Início Site Página 260

United Airlines avalia caminhos para não excluir Boeing 737 Max de sua frota

0

O presidente da companhia aérea americana United Airlines, Scott Kirby, disse nesta terça-feira (23), que está “desapontado” com os problemas de produção da Boeing, em especial com os casos do Boeing 737 Max, que levaram à paralisação de dezenas de jatos da United.

Agências Internacionais com EDIÇÃO DO DIÁRIO

Segundo ele, a companhia aérea vai considerar alternativas à compra de uma versão futura e maior do Boeing 737 Max. Segundo Kirby, a Boeing precisa de “ação real” para restaurar sua reputação de qualidade.

A United tem 79 desses aviões, que os órgãos reguladores federais suspenderam há mais de duas semanas, depois que um painel explodiu em um Max 9 da Alaska Airlines em pleno voo, deixando um buraco aberto no avião. As autoridades estão investigando se os parafusos que ajudam a manter o painel no lugar se quebraram ou estavam faltando.

Kirby disse, em entrevista à emissora CNBC, acreditar que os Max 9 poderão ser liberados para voar novamente em breve. “Mas estou desapontado com o fato de que os desafios de fabricação continuam acontecendo na Boeing”, disse.

Nos últimos anos, algumas vezes, falhas de fabricação atrasaram as entregas dos jatos Max e de um avião maior da Boeing, o 787. No ano passado, a United recebeu 24 aeronaves Boeing a menos do que esperava.

A United tem um pedido permanente de jatos Max 10, uma versão maior da linha Max. Entretanto, esse modelo e um modelo menor, o Max 7, estão anos atrasados em relação ao cronograma de certificação da Administração Federal de Aviação dos EUA. A paralisação dos jatos Max 9 provavelmente complicará ainda mais o esforço da Boeing para aprovar os novos modelos.

Segundo Kirby, o Max 10 está pelo menos cinco anos atrasado em relação ao cronograma, e pode ser adiado ainda mais para o futuro. “Acho que (a paralisaão dos Max 9) é provavelmente a gota d’água para nós”, disse. “Vamos pelo menos criar um plano que não inclua o Max 10.”

Kirby não foi específico sobre quais aviões a companhia aérea poderia adquirir em vez do Max 10, mas observou que há apenas um outro fabricante global de aviões tão grandes – a Airbus, rival europeia da Boeing. A falta dos Max 10 provavelmente significa que a United não crescerá tão rápido quanto esperava, acrescentou Kirby.

Stan Deal, CEO da divisão de aviões comerciais da Boeing, pediu desculpas pela paralisação do Max 9 e disse que a empresa está fazendo mudanças. “Decepcionamos nossos clientes das companhias aéreas e lamentamos profundamente os transtornos significativos causados a eles, seus funcionários e passageiros”, disse Deal, em um comunicado. “Estamos tomando medidas em um plano abrangente para trazer esses aviões de volta ao serviço com segurança e para melhorar nossa qualidade e desempenho de entrega.”

Ano Novo Chinês: Qatar Airways anuncia preços especiais para a China

Descubra as atrações fascinantes de Pequim, Xangai, Hangzhou, Hong Kong, Xunquim, Chengdu e Guangzhou, e mergulhe na cultura e tradições chinesas durante as animadas festividades do Ano Novo Chinês


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

O Ano Novo Chinês é uma das festas mais importantes e animadas da cultura chinesa, podendo chegar a até sete dias de duração. É uma época de reunião familiar e celebrações coloridas e tradicionais, marcada por fogos de artifício, danças do dragão e do leão, além dos tradicionais envelopes vermelhos que contêm dinheiro como símbolo de boa sorte.

Pensando nisso, a companhia aérea Qatar Airways está com tarifas a partir de R$ 8,834* (USD 1775) para voos de ida e volta de São Paulo (GRU) para Pequim (PKX) em voos com escala em Doha. Lembrando que também é possível transformar a escala em uma aventura inesquecível com o stopover oferecido pela companhia aérea – a partir de US$ 14, os passageiros podem passar um dia na capital do Catar. O City Tour em Doha também ajuda a aprimorar a viagem com a Discover Qatar, proporcionando memórias icônicas durante a escala na cidade. Também é possível optar por uma aventura no deserto ou uma visita aos estádios da Copa do Mundo da FIFA™.

A promoção estará válida até 4 de fevereiro e todas as opções de destinos e passagens estão disponíveis neste link.

Além das festividades, a China é um país vasto e diversificado, repleto de cidades fascinantes que encantam turistas de todo o mundo. Seja para vivenciar as tradicionais celebrações do Ano Novo Chinês ou para explorar as maravilhas históricas e naturais, a China oferece uma experiência única aos turistas. Confira abaixo sete cidades chinesas com rica diversidade cultural e beleza para quem quer mergulhar na cultura, história e tradição do país:

Pequim

Capital da China e uma das cidades mais antigas do mundo, Pequim é um destino imperdível. A cidade abriga monumentos históricos, como a Grande Muralha da China, a Cidade Proibida e o Templo do Céu. Além disso, Pequim oferece uma mistura única entre história ancestral e arquitetura moderna, representada pelo Estádio Nacional “Ninho de Pássaro” e o Centro Aquático Nacional. A cidade é envolvida por uma atmosfera vibrante, especialmente no Ano Novo Chinês, quando os hutongs (becos tradicionais) são decorados e ficam repletos de atividades culturais.

Grande Muralha da China, em Pequim (Foto: Pixabay)
Grande Muralha da China, em Pequim (Foto: Pixabay)

Xangai

Conhecida por sua modernidade e arquitetura deslumbrante, Xangai é considerada a cidade mais cosmopolita da China. Com sua famosa linha do horizonte, onde se destacam a Torre Pérola Oriental e o Edifício Jin Mao, a cidade oferece uma experiência urbana única. Os pontos turísticos incluem o Bund, um calçadão à beira do Rio Huangpu, e o Templo de Jing’an. Durante o Ano Novo Chinês, Xangai se torna ainda mais magnífica, com iluminações especiais e eventos culturais que refletem a tradição e a modernidade da cidade.

Hangzhou 

Situada às margens do famoso Lago Oeste, na China, Hangzhou é conhecida por sua beleza natural deslumbrante. O parque West Lake é um dos principais pontos turísticos da cidade, onde os visitantes podem desfrutar de um passeio de barco pelo lago, apreciando a vista panorâmica e a tranquilidade do local. Outra atração imperdível é o Templo Lingyin, um antigo templo budista com uma história rica e uma atmosfera serena. Uma das melhores épocas para visitar Hangzhou é durante as festividades do Ano Novo Chinês, quando a cidade se ilumina com lanternas coloridas, os templos ganham vida com as cerimônias religiosas e as ruas se enchem de pessoas celebrando com danças e fogos de artifício.

Hong Kong

A vibrante e cosmopolita cidade oferece uma infinidade de atrações turísticas para todos os gostos. Dos arranha-céus futuristas de sua icônica skyline ao charme dos antigos templos budistas e rica cultura oriental, a cidade tem muito a oferecer. Durante o Ano Novo Chinês, as ruas ganham vida com festas, desfiles coloridos, fogos de artifício espetaculares e demonstrações de artes marciais, proporcionando uma experiência cultural única e inesquecível.

Hong Kong
Hong Kong (Foto: Pixabay)

Xunquim

Uma das maiores cidades da China, é um destino turístico imperdível para os visitantes que desejam explorar a cultura e a beleza desta região. A cidade é conhecida por paisagens deslumbrantes, incluindo as montanhas Dazu e a garganta do Rio Yangtzé. Xunquim é rica em história e oferece aos turistas a oportunidade de visitar locais como os antigos vilarejos de Ciqikou e o Museu de Xunquim. Ao visitar a cidade durante o Ano Novo Chinês, os turistas podem desfrutar das festividades tradicionais, como desfiles, danças do dragão e leões, além das famosas lanternas vermelhas iluminando as ruas e praças.

Chengdu

Considerada o berço do panda gigante, Chengdu é uma cidade encantadora com uma rica herança cultural. Visitar o Centro de Pesquisa e Criação de Pandas é uma experiência única, onde os turistas podem interagir e aprender sobre esses animais em seu habitat natural. Além disso, a cidade é famosa por sua culinária deliciosa, especialmente suas pimentas picantes. No Ano Novo Chinês, Chengdu recebe festivais de lanternas e exibições de fogo de artifício, proporcionando uma atmosfera alegre e colorida.

Chengdu
Chengdu (Foto: Pixabay(

Guangzhou

Localizada na região sul da China, é uma cidade vibrante e cosmopolita, em que os visitantes podem explorar os mercados animados, como o Mercado de Qingping e o Mercado de Jiefangbei, onde podem desfrutar de uma experiência autêntica de compras e provar a deliciosa culinária local. Também é conhecida por belas paisagens naturais, como o Lago Baiyun e o Parque Yuexiu, que oferecem cenários deslumbrantes para relaxar e admirar. Durante as festividades de Ano Novo Chinês, grandes paradas são organizadas com carros alegóricos, danças do dragão e do leão, apresentações de artes marciais e muita música e dança, além de várias atividades culturais, como feiras de rua, apresentações de ópera chinesa, danças folclóricas e espetáculos de acrobacia.

*Cotação feita em 23/01, sujeita a alterações. Campanha válida até 4 de fevereiro de 2024.

Campanha da FBHA visa fortalecer setores de hospedagem e alimentação

A FBHA estima ser possível garantir um ambiente empresarial próspero, justo e promissor para os setores de hospedagem e comércio varejista de alimentos


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Com o slogan “Contribuição Assistencial Patronal: fortaleça o sindicato empresarial que representa sua empresa!”, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) lança uma campanha para promover o associativismo entre a categoria em 2024.

Além de estarem aliados na defesa dos interesses do setor, os filiados também podem usufruir de benefícios gratuitos ofertados pela federação.

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou válida a cobrança da contribuição assistencial – valor pago aos sindicatos, por empresas e trabalhadores, por força do artigo 513, “e”, da CLT, para abarcar as despesas necessárias nas negociações coletivas de trabalho.

“Com a categoria unida é possível garantirmos um ambiente empresarial próspero, justo e promissor para os setores de hospedagem e comércio varejista de alimentos preparados e bebidas”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

“Com esta contribuição, temos mais instrumentos para reivindicar direitos, promover o crescimento econômico, representar as empresas junto aos públicos de interesse e, consequentemente, fortalecer a união do setor”, pontua Sampaio.

Conheça algumas das vantagens que os sindicatos filiados terão à disposição:

  • Assessoria sindical e jurídica;
  • Extensão de convênios contratados pela federação;
  • Coordenação da Federação nos poderes constituídos;
  • Acompanhamento Legislativo através da Renalegis;
  • Possibilidade de vinculação ao Sicomércio;
  • Participação nas reuniões do Conselho de Representantes;
  • Divulgação de ações sindicais através da assessoria de imprensa da FBHA;
  • Site hospedado na CNC;
  • Apoio nas negociações coletivas de trabalho;
  • Eventos e cursos ofertados pelo Sicomércio;
  • Apoio nas negociações coletivas de trabalho.

As empresas interessadas devem entrar em contato com a entidade pelo e-mail fbha@fbha.com.br para solicitar o serviço e filiação.

BlaBlaCar expande rotas internacionais de ônibus para cinco países

Plataforma BlaBlaCar oferece trecho considerado a viagem de ônibus mais longa do mundo


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A BlaBlaCar expande as rotas internacionais no seu marketplace de venda de passagens rodoviárias. Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a novidade vai ligar cinco estados brasileiros a destinos no Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile e Peru.

Com passagens a partir de R$ 149, atualmente a empresa conta com 31 rotas internacionais, 24% a mais que em 2023. Em comemoração, a plataforma oferecerá 20% de desconto para os usuários que querem viajar internacionalmente.

“Sabemos que muitos brasileiros têm enfrentado dificuldades para viajar internacionalmente, por causa do aumento das passagens aéreas que ocorreram no último ano. Com esse anúncio, queremos oferecer alternativas acessíveis para eles se deslocarem na América do Sul, e aos nossos parceiros a oportunidade de otimizar a taxa de ocupação dos seus ônibus”, afirma Tatiana Mattos, head da BlaBlaCar no Brasil.

Viagem de ônibus mais longa do mundo

Entre as rotas disponíveis, está o trecho Rio de Janeiro – Lima. Com 6 mil quilômetros de extensão, a viagem, feita em cinco dias, oferece para o passageiro uma vista de tirar o fôlego ao ultrapassar cinco estados brasileiros e sete estados peruanos, cortando a Amazônia brasileira e a Cordilheira dos Andes. A rota, oferecida em parceria com a Transacreana, entrou no ano passado para o Guinness como a viagem de ônibus mais longa do mundo.

Também estão disponíveis deslocamentos como Curitiba – Buenos Aires, São Paulo – Santiago, Rio de Janeiro – Lima, Florianópolis – Montevidéu e Pelotas – Punta del Este. Esses trechos são oferecidos pela TTL Turismo, JBL Turismo, Transacreana, Viação EGA e Dumas, e possuem oferta de veículos mais confortáveis, em categorias como leito cama, que conta com reclinação de 180 graus para conforto do passageiro.

Em comemoração à expansão das rotas, empresa oferece 20% de desconto nas passagens para os usuários

Para comemorar a novidade, a BlaBlaCar oferece 20% de desconto para quem quer viajar internacionalmente. A promoção é válida para compras efetuadas até o dia 31 de janeiro, sem restrição de datas para a viagem – ou seja, é possível antecipar a compra para qualquer mês de 2024. Para garantir o desconto, basta entrar no site ou aplicativo da BlaBlaCar durante o período da campanha e inserir o cupom BLABLA20 no final da compra.

Nacionalmente, a BlaBlaCar tem parceria com 214 viações, que oferecem passagens para mais de 22 mil rotas espalhadas pelo Brasil. Lançado oficialmente em outubro de 2020, o marketplace de venda de passagens rodoviárias reforça o posicionamento da BlaBlaCar como aliada na reinvenção digital das empresas de ônibus no Brasil ao proporcionar análise e estratégia customizadas para todos os parceiros.

Após rebranding, Mobility cresce 52% nas vendas em 2023

0

Ao longo do ano, a parceria entre a Mobility e a Elite Rent a Car fortaleceu a presença da operadora no mercado


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A Mobility comemora os bons resultados conquistados em 2023. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a operadora ressalta que passou por um rebranding de marca e se fez presente nas principais feiras e eventos nacionais. Agora, ela celebra o fortalecimento do posicionamento e atuação no mercado e crescimento de 52% nas vendas.

Em internacional, segundo a nota expedida, o crescimento é de 51%, já em doméstico, o aumento foi de 56% em vendas. Além disso, o lançamento da nova marca Select by Mobility, impactou o setor voltado a locação de carros exclusivos, motorhome, moto e transporte executivo.

Entre os eventos que contaram com a presença da Mobility estão a ABAV, no Rio de Janeiro – que representou a estreia da operadora na feira -, Festuris, em Gramado/RS, evento de Carros Elétricos na sede da empresa, em São Paulo, com parceiros como Europcar, Greenv, Eurobike, Marcopolo e BYD.

Além disso, ao longo do ano, a parceria com a Elite Rent a Car fortaleceu a presença da operadora no mercado, com jantares nos dois principais centros comerciais do país, São Paulo e Rio de Janeiro.

“O rebranding da Mobility em 2023 e nossa ativa participação em feiras renomadas, como a ABAV e Festuris, foram decisivos para o expressivo crescimento em nossas vendas. Em 2024, seguimos empenhados em inovar com treinamentos online e novos roteiros, fortalecendo as relações com clientes e parceiros.”, afirma Oskar Kedor, CEO da Mobility.

Para 2024, a meta da operadora é incrementar o treinamento com uma plataforma online e levar roteiros compartilháveis ao novo site, além de atuar ativamente com clientes e parceiros nas feiras e eventos.

Brasileiros preferem o Nordeste para turismo em 2024, diz MTur

Ainda de acordo com a pesquisa, o setor do turismo é percebido como importante para os brasileiros em todos os atributos avaliados


EDIÇÃO DO DIÁRIO

Segundo pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, divulgada nesta segunda-feira (22), o Nordeste é a região que os brasileiros mais querem visitar em 2024.

Segundo a pesquisa, 48% dos entrevistados pretendem conhecer o Nordeste em 2024, seguido por Sudeste (38%), Sul (16%), Norte (7%) e Centro-Oeste (6%). O estudo também revela que 43% dos brasileiros pretendem viajar este ano.

Entre os estados, 15% apontaram o desejo de ir para São Paulo e para o Rio de Janeiro. Em seguida vem a Bahia, com 11% das intenções de visitas dos entrevistados.

O ministério destaca que destinos que oferecem sol e praia são os preferidos pelos turistas, com 59% de predileção entre as pessoas escutadas.

“A pesquisa mostra o sentimento do brasileiro querer viajar pelo país e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia. As agências de viagens vão buscar informações nessa pesquisa para o seu planejamento, em termos de construção de novos produtos turísticos, de novas rotas turísticas, saber o que é o sentimento do mercado, o que o turista busca e, sem dúvida nenhuma, esse Verão agora que já começou vai ser o melhor Verão da história do Brasil”, ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Importância do Turismo para os brasileiros

Ainda de acordo com a pesquisa, o setor do turismo é percebido como importante em todos os atributos avaliados, como geração de emprego e renda (88%), economia do país (88%) e desenvolvimento regional (84%). Vale destacar que segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o turismo e a segunda atividade que mais emprega, atrás apenas da construção civil.

De cada 10 brasileiros, seis acreditam que o potencial de exploração do turismo como atividade econômica é alto ou muito alto no país. Além disso, para 79% dos entrevistados o turismo traz mais benefícios para os destinos do que prejuízos.

Turismo é a terceira atividade econômica mais importante do Brasil, diz pesquisa

Segundo o estudo, o setor do turismo é percebido como importante em todos os atributos avaliados


EDIÇÃO DO DIÁRIO

O turismo no Brasil tem contribuído significativamente para a geração de novos postos de trabalho e para a geração de renda da população. E esse impacto já é sentido pela população brasileira que elencou o setor de viagens como a segunda atividade econômica mais importante do país. Em primeiro lugar aparecem empatadas Tecnologia e Comércio com média 9 em uma escala de 0 a 10. Turismo aparece com média de 8,8 empatado com os setores da indústria e da agropecuária.

Os dados são de uma pesquisa inédita realizada pelo Ministério do Turismo que ouviu 2.029 mil pessoas em uma amostra representativa da opinião pública brasileira, em todas as Unidades da Federação. O estudo foi apresentado nesta segunda-feira (22.01), em Brasília.

“A pesquisa mostra o sentimento do brasileiro querer viajar pelo país e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia. As agências de viagens vão buscar informações nessa pesquisa para o seu planejamento, em termos de construção de novos produtos turísticos, de novas rotas turísticas, saber o que é o sentimento do mercado, o que o turista busca e, sem dúvida nenhuma, esse Verão agora que já começou vai ser o melhor Verão da história do Brasil”, ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Ainda de acordo com a pesquisa, o setor do turismo é percebido como importante em todos os atributos avaliados, como geração de emprego e renda (88%), economia do país (88%) e desenvolvimento regional (84%). Vale destacar que segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o turismo e a segunda atividade que mais emprega, atrás apenas da construção civil.

Turismo, a atividade mais importante - (Crédito MTur)
Turismo, a atividade mais importante – (Crédito MTur)

De cada 10 brasileiros, seis acreditam que o potencial de exploração do turismo como atividade econômica é alto ou muito alto no país. Além disso, para 79% dos entrevistados o turismo traz mais benefícios para os destinos do que prejuízos.

Conheça o Brasil

A fim de incentivar e facilitar a realização de viagens pelo país, o Ministério do Turismo lançou o Programa “Conheça o Brasil”, nas versões “Voando”, “Realiza” e “Cívico”.

A iniciativa engloba ações para a ampliação da conectividade e da mobilidade, com especial ênfase às localidades turísticas regionais; e o aumento do número de turistas nos destinos brasileiros, estimulando a abertura de negócios por prestadores de serviços turísticos e fomentando a competitividade do setor.

O programa também intensifica a geração de emprego e renda nas comunidades que recebem visitantes, promovendo, assim, um impacto positivo e sustentável no desenvolvimento econômico local.

Conheça a pesquisa completa clicando neste link.

Abreu operadora apresenta seu crescimento em 2023: 30%

0

A Abreu, uma das maiores operadoras de viagens do país, divulgou esta semana os dados do seu balanço anual.

Em nota enviada ao DIÁRIO, a operadora informa que em 2023 cresceu 30% em vendas se comparado ao ano anterior. Os dez destinos mais vendidos da operadora foram Portugal, Itália, Turquia, Egito, Orlando, Punta Cana, Peru, Paris, Nova York e Gramado.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


De acordo com Adriana Boeckh, diretora de marketing da Abreu no Brasil, o grande destaque de 2023 foi o aumento de share do Circuito Europa 1ª Classe. “Atualmente, este é um dos produtos da Europa mais procurados por nossos clientes, pois oferece hotéis 4 e 5 estrelas, além de serviço de bagageiro na entrada e saída das acomodações, refeições e experiências exclusivas e Guia Abreu falando português”, destaca a executiva.

Para 2024, a operadora continuará investindo em destinos exóticos, com destaque para o Marrocos e África do Sul, além de destinos do Caribe, como Curaçao e Aruba. Outra aposta será em novas regiões da Argentina, como Salta, Mendoza e Patagônia, além da capital Buenos Aires. “Acreditamos que as vendas permanecerão aquecidas e a vontade dos brasileiros em explorar novos destinos continuará em alta”, frisa Adriana Boeckh.

Ainda no setor internacional, a operadora também fará investimentos na promoção da Suíça, Japão e Nova Zelândia, países de belezas naturais e culturais únicas que vem chamando cada vez mais atenção dos turistas, além de novas regiões da Flórida, que estão sendo mais buscadas por brasileiros que querem novas experiências além de parques e compras.

“Já no Brasil, nossa aposta está nas regiões praianas de Maceió e arredores pelas belezas naturais e no Rio de Janeiro, que vem retomando sua vocação turística com sua bela combinação de praias, vida noturna agitada e eventos culturais”, finaliza a executiva.

 

Restaurante Gosto com Gosto comemora 30 Anos de Sabor Autêntico

Há 30 anos nascia o Restaurante Gosto com Gosto, na cidade de Visconde de Mauá.

Comandado pela Chef Mônica Rangel, o restaurante é uma celebração da gastronomia brasileira e uma homenagem ao compromisso com a autenticidade, ao respeito à terra e às técnicas ancestrais.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


No próximo sábado (27),  comemora-se os 30 anos do restaurante. Para a ocasião a chef Mônica, junto ao seu filho Dalton Rangel, criou o prato “Cupim Mãe e Filho”- R$95,00. Os participantes que degustarem essa refeição levarão um belo prato de cerâmica da Boa Lembrança para a casa.

“Queremos que os clientes se sintam parte dessa história e levem um pouco dela para seus lares!”, afirma a chef Mônica Rangel.

30 Anos 

Ao longo de seus 30 anos à frente dos fogões do Gosto com Gosto, Mônica Rangel conquistou não apenas o paladar dos clientes, mas também o reconhecimento de importantes guias gastronômicos, sendo considerada, por muitos anos, o Melhor Restaurante Mineiro do Brasil.

O restaurante foi o berço do renomado Festival do Pinhão de Visconde de Mauá, elevando a região ao circuito turístico gastronômico. Desde o início, Mônica adotou práticas sustentáveis, introduzindo a compostagem de forma genuína e tradição ancestral. As sobras de alimentos do restaurante nutrem a horta que fornece verduras frescas. Valorizar e cuidar desse ciclo demonstra um profundo respeito pela natureza.

Todo esse olhar para a gastronomia cativou a vinda de outros profissionais, mesmo com a localização no interior do Rio de Janeiro, o restaurante alcançou visibilidade. Logo nos primeiros anos do Gosto com Gosto, a chef Mônica Rangel recebeu as jornalistas Danúsia Bárbara e Andreia Degmont. Ela conta que elas ficaram encantadas com as opções de feijões do restaurante, a chef Mônica tinha até 15 tipos de grãos disponíveis e todo dia cozinhava dois tipos diferentes para as pessoas experimentarem.

Restaurante Gosto com Gosto
Equipe da Gosto com Gosto

Visitas

Um tempo depois, o chef Danio Braga a convidou para fazer parte da Boa Lembrança. Também a Ana Maria Braga passou por lá para divulgar o restaurante no programa da Globo “Mais Você” e depois Mônica foi algumas vezes cozinhar com ela na televisão. A Chef Mônica Rangel reconhece a relevância desses profissionais para a divulgação da gastronomia do interior. Outro profissional importante foi o apresentador Rodrigo Hilbert, que visitou o restaurante em 2018 e reverenciou muito o trabalho artesanal e a horta da chef.

Além de suas contribuições locais, Mônica Rangel é uma embaixadora incansável da gastronomia brasileira fora do país. Viajando pelo Brasil e pelo mundo, ela participa de eventos, palestras e demonstrações culinárias, promovendo a cultura gastronômica do Brasil. Sua presença em eventos internacionais, como o Madrid Fusion na Espanha e a Festa de San Juanina em Portugal, destaca a influência global.

Mônica também colocou o Gosto com Gosto em maior evidência desempenhando papel ativo nessa promoção da gastronomia brasileira em eventos de cruzeiros, como o Cruzeiro Gourmet em parceria com a Costa e o Royal Gourmet em parceria com a Royal Caribbean. Sua atuação como consultora do SEBRAE e suas palestras em eventos como o TEDx Campos e o Mesa Tendências em São Paulo levaram um pouco do trabalho no Restaurante para público do segmento da hospitalidade, destacando a dedicação da profissional e do Restaurante ao desenvolvimento da gastronomia e empreendedorismo.

Restaurante Gosto com Gosto
Restaurante Gosto com Gosto

Momentos

Na História do Gosto com Gosto, muitos momentos foram marcantes. Em 2012, Mônica fundou o “MOVIMENTO BRASIL À MESA”, visando valorizar a gastronomia brasileira. Essa iniciativa resultou em parcerias importantes, como o Acordo de Cooperação Técnica com a EMBRATUR e a realização do evento Goal to Brazil, levando a gastronomia brasileira a 14 países. Na ocasião o Gosto com Gosto foi cenário e palco de lideranças que movimentam a Gastronomia do Brasil ao mundo.

Essa dedicação de Mônica Rangel com a divulgação da culinária brasileira também se reflete em seus livros, sendo o “Interpretações do Gosto” premiado no World Cookbook Awards 2014. Além disso, sua participação como jurada no programa Cozinheiros em Ação da GNT e sua presença em eventos como o DESAFIO 2050 Fórum Inovação reforçam sua importância no cenário da Gastronomia.


Serviço
Contato: chefmonicarangel@gmail.com e gostocomgosto@uol.com.br
Endereço: Rua Wenceslau Braz, nº 148 – Vila de Visconde de Mauá, Resende – RJ
Horário de funcionamento: Segunda, e quarta à domingo 09h – 18h (Fechado às terças-feiras)

Picanha: paixão nacional e prato mais desejado no mundo – por Sylvio Lazzarini*

0

A picanha brasileira foi eleita como o melhor prato do mundo, segundo o TasteAtlas Awards 2023. No início do ano passado havia conquistado o segundo lugar. Não era sem tempo.

Seguramente o churrasco brasileiro, nascido e criado no Pampa – a região onde se encontram a fronteira meridional do Rio Grande do Sul, o Uruguai inteiro e parte da Argentina, está presente nos 5.568 municípios do Brasil. Sem dúvidas a picanha deu, por vias indiretas, uma contribuição enorme para o crescimento do consumo per capita de carne bovina no Brasil.

Mas, quem criou ou descobriu a picanha? Segundo minhas pesquisas empíricas, o criador desta iguaria foi o gaúcho Ferdinando Carolo, ex-executivo da Sadia, notório amante dos bons churrascos, com quem tive o privilégio de conviver nos tempos do bem-sucedido CNPC – Conselho Nacional da Pecuária de Corte, onde atuei como conselheiro. O nome picanha veio do fato de que os tropeiros gaúchos se utilizavam de um agulhão cumprido para tocar o gado, justamente no traseiro, na região do quadril, exatamente onde se localiza a picanha. Curiosamente, o nome deste instrumento é picana, que, em espanhol, significa agulhão de gado, daí para frente o termo picanha pegou, para sempre.

Por certo os anos setentas podem ser considerados, digamos assim, o marco inicial dessa “evolução cultural” na forma de se grelhar uma boa carne. Grandes churrascarias paulistas, como o Rubaiyat, Dinho´s Place e o Rodeio deram notoriedade a este maravilhoso corte com a invenção do não menos famoso “bife de tira”, um corte transversal da picanha. Meu inesquecível amigo, Roberto Macedo, já falecido e fundador do Rodeio, lançou a picanha fatiada, que foi um sucesso desde o primeiro dia do lançamento.

Daí pela frente, pelo país inteiro, foi um verdadeiro sucesso. Prova é que, tanto no Rio de Janeiro, quanto em São Paulo, nas comunidades carentes, por volta do ano 2000, surgia o famoso churrasquinho de laje, bem acompanhado de rodas de samba, funk, cervejas e boas carnes assadas nas grelhas de tijolinhos.

Pode-se afirmar, seguramente, que a picanha foi também a responsável pelo aumento da demanda de outros cortes chamados de nobres, como o bife de chorizo, bife ancho, fraldinha, entre outros.

Interessante é que poucos povos consomem picanha na forma que nós, brasileiros, a consumimos. Na Argentina é conhecida como “tapa de cuadril”, mas os Hermanos, considerados exímios churrasqueiros, não a utilizam. Antes da explosão do consumo no Brasil, eles exportavam para a Bolívia e Colômbia por 2 ou 3 dólares. Hoje, vendem por algo ao redor de 15 dólares para o Brasil. Ostentamos o título de maiores importadores de picanha do mundo. Com muito orgulho.

Porém, convém citar que de todos os cortes advindos de um novilho especial, para se consumir em um churrasco, ou mesmo de outras formas, a picanha representa tão somente 7%, daí acontecendo a necessidade de se estimular o consumo dos outros 93%, representados pelos cortes lombares (contrafilé, ancho e filé mignon) e outros, tais como: a maminha, fraldinha e o alcatra. A explosão veio mesmo quando os brasileiros começaram a consumir os cortes importados da Argentina. Foi um sucesso desde o início, o que estimulou a produção de novilhos especiais da raça angus no Brasil.

A valorização, hoje em dia, nos preços pagos por este gado especial, em relação aos novilhos comuns, foi suficiente para remunerar todos os custos marginais de produção e que dizem respeito aos investimentos em melhoramento genético, alimentação durante a fase da cria e recria e, posteriormente, no confinamento de acabamento. Nos dias de hoje, o Brasil é um dos mais qualificados produtores e exportadores de carnes de qualidade do planeta. Tudo isto e muito, louvado seja, graças à picanha, a paixão nacional.


Sylvio Lazzarini é empresário, formado em administração de empresas, com especialização em administração rural, CEO do grupo Varanda Grill, restaurantes e boutique de carnes Intermezzo Gourmet