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VisitBritain recebe esta semana operadores de turismo brasileiros

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Nesta semana, o VisitBritain se prepara para receber mais de 120 empresas do trade para uma série de visitas educativas pela Grã-Bretanha como parte de seu maior evento comercial anual: o Showcase Britain.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


As visitas educativas, que ocorrem a partir de 27 de Janeiro, são compostas por itinerários de três a cinco dias na Inglaterra, País de Gales e Escócia. Serão apresentados produtos turísticos em toda a Grã-Bretanha, contando com o que há de mais inovador em termos de experiências para os visitantes.

O VisitBritain receberá empresas do trade de 18 mercados internacionais, incluindo o Brasil, que é o maior e mais valioso mercado da América Latina para o turismo britânico. Também fazem parte da delegação empresas dos EUA, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, França, Alemanha, Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), Índia, Itália, Japão, Países Baixos, Nova Zelândia, países nórdicos, Coreia do Sul e Suíça.

Após passar por Londres para uma rodada de reuniões, a delegação brasileira visitará Liverpool e Cumbria – que abriga a famosa região do Distrito dos Lagos (Lake District).

Acompanhados pela diretora do VisitBritain para o Brasil, Priscila Moraes, o grupo de oito operadoras brasileiras passará duas noites na cidade de Liverpool, que é o segundo destino mais procurado pelos brasileiros na Inglaterra, e três noites no Distrito dos Lagos, que possui vistas de tirar o fôlego em qualquer estação do ano. As empresas brasileiras participantes do Showcase Britain 2024 são:

CVC Corp

Diversa Turismo

Europlus

Flot

Orinter

Schultz

TT Operadora

TTW Group

O grupo brasileiro visitará a região de Cumbria, conhecida por abrigar o Distrito dos Lagos (Lake District) (Foto: VisitBritain/Chris Orange)

“Sei que os compradores e a mídia internacional voltarão para casa sem dúvidas sobre a excelente qualidade dos produtos e experiências turísticas disponíveis em toda a Grã-Bretanha,” disse a CEO do VisitBritain, Patricia Yates.

“Trabalhar em estreita colaboração com o comércio de turismo no Brasil é crucial para aumentar as vendas de viagens para a Grã-Bretanha. Este evento é uma grande oportunidade para reunir muitos dos nossos parceiros da indústria para fortalecer conexões e compartilhar experiências dos excelentes e cariados produtos turísticos oferecidos”, disse o vice-presidente executivo do VisitBritain para as Américas, Austrália e Nova Zelândia, Paul Gauger.

As equipes locais do VisitBritain trabalharam em parceria com organizações e empresas de gestão de destinos em toda a Inglaterra, Escócia e País de Gales para desenvolver itinerários personalizados* para cada mercado receptor.

As visitas organizadas começam com um evento de networking para compradores internacionais e imprensa de viagens realizado no icônico Old Royal Naval College em Greenwich, Londres, no dia 25 de janeiro.

Os compradores e a mídia de viagens serão oficialmente recebidos pelo presidente do VisitBritain, Nick de Bois CBE, e pela CEO, Patricia Yates, com atualizações de suas equipes comerciais, juntamente do VisitEngland, London & Partners, VisitScotland e Visit Wales, sobre os mais recentes produtos, experiências e hospitalidade na Grã-Bretanha.

O VisitBritain também deverá destacar suas campanhas internacionais para 2024, gerando inspiração para visitas. Além da campanha ‘See Things Differently’, que convida a enxergar um lado diferente do turismo britânico, haverá o foco no poder do turismo de cinema para mostrar a diversidade regional da Grã-Bretanha, destacando locais de cinema e televisão, destinos e experiências dos visitantes.

Britain & Ireland Marketplace’ (BIM)

Antes de iniciar seus passeios educacionais, os compradores também participarão do evento comercial ‘Britain & Ireland Marketplace’ (BIM) no dia 26 de janeiro, realizado no Intercontinental London – The O2, com um dia inteiro de reuniões de negócios e networking com fornecedores de turismo e destinos em toda a Grã-Bretanha.

A última previsão de turismo receptivo do VisitBritain estima 39,5 milhões de visitas receptivas ao Reino Unido em 2024, um aumento de 5% em relação aos 37,8 milhões esperados em 2023, embora ainda 3% abaixo dos níveis recorde de 2019. A sua previsão para os gastos dos visitantes estrangeiros este ano é de £34,1 mil milhões, um aumento de 7% em relação aos gastos previstos em 2023 e de 20% em 2019, embora 96% dos níveis de 2019 quando ajustados à inflação.

Mickey Mouse em domínio público e agora? – por Carolina de Castro Wanderley*

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O termo “domínio público” é amplamente utilizado, mas nem sempre o seu significado é de domínio público. Trocadilhos à parte, está na hora de entendermos este imbróglio e o que aconteceu com Mickey na primeira semana deste ano.

Obras autorais como músicas, fonogramas, quadros, textos literários, personagens, tudo é protegido legalmente sob os direitos autorais. Significa dizer que o criador pode comercializar livremente as suas criações, e delas receber a remuneração devida. É como se o Estado trocasse com o autor: você torna pública a sua obra e eu lhe garanto que não deixarei ninguém a copiar. Assim se incentiva a cultura, fomenta-se a criação artística e as indústrias culturais.

Mas isto por um tempo, pois depois de transcorrido o prazo que a lei nacional prevê, a obra cai em domínio público e pode ser usada não só pelo criador, mas por qualquer pessoa sem que tenha que pagar qualquer tipo de licenciamento ao artista original. O domínio público é uma devolução da criação ao mundo. A obra deixa de ser exclusividade de seu criador e passa a fazer parte do panteão de criações artísticas de toda a humanidade, sobre o qual alicerçamos nossa cultura e o nosso sentido de humanidade.

O prazo para que uma obra caia em domínio público é bastante variável de país para país, mas normalmente é contado em anos a partir da publicação da obra ou do falecimento de seu autor. Fato é que, após o período previsto em lei, o uso da obra fica liberado.

Em recentíssima notícia, soubemos que a primeira versão do personagem Mickey caiu em domínio público no dia primeiro de janeiro de 2024. Trata-se do personagem em preto e branco, exibido no filme “Steamboat Willie”, uma simpática história em que Mickey e Minnie embarcam em uma viagem num barco a vapor, regada a muita música e algumas condutas de maus tratos a animais a bordo.

Durante muitos anos acompanhamos as exaustivas tentativas dos Estúdios Disney para ampliar o prazo de domínio público ao máximo. O filme “Steamboat Willie” estreou em novembro de 1928, na chamada Era de Ouro do cinema de animação norte-americano. Mas ainda não se tinha a exata dimensão do potencial da indústria cinematográfica recém-nascida, de modo que parecia perfeitamente plausível que pela lei americana, após 56 anos, ou seja, em 1984, aconteceria o seu domínio público. Os esforços de investimento na produção do filme seriam razoavelmente compensados no tempo de sua exploração comercial.

Ocorre que, como se sabe, o negócio de animação se revelou milionário. Assim, em 1976, o Congresso dos Estados Unidos aprovou uma lei que ampliou para 75 anos este prazo, ou seja, a Disney ganhou mais dezenove anos de uso exclusivo desta versão do personagem e de todas as criações subsequentes. Aqui já estamos num momento em que o negócio de animação para cinema se mostra altamente rentável, logo, por quanto mais tempo se possa explorar com exclusividade uma criação, tanto melhor.

Quando chegou o ano de 2003, antes do domínio público de “Steamboat Willie” acontecer, o Congresso fez nova extensão do prazo de proteção autoral, aumentando-o para 95 anos. À época, se considerou escandalosa a medida, que claramente atendia aos anseios dos Estúdios Disney.

Veja-se que desde o início dos esforços de dilação do prazo anterior ao domínio público, foram 39 anos que se ganhou. E este tempo não aproveitou somente ao Mickey, mas a um universo enorme de outros filmes e personagens lançados nos EUA e que beberam desta “fonte da juventude”: a apresentação visual de Branca de Neve e de seus amigos Anões apresentada por Disney é a mais amplamente conhecida; o Pato Donald que apareceu pela primeira vez nas telas nas chamadas “Silly Symphonies”, de 1929 a 1939; o Pateta, dentre outros. E fora do complexo Disney, numerosos outros personagens ganharam vida no período e aproveitaram a ampliação do prazo de domínio público: Pernalonga, Patolino, Papa Léguas, Pica Pau, Mr. Magoo e a Pantera Cor de Rosa. Logo, um universo de interesses comerciais!

E agora, em 2023, não houve mais o que ser feito e o estúdio Disney aceitou o inevitável: Mickey em sua primeira versão caiu em domínio público. Mas o que isso quer dizer, no final das contas?

Quer dizer que o personagem pode ser utilizado em outras obras sem que se busque autorização de Disney, como inclusive já anda sendo: no dia 1º de janeiro último, foram lançados um filme de terror com um assassino vestido de Mickey (Mickey’s Mouse Trap) e também um jogo de terror inspirado no personagem (Infestation 88), criado pelo estúdio de jogos Nightmare Forge Games.

Por outro lado, os estúdios Disney continuam detendo com exclusividade as marcas comerciais e todas as obras autorais cujo lançamento aconteceu por prazo menor que os 95 anos da lei americana. O negócio não terminou, como é sabido, nem deixou de ser rentável.

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Referências:

O FILME de terror com Mickey Mouse anunciado após Disney perder copyright. BBC News, 03.01.2024. Acessada em 03.01.2024 em https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2024/01/03/o-filme-de-terror-com-mickey-mouse-anunciado-apos-disney-perder-copyright.ghtml.

EUA. Title 14, United States Codes. Copyright Law of the United States. Acessada em 03.01.2024 em https://www.copyright.gov/title17/.


*Carolina de Castro Wanderley
é advogada, editora literária, doutoranda em Letras Estrangeiras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisadora na área de Direito e Literatura e membro do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult).

Texto originalmente publicado no site Consultor Jurídico e autorizado sua publicação

MSC Cruzeiros: começam as vendas para o World Cruise 2026

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O novo itinerário de 119 dias da MSC Cruzeiros visitará 47 destinos, em 32 países diferentes, em uma verdadeira viagem ao redor do mundo


EDIÇÃO DO DIÁRIO

O novo roteiro de 119 dias da MSC Cruzeiros visitará 47 destinos deslumbrantes, em 32 países. Serão sete pernoites em destinos imperdíveis e escalas de um dia inteiro em todas as outras paradas ao longo dessa viagem inesquecível.

Conforme explica nota enviada ao DIÁRIO, a navegação de quatro meses percorrerá mais de 66 mil quilômetros, cruzando a linha do Equador duas vezes e visitará uma série de destinos fascinantes, que certamente fazem parte da lista de desejos de muitos hóspedes.

A viagem começa com algumas das cidades mais famosas da Europa, na Itália, França, Espanha e Portugal, antes de atravessar o Oceano Atlântico com destino ao Caribe e a América Central, onde os hóspedes conhecerão cidades coloridas e vibrantes e paisagens cativantes.

De lá, o MSC Magnifica seguirá para o litoral oeste dos Estados Unidos e passará mais de um mês no Oceano Pacífico, com pernoites em São Francisco e Honolulu, nos EUA; Auckland, na Nova Zelândia, e Sydney, na Austrália – áreas conhecidas por sua magnífica beleza natural, atmosfera elegante e ao mesmo tempo descontraída, além de praias incríveis.

Em seguida, os hóspedes passarão mais de três semanas explorando a grande variedade cultural da Ásia, com paradas em destinos como Tóquio, Xangai e Hong Kong.

Por fim, os hóspedes poderão conhecer outros destinos repletos de cultura, incluindo Dubai e Omã, antes de regressarem ao Mediterrâneo, passando pela Grécia.

Aeroportos da Aena batem 40 milhões de passageiros em 2023

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Os aeroportos do Recife, Maceió, Campina Grande e Ponta Porã registraram recorde de movimentação no ano


EDIÇÃO DO DIÁRIO

Os 17 aeroportos administrados pela Aena no Brasil tiveram uma movimentação superior a 40 milhões de passageiros em 2023. O volume é 14,8% maior que o registrado em 2022.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o resultado é fruto do aumento das operações de pousos e decolagens e melhor aproveitamento das aeronaves. O total de movimentos nos 17 aeroportos chegou a 455,9 mil operações, com crescimento de 9,2% em relação a 2022. A Aena encerrou o ano de 2023 com mais de 1.000 pousos e decolagens por dia.

O aeroporto do Recife, segundo mais movimentado da rede da Aena no Brasil, teve resultado recorde e superou, pela primeira vez na história, a marca de 9 milhões de passageiros em 2023, com um crescimento de 3,7% em relação a 2022. Na capital pernambucana, foram 84,5 mil pousos e decolagens no ano passado.

Outro aeroporto que registrou um recorde histórico foi o de Maceió, o terceiro mais movimentado da rede da Aena. No ano passado, foram 2,35 milhões de passageiros, com uma alta de 2,2% em relação a 2022. Na capital alagoana, foram 21,4 mil pousos e decolagens em 2023.

Ainda no Nordeste, o aeroporto de Campina Grande registrou a maior alta em 2023, com crescimento de 69,2% em relação a 2022 e um total de 226 mil passageiros. O ano passado também foi o de maior movimentação da história no terminal paraibano. Em relação ao número de pousos e decolagens, houve um aumento de 49,4% com um total de 4.133 operações.

Congonhas superou 22 milhões

O aeroporto de Congonhas superou em 2023 a marca de 22 milhões de passageiros, retomando o nível pré-pandemia. Comparado a 2019, último ano antes da crise sanitária de Covid-19, o aeroporto teve movimentação de passageiros apenas 0,5% inferior. Em 2023, foram realizados 231,8 mil movimentos no aeroporto, entre saídas e chegadas, sendo 185,6 mil somente da aviação comercial.

Os dados foram impulsionados pelo bom desempenho registrado no segundo semestre de 2023, quando houve um crescimento de 17% em relação ao primeiro semestre do mesmo ano, e de 8% a mais na comparação com o segundo semestre de 2019. Com capacidade de operações restrita, esse dado indica uma tendência de melhores ocupações dos voos para 2024, caso o novo patamar de volume de passageiros seja mantido.

2023: um ano de conquistas

Além dos índices recordes de movimentação nos aeroportos administrados pela Aena, o ano de 2023 foi marcado por diversas conquistas para a empresa. No ano passado, a Aena se tornou a maior operadora aeroportuária do Brasil ao assumir a gestão dos 11 aeroportos do Bloco SP/MS/PA/MG, que se somaram aos seis terminais do Nordeste que a empresa já administra desde 2020.

Em julho, a Aena inaugurou a ampliação do Aeroporto de Maceió, com 70% de aumento na capacidade de atendimento, novo mix de lojas e estrutura renovada, dando mais modernidade, conforto e segurança aos passageiros.

Em setembro, foi a vez da inauguração do Aeroporto de Juazeiro do Norte, com mais do dobro do tamanho e capacidade operacional duplicada. O terminal passa de 2,5 mil m² para 6,5 mil m², dobrando a capacidade operacional e podendo atender agora 1.000 passageiros simultaneamente no embarque e desembarque, no horário de pico.

Em outubro, a Aena começou a assumir os novos aeroportos do Bloco SP/MS/PA/MG e, ao mesmo tempo, foram concluídas as obras do terceiro aeroporto administrado pela Aena no Nordeste. As obras estruturais em Campina Grande permitiram a ampliação das operações em 100%.

Em dezembro, a Aena entregou o quarto aeroporto inteiramente renovado no Nordeste: o do Recife. A infraestrutura está 40% maior e com capacidade operacional aumentada em 60%, podendo atender 15 milhões de passageiros ao ano. O terminal ganhou um píer para voos internacionais numa área reversível para domésticos, novos fingers, uma Praça de Alimentação com a cara de Pernambuco e muito mais.

ClickBus lança venda online de passagens rodoviárias para estudantes

A ClickBus expandiu a iniciativa para outros clientes e para as rotas elegíveis na OTA (agência de viagens online)


EDIÇÃO DO DIÁRIO

A ClickBus acaba de lançar um serviço de venda de passagens rodoviárias especificamente para estudantes.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o projeto está sendo realizado com três viações parceiras: Viação Ultra, Viação Rápido Brasil e Viação Santa Cruz. Até o final do trimestre, serão seis parceiros ativos vendendo passagens para estudantes no site e no aplicativo da empresa.

“Somos a primeira empresa do setor com uma iniciativa que beneficiará os estudantes com descontos nas viagens. A partir de agora, é possível realizar a compra de passagens dessa modalidade diretamente pelo aplicativo da ClickBus. Nossa missão é cada vez mais trazer soluções tecnológicas para aprimorar a jornada dos usuários nas viagens rodoviárias”, afirma Elbert Leonardo, VP Comercial da ClickBus.

Desde julho de 2023, o projeto de venda online de passagens rodoviárias para estudantes estava em fase piloto, foi implementado de forma assistida em uma whitelabel operada pela empresa para uma viação paulista. Após a validação bem-sucedida e com aprimoramentos tecnológicos, a ClickBus expandiu a iniciativa para outros clientes e para as rotas elegíveis na OTA (agência de viagens online).

Grande passo, diz Clickbus

A novidade visa atender necessidades específicas dos estudantes, facilitar as viagens e trajetos desses usuários e, ainda, promover a integração regional.

Segundo a marca, além dos benefícios para os estudantes, ao oferecer a venda dessa modalidade de passagens também no online, as viações parceiras podem conquistar a fidelidade desses novos clientes desde cedo, ampliar as suas vendas e trazer cada vez mais público para o modal, contribuindo com o crescimento do setor.

“Esse projeto reafirma nosso compromisso de oferecer soluções inovadoras e tecnológicas para o mercado rodoviário. Sabemos que a venda de passagens com desconto é um grande passo para promover ainda mais a digitalização do modal no Brasil”, conclui o executivo.

Ocupação hoteleira no RJ deve chegar a 87% no Carnaval, diz entidade

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Além dos desfiles e blocos de rua, festas privadas de Carnaval prometem impulsionar economia local no RJ, além da ocupação hoteleira


EDIÇÃO DO DIÁRIO

O setor turístico aguarda uma temporada promissora para o período de Carnaval, que vai da sexta-feira de Carnaval (9) até a quarta-feira de Cinzas (14).

De acordo com balanço do Visit Rio Convention Bureau junto a seus associados, espera-se uma ocupação hoteleira média de 87% dos hotéis na cidade no período.

Quanto aos pontos turísticos e passeios contratados, a Destinow, plataforma que integra os serviços da cidade e é parceiro do Visit Rio, projeta um aumento de 35% nas vendas na comparação com o ano passado.

Conhecido internacionalmente pelos desfiles das escolas de samba e mais recentemente pelos blocos de rua, o Carnaval do Rio vai contar com mais de 50 festas privadas, oferecendo uma programação diversificada para todos os tipos de foliões. E tudo isso deve promover a grande ocupação hoteleira prevista.

“O Rio de Janeiro se consolida, cada vez mais, como um dos principais destinos do país para celebração do Carnaval, que exerce um papel crucial no impulsionamento do turismo e no fortalecimento da economia local. Quando a cidade amplia sua oferta de eventos para além das tradicionais manifestações carnavalescas, ela atrai ainda mais visitantes e reforça sua identidade como um destino democrático que acolhe a todos”, disse o presidente-executivo do Visit Rio, Carlos Werneck.

Carnaval agitado no RJ

São 453 blocos autorizados pela Prefeitura a desfilarem na cidade, sendo dez megablocos capazes de atrair mais de 100 mil foliões. Entre as festas privadas, o destaque é o tradicional Baile do Copa. A edição de 2024 do evento foi batizada de Extravangarde, tema inspirado nos principais movimentos artísticos vanguardistas do século 20.

Há, no entanto, alternativas para atender a uma variedade de preferências e estilos. No sábado de Carnaval, entusiastas da música eletrônica, por exemplo, podem aproveitar o ElectroCarna, na Gamboa; a Festa Black Eletronic Carnival, no Vivo Rio; ou o Rio Music Carnival, na Marina da Glória. Nos três dias seguintes, a Marina da Glória sedia o Carnaval das Artes, festival de música que conta com atrações como Ludmilla, Péricles e Luisa Sonza, entre outras. A expectativa do evento é receber cerca de 15 mil pessoas por dia.

Antes mesmo do início oficial da folia, a cidade já se rendeu à festa. No início de janeiro, tiveram início os ensaios técnicos das escolas de samba e, no dia 13 de janeiro, os blocos oficiais já desfilavam pelas ruas. Em 3 de fevereiro, no domingo que antecede o Carnaval, o Rio Arena espera receber 15 mil pessoas para o Bloco da Preta. Esse movimento estimula o long stay (permanência prolongada), já que muitos visitantes antecipam a chegada para aproveitar o pré-Carnaval.

5 cidades do litoral lideram buscas para viagem no verão em SP

As cidades do Litoral de São Paulo, com 622 km de praia, estão entre os principais destinos turísticos do Estado


EDIÇÃO DO DT com informações do governo de SP

Cinco praias lideram a lista de preferência dos viajantes por São Paulo neste verão. São elas: Ubatuba, Guarujá, Praia Grande, São Sebastião e Santos, localizados tanto no Litoral Norte quanto na Baixada Santista, de acordo com estudos do Centro de Inteligência da Economia do Turismo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Ciet/Setur-SP).

Segundo matéria publicada no site oficial do governo de SP, a Baixada Santista, por exemplo, recebeu em 2023 um número estimado de 8 milhões de turistas e excursionistas em suas nove cidades.

“São cidades que proporcionam uma variedade de experiências, desde o agito das praias movimentadas até a tranquilidade de recantos mais isolados. A combinação de belezas naturais, atividades culturais e uma rica oferta gastronômica torna o litoral de São Paulo uma escolha atraente para os turistas em 2024”, afirmou o secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP, Roberto de Lucena.

Santos, Guarujá e São Sebastião

Em Santos, há uma estimativa de aproximadamente 2,8 milhões de turistas e excursionistas neste verão, de acordo com a Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo. Esse número é 7,7% maior que o registrado no verão de 2023 (2,6 milhões). A cidade atrai viajantes pelo maior jardim de orla do mundo, o famoso calçadão, possui também belos aquários e museus que preservam o acervo histórico-cultural do país.

Outro destino muito procurado do litoral paulista é o Guarujá, que em dezembro de 2023 ocupou o terceiro lugar no ranking de cidades mais buscadas para aluguel de imóveis de temporada, de acordo com o Ciet/Setur-SP.

São Sebastião, conhecida pelas suas praias preservadas e vilarejos encantadores, oferece uma experiência mais tranquila. A cidade pertence ao Litoral Norte, que recebe anualmente em torno de 5 milhões de turistas, conforme informado pelas Secretarias de Turismo locais. As praias de Maresias e Juquehy são especialmente procuradas, atraindo turistas em busca de beleza natural e conforto.

Com mais de 100 praias, Ubatuba é um paraíso para os amantes da natureza. Suas paisagens deslumbrantes e opções para atividades ao ar livre, como trilhas e cachoeiras, atraem turistas em busca de aventura e relaxamento.

Parceria entre Azul e Itaú se renova para garantir cartões de benefícios

Produtos  frutos da parceria entre Azul e Itaú contam com benefícios como por exemplo acesso a salas vip, desconto em passagens aéreas da companhia, entre outros


EDIÇÃO DO DIÁRIO

Foi anunciada a renovação da parceria entre Azul e Itaú para o fornecimento de Cartão de Crédito Azul Itaú, o qual poderá garantir benefícios aos clientes da companhia aérea.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, as vantagens estão descontos em passagens Azul, Azul Viagens, Clube TudoAzul e compra de pontos, bagagens grátis em voos domésticos e internacionais, acompanhante grátis em viagens nacionais e internacionais (Companion Pass) e acesso a salas VIP em aeroportos.

Além disso, o cliente poderá ter isenção de anuidade mediante gastos mensais. Com o cartão também é possível realizar a compra parcelada de passagens Azul sem juros, antecipação gratuita de voo, check-in e embarque prioritário, entre outros incentivos. A parceria bem-sucedida alcançou números expressivos que reforçam o sucesso do projeto.

Na nota, o CEO da Azul, John Rodgerson explica que essa é uma aliança estratégica que impulsiona tanto o setor de viagens quanto o de serviços financeiros e proporciona uma experiência diferenciada. “Estamos entusiasmados em continuar nessa jornada de sucesso com o Itaú. A parceria tem sido fundamental para oferecer aos nossos clientes uma experiência de viagem incomparável, combinando as vantagens exclusivas no TudoAzul, programa de fidelidade da Azul, com a solidez e a credibilidade do Itaú Unibanco no mercado.”

Aeronave Azul (Foto: Divulgação)
Aeronave da Azul (Foto: Divulgação)

“O sucesso desta aliança é reflexo do nosso compromisso em proporcionar uma vivência única e vantajosa aos clientes, tornando o uso do cartão não apenas conveniente, mas também uma fonte de benefícios exclusivos”, salienta Alexandre Zancani, membro do comitê executivo do Itaú Unibanco.

Eleito o melhor cobranded do mercado em diversos prêmios nos últimos anos (Prêmios Melhores Destinos; Passageiro de Primeira; e Pontos pra Voar), o cartão Azul Itaú está dividido em quatro categorias: Internacional, Gold, Platinum e Visa Infinite, que foram projetadas para atender às diversas necessidades atuais para cada perfil de cliente.

Pisa da Uva em São Roque recebe Secretário de Turismo, Roberto Lucena

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O Secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, prestigiou a tradicional festa de vinicultura em São Roque

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


A tradicional 12° Pisa da Uva da Quinta do Olivardo, uma das vinícolas do Roteiro do Vinho, no município de São Roque, contou com a participação do secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, no último sábado (20).

Acompanhado do prefeito Guto Issa e o secretário de Turismo da cidade de São Roque, Luiz Américo, visitaram a propriedade que possui mais de 8 mil pés de uva em 2 hectares de terra, e recebe milhares de pessoas o ano todo. A festividade conta com inúmeras atividades, conhecida por preservar e oferecer ao público a cultura portuguesa, com experiências incríveis que vão da visita às videiras, colheita e pisa das uvas e degustação da gastronomia portuguesa.

“O Turismo Rural paulista é referência nacional, e é o grande pilar de muitas cidades do estado, e São Roque tem nesse segmento como principal ferramenta a vinicultura,” ressaltou Lucena. “Ha 65 km da capital, com cerca de 79 mil habitantes, a estância é integrante da Região Turística do Roteiro dos Bandeirantes, e ganha destaque pelos atrativos e turismo de proximidade da capital”, completou ele.

Roberto de Lucena
Uva de São Roque

Segundo levantamento do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP (Setur-SP), a maior frequência de destinos associados ao Turismo Rural é de Regiões/Municípios Turísticos já consolidados no segmento, e inclusive com apontamentos para as cidades que compõem as respectivas regiões como Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Jundiaí, Atibaia e Vinhedo, Brotas, Socorro, Holambra e São Roque.

São Paulo se consolidou como o maior destino de Turismo Rural no Brasil, com crescimento de quase 30% ao ano, segundo o Sebrae, em parceria com a PRB Consultores Associados e Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural.

 

Após recorde no turismo, Espanha cita Brasil como um dos focos

O ministro do Turismo da Espanha também reconheceu que o país necessita de melhores regras para o alojamento turístico


EDIÇÃO DO DIÁRIO com informações da Reuters

A Espanha recebeu um número recorde de turistas estrangeiros em 2023, 17% a mais que no ano anterior e 1% acima dos 84 milhões do que 2019. Em reportagem da Reuters, o ministro do Turismo, Jordi Hereu, declarou que espera um novo aumento este ano.

Lembrando que a Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas divulgou na última sexta-feira (19) que o turismo global só poderá se recuperar totalmente da pandemia em 2024.

Conforme explicitado na matéria da Reuters, os visitantes internacionais gastaram 108 mil milhões de euros (117,5 mil milhões de dólares) no ano passado em Espanha, um dos países mais visitados do mundo, um aumento de 17% em relação a 2019.

“Em suma, 2023 foi um ano muito positivo e um ano recorde. Ainda estamos no mesmo caminho para a prosperidade”, disse Hereu em entrevista coletiva. O gestor previu 23,2 milhões de visitantes estrangeiros no primeiro trimestre, 11% a mais que há um ano, com os gastos no destino provavelmente aumentando em mais de 18%.

Plaça d'espanya
Plaça d’espanya (Foto: Pixabay)

Turista brasileiro está no foco da Espanha

Segundo a Reuters, o ministro não forneceu uma previsão específica para todo o ano. Porém, ele espera um número recorde de novas chegadas, acrescentando, porém, que a Espanha precisará “lutar por turistas de outros continentes”.

“Temos muito trabalho a fazer no Brasil, na China, nos Estados Unidos”, destacou o ministro.

Além disso, Hereu reconheceu que o país necessita de melhores regras para o alojamento turístico, de maneira que não perturbe o modo de vida dos habitantes locais e a regular a crescente oferta de casas de férias que competem com os hotéis.

“Temos que governar o turismo. Toda a oferta turística deve ser regulamentada e deve ser alcançado um mix sustentável em cada área”, acrescentou.

Ainda de acordo com a Reuters, o grupo industrial Exceltur estimou que as receitas da atividade turística em Espanha ultrapassariam os 200 mil milhões de euros pela primeira vez este ano. Isos é  8,6% mais do que em 2023 a preços correntes, apesar das incertezas sobre as guerras na Ucrânia e em Gaza e sobre a inflação global.

A contribuição do turismo para o produto interno bruto deverá aumentar para 13,4% em 2024, contra 12,8% em 2023. Espera-se que a Espanha atraia mais turistas do que os seus rivais no Mediterrâneo Oriental, como o Egito, que estão mais próximos do conflito de Gaza.