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Deputado de SP quer criar Frente Parlamentar em prol do turismo

Proposta protocolada do parlamentar também representa apoio aos setores de eventos e gastronomia, além de outros correlatos


REDAÇÃO DO DIÁRIO

O Deputado Estadual Danilo Balas (PL) protocolou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) um pedido para a criação da Frente Parlamentar em Apoio ao turismo, sobretudo bares, restaurantes, hotéis, eventos, casas noturnas, similares e afins em São Paulo.

De acordo com nota publicada no portal da Alesp, a iniciativa visa a fortalecer e revitalizar setores essenciais para a economia e a cultura do Estado.

Balas, segundo a matéria, destacou a importância desses setores, que representam uma parcela significativa do PIB estadual e são cruciais para a geração de milhares de empregos formais e informais. Além disso, conforme indicou o deputado, tais segmentos estimulam economias regionais, atraem turismo e fomentam a cultura, o entretenimento e a hospedagem.

O parlamentar, que é um grande apoiador do setor, ressaltou, no momento do protocolo do pedido para a criação da Frente, os desafios enfrentados devido à pandemia da COVID-19 e às medidas restritivas implementadas para combatê-la. “Muitos estabelecimentos encerraram suas atividades, e inúmeros trabalhadores perderam seus empregos”, lamentou Danilo Balas.

A proposta de Danilo Balas objetiva assegurar um futuro próspero para os bares, restaurantes, hotéis, eventos, casas noturnas, similares e afins no Estado de São Paulo, contribuindo para a retomada econômica e o bem-estar da população.

Nesse contexto, a criação da Frente Parlamentar em Apoio aos Setores mencionados se torna vital para auxiliar na recuperação dessas áreas tão importantes para São Paulo. “A Frente buscará estabelecer políticas públicas que minimizem os impactos da crise sanitária e promoverá debates e ações para criação de incentivos fiscais, linhas de crédito especiais, desburocratização de processos, estímulo ao turismo, capacitação profissional e medidas específicas de apoio ao setor de hospedagem”, afirmou o Deputado Danilo Balas.

Resorts Brasil inicia série de encontros em Curitiba

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A Resorts Brasil e seus associados realizaram o Roadshow Resorts Brasil: Curitiba, reunindo agentes de viagem e resorts. O encontro visa fortalecer o relacionamento e estimular o crescimento do setor.

Na noite de 19 de março, no Hard Rock Café, em Curitiba, a Resorts Brasil e seus associados realizaram o Roadshow Resorts Brasil: Curitiba, o primeiro de uma série de eventos planejados para 2024 em diferentes estados.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, o coquetel exclusivo reuniu mais de 40 agentes de viagem e representantes de 29 resorts associados à Resorts Brasil. “Em 2024 incluímos no plano comercial da associação os Roadshows para mercados específicos. Acreditamos que a ação é uma importante ferramenta para capacitar e divulgar o segmento de Resorts.Nesta primeira rodada tivemos uma excelente abertura junto ao mercado de Curitiba, o qual agradeço a receptividade. A equipe da Resorts está preparando os encontros de forma bem especial e com muito carinho!”, disse Rodrigo Vaz, vice-presidente comercial da Resorts Brasil.

O objetivo desses encontros é fortalecer o relacionamento entre os associados da Resorts Brasil e os agentes de viagem, estimulando o crescimento do setor. “É com muita alegria e entusiasmo que retomamos nossos Roadshows através da praça de Curitiba, e a Resorts Brasil, junto com seus associados, estão focados nessa capacitação e relacionamento com os agentes de viagem. Já estamos ansiosos para as próximas edições”, ressaltou Aline Curti, coordenadora de feiras e eventos da Resorts Brasil.

Os associados que participaram da ação foram:

  • Blue Tree Thermas de Lins
  • Cana Brava All Inclusive Resort
  • Celebration Resort Olímpia
  • Costão do Santinho Resort
  • Costa do Sauipe Parques & Resorts
  • Cyan Resort By Atlantica
  • Enotel Porto de Galinhas Resort
  • Fasano Angra dos Reis
  • Fasano Boa Vista
  • Fasano Trancoso
  • Fazzenda Park Resort
  • Hot Beach Resort
  • Hot Beach Suites
  • Jurema Águas Quentes
  • Malai Manso Resort Yacht Convention & Spa
  • Mavsa Resort
  • Nannai Resort & Spa
  • Pratagy Beach All Inclusive Resort
  • Rio Quente Parques & Resorts
  • Summeville All Inclusive Resort
  • Tauá Alexânia Resort & Convention
  • Tauá Atibaia Resort & Convention
  • Tauá Caeté Resort & Convention
  • Thermas All Inclusive Resort Poços De Caldas
  • Thermas Park Resort & SPA
  • Tivoli Ecoresort Praia Do Forte
  • Wish Foz do Iguaçu Resort
  • Wish Natal Resort
  • Wish Serrano Resort

Busca por cursos de hotelaria aumenta em 123%, diz pesquisa

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Em um período de alta no turismo, a procura por cursos de hotelaria tem disparado


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Ao longo de 2023, o país registrou alta de 7,5% no índice de atividades turísticas em relação ao ano anterior. Para 2024, a previsão é de crescimento, com os números já se mostrando positivos, apresentando aumento de 9% no número de turistas que vieram passar a virada de ano no país. Os dados são do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

Com o aquecimento do setor, todas as áreas relacionadas a ele acabam crescendo, incluindo a geração de empregos e a valorização das profissões do segmento. Em 2023, o turismo foi responsável pela criação de mais de 214 mil vagas de trabalho formal no Brasil, segundo dados do Ministério do Turismo.

Em consonância com a tendência, de acordo com o estudo, houve um aumento nas buscas do Google relacionadas às profissões e aos cursos de aprimoramento na área.

Ao longo do trimestre, as buscas por “curso de hotelaria” aumentaram em 123% e as por “curso técnico de turismo” cresceram em 52%. Outras profissões essenciais para o setor tiveram destaque, como a procura por “curso de piloto de avião” e por “curso de comissário de bordo” crescendo em 86% e em 83% respectivamente.

Os números foram levantados pela Onlinecurriculo, plataforma especializada em currículos online, que buscou entender o movimento dos profissionais do segmento e a tendência de crescimento do setor. Com o destaque do ramo de turismo e o aumento da oferta de vagas, cresce o interesse pela área, com oportunidades para quem tem interesse em atuar no segmento ou se especializar para ter uma melhor colocação no mercado.

Pantanal é homenageado com aeronave da Azul

A companhia organizou um evento para mostrar a nova pintura de seu Cessna Grand Caravan, denominado “Pantanal Azul” – em homenagem ao Centro-Oeste brasileiro. A iniciativa, que irá promover este e outros destinos importantes e desejados do país, faz parte do programa “Conheça o Brasil Voando”


EDIÇÃO DO DIÁRIO

A Azul, maior companhia aérea em número de voos e destinos atendidos no Brasil, realizou nesta quarta-feira, 20 de março, o evento de lançamento da nova pintura de uma de suas aeronaves Cessna Grand Caravan, homenageando o Centro-Oeste brasileiro e a rica biodiversidade do Pantanal, bioma presente no sul do estado de Mato Grosso e noroeste de Mato Grosso do Sul. Batizado de “Pantanal Azul”, o avião leva em sua fuselagem elementos característicos da natureza da região, como a onça-pintada, o sol refletindo no rio e o voo do tuiuiú, ave símbolo do Pantanal.

de acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a homenagem faz parte do programa “Conheça o Brasil Voando”, parceria da companhia aérea e do Ministério do Turismo, que tem o objetivo de motivar a descoberta dos mais importantes, bonitos e desejados destinos brasileiros, facilitando o planejamento de viagens e incentivando os Clientes a adquirirem passagens aéreas com pelo menos cinco meses de antecedência pelos canais de venda oficiais da Azul. Como parte dessa parceria, a companhia irá adesivar 10% de sua frota ao longo do ano – que também receberão, além dos símbolos de vários lugares brasileiros, a logomarca do programa e do Ministério do Turismo. Outra ação de incentivo, será a programação de speeches a bordo pela Tripulação, com informações e curiosidades sobre cada destino homenageado.

Esta iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla para estimular o Turismo doméstico, e que inclui a implementação do stopover em cidades-chave como São Paulo e Brasília. O stopover permite que os passageiros adicionem ao trajeto uma parada prolongada em uma terceira cidade durante a mesma viagem, incentivando à visita a mais destinos sem custos adicionais ao valor da passagem.

Para José Ramos, diretor da Azul Conecta, o programa “Conheça o Brasil Voando” vem ao encontro dos objetivos da Azul de divulgar e ampliar cada vez mais o acesso aos destinos brasileiros, em todos os cantos do país. “Estamos entusiasmados em expandir nossa parceria com o Ministério do Turismo e, juntos, celebrarmos a diversidade e a beleza do Brasil. Essa iniciativa só reforça o compromisso da Azul que sempre apostou e investiu na aviação regional, procurando conectar o máximo de cidades brasileiras com o que há de melhor em nosso país”, afirma Ramos.

“A Azul Linhas Aéreas é uma importante parceira do Ministério do Turismo nessa missão de ampliar a conectividade aérea e também de divulgar as belezas e os atrativos de nosso país para o público interno e externo. Tenho a convicção de esse trabalho em conjunto trará resultados cada vez mais impactantes para todo o setor de viagens”, destaca Celso Sabino, Ministro do Turismo.

Na ocasião do evento, além da apresentação da nova pintura, a companhia comemorou o acréscimo da logomarca do programa e do Ministério do Turismo em outra aeronave, o Cessna Grand Caravan “Rota das Emoções”, com adesivo na fuselagem inspirado no Nordeste brasileiro. Na arte da adesivação, é possível contemplar o formato das dunas da região, contornando suavemente a beleza das lagoas, além de fazer menção às lindas praias da região, à intensidade dos ventos e aos esportes a vela.

A cerimônia, com a presença das duas aeronaves, aconteceu em Jundiaí, interior de São Paulo, no hangar da Azul Conecta, empresa responsável por realizar os voos regionais da Azul, contando com a presença do diretor José Ramos, da Azul Conecta.

Brasileiros são atraídos pela grande oferta do turismo de Portugal

Para atuar no setor de turismo de Portugal, interessados devem fazer cursos técnicos com certificação pelo governo português nestas áreas; cursos online para os que buscam qualificação e transição de carreira podem ser feitos no Brasil com estágio em terras lusas


EDIÇÃO DO DT com agências

Portugal segue atraindo trabalhadores brasileiros. E um dos setores que mais contribuiu para a criação de vagas em 2023 é, também, um dos que ainda mais demandam mão de obra brasileira. No ano passado, o turismo gerou cerca de 36 mil vagas, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). No total, as atividades de hotelaria e gastronomia, ligadas ao setor, empregaram 328,8 mil pessoas em 2023, correspondendo a 6,6% do total da economia lusa. E pela primeira vez, a maioria (55%) dos empregados em turismo tinha o ensino secundário e superior.

Não por acaso, fazer um curso de capacitação profissional é uma das melhores e mais práticas formas de se regularizar para atuar no mercado de trabalho português. Pela legislação portuguesa, todos os alunos que se matricularem em cursos com duração de um ano ou mais têm direito a vistos de residência que permitem a atividade laboral em território português. Porém, para não cair em golpes da internet, é preciso assegurar que o curso é certificado pela Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), vinculada ao Ministério do Trabalho lusitano. Ao concluir o curso, o formado pode atuar não somente em Portugal, mas também em outros 26 países da União Europeia (UE).

Disponibilizando mais de 20 cursos certificados pela DGERT, a Academia eFuturo é uma das escolas portuguesas de formação profissional que capacita brasileiros. E os cursos de cruzeiros marítimos e hotelaria estão entre os mais procurados, tendo em vista justamente o mercado de trabalho aquecido nessas áreas. Além da língua portuguesa, ambos os cursos, em especial, podem ser feitos em inglês e/ou espanhol, o que para estrangeiros é uma ótima porta de entrada não somente no mercado de trabalho português, mas também internacional.

O curso completo para cruzeiros é um verdadeiro curso 3 em 1, pois oferece, com exceção de cozinha, a capacitação em zeladoria/housekeeping, recepção, restaurante e bar, e tem duração de 12 meses. “Nossos alunos, no entanto, costumam conclui-los antes desse prazo, numa média de quatro a cinco meses, pois nossa metodologia flexível permite terminá-lo antes do prazo de um ano para aqueles que têm maior tempo de dedicação. E logo após a parte teórica das aulas, damos todo apoio ao enquadramento profissional, preparando-os para o estágio que é feito em hotel 4 ou 5 estrelas, requisito básico para poder trabalhar em cruzeiros”, ressalta a diretora da eFuturo, Renata Maida Freire.

Segundo Renata, o curso completo para cruzeiros também possibilita a atuação em hotelaria ou restauração – como é chamado o segmento de restaurante e similares em Portugal. Ou seja, o curso completo para cruzeiros, além de oferecer a formação para três funções que abrem mais oportunidades de trabalho, ainda permite atuar em outras áreas do turismo além de cruzeiros. Mas para quem não tem interesse em atuar em cruzeiros, é possível fazer um curso focado somente em hotelaria/restauração, que capacita profissionais para trabalharem em hotéis ou pousadas, em zeladoria/housekeeping, recepção, restaurante/bar e também na cozinha.

Além destes dois cursos mais completos, há outros específicos para determinadas funções, como os de capacitação profissional para guest service em cruzeiros ou de recepcionista em hotéis, além de cursos técnicos de restaurante e bar para cruzeiros ou hotelaria, de empregado de mesa (garçom) para cruzeiros ou hotéis, de barman para cruzeiros ou hotelaria, de assistente de cabine em cruzeiros, de governanta de hotel e, finalmente de cozinheiro para cruzeiros e hotelaria/restauração, este último disponível somente na unidade da eFuturo na capital portuguesa.

Com exceção do curso focado em cozinha, todos os cursos podem ser feitos remotamente, online, do Brasil – as aulas práticas e o estágio para este curso em específico são obrigatoriamente realizados em Portugal, em Lisboa ou Porto. O estágio, seja em cozinha ou relacionados a outros cursos, não costuma ser remunerado em Portugal. Por isso, é recomendável ao estudante contar com recursos financeiros até a formatura ou mesmo até que encontre emprego. Segundo Renata, o investimento feito na capacitação profissional pode ser recuperado de um a três meses após a efetiva contratação por uma empresa, dependendo do salário da função para o qual foi contratado.

Um das formadas pela eFuturo e que já está trabalhando no setor de turismo é Layanne Carmo. A pernambucana de 24 anos escolheu o curso completo de cruzeiros em razão da grade curricular abrangente, que lhe permitiria ter conhecimento para atuar dentro de navios ou em hotéis ou restaurantes. “Sou formada em direito e queria atuar em uma área mais abrangente como o turismo, pois assim conseguiria trabalhar em vários países do mundo”. Hoje, Layanne trabalha há cerca de um ano e meio como recepcionista em uma guest house, no centro de Lisboa.

A idade mínima do estudante dos cursos profissionalizantes é 18 anos e, para melhor aproveitamento dos cursos, é recomendada a conclusão do Ensino Médio, equivalente ao 12º ano completo em Portugal. Ao pedir o visto de estudo, é necessário estar atento à duração do curso escolhido, pois não deve ser menor que 12 meses, o prazo mínimo para se ter o visto de estudante, que permite residência e trabalho. Este tipo de visto favorece também a imigração familiar, pois o requerente pode agregar seu cônjuge e filhos desde que cumpram com os pré-requisitos da Portaria 1563/2007 para comprovação de meios de subsistência, o que atualmente um outro tipo de visto, o de procura de trabalho, não permite. Importante ressaltar que as escolas profissionalizantes portuguesas certificadas pela DGERT não se responsabilizam por vistos, fornecendo apenas a prova de matrícula dos alunos que querem estudar em Portugal.

Trabalhadores estrangeiros são essenciais para a economia portuguesa. Eles contribuíram em 2022 com cerca de 1,87 bilhões de euros para a Segurança Social, ao passo que se beneficiaram de cerca de 257 milhões de euros em benefícios sociais – o valor das contribuições é, portanto, sete vezes superior aos das prestações que receberam do Estado.

Turismo da Paraíba tem maior alta do Nordeste em 2023

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Turismo da Paraíba apresenta ótimo resultado ano passado


REDAÇÃO DO DT

O turismo na Paraíba apresentou crescimento de 11,1% em 2023, a maior alta entre todos os estados do Nordeste, segundo pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP). Quando analisado o mês de dezembro, a alta foi de 0,1%, em comparação com igual período de 2022. No período, o segmento registrou faturamento superior a R$92,8 milhões no estado.

O estudo mostra que o segundo maior crescimento do Nordeste ocorreu no Piauí (9,4%), seguido por Maranhão (9,3%). Entre todos os estados da federação, a Paraíba figura com o quarto maior aumento, atrás apenas de Tocantins (15,7%), Mato Grosso (14,9%) e Paraná (12,4%).

Para o presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena, os dados da pesquisa mostram que a Paraíba vem se mantendo como um dos destinos brasileiros mais procurados pelos turistas.

“Os dados nos dão estímulo e incentivo para trabalhar cada vez mais pelo turismo paraibano. Esse crescimento do faturamento é voltado para estruturação, promoção e divulgação do turismo da Paraíba pela Secretaria de Estado do Turismo e PBTur. Os valores injetados são investidos na reconexão com outros mercados e abertura de novos, como o Norte do país”, ressaltou o presidente da PBTur.

O Governo do Estado tem investido em incentivos fiscais a companhias áreas como estratégia para ampliar número de assentos, atrair novos voos e elevar o número de turistas no estado.

“A articulação do Governo da Paraíba com as companhias aéreas com a chegada de novos voos faz com que mais pessoas visitem a Paraíba. Também está sendo investido no aumento da participação nas principais feiras de turismo, capacitações e roadshows. Isso tem tido um resultado importante para que mais pessoas visitem nosso estado e injetem valores expressivos na nossa economia seja por lazer ou negócios”, frisou, Lucena.

Turismo Nacional

A pesquisa da Fecomércio-SP mostrou também que o Turismo nacional cresceu 7,8% em 2023, somando um faturamento de R$189,4 bilhões. O mês de dezembro significou um incremento de R$ 18,1 bilhões nesse montante, tornando esse o melhor resultado para um único mês desde o início da pandemia, em 2020. O valor foi 1,1% maior do que o registrado em dezembro do ano anterior.

Esse desempenho é puxado por atividades como locação de meios de transporte (alta de 18,3%), que reúne, principalmente, as agências de veículos sem motorista, além de alojamento (17,4%). No caso das atividades de alojamento, o dado corrobora a pesquisa do Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), que mostrou um aumento de 4% na procura por hospedagens em hotéis pelo País na comparação com 2022. As companhias aéreas (12,7%), que somaram R$48 bilhões ao longo do ano, um recorde.

Fonte: Pautareal.com

‘Ligados aos nossos irmãos por um fim comum que se situa fora de nós’ – Saint Exupéry

“Ligados aos nossos irmãos por um fim comum que se situa fora de nós, só então respiramos. A experiência mostra que amar não é olhar para o outro, mas olhar juntos na mesma direção.”* – Antoine de Saint-Exupéry – Terra dos Homens


Mais uma pérola que Saint-Exupéry deixou em uma de suas obras, essa frase diz muito sobre a relação e o que une duas pessoas. O que te une aos outros? Qual o linha invisível que faz com que as pessoas permaneçam na sua vida? Não é somente laços de sangue e de amor que têm esse poder mas a cumplicidade e a fidelidade uma das outras.

Ou aquele combinado entre dois irmãos de nunca deixarem de se falar para manter a vontade da mãe e a relação familiar, enaltecendo os valores de cada família, e manter a relação de que possa acontecer qualquer coisa, esse laço pode ser sempre restabelecido de alguma forma.

É muito difícil duas pessoas por mais que estejam juntas, pensarem iguais, mas o mínimo para qualquer pessoa saudável é ser respeitada e entender os propósitos da outra, mesmo que não sejam exatamente iguais.

Não mantemos relações apenas por sobrevivência mas há sempre algo mais profundo que isso, uma amizade sincera, um amor correspondido, o afeto de alguém querido, há sempre uma linha invisível, e que muitas vezes se rompe fácil ou é tão forte que pode vir qualquer tesoura que não se corta.

Muitas vezes um objetivo ou algo incomum serve para fortalecer ainda mais nessa relação. Que tal fortalecer seus laços? Amar um ao outro é olhar na mesma direção, é entender o sonho do outro e permanecer ao lado, essas relações sim, valem a pena.

Crédito: José Augusto Cavalcanti Wanderley
Colaborou: Nicole B. Vieira da Rocha Santos

GTA já soma 2.250 agentes capacitados em 2024

Calendário de Capacitações da GTA – Global Travel Assistance em 2024

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a GTA – Global Travel Assistance segue com seu calendário de capacitações em alta para o ano de 2024. Por meio da Academia GTA, foram promovidos 23 treinamentos nos três primeiros meses do ano, entre presenciais e virtuais, mobilizando 2.250 agentes de viagem.

Para manter a constância e alcançar a marca de 10 mil capacitados até dezembro, a GTA convidou 100 profissionais para dois famtours em Olímpia (SP) entre os dias 7 e 15 de março, em parceria com a rede Enjoy. A ação envolveu as cidades mineiras de Alfenas, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Varginha, além de São Paulo.

Além de conhecer e aproveitar as instalações do complexo, os participantes foram contemplados com um workshop sobre a cultura do seguro viagem, conduzido pelo diretor comercial da GTA, Gelson Popazoglo; e pelo representante da empresa no interior paulista, Agenor Bertoni. A segunda turma, treinada pelo gerente nacional de vendas, Rogério Esteves, teve a colaboração do executivo de contas Marcio Ataíde.

“Mais do que treinamentos para difundir a cultura do seguro viagem, esses eventos proporcionam uma conexão ainda mais estreita com o trade turístico”, pontua Popazoglo.

Sobre a GTA

A GTA – Global Travel Assistance é uma empresa amiga do agente de viagem tendo suas vendas 100% B2B, acumulando 34 anos de operação no mercado de seguro viagem nacional e internacional. Em resumo, a central de operações reúne 3 mil colaboradores, 530 linhas telefônicas, 40 centros operacionais e 300 postos de coordenação com capacidade para responder mais de 95 mil chamadas.

Com sede em São Paulo, a empresa atua com 22 representantes nas principais cidades brasileiras. A GTA detém o reconhecimento dos agentes de viagem como empresa referência em produtos e serviços. Há 15 anos consecutivos é ganhadora do Prêmio TOP AVIESP, na categoria Melhor Empresa de Seguro Viagem.

LATAM atinge 40,5% de mercado no Brasil, seu melhor resultado em 11 anos

A LATAM conquista 40,5% de participação no mercado brasileiro, seu melhor resultado em 11 anos, segundo a ANAC. A empresa lidera a aviação nacional desde 2021 e prevê mais crescimento em 2024.

Edição do DIÁRIO com agências


A LATAM Airlines conquistou 40,5% de participação de mercado doméstico no Brasil em fevereiro de 2024, seu melhor resultado em 11 anos, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Em julho de 2013, a companhia havia alcançado 41,6% de participação.

Os índices para o mês de fevereiro de 2024 confirmam a LATAM como líder da aviação brasileira desde 2021. Na operação internacional, o mesmo também liderou o mercado brasileiro em fevereiro de 2024, com participação de 23,6%.

A eficiência e competitividade da LATAM são evidentes em sua operação, que atualmente oferece a maior malha aérea da história do país, com voos para mais de 50 aeroportos em território nacional. Em 2023, a companhia também ampliou o seu codeshare com a Voepass, oferecendo aos clientes acesso a outros 26 destinos brasileiros, principalmente em aeroportos regionais.

Como consequência, a LATAM lidera o setor aéreo no Brasil desde 2021 (em RPK). O índice calculado pela ANAC considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País.

LATAM lidera o crescimento da aviação no Brasil

Nos voos internacionais, a LATAM é também a empresa aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. Em novembro, a LATAM e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica para promover o País internacionalmente.

A companhia aérea tem como compromisso ampliar o acesso dos brasileiros à aviação, sendo a companhia aérea que mais cresce no Brasil desde 2021. Em 2023, transportou 33 milhões de passageiros domésticos no País, um aumento de 8% em relação a 2022. Para 2024, a LATAM prevê um novo crescimento de 7% a 9% em sua operação doméstica no Brasil, adicionando mais de 3 milhões de assentos da companhia no ano.

Paulo Manoel, diretor TZ Viagens fala ao DIÁRIO durante Convenção Schultz

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Durante a A 16ª Convenção Schultz, que acontece em Alagoas, o DIÁRIO entrevistou Paulo Manoel, diretor da TZ Viagens.

por Alexandra Mato Ramos (De Barra de Santo Antônio, em Alagoas – Colaboração para o DIÁRIO)*


A TZ Viagens, empresa administradora da franquia de agências de viagens do Grupo Schultz, tem se destacado no mercado por ser multimarcas, com mais de 300 agências, e como a meta de facilitar cada vez mais o trabalho dos agentes de viagens para que ele possa priorizar a busca de clientes e o fechamento de negócios.

Nesta entrevista exclusiva , o Diretor da empresa, Paulo Manoel, compartilha informações sobre a empresa e seu diferencial no setor, confira:

DIÁRIO: Manoel, você pode nos falar um pouco sobre a TZ Viagens, empresa administradora da franquia de agências de viagens do grupo Schultz?

Paulo Manoel: Sim, com certeza! A TZ Viagens é uma rede de franquias de agências de viagens multimarcas que tem como objetivo facilitar o trabalho dos agentes de viagem. Nós cuidamos das questões estruturais do negócio, o que permite que os franqueados foquem no mais importante, que é atender o cliente. Como empresa administradora, estabelecemos relações com fornecedores e aproveitamos a força de vendas da empresa para negociar melhores comissões, maior rentabilidade e mais apoio das operadoras que fazem parte dos fornecedores homologados da TZ Viagens. Além disso, organizamos treinamento on-line toda semana. Temos uma plataforma com todos esses treinamentos gravados. Na nossa intranet, o franqueado tem acesso não apenas aos fornecedores, mas a todos os dados de apoio à venda, seja material de treinamento ou de marketing desenvolvido por nós.

DIÁRIO: A TZ Viagens vende outras operadoras? Qual é o diferencial de uma agência ter uma estrutura por trás? Por que alguém escolheria abrir uma franquia da empresa?

Paulo Manoel: Sim, vendemos outras operadoras. O nosso diferencial está em sermos multimarcas e em nosso foco na consultoria e no atendimento humanizado, tanto para os clientes quanto para nossos parceiros franqueados. Temos uma cultura de proximidade, de relacionamento, de humildade e de parceria. Trabalhamos em conjunto com todos os franqueados, compartilhando suas experiências e jornadas com seus colegas. Existe um empoderamento de todos dentro da TZ, e por isso dizemos que somos uma família, a família TZ Viagens. Promovemos uma cultura de participação ativa e apoio mútuo entre os franqueados. Todos se sentem donos da franquia. A relação é completa, com cada um tendo seu foco, mas todos remando na mesma direção. Nosso objetivo é fazer da TZ Viagens a maior rede de franquias de turismo do Brasil. Para ilustrar nosso crescimento, em 2019, tínhamos 32 agências, e até o final deste ano pretendemos chegar a 320. Em março de 2020, tínhamos 43 agências, e hoje já temos 237.

DIÁRIO: Quanto custa, em média, para ser um franqueado?

Paulo Manoel: O investimento para ser um franqueado é de aproximadamente R$ 9.500,00.

DIÁRIO: Quais são as novidades para as agências? Quais são as tendências?

Paulo Manoel: Uma das novidades é a automatização dos processos que podem ser realizados digitalmente, visando humanizar o atendimento on-line. Utilizamos a tecnologia para direcionar o cliente à agência com a qual ele irá conversar, além de auxiliar o franqueado em toda a gestão interna. Recentemente, lançamos um CRM dentro da TZ Viagens, que permite que todos os franqueados tenham acesso a um sistema de gestão de relacionamento com o cliente. Com ele, é possível acompanhar todo o processo de venda, registrando cada etapa detalhadamente. A tecnologia facilita o atendimento e o acompanhamento ao cliente, fornecendo informações completas sobre ele e possibilitando um trabalho segmentado na gestão da empresa.

Outra tendência importante é a combinação do digital com o humano. Hoje em dia, muitas pessoas compram roupas pela internet, mas ainda preferem experimentá-las e tocá-las em uma loja física. Nós seguimos essa abordagem de duas formas. Os franqueados “Home Office” têm a liberdade de combinar atendimento presencial com o cliente em locais públicos, em suas próprias casas ou onde o cliente preferir. As lojas oferecem atendimento on-line e presencial. Apesar do crescimento do atendimento on-line, há situações em que o cliente prefere ter a presença do vendedor. É um modelo híbrido que visa atender às diferentes preferências dos clientes.

TZ Viagens
Outra tendência importante é a combinação do digital com o humano. Nós seguimos essa abordagem de duas formas”, informa Paulo (divulgação)

DIÁRIO: Como a TZ Viagens lida com a concorrência no mercado de agências de viagens?

Paulo Manoel: A concorrência é uma realidade em qualquer mercado, e no setor de agências de viagens não é diferente. Para lidar com isso, buscamos nos diferenciar através do atendimento personalizado, da consultoria especializada e da qualidade dos serviços oferecidos. Além disso, trabalhamos em parceria com os franqueados, oferecendo suporte e capacitando-os constantemente para que estejam sempre atualizados e preparados para atender às necessidades dos clientes. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência única aos nossos clientes, superando suas expectativas e fidelizando-os à nossa marca.

DIÁRIO: Quais são os planos futuros da TZ Viagens?

Paulo Manoel: Nossos planos futuros envolvem um crescimento contínuo e sólido da rede de franquias. Pretendemos expandir para novas regiões do Brasil, aumentar o número de agências e fortalecer ainda mais nossa presença no mercado. Além disso, estamos constantemente investindo em tecnologia e inovação para oferecer soluções cada vez melhores aos nossos franqueados e clientes. Queremos consolidar a TZ Viagens como uma referência no setor de agências de viagens, sempre priorizando a qualidade, o atendimento personalizado e a satisfação dos nossos clientes.

DIÁRIO: Muito obrigado, Paulo Manoel, pelas informações compartilhadas. Desejamos sucesso a você e à TZ Viagens em seus planos futuros.

Paulo Manoel: Eu que agradeço a oportunidade! Foi um prazer compartilhar um pouco sobre a TZ Viagens e nossos objetivos. Estamos comprometidos em oferecer as melhores experiências de viagem aos nossos clientes e em apoiar nossos franqueados em suas jornadas. Estamos animados com o futuro e esperamos continuar crescendo e inovando no mercado de agências de viagens.


*A jornalista Alexandra Mato viajou convidada pela Schultz Operadora com TZ Seguros