, a Air Europa listou dicas de pontos turísticos para visitação:

Djemaa el-Fna

Essa é uma praça agitada da cidade, localizada na região central, em que são comercializados lanches típicos. Lá também acontecem apresentações artísticas, com acrobatas, encantadores de serpentes, músicos, curandeiros, grupos de dança e contadores de história. Seu nome significa ‘Assembleia dos Mortos’, pois era ali que os criminosos eram executados.

Jardim Majorelle

Esse jardim possui centenas de espécies de flores e plantas, abrigando também uma variedade de aves e características dessa região. Nas proximidades, os turistas podem aproveitar para conhecer o Museu de Arte Islâmica, que explica a origem do ponto turístico.

Palácio Bahia

Construído no século XIX, esse palácio é um exemplo da arquitetura islâmica predominante na cidade, sendo um conjunto de jardins localizado em uma área de 8 hectares, com 150 quartos. Anteriormente, foi residência da nobreza e ainda é usado pela família real marroquina.

Parque Nacional de Toubkal

Trata-se de uma região de conservação que abriga as majestosas montanhas do Atlas. Há passeios disponíveis que conduzem os visitantes por caminhadas e trilhas pelo parque. Para os alpinistas mais habilidosos, é nesta área que se encontra o pico do Djebel Toubkal, o ponto mais elevado do Norte da África.

Mesquita Koutobia

Por ser considerado um lugar sagrado, essa mesquita não pode ser adentrada, mas é possível vê-la externamente. É considerada uma das maiores do mundo, com 17 portões. É um dos monumentos mais importantes da cidade. Sua construção é datada do ano de 1.159.

Além de voar de forma direta de São Paulo e Salvador até Madrid (fazendo conexão posterior para Marrakech), passageiros de outros estados também podem voar com a companhia, por meio dos acordos de codeshare firmados em parceria com outras empresas, como Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de Brasília.

Do Brasil até a Europa, os passageiros viajam com a aeronave Dreamliner 787, considerada sustentável e uma das mais eficientes no consumo de combustível e na redução de ruídos. De Madrid a Marrakech, os voos são operados com o Boeing 737. Este modelo de corredor único é eficiente para voar em trajetos de curta e média distância, equilibrando um alto volume de passageiros com um consumo responsável de combustível.

A Air Europa aceita o pix como modalidade de pagamento e também parcela as passagens em até 10 vezes sem juros. Para saber mais, acesse o site.

Evento em POA: Visual Turismo e Rextur Advance reúnem 50 agentes de viagens

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Evento contou com parceria da Copa Airlines e da Rede Hilton All Inclusive


EDIÇÃO DO DT com agências

A Visual Turismo e a Rextur Advance realizaram um jantar em Porto Alegre (RS) para celebrar a participação na Ugart 2024. O evento reuniu 50 agências de viagens, com participação de clientes de POA e região.

Marvio Mansur, diretor geral da Rextur Advance, abriu o evento apresentando os diferenciais da empresa, com destaque para o Reserva Fácil, sistema reconhecido pelos agentes como o melhor do mercado. Já Hugo Lagares, diretor geral da Visual Turismo, apresentou a nova Visual, que voltou ao mercado com equipe dedicada e sistema próprio, e ainda sorteou brindes aos convidados.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a Copa Airlines, representada por Beatriz Lopes, apresentou as novidades que a companhia oferece para a Região Sul, destacando a nova frequência de voos Florianópolis – Panamá (FLN/PTY), três vezes na semana. Já Beatriz Barbosa, da Rede Hilton, encantou os convidados com os novos resorts da rede, com destaque para Tulum, no México.