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Milhas x meios de pagamentos tradicionais: o que os especialistas dizem

De acordo com André Brito, especialista em técnicas para maximizar o ganho de milhas, a economia está ao alcance de todos que compreendem o funcionamento dos programas de fidelidade e adotam estratégias inteligentes


EDIÇÃO DO DT

Viajar é um sonho para muitos, mas os custos associados a essa experiência muitas vezes podem ser um obstáculo. No entanto, há um universo fascinante que se esconde por trás das milhas aéreas, e compreender esse conceito pode ser a chave para transformar a realização de um desejo em algo mais acessível.

De acordo com André Brito, fundador do Milhas ao Vivo, curso que ensina as melhores técnicas para maximizar o ganho de milhas, essa ferramenta se tornou uma moeda valiosa para os viajantes frequentes. “Com origem nos programas de fidelidade das companhias aéreas, as milhas podem ser acumuladas de diversas formas, desde voos e cartões de crédito até parcerias com estabelecimentos comerciais”, revela.

Acumulando milhas de forma estratégica

Uma das principais vantagens das milhas é a possibilidade de converter esses pontos em passagens aéreas. “Muitas vezes, o resultado disso é uma economia significativa em comparação com a compra tradicional não só de bilhetes, mas de outros artifícios, como diárias em hotéis e acesso a salas VIPs nos aeroportos”, pontua.

Segundo o especialista, não basta apenas acumular milhas, é preciso fazê-lo de maneira estratégica. “Explorar os programas de fidelidade, aproveitar promoções especiais e entender os pontos de conversão são técnicas que podem potencializar o acúmulo de milhas, tornando possível viajar mais vezes e por um custo mais baixo”, declara.

Desafios e cuidados: navegando no mar de milhas

Ao entender o funcionamento dos programas de milhagem, torna-se possível resgatar passagens aéreas para destinos desejados com uma fração do custo. “Isso significa que aquele destino internacional dos sonhos pode estar mais próximo do que se imagina, apenas com o uso inteligente das milhas acumuladas”, alerta.

Vale lembrar que, embora as milhas ofereçam inúmeras vantagens, é importante estar ciente dos desafios e cuidados associados. Desde a validade das milhas até as taxas de conversão, compreender os detalhes é crucial para garantir que a economia não se transforme em frustração.

André Brito acredita que viajar com milhas pode ser a chave para desbravar o mundo de maneira mais econômica. “Ao compreender o funcionamento dos programas de fidelidade e adotar estratégias inteligentes, é possível transformar o sonho de viajar em uma realidade. A economia, mesmo nas alturas, está ao alcance de todos”, finaliza.

Frente Parlamentar Mista da Hotelaria Brasileira (FPhotel) defende hoje a manutenção do PERSE, em Brasília

DIÁRIO participa da mobilização em Brasília como mídia convidada.

Por Paulo Atzingen, de Brasilia*


A Frente Parlamentar Mista da Hotelaria Brasileira (FPhotel) reuniu-se hoje, dia 5 de março, no Congresso Nacional, em Brasília.

São hoteleiros, profissionais dos setores de turismo e de eventos, representantes de entidades de classe e sindicatos laborais de todo o Brasil que fazem um ato em defesa da manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), extinto pela medida provisória 1202, editada pelo governo federal no final de 2023. O ato tem por objetivo afirmar a importância do programa para a hotelaria nacional e demonstrar seu desacordo com a medida, além de ressaltar os danos que ela pode trazer para o setor de turismo.

Casa cheia discutindo o PERSE (credito: Secom/Senado)
Frente Parlamentar Mista pelo Perse
Senado debate extinção de apoio ao setor de eventos (Crédito: Secom/Senado)

Senado debate extinção de apoio ao setor de eventos

Na sessão de debates temáticos do Senado, o presidente da Associação Brasileira da Industria de Hotéis ABIH NACIONAL, Manoel Linhares, citou números:

“Mais de 80% dos nossos hotéis fecharam suas portas, e os que bravamente permaneceram abertos, permaneceram com ocupações que, em muitos momentos, mal chegavam nos 5% durante mais de dois anos de pandemia”, disse Manoel.

“O que mais nos surpreende é que os recursos para o programa já estão previstos na Lei Orçamentária de 2024”, exclamou Manoel.

Segundo dados do CAGED, apresentados por Linhares, o cenário de insegurança compromete a continuidade da recuperação do setor, que, em novembro, foi o que mais empregou no Brasil, batendo 14 mil e 900 vagas de empregos formais.

“O PERSE não é um capricho; é uma necessidade!”, disse Manoel Linhares. “Revogá-lo seria como retirar esse salva-vidas no meio de uma tempestade ainda não completamente superada”, frisou.

Manoel Linhares (ABIH) e Orlando de Souza (FOHB) entre os senadores na mesa plenária (Credito: Secom/Senado)

Orlando de Souza, presidente do FOHB, também fez uso da palavra.

“A pandemia teve um impacto devastador e afetou nosso setor nunca antes vista. Mais de 70% dos hotéis ficaram totalmente fechados em 2020. De 700 a 750 hotéis fecharam as portas. Se não tivesse uma intervenção imediata materializada via Perse, seria um desastre no nosso setor”. Pela primeira vez fomos atendidos por uma política pública”, pontuou.

Intercalando falas de parlamentares e representantes do setor, a seção foi presidida pelo Senador Veneziano Vital do Rego.

Manoel Linhares entre os senadores Veneziano Vital, vice presidente da Frente Parlamentar de hotelaria (à esquerda) e  deputado Gilson Daniel, presidente da Frente

Insegurança jurídica

Thiago de Mattis Marques, advogado representante da Resorts Brasil, falou sobre insegurança jurídica. “O Perse não é um favor fiscal, é uma necessidade para compensar perdas do setor”, afirmou. “Sua interrupção cria em toda classe empresarial brasileira uma insegurança jurídica injustificada”.

Frente Parlamentar Mista da Hotelaria
Thiago de Mattis Marques, advogado representando da Resorts Brasil, falou da insegurança jurídica que pode surgir com a suspensão do PERSE

Segundo os organizadores, participam nesta terça-feira (5) da Frente Parlamentar Mista da Hotelaria Brasileira (FPhotel) em Brasília, cerca de 700 pessoas.


*O jornalista viajou convidado pela ABIH Nacional

LATAM aumenta número de voos nos aeroportos de São Paulo

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Operação da companhia em Congonhas e Guarulhos passará de 1712 voos semanais no primeiro trimestre do ano para1801 voos semanais no segundo trimestre


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A LATAM anunciou neste final de semana um aumento de 5% no seu número de voos em São Paulo. A operação da empresa nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos passará de 1712 voos semanais no primeiro trimestre do ano para 1801 voos semanais no segundo trimestre.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, tal incremento de 89 voos por semana em São Paulo a partir de abril abrange 19 destinos, incluindo o investimento na nova rota Congonhas-Caxias do Sul, que será inaugurada no mesmo mês com 5 voos semanais.

“Conectamos o Brasil todo em São Paulo e a ampliação dos nossos voos em Congonhas e Guarulhos reforça ainda mais o nosso compromisso de democratizar a aviação entre os brasileiros. Estamos recebendo novas aeronaves de fábrica e investindo de forma sustentável porque temos o objetivo de ampliar de 7% a 9% a nossa operação doméstica no País este ano com relação a 2023”, explica Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

As rotas com mais incrementos em Guarulhos são de/para Fortaleza (passa de 35 para 42 voos por semana), Vitória (passa de 28 para 37 voos por semana), Belo Horizonte/Confins (passa de 35 para 42 voos por semana), Foz do Iguaçu (passa de 21 para 28 voos por semana), Londrina (passa de 21 para 28 voos por semana), Recife (passa de 35 para 42 voos por semana), Florianópolis (passa de 28 para 35 voos por semana), Rio de Janeiro/Galeão (passa de 42 para 48 voos por semana), Goiânia (passa de 28 para 33 voos por semana), Maringá (passa de 14 para 17 voos por semana), Montes Claros (passa de 7 para 11 voos por semana), Navegantes (passa de 28 para 35 voos semanais) e Sinop (passa de 4 para 7 voos por semana).

As rotas com mais incrementos em Congonhas são de/para Rio de Janeiro/Santos Dumont (passa de 127 para 141 voos por semana), Porto Seguro (passa de 7 para 14 voos por semana), Brasília (passa de 80 para 87 voos por semana), Cuiabá (passa de 7 para 14 voos semanais), Uberlândia (passa de 7 para 12 voos por semana), Fortaleza (passa de 14 para 18 voos por semana), Foz do Iguaçu (passa de 11 para 14 voos por semana), Recife (passa de 7 para 9 voos por semana), além da nova rota para Caxias do Sul (5 voos por semana).

Além do aumento de seus voos próprios em São Paulo, a LATAM também já oferece por meio do seu codeshare com a Voepass as passagens aéreas para as novas frequências da companhia parceira. Em latam܂com e demais canais de venda, o cliente pode adquirir bilhetes para as novas operações da Voepass programadas, incluindo as novas rotas de Guarulhos para Rio Verde, Caxias do Sul, Presidente Prudente e Juiz de Fora/Zona da Mata, e as novas rotas de Congonhas para Cascavel e Maringá.

5 destinos da Argentina que mais atraem brasileiros em 2024

Os brasileiros estão buscando determinados destinos da Argentina para viajar; conheça quais os cinco mais relevantes em números de reservas


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

O ano de 2024 começou muito bem para o mercado de turismo argentina. Dados da Civitatis, plataforma online de passeios e atividades, apontam um percentual de crescimento de três dígitos em comparação a janeiro e fevereiro de 2023 para três destinos da Argentina: Bariloche, Ushuaia e Mendoza.

Desde 2023, observa-se um aumento expressivo no número de viajantes brasileiros indo para a Argentina. Entre os principais motivos estão: a conversão do Peso Argentino para o Real, o custo mais baixo das passagens aéreas em comparação a outros destinos internacionais, e o bom custo benefício de hospedagem e alimentação. Além disso, as cidades argentinas oferecem uma diversidade de atrativos para todos os gostos. Desde turismo de aventura em destinos como El Calafate, Ushuaia e Bariloche, enoturismo em Mendoza, até opções culturais e gastronômicas em Buenos Aires.

Confira o ranking da Civitatis das 5 cidades argentinas mais visitadas por brasileiros e seus respectivos aumentos no número de reservas em relação ao ano passado:

1. Bariloche: +368%

Bariloche está situada nas majestosas paisagens dos Andes argentinos, e é conhecida entre os brasileiros como um destino de inverno. Contudo, também vale a pena visitar a cidade nos períodos mais quentes do ano. Nos lagos deslumbrantes, como o Nahuel Huapi, é possível fazer diversas atividades ao ar livre. Na Civitatis, a atividade mais reservada é o Free tour por Bariloche.

2. Ushuaia: +265%

A cidade no extremo sul do continente é um lugar único. Cercada por montanhas e o Canal de Beagle, é o ponto de partida para expedições à Antártida. A atmosfera polar proporciona aventuras emocionantes, como navegar entre icebergs e explorar a rica vida selvagem que habita a região. Na Civitatis, a atividade mais reservada é a Excursão ao Parque Nacional Terra do Fogo + Trem do Fim do Mundo.

Siberianos de Fuego em Ushuaia (foto: Thiago Mendes)
Siberianos de Fuego em Ushuaia (foto: Thiago Mendes)

3. Mendoza: +189%

Famosa como a terra do vinho argentino, Mendoza deslumbra os viajantes com seus vinhedos intermináveis e vinícolas renomadas. Com a Cordilheira dos Andes como pano de fundo, a região oferece não apenas degustações de vinhos excepcionais, mas também experiências gastronômicas inesquecíveis em meio a uma paisagem de tirar o fôlego. Na Civitatis, a atividade mais reservada é a Excursão de alta montanha pelos Andes.

4. El Calafate: +49%

O lar da imponente geleira Perito Moreno é perfeito para admiradores da natureza. Lá, é possível testemunhar o espetáculo natural das enormes rupturas de gelo e explorar as trilhas que contornam a geleira, vivenciando a majestosidade da paisagem patagônica. Na Civitatis, a atividade mais reservada é a Excursão ao glaciar Perito Moreno.

5. Buenos Aires: +4%

A animada capital argentina oferece cultura, arte, tango e gastronomia. Os bairros de San Telmo e La Boca contam com uma arquitetura distinta e oferecem experiências culturais únicas, enquanto a cidade pulsa com energia em seus teatros, cafés e ruas movimentadas. Na Civitatis, a atividade mais reservada é o Free tour pelo centro histórico de Buenos Aires.

Casa Rosada, em Buenos Aires, destinos da Argentina
Casa Rosada, em Buenos Aires (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

Viagem de motorhome pelos EUA: valores e detalhes da rota de Ana Maria Braga

A apresentadora da Globo Ana Maria Braga fez uma viagem de motorhome pelos EUA e sua aventura chamou a atenção dos telespectadores e seguidores


REDAÇÃO DO DIÁRIO

Uma viagem motorizada feita na terra do Tio Sam por Ana Maria Braga, apresentadora do programa Mais Você, matinal da Globo, se tornou destaque nas buscas do Google. Afinal, como é e quanto custa uma viagem de motorhome pelos EUA?

A veterana passou duas semanas em uma conhecida ‘casa sobre rodas’ durante suas férias. No carro alugado para a aventura havia cozinha, sala de estar e de jantar, assim como cinco acomodações. O espaço foi ideal para ela, seu namorado, o filho, a nora e um neto.

Populares nos Estados Unidos, no Canadá e também na Europa, a viagem de motorhome está ganhando cada vez mais adeptos brasileiros. Muitos querem provar o gostinho de conhecer diversos destinos sem perder tempo escolhendo hotéis, se deslocando de avião, além de desembolsar menos dinheiro.

O carro alugado por Ana Maria saiu de Las Vegas e passou pelos Estados de Utah, Arizona e Califórnia.

Mas, afinal, quando custa uma viagem de motorhome pelos EUA, assim como Ana Maria Braga fez com a família?

Gastos totais de uma viagem de motorhome pelos EUA

De acordo com informações apuradas pelo site Notícias da TV, para o período de 14 dias, que foi o escolhido pela comunicadora, o turista precisa gastar entre US$ 973 (R$ 4,8 mil) a US$ 5 mil (R$ 24 mil). Tudo depende da dimensão do carro desejado e também de quantas acomodações ele tem.

O mesmo site divulgou que o veículo que transportou Ana e sua família na viagem de motorhome pelos EUA custa em torno de U$ 3.700 (R$ 18.309,82 na cotação atual do dólar). Os dados são da Motorhome Trips.

Vale dizer que, além do preço pago pelo veículo, o turista deve por na ponta do lápis os custos com estacionamentos e o combustível. Toda a viagem da jornalista, segundo o site de entretenimento, girou em torno de R$ 19.695,43. Somado a esse valor, opcionalmente, pode haver o seguro que geralmente custa US$ 3 mil (R$ 14,8 mil).

Executivos da Nobile visitam Casa Ronald Mcdonald com crianças em tratamento de leucemia

Fortalecer a responsabilidade social da empresa, sensibilizar os hóspedes para uma causa justa e auxiliar famílias que possuem crianças com câncer e leucemia.

Assim, Renata Rocha, CEO da Nobile Hotels & Resorts resumiu a parceria entre sua rede de hotéis e o Instituto Mcdonald. Essa parceria teve um de seus coroamentos nesta segunda-feira (4), em Campinas quando entidade e empresa mantenedora se encontraram.

por Paulo Atzingen, de Campinas*


Gerentes gerais, executivos de vendas, controlers, equipe corporativa, diretores e o próprio presidente da rede Nobile Hotels & Resorts, Roberto Bertino, visitaram a casa Ronald Mcdonald, unidade em Campinas, que atualmente abriga 16 crianças com seus respectivos acompanhantes familiares.

Momento da entrega de um kit educativo (Crédito: Paulo Atzingen)

A Nobile é uma das mantenedoras da casa

Os representantes da rede hoteleita foram recepcionados por seu presidente Walter Nannini Junior e conheceram as dependências da casa, como a brinquedoteca, a salinha de cinema, o salão de beleza, bazar e refeitório.

“É uma causa que muito nos orgulha pois as empresas devem se preocupar com a sociedade já que estão integradas nela”, disse Renata ao DIÁRIO.

Durante a visita, alguns gerentes gerais entregaram pessoalmente um kit educativo a algumas das crianças da casa. Foi o caso da Naciara Leite, gerente geral do hotel Nobile Petrolina. Sua unidade, desde que foi criada a parceria (2019), encabeça a lista dos hotéis que mais recebem doações.

“Com nossa sensibilização, com a sensibilização da equipe, é possível transmitir e sensibilizar o hóspede”, diz à reportagem.

Ela explica que a doação pode ser feita na hora do check-out, a partir do “arredondamento da conta” ou por meio de QR-code.

Natiara Leite, gerente geral do hotel Nobile Petrolina e a Emanuele (Crédito: Paulo Atzingen)
O presidente da casa, Walter Nannini explicou sobre o funcionamento da casa (Crédito: Paulo Atzingen)

Ainda, segundo Renata Rocha, o Programa foi criado em maio de 2019 e da lá pra cá só vem crescendo em participação. “Em 2023 tivemos 46% de valores arrecadados a mais que 2022, todos revertidos para o Instituto”, afirmou ao DT.

Casa Ronald McDonald Campinas

A Casa Ronald McDonald Campinas ganhou forma após a parceria da APACC – Associação de Pais e Amigos da Criança com Câncer e Hemopatias com o sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), firmada no ano de 2010.

Sem fins lucrativos, o instituto tem por objetivo promover a saúde e a qualidade de vida de adolescentes e crianças com câncer, desenvolvendo e coordenando programas que possibilitam o diagnóstico precoce, o encaminhamento adequado, o acolhimento e o atendimento integral de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares.

A Ronald McDonald Campinas (Crédito: Paulo Atzingen)

Segundo o presidente da casa, Walter Nannini, a Casa Ronald McDonald Campinas dispõe de 28 quartos exclusivos para pacientes e acompanhantes que viajam à cidade paulista em busca de tratamento nos hospitais de referência da região. “Oferecemos gratuitamente hospedagem, alimentação, transporte e apoio social a famílias que vêm de comunidades distantes do país. Toda criança é acompanhada de um familiar que são atendidos aqui por uma equipe multidisciplinar e também voluntários”, acrescentou.

Fique por dentro dos números da Casa Ronald McDonald aqui.


*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO

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Conferência Nobile 2024: “42 hotéis de franquia e 21 hotéis de gestão nos próximos 7 anos”

Conferência Nobile 2024: “42 hotéis de franquia e 21 hotéis de gestão nos próximos 7 anos”

A pré-abertura da Conferência Nobile 2024, que aconteceu durante um coquetel para os executivos e parceiros na noite desta segunda-feira (4), no hotel Vitória em Campinas, já serviu para mostrar que essa rede não está para brincadeiras e mantém-se fortalecida na 6ª posição no ranking das 50 maiores administradoras do Brasil, segundo a JLL – Jones Lang LaSalle.

Por Paulo Atzingen, de Campinas*


“O ano de 2023 foi o melhor da história da empresa. Incrementamos em média 44% a receita dos hotéis se comparada ao ano de 2022. Nos próximos sete anos, planejamos abrir 42 hotéis de franquia e 21 hotéis de gestão, reforçando nossa presença global”. Esses dados e números, apresentados por Renata Rocha, CEO da rede Nobile Hotels & Resorts, serviram para no mínimo entusiasmar os mais de 80 executivos – em sua maioria gerentes gerais das unidades – que participavam do coquetel e para se prepararem para a intensa programação dos próximos dois dias.

Conferência Nobile
Segundo Renata, a Conferência Nobile é um evento crucial para a empresa pois proporciona um espaço para troca de ideias, aprendizado e inovação (Crédito: Daniel Lledo – DT)

Segundo Renata, a Conferência Nobile é um evento crucial para a empresa pois proporciona um espaço para troca de ideias, aprendizado e inovação. “Este encontro não é apenas uma oportunidade para comemorarmos nossas conquistas, mas também para traçarmos os próximos passos em direção a uma Nobile ainda mais proeminente”, disse em seu discurso.

Renata citou novamente o desempenho e a responsabilidade social traduzida pela parceria com o Instituto Ronald McDonald: “Arrecadamos 46% a mais que o ano de 2022. Em janeiro de 2024 tivemos a maior arrecadação da história. Essa parceria não apenas reflete nosso compromisso com a sociedade, mas também demonstra a capacidade de fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes no Brasil”, frisou.

Confira imagens do coquetel:

Comitê

Renata lembrou que a Conferência Nobile foi preparada por um comitê composto exclusivamente por mulheres: Marlene Oliveira, Socorro Santos ,Sasha Loriano e Emiria Bertino.

Conferência Nobile foi preparada por um comitê composto exclusivamente por mulheres: Sasha Lorian, Marlene Oliveira, Emiria Bertino, Socorro Santos e Renata Rocha.

“O evento foi preparado com muita dedicação e espero que aproveitem ao máximo. Convido todos vocês a participarem ativamente da dinâmica e da conferência como um todo, compartilhando insights valiosos e inspirando-nos mutuamente. Juntos, continuaremos a construir um futuro brilhante para a Nobile!

Por sua vez, o Fundador da rede Nobile Hoteis, Roberto Bertino, referendou as palavras de Renata: “O que nos enche de responsabilidade e orgulho são esses números que a Renata passou. Quem sabe sairemos daqui com metas mais ousadas”, provocou Bertino, agradecendo o empenho da equipe, dos parceiros, amigos, e a própria rede hoteleira independente Vitória, que sedia a Conferência.

Com 15 anos de vida, a rede possui e administra 63 hotéis, 12 marcas hoteleiras distribuídas em 06 países: Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Portugal.

Roberto Bertino, fundador da Nobile Hotels & Resorts (Crédito: Daniel Lledo – DT)

Serviço:
Conferência Nobile 2024

4 a 6 de março de 2024

Hotel Vitória Concept – Campinas – SP

Patrocinadores:
Diamond: Harus, Teka, Saga Systems, Ameris, Ameris Connect, Vega IT, Faitec, SVM Group.
Platinum: Equipotel, Realgem’s.
Golden: Anserve, Dedone, Digitall, Olfatí, Damatex.


*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO

Número de viajantes solo deve chegar a 580 milhões até 2030, diz pesquisa

O Rio de Janeiro (RJ) aparece na lista entre as cidades que mais atraem os viajantes solo nas Américas


EDIÇÃO DO DIÁRIO

As viagens solo têm se tornado mais comuns entre quem decide fazer as malas. E de acordo com o relatório Global Travel Insight, da Visa, é esperado um aumento de 35% nesse estilo de turismo até 2030. A expectativa é que o número chegue a 580 milhões viajantes solo no mundo todo.

Entre as cidades que mais atraem esse tipo de viajante, o Rio de Janeiro (RJ) aparece em quarto lugar na lista. A capital fluminense é a única cidade brasileira a constar da relação de destinos mais procurados por turistas solo nas Américas, que também inclui Lima (Peru), Medellín (Colômbia) e Tijuana (México).

Fatores como estilo de vida, flexibilidade e busca por aventura são condicionantes que influenciam esse novo perfil de viajante que promete aumentar. Destinos com maior diversidade de experiências, agregados a valor cultural, tendem a atrair mais esses turistas.

Outro dado importante é a possibilidade de sociabilização. Apesar da escolha por viajar sozinho, a busca por experiências e novas conexões interpessoais ainda está entre quesitos que são levados em consideração por esse estilo de turista.

Programas do MTur para viajantes solo e outros

Em 2023, o Ministério do Turismo lançou vários programas para estimular o brasileiro a colocar o pé na estrada pelo país. Um deles é o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria do governo federal junto a empresas aéreas que envolve a articulação de medidas voltadas ao crescimento do setor. As iniciativas incluíram, ainda, o “Conheça o Brasil: Realiza”, ação conjunta com o Banco do Brasil que oferece crédito a correntistas para turismo.

Outra aposta do ministro do Turismo, Celso Sabino, para estimular o mercado interno é a ajuda do governo federal às empresas aéreas por meio de um Fundo que funcione como garantidor para as companhias. A proposta está sendo discutida em âmbito ministerial e com a participação do Congresso Nacional.

American Airlines anuncia pedidos de aeronaves da Airbus, Boeing e Embraer

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A American Airlines encomendou 85 aeronaves Airbus A321neo, 85 Boeing 737 MAX 10 e 90 Embraer E175; os pedidos de aeronaves de fuselagem estreita complementam os pedidos existentes de aeronaves de longo curso Boeing 787-9 e Airbus A321XLR


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A American Airlines anunciou nesta segunda-feira (4) pedidos de 260 novas aeronaves, incluindo 85 aeronaves Airbus A321neo, 85 Boeing 737 MAX 10 e 90 Embraer E175. Os pedidos também incluem opções e direitos de compra para mais 193 aeronaves. Como parte do pedido da Boeing, a American fez o upgauging de 30 pedidos existentes de 737 MAX 8 para aeronaves 737 MAX 10.

Os pedidos, segundo nota enviada ao DIÁRIO, são parte do investimento contínuo da American para expandir os assentos premium em suas frotas regionais e de fuselagem estreita e apoiar a força de longo prazo da rede doméstica e internacional de curta distância da companhia aérea.

“Na última década, investimos muito para modernizar e simplificar nossa frota, que é a maior e mais jovem entre as companhias aéreas da rede dos EUA“, disse o CEO da American, Robert Isom. “Esses pedidos continuarão a abastecer nossa frota com aeronaves mais novas e mais eficientes, para que possamos continuar a oferecer a melhor rede e a confiabilidade operacional recorde para nossos clientes.”

Desde 2014, a American recebeu a entrega de mais de 600 aeronaves regionais e de linha principal. Com esse anúncio, a American tem 440 aeronaves encomendadas, ampliando sua carteira de pedidos de aeronaves para a próxima década, para que a companhia aérea possa continuar a atender à crescente demanda por viagens aéreas.

“Estamos muito contentes em dar continuidade às nossas parcerias de longa data com a Airbus, a Boeing e a Embraer com esses pedidos”, disse o Diretor Financeiro da American, Devon May. “Ao olharmos para a próxima década, a American terá um fluxo constante de novas aeronaves, juntamente com um nível equilibrado de investimento de capital, o que nos permitirá expandir nossa rede e oferecer resultados aos nossos acionistas.”

Crescimento planejado da frota de narrowbody

Os pedidos de aeronaves apoiam o crescimento planejado da American para a próxima década e alinham o cronograma de entrega nos próximos anos. Levando em conta esses pedidos, a American espera permanecer dentro de sua diretriz anunciada anteriormente para capacidade e gastos de capital.

Na última década, as aeronaves A321 e A321neo transportaram os clientes da American por todo o Estados Unidos e para destinos internacionais de curta distância. A American continua a ser a maior operadora de uma única companhia aérea do mundo com aeronaves da família A320.

“O investimento contínuo no A321neo é uma prova do valor sem precedentes da aeronave de corredor único mais versátil e capaz do mundo”, disse Benoît de Saint-Exupéry, Vice-presidente Executivo de Vendas de Aeronaves Comerciais da Airbus. “Por quase duas décadas, a American Airlines tem usado sua família de aeronaves A320, algumas das quais foram produzidas nos EUA em Mobile, Alabama, para aumentar sua rede doméstica e internacional de curta distância e proporcionar uma experiência excepcional para seus passageiros e tripulações.”

A American Airlines está planejando o futuro com o novo pedido de 737 MAX 10s e aguarda ansiosamente a certificação da aeronave. Atualmente, a companhia aérea opera o 737 MAX 8 e a adição do 737 MAX 10 permitirá que a American continue a aumentar sua frota e ofereça mais flexibilidade em sua rede.

“Apreciamos profundamente a confiança da American Airlines na Boeing e sua confiança na família 737 MAX. A escolha do 737-10 pela American proporcionará ainda mais eficiência, uniformidade e flexibilidade para sua rede e operações globais”, disse Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes. “Nossa equipe na Boeing está comprometida em atender a esse novo pedido e apoiar o crescimento estratégico da American com uma das maiores e mais modernas frotas do setor.”

Turismo rural impulsiona negócios de famílias produtoras no interior de SP

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Turismo rural impulsiona negócios de famílias produtoras na cidade de Jundiaí


EDIÇÃO DO DIÁRIO

Jundiaí, cidade próxima à capital paulista, tem se transformado em um dos principais destinos do país para quem quer praticar o turismo rural, setor que registrou um crescimento expressivo na cidade nos últimos 10 anos.

De acordo com a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo da Prefeitura de Jundiaí, entre 2013 e 2023, o número de turistas saltou de 390 mil para mais de um milhão. E o número de negócios dedicados a este ramo passou de 30 para mais de 80. Uma oportunidade e tanto para muitas famílias jundiaienses.

Caso, por exemplo, da família Fontebasso. Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a história deles por aqui começou no final do século 19, quando o imigrante italiano Santo Fontebasso chegou no Brasil e, após cinco anos, já no início do século 20, comprou uma propriedade rural e passou a trabalhar especialmente com o cultivo de uva, com boa parte da produção sendo utilizada por vinícolas da região, além do plantio de algumas hortaliças e de outras frutas, como o caqui. Até aí, a principal fonte de renda da família vinha justamente da venda de toda essa produção agrícola.

Mas não demorou muito para que começassem também a produzir o próprio vinho, incrementando ainda mais os lucros da família. Tanto a produção agrícola quanto de vinho eram as principais responsáveis pelo faturamento da família Fontebasso até 2018. Até que tiveram a ideia de começar a investir no turismo rural. O primeiro passo foi com a inauguração de um restaurante, em 2019, e logo em seguida com a oferta de passeios guiados, apresentando aos turistas um pouco mais sobre a história da própria família e também da cultura agrícola da cidade.

“A gente já enxergava que o que estávamos fazendo não era o suficiente para a nossa sobrevivência, que a venda de vinho na nossa adega estava ficando cada vez mais difícil”, justifica Gabriel Fontebasso, tataraneto de Santo, sobre o interesse da família no investimento em turismo rural. Estudioso sobre o assunto, junto com o irmão, o entusiasta conta que a família deve anunciar novidades em breve. “Pretendemos aumentar, ainda neste ano, as opções de experiências que os turistas podem ter no nosso sítio”, avisa o empreendedor.

De acordo com Gabriel, a família recebeu mais de 15 mil turistas em 2023 e, com a soma dos passeios guiados e da venda de vinhos próprios, sem considerar os ganhos com o restaurante, o Sítio Fontebasso teve um aumento significativo no faturamento médio mensal, chegando a aproximadamente 25% a mais do valor registrado na comparação com o ano de 2022. “O turismo rural abriu uma nova oportunidade de negócio para a nossa família, que não abre mão da tradição, mas também não se fecha para o novo”, conclui Gabriel.

Destino premiado

Promovido pela ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e SKAL Internacional São Paulo, com apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, a cidade de Jundiaí foi eleita por voto popular, em 2023, vencedora na categoria “Turismo Rural” do Prêmio Top Destinos Turísticos. Foi a terceira vez que a cidade conquistou este título. Os outros foram em 2019 e 2021.

“Jundiaí tem a característica de contar com belas paisagens e a preservação de sua história e sua tradição. O turismo rural reúne as qualidades com o desenvolvimento econômico gerado pela visitação e consumo, resultando em renda e emprego”, diz o prefeito Luiz Fernando Machado.

Para conhecer a variedade de atrações pelas rotas da cidade, confira mais informações no site Turismo Rural de Jundiaí.