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Hotéis, bares e restaurantes criaram 70 mil empregos em 2023; diz Fhoresp

Levantamento do Núcleo de Pesquisa e Estatística da Fhoresp aponta a geração de 70 mil postos de trabalho no período, o que representa 40% do total de vagas criadas no Brasil


EDIÇÃO DO DT com agências

Hotéis, bares e restaurantes do estado de São Paulo registraram crescimento bem acima de outros setores da Economia na geração de empregos em 2023. Estes três principais ramos do Turismo tiveram alta de 5,4% no volume de vagas em relação a 2022, com a criação de 70 mil postos de trabalho.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, o índice está acima dos 2,5% de outros segmentos, e supera, inclusive, a Indústria. É o que revela levantamento inédito do Núcleo de Pesquisa e Estatística da Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp).

O Núcleo de Pesquisa da Fhoresp, coordenado por Luís Carlos Burbano, economista da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP), teve como base, para o estudo técnico, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento apontou que hotéis, bares e restaurantes do Brasil abriram 175 mil novos empregos no ano passado – destes, 40% foram criados em solo paulista. O ritmo de crescimento no principal estado da federação também foi superior se comparado a todo o País, que alcançou 3,3%.

Para o diretor-executivo da Fhoresp, Edson Pinto, os resultados do levantamento do Núcleo de Pesquisa e Estatística da entidade comprovam o relevante papel social que os mercados de bares, hotéis e restaurantes, inseridos no Turismo, desempenham na Economia de São Paulo e do Brasil: “Essas posições de trabalho contemplam, em sua maioria, jovens sem nenhuma qualificação profissional e que são treinados em nossas escolas de formação, atuantes nesses segmentos, e nas próprias empresas, já que não temos, praticamente, nenhum apoio do governo federal e nem do Sistema ‘S’ para capacitação”, destaca.

Para o dirigente da Federação, o estudo também reforça a importância da manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos e Turismo (Perse), na forma e no prazo, originalmente, concebidos pelo Congresso Nacional – 2027. A União planeja extinguir o pacote de benefícios destinado ao setor, de forma gradativa, a partir de abril deste ano:

“A continuidade do Perse é necessária para garantir essa trajetória de geração de empregos em alta. Com o fim do programa, neste momento, o desempenho quanto à abertura de vagas pode ficar bastante comprometida, uma vez que o Turismo sofrerá mais dificuldades sem os incentivos necessários para as empresas se recuperarem das perdas acumuladas durante a pandemia de Covid-19”, lembra Edson Pinto.

Abaixo da pré-pandemia

Apesar do ótimo desempenho na geração de empregos, no Turismo brasileiro, segundo o levantamento da Fhoresp, aponta que, em 2023, a ocupação em hotéis, bares e restaurantes ainda ficou abaixo do registrado em 2019:

“Na prática, este dado evidencia que os ramos do Turismo, que compreende hotéis, bares e restaurantes, ainda enfrentam dificuldades geradas pelo Novo Coronavírus, que estourou em casos em março de 2020”, complementa o diretor-executivo da Fhoresp.

Em 2019, o número de pessoas empregadas também era 7% superior do número registrado em 2023 no estado de São Paulo, e, no Brasil, 4,3% maior:

“Isto mostra que o Turismo não tem se recuperado totalmente das perdas geradas pela pandemia”, finaliza Édson Pinto.

Rodrigo Rodrigues, diretor comercial da Schultz fala da Convenção que acontece em Alagoas

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A 16ª edição da Convenção Schultz que acontece de 17 a 21 de março em Alagoas, promete. Segundo seus organizadores, o evento caminha para ser um dos maiores de toda sua história. Estão confirmados mais de 400 profissionais, entre agentes de viagens, autoridades, imprensa especializada e outros players da indústria do turismo. Toda agenda de capacitação ocorre no Vila Galé Alagoas, na Praia de Carro Quebrado.
O DIÁRIO entrevistou Rodrigo Rodrigues, diretor comercial da operadora, para saber mais detalhes deste grande evento,  acompanhe:
DIÁRIO- Rodrigo, conte aos leitores do DIÁRIO, como foi o planejamento e o processo de montagem da Convenção Schultz? Quanto tempo leva e quantas pessoas estão envolvidas na organização?

É o nosso principal evento e levamos muito a sério a nossa Convenção, por isso ficamos envolvidos praticamente o ano todo, porém com foco e preparação absoluta nos 05 meses que a antecedem.

Fazemos questão de que todos os colaboradores participem e respirem o evento, além do envolvimento intenso também das pessoas e entidades responsáveis pelos destinos. São muitas reuniões e ajustes, cada qual com a sua tarefa e responsabilidade, conforme o setor.

Todavia, com a expertise dos anos e organização precisamos de poucos dias para o processo de montagem in loco. No fim, a cada ano as coisas fluem quase que naturalmente.

DIÁRIO – Toda atividade empresarial busca a melhoria e a excelência. Em que a Convenção Schultz evoluiu considerando as últimas edições?

Nós sempre buscamos e sem dúvida evoluímos a cada ano, tanto na experiência do nosso cliente com o destino/produto que está nos recebendo, quanto em relação ao conteúdo e oportunidades que iremos oferecer.

A evolução é ligada ao que está acontecendo no momento no Mundo e em nosso trade. Com essa base podemos implementar novas ações todos os anos.

Em termos de estrutura também mudamos constantemente para que o cronograma se mantenha interessante. Ou seja, todos os anos surpreendemos os nossos clientes.

DIÁRIO – Como é feita a escolha do destino para a realização da Convenção?

Como se transformou em um evento tradicional e um dos principais do setor, recebemos todos os anos interesse dos destinos em recepcionar o evento e os agentes de viagens.

Analisamos, portanto, vários pontos, como logística, importância do destino em nosso portfólio, o que nós podemos oferecer aos nossos clientes e de retorno ao destino e como citei acima, o momento, atualidade também é fundamental para a escolha.

DIÁRIO – Como você vê o interesse do agente de viagem no evento? O que ele busca de maneira geral?

Como são poucas vagas para clientes de todo o Brasil, elas se esgotam rapidamente quando realizamos o início das inscrições, isso já nos mostra o interesse no evento.
Eles sabem que oferecemos conteúdos atualizados e que irão fazer a diferença no dia a dia, além de terem a oportunidade de vivenciar o destino, e também se conectar com as nossas marcas e com os nossos fornecedores, aqueles que recebem os viajantes.

Convenção Schultz
Rafael Turra (diretor de operações e produto da Vital Card e TZ Seguros, ambas das empresas Schultz), Luciano Bonfim (diretor comercial da Vital Card) e Rodrigo Rodrigues (diretor comercial das Empresas Schultz) – Foto Mary de Aquino

DIÁRIO- Você acredita que a Convenção Schultz serve para fortalecer o segmento do Agenciamento de Viagens e o próprio profissional? Se sim, por quê?

Acredito que essa reposta é similar a anterior complementando, a soma de todos os fatores já citados gera uma injeção de ânimos e novas oportunidades para o agenciamento, crescimento profissional.

Reforçando que o agente de viagem investe para estar em nosso evento, o mínimo que podemos fazer é valer a pena, e fazendo a diferença!

DIÁRIO – Rodrigo, qual a estimativa de negócios para esta convenção?

O ano já está sendo sensacional em termos de vendas (e com qualidade) o que sempre buscamos; não realizamos venda a qualquer custo em termos de % e é difícil mensurar, mas é inevitável negar que as vendas nos meses pós evento crescem significativamente.

DIÁRIO- Pode adiantar as novidades que serão apresentadas na Convenção?

Teremos novidades no sistema de vendas, são novos módulos que irão auxiliar os agentes em seus orçamentos e reserva e também novas tarifas exclusivas de pacotes nacionais internacionais combinados com aéreos. E com o tema o Turismo por um mundo melhor, sabemos que somos é uma ferramenta importante para o desenvolvimento sustentável, vamos incentivar tais práticas, promover a proteção do meio ambiente, a inclusão social e respeito às diferentes culturas
Iremos promover um novo produto que estamos representando com exclusividade aqui no Brasil, Ecoboo Hotel Maldives, um produto sustentável, único e que irá quebrar paradigmas com relação ao destino, será muito mais acessível, tornado possível o sonho de várias pessoas conhecer Maldivas.


CONVENÇÃO SCHULTZ

17 A 21 DE MARÇO

HOTEL VILA GALÉ ALAGOAS

Praia de Carro Quebrado

 

Alta temporada: Azul ampliará operação em quase 2 mil voos

Azul contará com novas rotas, como os voos para Bariloche, além do aumento de frequências durante o período, principalmente para destinos na região Nordeste


EDIÇÃO DO DT com agências

A Azul terá 549 voos extras para a alta temporada das férias de julho, entre 29 de junho e 4 de agosto, além de 1.408 voos dedicados da Azul Viagens, operadora de Turismo da companhia, totalizando 1.957 operações extras. Um crescimento de 138% na comparação com o ano passado, que teve 822 voos no mesmo período. Ao todo, serão ofertados mais de 3 milhões de assentos. Os destaques são as novas rotas do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para Ilhéus e Porto Seguro, na Bahia.

“Os Clientes já começam a partir de agora a pensar no destino das férias escolares de julho, que é um período de grande procura por transporte aéreo. Com isso, também antecipamos o reforço na oferta de assentos para os destinos com mais demanda”, explica Vitor Silva, gerente geral de Planejamento e Estratégia de Malha da Azul.

Segunda nota enviada ao DIÁRIO, as principais rotas atendidas serão de Congonhas para Porto Seguro, que terá 24 voos extras, e Ilhéus, com 16 voos extras. A companhia terá, ainda, o aumento de frequência nos voos saindo de Confins (MG), que será o aeroporto que mais receberá voos extras no período, para destinos como Aracaju (CE), Campina Grande (PB), Fortaleza (CE), Jericoacoara (CE), Parnaíba (PI), João Pessoa (PB), Ilhéus (BA), Maceió (AL) e Rio de Janeiro – Santos Dumont (RJ).

Já o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), principal hub da Azul, contará com voos extras para Boas Vista (RR), Maceió (AL) e Porto Alegre (RS), além da rota para Bonito e Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Além disso, a companhia terá reforço nos voos entre Salvador e Ilhéus, na Bahia; entre Recife (PE) e Rio de Janeiro – Galeão (RJ) e entre o aeroporto de Guarulhos (SP) e Porto Alegre (RS).

Voos dedicados da Azul Viagens

A Azul Viagens, operadora de Turismo da Azul, terá 30 novas rotas para voos dedicados, além do aumento de frequência em outras 11, para atender a demanda de Clientes para a alta temporada de julho. Em comparação com o mesmo período do ano passado, haverá um aumento de cerca de 63% na oferta de assentos, com mais de 200 mil lugares.

“Acreditamos muito no potencial turístico dos destinos, que possuem uma boa infraestrutura hoteleira, paisagens incríveis e atendem a diversos tipos de públicos. Recentemente, fizemos um tour nas principais capitais do Nordeste, onde tivemos importantes encontros e reuniões, para fechar parcerias com autoridades e promover ações, como o treinamento dos agentes de viagens. A região novamente será o grande destaque do período, e as iniciativas serão essenciais na promoção e crescimento destes destinos”, explica Giulliana Mesquita, gerente de Produtos da Azul Viagens.

Entre os destaques da alta temporada de julho, estão os destinos de Maceió (AL), Natal (RN), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Caldas Novas (GO), Recife (PE), Salvador (BA) e Florianópolis (SC), que terão voos exclusivos saindo do interior de São Paulo, da capital paulista, Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia (GO).

Além das novas rotas, também teremos aumento de capacidade nos voos com destino a Porto Seguro (BA), que passará a ter saídas diárias de Belo Horizonte durante o período, além do aumento de oferta de voos com origens em Campinas (SP), São José do Rio Preto e Uberlândia.

Voos para Bariloche

A alta temporada de julho também contará com a estreia de mais um destino internacional da Azul, a cidade de Bariloche, que fica no norte da Patagônia argentina, na região dos lagos andinos. Os voos entre Campinas (SP) e Bariloche serão inaugurados em 30 de junho e terão seis frequências por semana, às terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos.

As vendas para os voos da alta temporada de julho já estão disponíveis nos sites da Azul, Azul Viagens, na Central de Vendas da Azul e nas agências de viagens parceiras. Os Clientes que voam com a Azul desfrutam de toda a experiência proporcionada pela companhia em suas viagens pelo país, com snacks e bebidas à vontade.

Descontos na CVC: veja as promoções para o Mês do Consumidor

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Há ofertas na CVC para produtos nacionais, internacionais e cruzeiros marítimos, com condições que seguem até o fim do mês de março


EDIÇÃO DO DT com agências

Para comemorar o Dia do Consumidor, celebrado no próximo dia 15, a CVC, operadora de viagens, coloca no ar a campanha “Mês do Consumidor CVC – É pra Sonhar e Viajar”, que contempla descontos de até 60%, especialmente para essa semana, até 17 de março.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, as promoções contemplam pacotes nacionais e internacionais com gratuidade para o 2º passageiro nos pacotes exclusivos, dólar reduzido para América do Sul, descontos em locação de automóvel e cruzeiros marítimos, entre outras condições. Confira a seguir os principais destaques.

Para viagens nacionais, a CVC oferece descontos de até 50% em hotéis e resorts em diversos destinos pelo Brasil, que podem chegar a até 60% para a região mais procurada pelos clientes da operadora, o Nordeste. Hospedagem em Porto Seguro (BA), por exemplo, no hotel Fênix Porto Seguro, tem diárias com café da manhã a partir de R$ 55 por pessoa e ainda inclui cortesia para 1 criança de até 12 anos no mesmo apartamento dos responsáveis. Já hospedagem em Bonito (MS), na Pousada Mota, tem diárias com café da manhã a partir de R$ 55 por pessoa, com cortesia para 1 criança de até 5 anos no mesmo apartamento dos responsáveis.

Na campanha da CVC também tem condição especial nos aéreos dos pacotes exclusivos da operadora. Para viagens de São Paulo a Comandatuba, na Bahia, com saída em 24 de março, o aéreo é grátis para o 2º passageiro nos pacotes exclusivos CVC. Há outros destinos contemplados na promoção que oferece 80% de desconto no aéreo dos voos exclusivos da marca. Para essa condição, há voos que partem de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas e Belo Horizonte, com destino a Maceió (AL), Porto Seguro (BA) e Comandatuba (BA), com embarques nos meses de março a junho, em saídas selecionadas.

Para quem precisa de carro para realizar sua viagem, também tem desconto na locação de veículos com a CVC. São descontos de até 20% para aluguel de carros válidos para os seguintes destinos: Recife, Maceió, Natal, Fortaleza, João Pessoa, Florianópolis, Navegantes, Campinas e Belo Horizonte. A condição é válida nas reservas realizadas até 18 de março e retiradas de veículos até 31 de maio.

No internacional também tem ofertas e condições especiais para o período. Para hospedagens no exterior, há descontos de até 30%. Por exemplo, nessa promoção, hospedagem em Buenos Aires – Argentina, no hotel Embajador, tem diárias com café da manhã a partir de R$ 141 por pessoa, com cortesia para 1 criança de até 2 anos. Já em Orlando – EUA, diárias no hotel Park Royal Orlando, saem a partir de R$ 182 por pessoa, com gratuidade para 1 criança de até 12 anos.

Tem, ainda, um Especial Santiago, com descontos de até 20% nos pacotes exclusivos CVC e voos com a companhia aérea Sky. Pacote de 4 dias para a capital chilena, com saída em 30 de maio de São Paulo (GRU), sai a partir de R$ 2.232 por pessoa. Ainda na América do Sul, a promoção da CVC disponibiliza dólar reduzido para os destinos no continente, na compra dos pacotes com aéreo e hotel.

Já nos Circuitos Europeus, produto exclusivo CVC que inclui roteiros por diversos países na Europa, a promoção tem descontos de R$ 1.000 por apartamento. Os circuitos incluem, entre outros serviços, hospedagem em hotéis bem localizados, passeios pelos principais pontos turísticos e guia falando português para acompanhar toda a viagem. Alguns países contemplados são Portugal, Espanha, Itália, França, Inglaterra e muitos outros, com opções de roteiros que também combinam mais de um país na mesma viagem.

Outro destaque da campanha fica para as viagens de Cruzeiros, produto que fez muito sucesso na última temporada e promete seguir em alta para a próxima. A Costa Cruzeiros está com descontos de até 50%, válido para as tarifas My Cruise e all inclusive. O período da campanha é para compras até 16 de junho e utilização durante toda a Temporada 24/25 de Cruzeiros na América do Sul. As viagens na CVC saem a partir de 12x R$ 144,50 por pessoa.

Além da Semana do Consumidor, a CVC também tem condições especiais que seguem até o fim de março. As ofertas podem ser conferidas nas mais de 1.000 lojas em todo o país e agências autorizadas, além do site e do app. A empresa oferece parcelamento em até 12x sem juros e oferece opções alternativas ao cartão de crédito, como boleto, pix e até o Saque Aniversário do FGTS para pagamento de viagens com a empresa.

Viagens domésticas: Nordeste e Sul lideram buscas no primeiro tri

Alta reforça preferência dos turistas por destinos de Sol e Praia em viagens domésticas


EDIÇÃO DO DT com informações do MTur

O Nordeste e o Sul do país foram os grandes responsáveis por impulsionar o turismo doméstico no Brasil no primeiro trimestre de 2024. O resultado é de uma pesquisa da ForwardKeys que avaliou padrões de demanda e ofertas para as 5 regiões brasileiras neste começo de ano.

Embora haja um crescimento no turismo doméstico em todo o país, a alta não é dividida uniformemente, sendo as regiões Nordeste e Sul as detentoras das maiores altas, com 19% cada. Em segundo lugar vem a região Sudeste, dona de grandes centros metropolitanos como Rio de Janeiro e São Paulo, elas são responsáveis por grande procura pelo turismo de lazer e também de negócios. A região Centro-Oeste registrou aumento de 14% e o menor crescimento ficou com a região Norte, com 10%.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a pesquisa ressalta que o crescimento do Nordeste reforça a importância dos destinos costeiros de “sol e praia” para o mercado turístico nacional, bem como o impacto da época do carnaval, com a região a acolher um das maiores festas de rua do mundo em Salvador, Bahia neste período. Esse resultado também converge com a indicação da pesquisa do MTur sobre “Tendências de Turismo para 2024”, que apontou a predileção de 54% dos entrevistados pelo Turismo de Sol e praia, seguido de rural/campo (9%) e natureza/ecoturismo (9%). Outros resultados da pesquisa do MTur podem ser vistos aqui.

Oferta e Demanda

Outro ponto abordado no estudo é a relação entre oferta e demanda do setor aéreo no mês de fevereiro, quando há um aumento da procura por voos por conta do carnaval. O estado de São Paulo, por exemplo, apresenta uma boa oferta de assentos em voos em relação à demanda. São 33% de procura por voos para o estado para 34% de capacidade de assentos.

O mesmo não acontece com a Bahia. A pesquisa revelou uma alta na procura de 17% por voos com uma capacidade de oferta de assentos de apenas 6%. Isto pode ser atribuído ao aumento das viagens domésticas para Salvador, indicando a necessidade de capacidade aérea em ofertar voos adicionais neste período. Quando comparado ao mesmo período de 2023, houve um crescimento significativo, com as buscas de voos quase dobrando no caso de Salvador (+93%) e Recife (+90%), de acordo com o estudo da ForwardKeys.

Conheça o Brasil 

O Ministério do Turismo conta com as iniciativas “Conheça o Brasil Voando; Conheça o Brasil Realiza e Conheça o Brasil Cívico”, criadas com o intuito de estimular as viagens domésticas no país, por meio de ações como a ampliação da oferta de novos voos, oferta de linha de crédito específica para compra de produtos de viagem e também estímulo às viagens para a Capital Federal, em um movimento de valorização dos símbolos nacionais e da nossa democracia.

Cúpula Global de Enoturismo Responsável acontece em Punta del Este

Especialistas em Enoturismo vão se reunir no Enjoy Punta del Este Casino & Resort para discutir soluções sustentáveis para o setor


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A Organização Mundial de Enoturismo (OMET), o Ministério do Turismo do Uruguai, Ellis Group, OPC e o INAVI (Instituto Nacional de Viticultura) vão se reunir na primeira Cúpula Global sobre Enoturismo responsável entre os dias 19 e 21 de março.

De acordo com José Antonio Vidal, CEO da Organização Mundial do Enoturismo, que organiza a cúpula, um encontro desses é fundamental para o setor “a associação procura por um lado, o desenvolvimento socioeconômico dos destinos, vinícolas e dos seus residentes, e por outro, a criação de destinos enoturísticos”.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, o evento tem como propósito reunir especialistas do setor do enoturismo para colaborarem na procura de soluções tangíveis em sustentabilidade, utilizando o turismo como uma ferramenta. Entre as centenas de convidados e participantes estão especialistas em enologia, viticultura, turismo, investidores e também entusiastas do setor em busca de um intercâmbio de ideias dinâmicas e enriquecedoras.

Já para o Diretor de Relações Institucionais e Vendas do Enjoy Punta del Este, “ser sede da primeira Cúpula Mundial de Enoturismo é um orgulho e muito representativo do trabalho que realizamos no hotel. Mostra o compromisso que temos com a indústria viticultura, auxiliando no seu desenvolvimento e com papel cada vez mais atuante em contribuir para o crescimento do mercado por meio do enoturismo”..

Programa

Serão mais de 30 profissionais de diversas áreas relacionadas com o setor que vão se reunir para realizar um conjunto de encontros e conferências que abrangem os mais variados temas, incluindo gastronomia, arquitetura, marketing, promoção e natureza.

Além disso, serão incluídas palestras específicas que apresentarão histórias de sucesso de destinos responsáveis como Uruguai, Brasil, México, Turquia, Grécia. Esta experiência também oferecerá acesso a eventos exclusivos e oportunidades de degustação de vinhos e comidas.

De acordo com Arnaldo Nardone, assessor do Ministério do Turismo do Uruguai, o enoturismo no Uruguai ainda não está “100% desenvolvido”, por isso destacou a importância de organizar um evento que permita “decolar o setor”, com capacitação e insumos para melhorar a oferta no país, com grande potencial para esta categoria de turismo.

A inscrição do Summit inclui uma programação completa de três dias com atividades acadêmicas, coquetel de boas-vindas, acesso à exposição comercial, visitas técnicas às vinícolas e entrada em eventos exclusivos.

Para participantes registrados e membros do OMET, é oferecido um pacote completo que inclui traslados, hospedagem no hotel anfitrião e acesso aos três dias do Summit.

Para mais informações da programação, adquirir acessos ou pacotes, acesse o site.

O que escrever em tempos de algoritmos, jogos e achatamentos culturais?

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Ao escrever este artigo o autor se dirige também ao mundo do turistas e quem faz turismo

Leitores do DIÁRIO: embora Lenio Streck se dirija ao mundo dos advogados e a seus colegas do Direito, este texto cai muito bem para várias categorias, incluindo aí o mundo do Turismo. Confira:

por Lenio Luiz Streck – publicado originalmente no site de assuntos jurídicos CONJUR*.

  1. O filterword (mundo filtrado)

Tenho vários amigos que são engajados em redes sociais. Bem engajados. É possível dizer que muitos deles seguem um certo “filterworld”, um mundo filtrado pelas redes sociais. Segundo me dizem, isso ajuda na profissão. E na vida. Pode ser. Não tenho elementos para contestar.

Mas vamos refletir sobre isso. Há um artigo interessante do jornalista Kyle Chayka, muito bem analisado pela jornalista Cláudia Laitano, do jornal Zero, exatamente chamado Filterworld: How Algorithms Flattened Culture (algo como “Mundo filtrado: como os algoritmos achataram a cultura”).

O artigo de Chayca tenta entender como essa curadoria customizada das plataformas afeta não apenas a forma como nos relacionamos com a arte, mas também o que os artistas (e acrescento, os profissionais em geral, de jornalistas a jornaleiros, passando pelos lidadores jurídicos) escrevem e fazem para arrumar “engajamento” no público.

2. Estamos nos tornando consumidores passivos?

Para Chayka, e de algum modo, estamos todos incluídos nisso, caminhamos para sermos consumidores passivos de um cardápio criado não para ampliar nossa visão de mundo, mas para reforçar nossas idiossincrasias – mais ou menos como aquele sujeito que se senta no restaurante e aceita, sem questionar muito, a sugestão do garçom que parece conhecer todos os seus hábitos que os algoritmos forneceram de antemão – e até seu estado de ânimo.

Neste mundo fragmentado, poucas pessoas leem textos com mais de 15 linhas. Anexos, então, nem pensar (Pixabay)

Eis a tal pós-modernidade. Vai de seca à meca. De intelectuais à rafanalha. Tempos de tik tok e quejandices mil. Ao mesmo tempo em que existem coisas boas-interessantes nas redes, há também pessoas querendo desenhar mensagens. Resumir tudo. Compactar. Há muita gente do Direito querendo desenhar. E vencer no império do simples. Pessoas no Direito que nunca escreveram um fonograma e só leram livros de orelhada, acham que podem “postar”.

Neste mundo fragmentado, poucas pessoas leem textos com mais de 15 linhas. Anexos, então, nem pensar. Se lessem Jonathan Swift (crime impossível!) veriam que isso está denunciado lá nas Viagens, no século 18. Um cientista de Lagado propôs eliminar textos e frases: transformar tudo em monossílabos e onomatopeias.

O outro cientista propõe a extinção das palavras. Sua tese: substituamos as palavras pelas próprias coisas. Bingo.

3. A algo-cracia e a precarização do mundo cultural (e do trabalho)

Tudo isso está aí. Nestes tempos de algocracia. Já não falamos com pessoas. Há hotéis que já não têm portaria. Lojas sem atendentes e sem caixas. Lancherias sem caixas. Nos hotéis já não há café. Há máquinas. Com cápsulas. Uma das belas igrejas do mundo, a de Burgos, tem QR Code. Tudo self service. Os santos viraram self service. TV em hotel já não em controle remoto. E pelo celular. O que fizemos com o humano?

É o império do simples. Do raso. Da platitude. A internet está repleta de néscios “vendendo” platitudes. Tempos de fazer economia, em que o CEO da empresa retira a azeitona do sanduíche, para economizar e aumentar o seu bônus. Depois tira o sanduíche. E os hotéis fazem convênio com café Três Corações e similares, com as horríveis máquinas… tudo para economizar e lucrar mais. Os hóspedes e clientes? Lixem-se.

No império do simples, há livros de Direito que ostentam, com orgulho, que tratam da matéria excluindo as partes chatas. Ou seja, as partes difíceis. Ou seja, excluindo o próprio Direito. Agora surgiu um livro todo desenhado, querendo “explicar” Direito Constitucional. Tem árvores, casas, estradas, edifícios. Quando fala em STF, mostra o desenho… do STF. Imita os repórteres da Globo, que, para falarem da enchente, ficam com água pela cintura. E metaforizam a metáfora. Alegorizam a alegoria. A Globo tentou ensinar filosofia assim: para explicar o mito da caverna, a moça entrou… em uma caverna!

Somos todos players, como dizem alguns advogados. Ou temos de ser players, nesse complicado e hoje hostil mundão de Deus. O que é bem isso, não se sabe.

Mas tudo tem a ver com o filterworld. Chayca e Laitano têm razão.

4. Não é não às simplificações: adira à campanha

De minha parte, faço como T.S. Eliot: numa terra de fugitivos, aquele que anda na direção contrária parece estar fugindo. Continuo protestando. Não está morto quem peleia, dizia uma ovelha no meio de dez cães caçadores.

Não aceito simplificações. Vejam como se comportam – trata-se de uma alegoria – os simplificadores.

Não aceito plastificações. Desenhações. Desdificilitamentos. Como na campanha contra o assédio, digo “não é não às simplificações”. E sim aos livros!

Enfim, não aceito esse filterjusworld.

Não é não!

5. Minha receita: muitos livros! Livros a mancheias

Como se reage? Faça como eu: construa um bunker de livros. E uma catapulta. Se for preciso, faça como na charge.


* O autor autorizou a publicação do artigo.

Futuro do turismo: Curitiba recebe 42 palestrantes do Brasil e do mundo

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Evento Internacional de Destinos Turísticos Inteligentes, a Fidi, vai levar renomados palestrantes a Curitiba, no Paraná


REDAÇÃO DO DIÁRIO

A partir do próximo domingo (17), Curitiba recebe a aguardada Feira Internacional de Destinos Turísticos Inteligentes (Fidi). Trata-se de uma realização do Instituto Cidades do Futuro e da Fundação Ciudad de La Plata com o apoio da Prefeitura e do Instituto Municipal de Turismo.

Segundo nota publicada no portal oficial de Curitiba, a Fidi vai mergulhar nas inovações que estão moldando o futuro do turismo em todo o mundo. Ou seja, as últimas tendências em Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). O evento acontece até o dia 19 de março.

Haverá 42 palestrantes do Brasil e do mundo no evento compartilhando suas experiências. Eles vão representar países como Espanha, Colômbia, Peru, Argentina, Panamá, Paraguai, Uruguai, Equador, assim como várias regiões do Brasil. São

Prévia dos palestrantes

Enrique Martinez Marín, presidente da Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e das Tecnologias Turísticas (Segittur), da Espanha, trará sua expertise na transformação de destinos turísticos em espaços inteligentes e sustentáveis. Conforme exaltado pela prefeitura de Curitiba, sua abordagem visionária inclui o compromisso com a mobilidade sustentável e a redução das emissões de CO2.

Ao lado dele estará Carlos Romero Deux, diretor de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Segittur, com mais de 25 anos de experiência no setor. Ele é reconhecido por seu trabalho na medição de impactos econômicos do setor e na liderança de programas de Destinos Turísticos Inteligentes.

Do Ministério do Turismo do Brasil estarão Milton Sérgio Silveira Zuanazzi, secretário nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, e Bárbara Blaudt Rangel, diretora de Planejamento, Inteligência, Inovação e Competitividade em Turismo. Ambos prometem oferecer insights valiosos para o futuro do turismo no país.

Atividades na Fidi, em Curitiba

Os participantes poderão desfrutar ainda de uma ampla gama de atividades, para além dos painéis e dissertações, com acesso a sessões de networking, circuitos temáticos, visitas técnicas guiadas, um aplicativo exclusivo.

Um dos destaques será a oportunidade de explorar os dez circuitos temáticos que oferecem novas experiências turísticas em Curitiba. Os participantes poderão iniciar a jornada de descoberta no Memorial de Curitiba e escolher entre uma variedade de circuitos, que incluem estações temáticas DTI, atrativos turísticos, estandes de patrocinadores, cenários com palestras, expressões culturais.

Áudio com críticas de empresário do turismo de Santa Catarina viraliza; ouça

Um empresário do setor do turismo que atua no interior de Santa Catarina fez um desabafo sobre o descaso das autoridades locais


REDAÇÃO DO DIÁRIO

O trajeto para chegar ao Parque Aguaí Santuário Ecológico, localizado em Siderópolis, cidade do Sul de Santa Catarina, se tornou notícia nesta semana. Isso porque as estradas esburacadas e sem sinalização parecem estar afetando o fluxo de turistas até o local.

Quem se mobilizou para reclamar das vias foi o empreendedor do parque e também presidente da instância de governança regional Encantos do Sul, Beto Ferreira. Um áudio divulgado por ele fazendo um apelo às autoridades tomou grandes proporções.

“É horrível, cheio de buracos e sem sinalização. A nossa infraestrutura é precária. Enquanto o setor privado faz a parte dele, onde está a contrapartida do Poder Público. Daqui, o turista vai para a região dos canyons”, explicou Ferreira no conteúdo.

Segundo o empresário, a situação mais crítica pode ser vista na Rodovia Municipal Agostinho Tomasi.

Ouça o áudio na mídia abaixo:

Conforme publicado no NSC Total, portal de Santa Catarina, a prefeitura de Siderópolis respondeu que “estão fazendo a manutenção nas estradas do interior durante toda essa semana. Além disso, para a Rodovia Municipal Agostinho Tomasi a previsão é dela receber manutenção já na sexta-feira (15)”.

Leia também: Parque de Santa Catarina terá primeira tirolesa em dupla e com curvas do Brasil

AVIRRP celebra 27 anos em reunião com nova diretoria

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Para este ano a feira promovida pela AVIRRP será repaginada com diversas ações voltadas para os Agentes de Viagem


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Ao celebrar seus 27 anos de história, a AVIRRP – Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região realizou uma feijoada sob a gestão de sua nova diretoria. Foi um momento de comemoração entre os Agentes de Viagem do interior paulista.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, o almoço reuniu a diretoria recentemente empossada, que assumiu suas funções no dia 08 de fevereiro, juntamente com Agentes de Viagem associados e ex-associados.

Além disso, a iniciativa ressaltou a proposta da AVIRRP de unir todos os profissionais de Turismo de Ribeirão Preto e região em uma Entidade que de forma abrangente, assessora seus associados, buscando incessantemente valorizar o profissional Agente de Viagem.

Para o ano de 2024, conforme especificado pela AVIRRP, a entidade está preparando sua tradicional Feira de Turismo. Este ano, vale dizer, o evento será repaginado com diversas ações voltadas para os Agentes de Viagem.

Segundo a nota recebida pelo DIÁRIO, a entidade consolida-se como referência para atender às necessidades e aspirações desses profissionais em seu cotidiano. A AVIRRP ressalta que a união e a valorização continuam a ser os pilares de sua trajetória de sucesso.

A nova diretoria para o triênio 2024 a 2026 está composta pelos Agentes de Viagem:

  • Antônio Sérgio Ignácio – Presidente: Turisfash Viagens e Turismo
  • Normando Pierini – 1º Vice Presidente: Pierini Tours
  • Angelica dos Santos – 2º Vice Presidente: MDA 15Viagens e Turismo
  • Daise Souza – Diretor tesoureiro: Nahas tur Viagens e Turismo
  • Cézar de Aveiro – Diretor vice tesoureiro: BCA Turismo & Eventos
  • Eluiza Massaro – Diretor Secretário: EM Tours Eventos & Turismo
  • Adalberto Fausto – Diretor Vice Secretário: Discovery Tour agência de Viagem e Turism