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Avianca é reconhecida a cia aérea global mais pontual do mundo em 2023

Durante a cerimônia, Avianca revelou uma aeronave Airbus A320 com uma pintura comemorativa dessa conquista


EDIÇÃO DO DT com agências

Avianca recebeu oficialmente o reconhecimento que a credencia como a companhia aérea global mais pontual do mundo em 2023, por parte da empresas de dados de aviação Cirium.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, Jeremy Bowen, presidente-executivo de Cirium, entregou pessoalmente esta distinção para a equipe da Avianca, em um evento realizado no hangar Simón Bolívar, em Bogotá (Colômbia), onde se revelou um avião com uma pintura comemorativa desse prêmio.

“É preciso muito esforço e trabalho em equipe para realizar as operações aéreas dentro do prazo, levando em consideração todos os fatores externos: clima, falta de pessoal, problemas mecânicos, entre outros. E, principalmente, em 2023 quando a demanda aumentou. Além disso, as posições no topo das classificações muitas vezes estão separadas por apenas frações de porcentagem. A Avianca venceu a categoria global com uma OTP (On-Time Performance) de 85,73%, 0,2% superior à segunda colocada. Mas a mudança no desempenho da Avianca, desde antes da pandemia até à forma como opera agora, é o que mais os deve orgulhar. O número OTP de 2023 é mais de 10% superior ao de 2019 e 2% superior ao de 2022. A mudança na tendência é verdadeiramente notável!”, afirmou Bowen.

“Por trás dessa conquista está o comprometimento de mais de 14 mil pessoas da equipe da Avianca que, em coordenação com autoridades e aliados, trabalham para garantir que nossos clientes cheguem aos seus destinos com segurança, pontualidade e com suas malas. E claro, agradecemos aos mais de 32 milhões de passageiros que confiaram em nós para voar durante 2023. Estamos orgulhosos deste reconhecimento que nos coloca no mesmo nível das companhias aéreas de classe mundial e a Colômbia como referência internacional no setor aéreo”, disse Frederico Pedreira, CEO da Avianca.

Durante 2023, a companhia aérea obteve uma taxa de pontualidade (On-Time Performance – OTP) de 85,73%, após ocupar a primeira posição no ranking global (para companhias aéreas que operam em ao menos três regiões) em maio, junho, agosto e setembro, e permanecer entre os cinco primeiros lugares consecutivamente entre fevereiro e outubro.

Atualmente, a Avianca conta com uma rede de mais de 140 rotas que conectam 75 destinos em 25 países da América e da Europa.

Aviões Embraer 190 da Air France serão modernizados; saiba mais

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Primeira aeronave renovada da Air France iniciará operações no próximo outono europeu


EDIÇÃO DO DT com agências

A Air France continua modernizando sua oferta de produtos e serviços em rotas de curta e média distância. Assim, a empresa e sua subsidiária regional estão se preparando para renovar as cabines de todos os Embraer 190 operados pela HOP!

Para projetar os futuros assentos da aeronave, a Air France se uniu à Expliseat, fabricante francesa de um inovador assento de fibra de carbono e titânio que combina um design leve e sustentável com maior conforto, durabilidade e funcionalidade.

Feitos sob medida para as necessidades da companhia aérea, eles serão fabricados e montados em Angers, na França. Toda a decoração da cabine também será renovada com as cores da Air France, desde as paredes da aeronave até o carpete no chão.

A reforma dos Embraer 190 começará depois do verão europeu na unidade de manutenção da HOP! em Clermont-Ferrand. A primeira dessas aeronaves renovadas voará no outono europeu de 2024.

Esses assentos de nova geração serão condizentes com os altos padrões de conforto oferecidos a bordo dos Airbus A220 da Air France. Eles serão apresentados exclusivamente de 28 a 30 de maio na Aircraft Interiors Expo, um evento em Hamburgo, na Alemanha, que reúne profissionais da aviação para discutir inovações em interiores de cabine.

Sobre a Air France

Desde 1933, a Air France promove e destaca a França ao redor mundo. Com uma atividade dividida entre transporte de passageiros, carga e manutenção aeronáutica, a Air France é um grande player do transporte aéreo. Mais de 38 mil funcionários que compõem a sua força de trabalho estão comprometidos diariamente para oferecer a cada cliente uma experiência única de viagem.

Air France, KLM Royal Dutch Airlines e Transavia formam o Grupo Air France-KLM. O Grupo conta com seus poderosos hubs Paris-Charles de Gaulle e Amsterdã-Schiphol para oferecer uma vasta rede internacional de voos. Seu programa de passageiro frequente Flying Blue tem mais de 17 milhões de membros. A Air France e a KLM são membros da aliança SkyTeam, que tem um total de 18 companhias aéreas membros.

A Air France estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável, e está trabalhando para reduzir e apoiar projetos que absorvem a armazenam carbono da atmosfera em sumidouros naturais de carbono. Como parte do programa Air France ACT, a companhia está comprometida em reduzir suas emissões de CO2 por passageiro-km em até 30% vs. 2019, representando -12% em emissões absolutas de CO2. Essa ambição é apoiada por amplos investimentos para renovar sua frota com aeronaves de nova geração mais eficientes em combustível, o desenvolvimento de mais Combustível Sustentável de Aviação, ou a generalização da eco-pilotagem.

Brasil registra crescimento de 10,2% de entrada de turistas internacionais

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Registro de 833.306 turistas é maior que o mesmo período de 2023 e 2019, e perde apenas para 2017 e 2018; entre os emissores, Chile e França são destaques


EDIÇÃO DO DT

Fevereiro de 2024 teve o terceiro maior registro de entradas de turistas internacionais no Brasil de todos os tempos. Foram 833.306 visitantes do exterior, um crescimento de 10,2% em comparação a 2023, quando entraram no país 755.842 turistas. Os dados são da Embratur em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e Polícia Federal (PF).

No acumulado do ano, o registro de entradas de visitantes do exterior ficou em 1,79 milhão. A soma dos dois primeiros meses é 3,64% maior que o 1,7 milhão registrado no mesmo período de 2023. A chegada de turistas do Chile e da França foram as que apresentaram o maior crescimento no mês, de 77,7% e 49,1%, respectivamente.

O Ministro do Turismo, Celso Sabino, enfatiza que, além do trabalho para ampliar e diversificar a conectividade aérea para o Brasil, o MTur tem investido fortemente na melhoria da imagem brasileira para o mundo. “O Brasil mudou e o mundo está ansioso em conhecer esse novo país, que, além de belezas naturais, cultura, história e gastronomia diferenciada, vem melhorando o ambiente interno, com sólidas políticas econômicas, sociais e sustentáveis. É isso que temos trabalhado nas inúmeras feiras internacionais que fazemos questão de participar e o resultado já vem se traduzindo em números, como os que vimos em fevereiro”, reforçou Sabino.

Na série histórica, o número de visitantes internacionais em fevereiro de 2024 foi o terceiro maior já registrado, inferior apenas ao do mesmo mês de 2018, 868 mil, e de 2017, 863 mil. As informações completas, com números por estado, país de origem e modal de transporte utilizado para entrar no país estão disponíveis no Painel de Dados da Embratur.

“Os números demonstram como as nossas estratégias têm gerado o resultado esperado: apostamos na ampliação da conectividade aérea com os nossos vizinhos, e a chegada de turistas tem crescido na mesma proporção. Na França, trabalhamos muito a imagem do Brasil que retomou o compromisso com a democracia e a sustentabilidade. Se antes eles nem queriam ouvir falar do Brasil, agora os números são uma resposta muito positiva desse interesse crescente em conhecer esse novo Brasil”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Recorde chileno

Entre os países emissores, o que registrou maior crescimento em um ano foi o Chile: pulou de 58 mil em fevereiro de 2023 para 93 mil neste ano, uma variação de 77,7%. Em janeiro, o país andino já havia batido o recorde da série histórica até então, com 77 mil visitantes no Brasil, marca que foi novamente superada. Este crescimento vem compensando a queda na chegada de turistas argentinos em decorrência do agravamento da crise econômica no país vizinho. Em fevereiro de 2024 chegaram ao Brasil 307 mil argentinos, 10,7% menos do que os 343 mil de 2023.

O efeito da crise econômica na Argentina também causa reflexo no Chile, que por sua vez tem atuado para compensar a queda da chegada de argentinos com o crescimento de brasileiros. Lá, o recuo na chegada de argentinos, no acumulado de janeiro e fevereiro, foi de 5,1%. Já o aumento na chegada de brasileiros está na ordem de 70%. Na última quarta, Marcelo Freixo, o embaixador do Chile no Brasil, Sebástian Depolo Cabrera, e representantes da companhia aérea chilena Sky Airline anunciaram novos voos ligando a capital, Santiago, a Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA).

As novas rotas passarão a operar entre junho e julho próximos, e prometem aumentar o fluxo de chilenos. Em outras duas ações de aproximação, a Agência trouxe comunicadores chilenos para conhecerem e divulgarem por lá os destinos brasileiros. Em maio de 2023, dois profissionais do país integraram um grupo de jornalistas da América Latina que visitaram Brasília e Goiás. E neste Carnaval, a Agência trouxe mais dois comunicadores para conhecer a folia em Belo Horizonte e os municípios mineiros de Ouro Preto e Brumadinho (Inhotim).

Destaque francês 

Outro país que se destacou entre os principais emissores de turistas para o Brasil foi a França, que saltou de 21.072 visitantes em fevereiro de 2023 para 31.424 neste ano, um aumento de 49,1%. O país é o sexto maior emissor de turistas para o Brasil, o maior do continente europeu. Em 2023, o Brasil recebeu 187 mil turistas franceses, número mais de 43% maior do que o registrado em 2022, quando o total de entradas foi de 130 mil. Em janeiro de 2024, o crescimento na chegada de franceses foi de 29,5%, em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

A Embratur tem atuado de forma estratégica na reconstrução da imagem do Brasil na França e na reconexão entre os operadores de turismo dos dois países. Em 2023, por exemplo, retomou a participação na principal feira de turismo do país, a TOP Resa, evento em que a Embratur não participou durante os quatro anos do governo passado. A Agência também garantiu presença na feira de turismo de luxo ILTM de Cannes, em dezembro, e realizou a Galeria Visit Brasil em Paris, em outubro.

Antes, em julho, Embratur e Sebrae promoveram uma press trip com cinco jornalistas franceses na Serra da Capivara (PI). Em fevereiro, trouxe outros cinco jornalistas de diferentes veículos do mesmo país para conhecer o Carnaval do Rio de Janeiro.

Outros mercados 

Além de Chile e França, houve crescimento na chegada de turistas dos principais países emissores para o Brasil, como os Estados Unidos, com 68.655, aumento de 12,9%; o Paraguai, com 51.802 (20,8%); Uruguai, com 47.460 (20,8%); e Portugal, com 22.892 visitantes (20,5%).

Dois cursos sobre turismo acessível do Mtur têm vagas abertas

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Inscrições para os cursos vão até 1º de julho e as vagas são ilimitadas


EDIÇÃO DO DT com agências

O portal de qualificação do Ministério do Turismo, o qualifica܂turismo܂gov܂br abriu inscrições para mais dois cursos sobre turismo acessível, são eles: Turismo Acessível às Pessoas com Deficiência Intelectual e Turismo Acessível às Pessoas com Surdocegueira e Deficiência Múltipla. As inscrições vão até o dia primeiro de julho através do próprio site.

Os cursos são ministrados de forma online, permitindo que o aluno tenha maior flexibilidade na hora de assistir às aulas. Cada um deles possuem 30 horas de duração e as vagas são ilimitadas. No portal Qualifica Turismo é possível encontrar diversos outros cursos online como os cursos “Turismo Acessível às pessoas com deficiência física e/ou com mobilidade reduzida” e “Condutor de Turismo Náutico”.

Em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Ministério do Turismo também está oferecendo 400 vagas de especialização para Guias de Turismo habilitados no Cadastur como “Guia Regional” dos estados da macrorregião Norte e Centro-Oeste. As vagas são referentes aos cursos em Atrativos Naturais e Atrativos Culturais (200 vagas para cada curso) e as inscrições vão até o dia 8 de abril, por meio do link: Link.

A especialização é gratuita, com carga horária total de 200 horas, sendo 160 horas EaD e 40 horas de aulas práticas em nível de Especialização Técnica, com ingresso em 20 de abril de 2024.

Só no primeiro semestre deste ano, o Ministério do Turismo já disponibilizou mais de 9 mil vagas a profissionais e estudantes do setor em cursos gratuitos de qualificação e profissionalização neste ano. As diversas oportunidades são ofertadas em plataforma própria do MTur e também por meio de parcerias com instituições de ensino de todo o país. Incentivar a qualificar o setor é uma das prioridades do MTur para que a atividade turística no Brasil seja exercida por profissionais cada vez mais capacitados.

Oportunidades

Para o segundo semestre deste ano, serão abertas vagas para os cursos de Turismo Acessível à pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA); Turismo Acessível às pessoas com deficiência intelectual; Turismo Acessível às pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla; English for Tourism – Basic”, para formação em inglês nível A1; Agente de Informações Turísticas com ênfase em Atrativos Naturais; Especialização em Atrativos Naturais e Culturais para Guias de Turismo Regional da Região Sudeste, Norte e Centro-Oeste; Agente de Viagens; Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Distribuição; Cerimonial e Protocolo para Eventos; Planejamento e Organização de Eventos Sociais; Cozinha Internacional; Cozinha Brasileira; Cozinha Japonesa; Sustentabilidade Aplicada a Cozinha e Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

Parcerias 

A oferta de qualificação profissional tem sido uma prioridade do Ministério do Turismo. Além do seu próprio conteúdo de formação disponibilizado no portal https://qualifica.turismo.gov.br/, o órgão também promove cursos por todo o país com diversos parceiros como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), dentre outros. Fique sempre atento ao portal do MTur para acompanhar as ofertas de vagas. Clique AQUI.

Copacabana, a Língua Carioca e o Manifesto de Paz

Estou em Copacabana e vejo a verdadeira carioquice circulando entre os poros, bundas, calçadas e as ruas paralelas e transversais à avenida Atlântica. É nessa retaguarda do mar que acontece o que é mais genuíno no Rio: a sua gente.
por Paulo Atzingen*

O aposentado senta ao sol das 7 horas para um café preto e acende um cigarro que traga como se isso fosse seu pararaios do dia que está para acontecer. Ele abre o jornal impresso e leio nas letras garrafais da capa que a Rússia lançou mais 30 misseis sobre Kiev, a capital da Ucrânia. Essa informação não me serve para nada, mas me dá pólvora e chumbo para o que sinto agora.

A cor preta prevalece na pele aqui na Nossa Senhora de Copacabana e a forma de se comunicar adquire uma maneirice quase cantada. Os últimos dias do verão aquarelam um céu sem nuvens e uma brisa desce da pedra gigantesca que tem status de montanha. Essa pedra definiu lá atrás – na era dos vulcões – a cintura estreita de um bairro esbelto que obedece a curvatura da praia.

Essas ruas de Copacabana são sombreadas por um verde da tonalidade das florestas originais e há um aparente equilíbrio entre o artificial cimento e meu natural momento. Não há balas perdidas e a feira livre traz o cheiro da fonte inesgotável – a terra brasilis – donde jorram as nossas frutas que nutrem essa costa vibrante.

Essas cores, cheiros e sons que absorvo me provam que todos são iguais perante a lei até que se prove o contrário, já que essa coisa de classes, à primeira vista, desaparece aqui, no res-do-asfalto, como lá, com os pés na areia.

Os prédios erguidos nos Anos Dourados, ou antes, são obras de engenheiros e arquitetos sonhadores pessoas de carne, osso e coração que construíram espaços para gente de carne, osso e coração sem a meta de arranhar os céus, ou de ser Dubai.

Casais heteros ou homoafetivos de mãos dadas caminham sem medo para a praia, cães são puxados por suas donas para o cocô matinal, turistas bebem seus cafés em bistrôs e eu me incorporo a essa dança de liberdade e calma que só sinto aqui.

Um casal de gringos de boa idade divide a mesa e não há harmonia entre eles, apesar dos cabelos brancos, nela e nele. Divergem no que vão pedir e depois vejo que só um coco da Bahia foi suficiente para um tratado de paz. Experimentam Copacabana em espírito beatnik, meio hipongas tardios, existencialistas como fui.

Um nórdico – classifico-o por causa de sua transparência que nem sombra faz e seu cabelo loiro – atravessa a avenida Nossa Senhora de Copacabana como um ser de outra esfera, vindo talvez de Oslo, de Helsinque? Ele é estranho nesse ecossistema onde as pessoas têm um código de linguagem, um jeito de corpo e um modo de se relacionar gravado na estrela mais brilhante do Cruzeiro do Sul. Eles vêm aos montes porque amam nosso jeito, nossa cor, nossas mulheres, nossos homens, nossa cultura, nosso astral.

Esse gringo pede uma informação em inglês e o carioca responde em seu tupi misturado a banto e português. Até quando? Somos uma potência em simpatia, somos uma força bruta na economia da paz, temos jacarandás mognos e castanheiras e somos obrigados ainda a nos adaptar à língua das sequoias.

Copacabana
Essas ruas de Copacabana são sombreadas por um verde da tonalidade das florestas originais e há um aparente equilíbrio entre o artificial cimento e meu natural momento (Foto: Lúcia Chayb – Revista Eco-21)

Meu Manifesto

Meu manifesto é que a língua padrão das economias de mercado absolutista seja apenas usada nas bolsas e nos fronts da guerra, na compra e venda de armamentos, canhões e ogivas, se assim for! Mas nas viagens e nas relações humanas o Carioquês seja o código universal!!

Meu manifesto é que um projeto de Lei seja apresentado ao Legislativo para que se oficialize o Carioquês como Língua da Paz!

Meu manifesto é que a economia de Copacabana, representada por lojas de souvenirs, clínicas de estética, cabeleireiros, academias, bares e cafés, restaurantes, hotéis, locadoras de automóveis, vendedores ambulantes, camelôs, artesãos, pintores, malabares, artistas da noite, agentes de viagens, guias de turismo e todas essa gente e empresas que usam o relacionamento cordial como moeda – que toda essa economia seja isenta de todo e qualquer imposto. E que essas empresas sejam incluídas no Cadastro Nacional das Empresas Promotoras da Paz e do Amor!

E que esse projeto de Lei tenha um parágrafo único que classifique essas micro, pequenas e médias empresas como exclusas da economia fugaz, fora da indústria poluidora e destruidora, a mesma que financia e alimenta as guerras.

E que esse projeto de Lei, depois de aprovado apenas oficialize e reforce o que sempre foi Copacabana: um lugar com uma economia ensolarada de troca, indexada a um passado de gente que precisa trabalhar não para ficar rica e se dar bem, mas que quer só ser feliz.

“… e que essas empresas sejam incluídas no Cadastro Nacional das Empresas Promotoras da Paz e do Amor!” (Foto: Lúcia Chayb – Revista Eco 21)

São Paulo, 21 março de 2024 (22h56)


*Paulo Atzingen é jornalista, cronista, poeta e fundador do DIÁRIO DO TURISMO.

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Brasil registra 6,8 milhões de passageiros em voos domésticos em fevereiro

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A demanda por voos domésticos teve um aumento de 3,9%, enquanto a oferta por assentos cresceu 6,1% no mês passado


EDIÇÃO DO DIÁRIO

A movimentação de passageiros no mercado doméstico brasileiro segue crescendo. Em fevereiro, o setor apresentou números positivos, com 6,8 milhões de viajantes circulando pelo país. O valor é 2,8% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Outra notícia, de acordo com nota expedida à imprensa, é que a demanda por voos domésticos teve um aumento de 3,9%, enquanto a oferta por assentos cresceu 6,1% em fevereiro. “Os dados refletem o bom período do carnaval que voltou a aquecer os aeroportos, atraindo brasileiros e estrangeiros que circularam mais pelo país”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

O relatório da ANAC também trouxe informações sobre os terminais de maior movimentação: Guarulhos (SP), Congonhas (SP) e Brasília (DF). Juntos, os três responderam por quase 35% de todo o fluxo verificado no período. Logo atrás aparecem os terminais de Recife (PE), Campinas (SP), Galeão (RJ) e Salvador (BA).

Já entre os voos de maior fluxo de passageiros, a ponte aérea Recife-Guarulhos (SP) foi a que teve a maior movimentação de pessoas transportadas, seguida das ligações entre Guarulhos (SP)-Fortaleza (CE) e Salvador (BA) -São Paulo (SP).

Internacional

Para atrair mais voos internacionais para o Brasil o governo federal lançou o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI). A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo, Ministério de Portos e Aeroportos e a Embratur que atuaram em dois eixos: ampliação da oferta de assentos regulares em voos internacionais e melhoria da experiência dos turistas em aeroportos brasileiros.

Para dar início ao primeiro eixo de atuação, foi publicado um edital de chamamento público, em caráter piloto, para incentivar companhias aéreas brasileiras e estrangeiras a implantar novos voos regulares para destinos turísticos do Brasil. As empresas selecionadas receberão do PATI incentivos financeiros para realizar ações de promoção de destinos turísticos brasileiros no mercado internacional, incentivando os turistas a conhecerem o Brasil.

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Viagens para a Terceira Idade: explorando novos destinos com os pacotes da Schultz Turismo

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Viagens para a Terceira Idade tem agências especializadas como a GNC Viptour, parceira da operadora Schultz

Viajar é uma paixão que transcende gerações, e o segmento de viagens para a terceira idade tem se destacado como um nicho cada vez mais promissor. Com o aumento da expectativa de vida e o desejo de viver novas experiências, esse público está cada vez mais disposto a embarcar em aventuras pelo mundo.

por Alexandra Mato Ramos (De Barra de Santo Antônio, em Alagoas – Colaboração para o DIÁRIO)*


Nesse contexto, a GNC Viptour, agência especializada nesse nicho do mercado, tem se destacado ao oferecer pacotes inusitados e seguros. Com mais de duas décadas de experiência, a agência foi fundada em 1998 e, desde então, tem se dedicado exclusivamente a atender grupos da melhor idade, com pessoas que variam de 59 a 90 anos. A agência cresceu significativamente desde o início do milênio e comemora a parceria de 26 anos com o grupo Schultz.

Para Glauco Carreira, fundador da GNC VipTour, a cada ano, os resultados obtidos no segmento de viagens para a terceira idade têm se mostrado ainda melhores. Além disso, com o aumento da expectativa de vida e o desejo das pessoas de viajar mais, o segmento tem se mostrado cada vez mais interessado em explorar novos destinos e experiências através de roteiros inusitados e inovadores. “Nesse sentido, as múltiplas opções oferecidas pela Schultz, com apoio de grandes parceiras como a Europamundo, nos permite ajustes e refinamentos nos roteiros, o que têm nos proporcionado um crescimento contínuo e a garantia de um cliente satisfeito que, na maioria das vezes, continua realizando viagens com a gente. Para termos a dimensão dessa afirmação, nossos grupos já estão fechados até o final do ano”, pontua Glauco.

Barreiras

Ainda de acordo com fundador da agência, embora haja um crescimento no interesse por viagens entre a terceira idade, algumas barreiras ainda são enfrentadas, especialmente para aqueles com mais de 80 anos. A obtenção de seguro saúde para esse público ainda tem sido um desafio, uma vez que poucas seguradoras estão dispostas a fornecer cobertura para essa faixa etária.

Presente desde a primeira convenção da Schultz, o fundador GNC VipTour atesta a importância desse tipo de evento para a profissão: “A Convenção Schultz é um evento de suma importância para os agentes de viagens que trabalham com a operadora. Durante o evento, os profissionais têm a oportunidade de se atualizar sobre as últimas tendências do mercado, bem como descobrir novas oportunidades de negócios para impulsionar suas vendas. A troca de informações e o conhecimento adquirido na convenção são essenciais para o sucesso da profissão e para o crescimento sustentável de nossos negócios”, completa o empresário.


*A jornalista Alexandra Mato Ramos viajou convidada pela Schultz Operadora com TZ Seguros

 

Peru conquista prêmio de melhor destino para turismo de incentivo

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A cidade de Iquitos, no Peru, foi reconhecida como o Melhor Destino de Incentivo da América Latina no World MICE Awards 2023, realizado na Alemanha


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A cidade de Iquitos, situada na selva peruana, foi reconhecida como o Melhor Destino de Incentivos da América Latina nos World MICE Awards 2023, que decorreram no âmbito da Feira ITB Berlim, na Alemanha, uma das mais importantes a nível mundial. Esta conquista foi comunicada pela Comissão para a Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo (PROMPERU).

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a cidade de Iquitos, que pertence à região peruana de Loreto, competiu com destinos líderes como Buenos Aires (Argentina), Cidade do México (México), Cidade do Panamá (Panamá), San José (Costa Rica), Santiago (Chile) e a cidade de Lima.

Desta forma, Iquitos posiciona-se como um destino perfeito para o turismo MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). Sua rica biodiversidade, sua cultura ancestral e o majestoso rio Amazonas, considerado Património Mundial pela Unesco e uma maravilha natural do mundo, são alguns dos benefícios desta importante cidade peruana, muito visitada por turistas nacionais e estrangeiros.

“Este reconhecimento reflete o desenvolvimento significativo do turismo de reuniões no nosso país na última década, como resultado da colaboração entre o setor público, os gabinetes regionais e a cadeia de valor do turismo”, afirmou a presidente executiva da PROMPERÚ, Angélica Matsuda.

O Peru é atualmente um destino muito competitivo para o turismo MICE. Várias das suas regiões dispõem de uma vasta gama de hotéis, centros de convenções, serviços de qualidade e uma grande variedade de restaurantes onde brilha a gastronomia peruana, reconhecida em concursos internacionais como os World Travel Awards. Além disso, cada cidade tem paisagens maravilhosas e diversas atrações turísticas que fazem de qualquer reunião ou viagem de incentivo uma experiência única e irrepetível.

A PROMPERÚ trabalha para promover o crescimento deste tipo de turismo. Por isso, este ano, será lançada a campanha “Meaningful Meetings in Peru”, na qual cidades peruanas como Arequipa, Lima, Cusco, Iquitos e Paracas serão promovidas em mercados estratégicos como Estados Unidos, Brasil, Espanha, Colômbia e México. Estas cidades dispõem de uma infraestrutura completa e de serviços de primeira classe para a realização de grandes eventos internacionais em que participa um número significativo de visitantes.

Além disso, este ano continuará a ser promovida a participação do Peru em feiras especializadas em turismo de reuniões, como a Fiexpo Latin America, a IBTM Americas e a Imex America.

Com tudo isto, o objetivo é continuar a consolidar o Peru como um destino líder na região no segmento do turismo de reuniões e incentivos.

‘Agente Tá On’ da Azul Viagens reúne mais de 700 agentes em Sampa (Veja Fotos!)

O ‘Agente Tá On’ da Azul viagem acumula sucesso de vendas e de público entra ano e sai ano.

Por EDIÇÃO DO DIÁRIO (Fotos de Felipe Maresca)


Este ano não foi diferente. A Azul Viagens, operadora de Turismo da Azul, deu início à temporada 2024 do Agente Tá On com seu primeiro evento do ano, realizado em São Paulo, no Centro de Eventos São Luís. O evento reuniu mais de 700 agentes de viagens e 60 parceiros, entre redes hoteleiras, parques temáticos, receptivos e instituições financeiras.

Agente tá On
Entrada do evento
Agente tá On
Credenciamento do evento

Duas apostas

Este ano a Azul Viagens trouxe duas grandes apostas: o crescimento de vendas para a Paraíba, por meio do programa “Por Esse Céu Azul”, e a criação de produtos exclusivos para as grandes festas de São João no Nordeste. Além disso, a operadora conta com uma malha especial de voos dedicados para a alta temporada de inverno, com 30 novas rotas e aumento de frequência em 11 mercados, atendendo à alta demanda de clientes. Comparado com a alta temporada de 2023, o crescimento na oferta de assentos é de mais de 60%.

O encontro contou com três salas de capacitação, utilizadas para realização de treinamentos oferecidos por destinos e parceiros para os agentes de viagens.

Ricardo Bezerra, gerente sênior Comercial da Azul Viagens, celebrou o início de mais uma temporada de capacitações. “Para nós, é uma grande alegria dar continuidade por mais um ano a esse projeto que engaja tantos agentes de viagens e proporciona excelentes resultados”, afirmou o executivo.

Agente tá On
Giulliana Mesquita, gerente sênior de Produtos da Azul Viagens, durante a palestra
Agente tá On
Ricardo Bezerra, gerente sênior Comercial da Azul Viagens, durante a palestra

Giulliana Mesquita, gerente sênior de Produtos da Azul Viagens, destacou que o Agente Tá On fortalece a relação da operadora com seus fornecedores. “Além de ser uma excelente oportunidade de capacitação e de encontro de negócios entre o profissional de viagens e o parceiro, o Agente Tá On é uma vitrine que mostra ao mercado o que a Azul Viagens preparou para a temporada que está chegando”, completou.

O próximo Agente Tá On está marcado para 28/03, na cidade de Presidente Prudente.

CONFIRA OUTRAS IMAGENS:

Estand principal da azul (visão lateral).
Danilo Pedro, gerente comercial das pousadas, Atlantic, Amada Terra e Flor de Magnólia em Porto de Galinhas e (à direita) Fabíola Chalaça, gerente comercial das mesmas pousadas.
Ana Guilhermina, gerente comercial do Marinas Maceió Hotel
Maria Augusta Brêda (Guga), Gerente comercial San Marino suíte Hotel Maceió
Agente tá On
À frente Maria Augusta Brêda (Guga), Gerente comercial San Marino suíte Hotel Maceió e ao fundo Ana Guilhermina, gerente comercial do Marinas Maceió Hotel

ABEAR se reúne com novos presidentes das comissões de Turismo e de Viação e Transportes

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Jurema Monteiro, presidente da ABEAR, apresentou agenda do setor para os novos líderes das comissões de Turismo e de Viação e Transportes


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro, reuniu-se com os novos presidentes das comissões de Turismo (CTUR) e de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados, para apresentar os temas prioritários do setor aéreo em 2024. A informação foi divulgada pela ABEAR em nota recebida pelo DIÁRIO.

Os deputados federais Paulo Litro (PSD-PR) e Gilberto Abramo (Republicanos-MG) foram eleitos na semana passada, respectivamente, para a liderança da CTUR e CVT para este segundo ano de legislatura.

“Temos mantido diálogo permanente com as comissões da Câmara e queremos seguir com esta importante aproximação com os novos presidentes da CTUR e CVT. Para a ABEAR é vital manter este elo com os deputados para discutir e esclarecer nossa agenda, que em 2024 segue com foco em medidas estruturantes para o setor. A ABEAR parabeniza os deputados Litro e Abramo e está sempre à disposição para debater o avanço do modal aéreo no Legislativo”, afirma a presidente da ABEAR, Jurema Monteiro.

“O impacto do setor aéreo para o turismo é fundamental, conectando culturas, integrando mercados e tornando o Brasil acessível para todos, gerando emprego e impulsionando nossa economia. Dessa forma, buscamos junto com a Abear ampliar o diálogo para que possamos ter novos projetos que atendam e contribuam para o aprimoramento do setor”, diz o novo presidente da CTUR, deputado Paulo Litro.

“Reconheço a importância estratégica do setor aéreo para o país e sua relevância para a Comissão de Viação e Transporte na Câmara dos Deputados, sendo vital para a conectividade nacional, a movimentação eficiente de mercadorias e o desenvolvimento econômico. Portanto, é essencial que políticas e regulamentações estejam alinhadas com as demandas globais, garantindo a competitividade e o crescimento sustentável desse setor fundamental”, diz o novo presidente da CVT, deputado Gilberto Abramo.