Início Site Página 259

Crianças e adolescentes viajaram mais para fora do Brasil em 2023

Especialistas indicam, além do cuidado e proteção, a contratação de um seguro para crianças e adolescentes que viajam para o exterior


EDIÇÃO DO DIÁRIO

O movimento de crianças e adolescentes em viagens internacionais cresceu no último ano. Segundo levantamento do Colégio Notarial do Brasil, sobre emissões de Autorizações Eletrônicas de Viagens de Menores (AEV), houve um aumento de 163% nas viagens de menores brasileiros entre 2022 e 2023. O AEV é um requerimento eletrônico que existe para autorizar viagens de crianças e adolescentes desacompanhados de ambos ou um de seus responsáveis legais.

Em nota enviada ao DIÁRIO, Tiago Godinho, gerente de Seguros de Vida Individual e de Viagem da Omint, diz que o ideal é sempre estar preparado para não ser pego de surpresa.

“Imprevistos não escolhem hora nem lugar. Por isso, estar amparado por um seguro viagem robusto e que garanta atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, na sua língua materna, faz total diferença, principalmente quando falamos sobre a saúde e bem-estar dos pequenos”, conta.

O executivo enfatiza que, além do cuidado e proteção, o seguro é uma ferramenta importante para o gerenciamento de gastos, pois, se necessário, cobrirá as despesas médicas-hospitalares locais, que muitas vezes podem ser de 5 a 100 vezes superior ao valor de um seguro.

Além disso, Omint Seguro Viagem oferece cobertura em casos de extravio de bagagem, cancelamentos de voos, assistência jurídica, entre outras.

Leia mais: Autorização de Viagem de Menor Brasileiro: veja regras e modelos solicitados

Grã-Bretanha: governo prevê crescimento do turismo receptivo em 2024

Quanto ao número de visitas ao Reino Unido, espera-se um volume de 39,5 milhões de visitantes, segundo agência que promove o turismo para a Grã-Bretanha


EDIÇÃO DO DIÁRIO

VisitBritain, a agência oficial do Governo do Reino Unido encarregada da promoção da imagem de destino e da indústria do turismo da Grã-Bretanha, mostrou um aumento nas visitas e gastos totais de turistas internacionais no Reino Unido em comparação com os níveis de 2023, com taxas variadas de recuperação e crescimento em seus principais mercados de visitantes.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a previsão geral de gastos feitos por visitantes para 2024 é de £34,1 bilhões (aproximadamente R$215,5 bilhões), um aumento de 7% em relação aos gastos previstos em 2023 e um aumento de 20% em relação a 2019 – o ano considerado referência para o turismo pré-pandemia. Com ajuste para inflação, esse aumento representa 96% dos níveis de 2019.

Quanto ao número de visitas ao Reino Unido, espera-se um volume de 39,5 milhões de visitantes, um aumento de 5% em relação aos 37,8 milhões esperados em 2023, embora ainda 3% abaixo dos níveis de 2019.

Os Estados Unidos (EUA) continuam liderando a recuperação do turismo, com gastos recorde de visitantes americanos no Reino Unido em 2023, um aumento de 28% em relação a 2019, com base nos dados mais recentes, mesmo quando ajustados para a inflação. O VisitBritain espera que o mercado dos EUA valha £6,7 bilhões em 2024, com os visitantes americanos contribuindo com quase £1 a cada £5 de todos os gastos de visitantes internacionais.

O ritmo de recuperação da Europa diminuiu à medida que 2023 avançava, com os gastos, em termos reais, permanecendo ligeiramente abaixo de 2019.

A China, segundo mercado mais valioso para o turismo britânico em 2019, continuou a se recuperar, com o número de visitantes aumentando ao longo de 2023, embora o leste asiático como um todo tenha se recuperado relativamente mais lentamente. O VisitBritain estima que a China recupere um valor de £1,7 bilhão em 2024, sendo o quarto mercado de visitantes internacionais mais valioso para o Reino Unido.

O VisitBritain prevê que o turismo receptivo, tanto em termos de número de visitas quanto de gastos por visitantes internacionais, se recupere aos níveis de 2019 até o início de 2025.

“Os visitantes internacionais gastam dezenas de bilhões de libras no Reino Unido, com o dinheiro gerado apoiando as economias locais e os empregos, então foi ótimo ver o crescimento de dois dígitos nos gastos dos EUA, bem como a previsão geral de crescimento para o próximo ano em comparação com 2023″, ressaltou o CEO do VisitBritain, Patricia Yates.

“No entanto, observamos uma desaceleração no ritmo geral de recuperação em comparação com o forte início visto no primeiro semestre de 2023, e enfrentamos uma forte concorrência de nossos vizinhos europeus. Para impulsionar os gastos na Grã-Bretanha, nossas campanhas internacionais permanecerão focadas nos mercados que mostram um forte crescimento, incluindo Austrália e EUA, e continuaremos a competir forte em nossos principais mercados europeus e nos países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC).

Aniversário de São Paulo: hotéis Accor divulgam roteiro para comemorar

Para os hóspedes e visitantes entusiastas da cultura e da arte paulistana, os hotéis da Accor oferecem uma imersão única para celebrar o aniversário de São Paulo


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Em homenagem à cidade que nunca dorme, a Accor, líder mundial em hospitalidade, preparou um roteiro único de hotéis para visitar no aniversário de São Paulo, comemorado em 25 de janeiro, ressaltando a riqueza cultural e a diversidade da metrópole. A seleção de estabelecimentos destaca símbolos artísticos e experiências gastronômicas que celebram o melhor que a cidade tem a oferecer.

Cultura e arte

Para os hóspedes e visitantes entusiastas da cultura e da arte paulistana, os hotéis a seguir oferecem uma imersão única em elementos que refletem a metrópole.

ibis Styles São Paulo Faria Lima: No coração da movimentada Faria Lima, o ibis Styles exibe o talento do artista de rua Eduardo Kobra em um mural que captura a essência artística da cidade e é cenário de muitas fotos emblemáticas de “sampa”.

Mercure São Paulo Paulista: No Mercure Paulista, as paredes retratam uma jornada visual pelos pontos turísticos mais emblemáticos de São Paulo, proporcionando uma imersão na cultura e na história da cidade.

Novotel SP Morumbi
Novotel SP Morumbi (Foto: Divulgação)

ibis Styles São Paulo Centro: Localizado no centro histórico de São Paulo próximo a famosa Catedral da Sé, o ibis Styles Centro está próximo de pontos turísticos marcantes da cidade como Pinacoteca, Mercado Municipal e o Mosteiro São Bento. O hotel possui a temática metrópole, cativando os hóspedes e visitantes com decoração que traz elementos urbanos e homenageiam grandes cidades no mundo, como São Paulo.

ibis budget SP Centro São João: Celebrando a riqueza da arte de rua paulistana, o hotel apresenta grafites na decoração e elementos que conectam com a essência da cidade, transformando a experiência em uma verdadeira obra de arte.

Mercure SP Paulista
Mercure SP Paulista para comemorar aniversário de São Paulo (Foto: Divulgação)

Novotel São Paulo Jaraguá: Um dos hotéis mais famosos do centro de São Paulo, o Novotel Jaraguá foi inaugurado em 1954 no aniversário do IV Centenário da cidade de São Paulo. O hotel está situado em um edifício histórico que já foi palco do 1º Festival Internacional de Cinema e recebeu diversos artistas famosos, além de contar com um mural externo feito pelo artista Di Cavalcanti e um mural interno produzido por Clóvis Graciano.

Vistas exclusivas

Já para os que desejam contemplar os cartões postais de São Paulo, podem aproveitar as vistas privilegiadas dos seguintes hotéis:

Novotel São Paulo Morumbi: Envolto pela natureza e com vista privilegiada para a Ponte Estaiada, um dos ícones da cidade de São Paulo, o Novotel Morumbi proporciona uma experiência memorável para desfrutar com toda a família.

Pullman São Paulo Ibirapuera: No Pullman Ibirapuera, os hóspedes e visitantes aproveitam a infraestrutura moderna e confortável que o hotel oferece combinada com a serenidade proporcionada pela vista para o Parque Ibirapuera.

Pullman SP Ibirapuera
Pullman SP Ibirapuera (Foto: Divulgação)

Azul celebra dois anos de atuação em quatro cidades do Paraná

Na capital do Paraná os passageiros da Azul podem realizar voos diretos para os 19 destinos pela Azul


EDIÇÃO DO DIÁRIO

Nos dias 24 e 25 de janeiro de 2022, os céus das cidades paranaenses de Guaíra, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória receberam pela primeira vez os voos da Azul, a maior aérea em número de voos diários e destinos atendidos no Brasil. Hoje, dois anos após o início das operações nessas bases do interior do Paraná, a companhia comemora os resultados em uma região estratégica para a sua malha.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, da data dos voos inaugurais até dezembro de 2023, a Azul já operou 1428 voos, transportando mais de 4635 passageiros, a bordo das aeronaves Cessna Grand Caravan, entre decolagens e pousos, nas quatro cidades paranaenses.

Essas bases fazem conexão diária com o Aeroporto Internacional de Curitiba, o principal hub no estado. E é na capital paranaense que os passageiros da Azul podem realizar voos diretos para os 19 destinos ofertados pela companhia em Curitiba, incluindo a rota internacional para Montevidéu, no Uruguai.

Beatriz Barbi, gerente de Planejamento de Malha da Azul, faz um balanço positivo das operações da companhia no interior do Paraná e destaca a vocação da empresa em desenvolver a aviação regional no país.

“A Azul tem como um dos principais focos de negócio expandir o transporte aéreo para um número cada vez maior de clientes no Brasil. É gratificante observar como nossos voos têm impactado positivamente a economia local e facilitado as viagens de lazer e trabalho, reduzindo distâncias. A decisão de iniciar operações em Guaíra, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória foi, sem dúvida, acertada, e estamos muito felizes com os resultados”, destaca Beatriz.

Carnaval impulsiona empresas relativas à cultura, alimentação e beleza

0

Sebrae destaca nichos mais aquecidos e dicas para aproveitar o bom momento do mercado


EDIÇÃO DO DT

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, entre os segmentos mais aquecidos estão as atividades relacionadas à Economia Criativa, como Cultura, Moda, Design, Música, Artesanato, Audiovisual, além das áreas de Alimentação e Bebidas, Beleza e Turismo.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca que a celebração mostra todo o potencial dos empreendedores brasileiros que atuam na música, no artesanato, na moda, na gastronomia.

“O Carnaval movimenta toda a economia brasileira e isso permite oportunidades na geração de emprego e mais inclusão. O Brasil inteiro se envolve com o período, seja o Maracatu e o Frevo, em Pernambuco, sejam as escolas de samba no Rio de Janeiro ou São Paulo. O Carnaval aquece o turismo, o comércio e os empreendedores conhecem o potencial econômico dessa data”, ressalta.

A coordenadora de Economia Criativa do Sebrae, Denise Marques, afirma que a festa desperta os empreendedores criativos que são movidos à paixão pelo que fazem. “É o momento ideal para validar e testar seu negócio, a fim de gerar um engajamento com seu público-alvo. Depois é seguir o fluxo de qualquer empreendimento, que é ter de fato um CNPJ e alcançar novas oportunidades”, complementa.

O setor de beleza, que segue em alta no Brasil, com a formalização de 180.831 microempreendedores individuais (MEI) em 2023, o equivalente a quase 500 por dia, é um dos segmentos impulsionadas no Carnaval.

A Agência Sebrae de Notícias preparou dicas práticas para atrair os clientes que vão curtir a folia. Confira:

• Criatividade: atualize sua marca nas redes sociais com uma identidade visual para o Carnaval, com elementos visuais característicos da festa. Capacite sua empresa no marketing digital para melhorar as vendas on-line e a presença digital nas redes sociais;

• Espaço físico: A loja física também requer atenção e uma decoração especial – crie um ambiente que gere uma boa experiência para o seu cliente. O consumidor quer ser bem atendido e alguns detalhes como som ambiente e brindes podem ser um diferencial;

• Estoque: É importante estar atento para não perder vendas. Fique atento às novidades. O fornecedor é parte fundamental nesta etapa. Se possível, faça uma reposição completa, considerando as variedades do produto (cor, tamanho, modelos). Além disso, diversifique os fornecedores e cheque as melhores condições de prazo, qualidade, preço e prontidão de estoque;

• Combo interno: Ofereça descontos e aproveite para vender itens parados no estoque, com pouca demanda ou que possam sofrer alguma redução nas vendas após o período do Carnaval, como produtos específicos de verão, estampas coloridas, entre outros;

• Parcerias: É também uma boa oportunidade para fechar combos com parcerias externas com lojas, pousadas, bares e restaurantes que recebem o mesmo público de interesse do seu negócio (combo externo).

Turismo corporativo bate recorde histórico em 2023, diz Abracorp

No ano, o faturamento alcançou 13,5 bilhões, valor 18,5% a mais do registrado no período pré pandemia


EDIÇÃO DO DIÁRIO com informações do MTur

O setor de viagens corporativas fechou 2023 com um faturamento histórico. No ano, foram arrecadados R$ 13,505 bilhões, maior valor desde que o levantamento começou a ser feito.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, os números representam uma alta de 18,5% do total registrado no período pré pandemia, com R$ 11,388 bilhões, e 20% superior aos R$ 11,204 bilhões de 2022. Os dados são da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) junto a seus associados.

Apenas em dezembro de 2023, o setor movimentou R$ 892,8 milhões, 22% acima do obtido no mesmo mês de 2019, com R$ 729,4 bilhões. Na série histórica do ano passado, março foi o mês de melhor faturamento, arrecadando R$ 1,28 bilhão em viagens de negócios.

“As viagens de negócios ampliam o fluxo de visitantes não apenas para um determinado evento, congresso, reunião. Os participantes de eventos vão ficar em hotéis, procurar bons restaurantes, mas também podem reservar um tempo para visitar atrativos turísticos entre as agendas. Então, é um segmento extremamente importante para os nossos destinos”, ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Entre os 11 setores avaliados na cadeia, segundo a Abracorp, a aviação civil, que representa quase 60% do faturamento total do setor, teve um desempenho positivo, com lucros de R$ 8,5 bilhões, superando 2022 e 2019, com R$ 7,2 bilhões e R$ 7,4 bilhões, respectivamente.

Outro setor que se destacou em 2023 foi o de viagens rodoviárias. Em forte expansão, o faturamento chegou a R$ 45,114 milhões no ano, 318% superior aos números de 2019, quando registrou R$ 10,781 milhões.

Caminhando juntos, setores como o de locação de veículos e das redes hoteleiras apresentaram números positivos no balanço do ano.

Em 2019, a média das reservas de veículos de aluguel era de 7,3 dias. Em 2023 esse número saltou para 8,5 dias. A mudança de comportamento do viajante ajudou o segmento em seu crescimento que arrecadou R$ 368 milhões. Em 2019 foi R$ 184 milhões, e 2022, R$ 338 milhões.

No setor hoteleiro, segundo os estudos, a permanências dos hospedes também aumentou, saindo da média de 2,59 noites, em 2019, para 2,72 noites em 2023. A maior movimentação veio principalmente do mercado nacional, com faturamento de R$ 3 bilhões, frente a R$ 2,7 bilhões em 2019, e R$ 2,8 bilhões em 2022.

Paraíba e Azul Viagens anunciam aumento de 64% no número de assentos 

0

Uma parceria entre a Paraíba e a Azul Viagens vai alavancar o turismo no estado do Nordeste. Novos voos partirão de Goiânia (GO), São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria do Turismo e do Desenvolvimento Econômico e da PBTur, e a Azul Viagens acabam de anunciar a abertura de três novos destinos para João Pessoa que vão começar a operar já na próxima alta temporada, a partir do mês de julho.

Em nota o DIÁRIO foi informado que os voos partirão de Goiânia (GO), São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Esses voos não constam da malha tradicional. O anúncio, realizado no evento denominado Nordestur, contou com a presença do vice-governador Lucas Ribeiro, entre outras autoridades, e o trade turístico, nesta terça-feira (23), na sede da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).

Na ocasião, a operadora de turismo adiantou que no primeiro semestre o destino Paraíba já apresenta um crescimento na oferta de assentos de 64% que, somados ao mês de julho, contabiliza, em números, um total de 58 mil assentos ofertados.

De acordo com os dados divulgados pela operadora, em 2023 houve um crescimento de 73% no número de passageiros embarcados para a Paraíba, saltando de 17 mil em 2022 para quase 30 mil este ano. Atualmente, a capital paraibana recebe voos regulares de Belo Horizonte, São Paulo, por Congonhas, Campinas e Uberlândia

O vice-governador Lucas Ribeiro disse que o anúncio dos novos voos é mais um momento para celebrar. “O incentivo que temos dado ao turismo no nosso estado, seja com a divulgação do Destino Paraíba, seja através de benefícios fiscais, tem propiciado esse sucesso. O interesse das companhias aéreas em abrir novas rotas de destino utilizando a Paraíba como base é um passo importante para o crescimento econômico e para o fortalecimento da nossa infraestrutura, mostrando que estamos avançando na direção certa para o desenvolvimento e a integração do nosso estado.”

Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), destacou que o verão deste ano está sendo histórico (Crédito: Secom Paraíba – divulgação)

A secretária do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, destacou a grande parceria e o intenso trabalho de promoção junto à operadora. “A Azul Viagens foi uma das operadoras que mais se destacou na oferta de pacotes para a Paraíba e registrou um aumento exponencial no número de passageiros para o destino em 2023. Isso demonstra o imenso potencial do nosso destino Paraíba.”

Daniel Bicudo, diretor de Marketing e Negócios da Azul Viagens, afirmou que João Pessoa é um destino que vem sendo trabalhado desde o final da pandemia e se tornou um dos que mais cresceu. “O sucesso que obtivemos é fruto de um trabalho estratégico realizado junto ao governo do estado. Investimos na promoção do destino e na capacitação de agentes de viagens, o que resultou em números muito positivos para nós e para o turismo na cidade. Quando falamos em oportunidades, João Pessoa desponta como um destino em alta e muito atrativo. Nossos Clientes estão procurando novidades, e a Paraíba tem muitas para oferecer”, afirmou.

Já Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), destaca que o verão deste ano está sendo histórico, com um grande fluxo de turistas em todo o Estado. “Sabemos que esses novos voos ajudarão a trazer ainda mais visitantes para a Paraíba durante todo o ano, promovendo o estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil”.

Pousadas de Noronha capacitam profissionais da CVC em São Paulo

0

Pousadas de Noronha, representadas por sua associação concluem primeira fase de workshops com líderes comerciais da Visual Turismo, incorporadas à CVC Corp em Campinas, e com franqueados da CVC, em São Paulo.

Começou neste mês de janeiro uma série de treinamentos promovido pela Associação de Pousadas de Fernando de Noronha (APFN), para profissionais ligados ao turismo, em especial agentes de viagens. O primeiro evento aconteceu em Campinas no último dia 18, e o segundo, nesta terça-feira (23), em São Paulo.

por Bruno Almeida, para o DIÁRIO


A Associação das Pousadas de Fernando de Noronha (APFN) prepara ações para capacitar agentes de viagens e promotores de turismo que “vendem” o turismo do arquipélago. Na avaliação da presidente da APFN, Lúcia Smith, este será a principal área de atuação da entidade em 2024.

“Queremos preparar as pessoas que estão à frente das lojas (agências) para vender o destino de Fernando de Noronha da maneira mais correta. Noronha não é difícil de se vender, mas tem questões como a Taxa de Preservação Ambiental, valores dos ingressos do Parque Nacional Marinho, como funcionam os acessos às praias. Muitas vezes, os turistas têm dúvidas em relação a esses pequenos detalhes”, explicou Lúcia ao DIÁRIO DO TURISMO após o término da segunda rodada de capacitação de janeiro, ocorrida em São Paulo, Shopping Tietê Plaza, nesta terça-feira (23).

Apresentação em São Paulo aconteceu no Shopping Tietê Plaza

Calendário

“Ao longo do calendário de 2024, a gente vai focar nessa ideia de capacitar como melhor apresentar o destino de Noronha”, conta Lúcia. A associação ainda planeja ampliar encontros como os ocorridos em janeiro no estado de São Paulo, de onde sai a maior parte dos turistas, para os outros mercados como Rio de Janeiro e Minas Gerais. “Também está no nosso planejamento ir a Brasília, Goiânia, Minas Gerais e o Sul do país”, afirma.

Atualmente com 30 empreendimentos associados, a APFN comemora a taxa de ocupação de cerca de 85% nas pousadas do arquipélago neste verão, depois de um 2023 instável. “Hoje temos três opções de voos, de Recife, Fortaleza e Natal. Só que 2023 foi um período um tanto quanto difícil, porque teve o problema na pista do aeroporto, e a gente passou a não poder receber voos [de aeronaves] a jato”.

Para Lúcia, a previsão de normalização da pista para o começo de 2024 pode contribuir para aumentar a movimentação nas pousadas, já que incluiria um público que possui aviões particulares, “que não estão podendo ir”. “Chegaram a achar que a ilha estava fechada, quando na verdade estava só recebendo outro tipo de aeronave”, diz.

Segundo os organizadores, nos dois workshops participaram ao todo 85 profissionais, sendo 45 em Campinas e 30 em São Paulo.

Evento em Campinas: representantes da Associação das Pousadas de Fernando de Noronha (APFN) Silvana Rondelli, Manuela Fay e Fabiana de Sanctis com o diretor de Vendas da Visual Turismo, Hugo Lagares

Meio ambiente

Lúcia destaca que trabalhos de conscientização diretamente com as pousadas continuam em 2024. “Todas as pousadas têm uma grande preocupação com o meio ambiente, e promovem ações como coleta seletiva, uso de energia solar, reaproveitamento de água de chuva. São várias ‘coisinhas’ que vamos fazendo para justamente contribuir”.

No site da APFN  é possível efetuar reservas e conferir os detalhes sobre os empreendimentos associados: www.vaparanoronha.com.br.

Monte Verde é alternativa tranquila para o Carnaval

0

O Carnaval é a oportunidade ideal para fugir do comum e mergulhar em uma experiência única nas charmosas montanhas de Monte Verde, em Minas Gerais. Conhecido por sua arquitetura alpina encantadora, o distrito de Camanducaia oferece uma mistura de atrações que prometem encantar todos os tipos de viajantes.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Os atrativos locais incluem trilhas, passeios de trenzinho pelos pontos turísticos, lojas de artesanato repletas de produtos locais e uma rica cena gastronômica, com restaurantes que servem desde pratos europeus até a autêntica e deliciosa comida mineira.

Para quem procura um contato mais íntimo com a natureza, o Parque Verner Grinberg é onde situam-se os picos mais altos da área, visíveis a partir da vila: Chapéu do Bispo, Pedra Redonda, Pedra Partida, Platô e Pico do Selado. As vistas panorâmicas do cume dessas montanhas são absolutamente espetaculares, proporcionando a visão completa de Monte Verde, Campos do Jordão e outras localidades do Vale do Paraíba.

Se a ideia é se aliviar um pouco do calor carnavalesco, as temperaturas mais baixas devido à altitude proporcionam o cenário perfeito. E para quem não achar que o clima local é o suficiente para se refrescar nesse verão, o distrito tem opção de passeios bem gelados.

Pousada Pedras e Sonhos (Crédito: Tadeu Brunelli – divulgação)

O Ice Bar oferece um refúgio com temperaturas negativas, onde os visitantes podem desfrutar de bebidas e coquetéis em um ambiente totalmente esculpido em gelo, proporcionando uma atmosfera única e envolvente. A entrada para o local inclui roupa térmica e uma bebida, que pode ser com ou sem álcool. Já a patinação no gelo oferece a oportunidade de se divertir em uma pista especialmente projetada, trazendo um toque de inverno a essa encantadora vila. Instrutores ajudam os iniciantes e há andadores de suporte para menores de 5 anos.

Quando se trata de hospedagem, duas opções se destacam. A Pousada Pedras e Sonhos, situada entre as majestosas montanhas, oferece suítes com hidromassagem e uma vista instagramável, proporcionando uma estadia relaxante e acolhedora.

Já a Pousada Jardim da Mantiqueira, estrategicamente localizada próxima à avenida principal, garante fácil acesso a atrativos e restaurantes, permitindo que os hóspedes explorem o distrito a pé. Ambas as opções oferecem um refúgio cercado pela natureza, atendimento acolhedor e um café da manhã delicioso, com bolos caseiros, diversos tipos de pães, sucos frescos e o tradicional pão de queijo mineiro.

Mais informações: www.pedrasesonhos.com.br e www.pousadajardimdamantiqueira.com.br

Santos e região esperam 90% de ocupação hoteleira no Carnaval

0

Pesquisa realizada pelo SINHORES foi realizada nas cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá e Bertioga


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A expectativa de ocupação na rede hoteleira da Baixada Santista para o feriado prolongado de Carnaval, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, é de 90%.

Os dados foram divulgados pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (SINHORES) nesta terça-feira (23). Até o momento, 35% dos leitos estão reservados para a data festiva.

Cinco cidades consideradas

Segundo nota enviada ao DIÁRIO por e-mail, o levantamento foi realizado nas cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá e Bertioga.

“A expectativa de ocupação para o Carnaval deste ano está seguindo a média dos dois últimos anos, de 90%. Mesmo com um número tímido de reservas realizadas, estamos otimistas para este feriado, visto que é uma data muito aguardada pelos brasileiros”, afirma o presidente do SINHORES, Heitor Gonzalez.

“Também temos que considerar as condições climáticas, pois costumam ser um fator determinante para a vinda dos turistas à Baixada Santista. Além disso, algumas pessoas procuram uma estadia somente na semana da viagem”, finaliza o executivo.

Leia também: Ocupação hoteleira no RJ deve chegar a 87% no Carnaval, diz entidade