Início Site Página 262

Aeroporto de Congonhas retoma nível de movimentação pré-pandemia

0

O segundo semestre apresentou um crescimento de 17% em relação ao primeiro semestre do mesmo ano. As informações são da Aena, administradora do Aeroporto de Congonhas


EDIÇÃO DO DIÁRIO

O aeroporto de Congonhas, administrado pela Aena, superou em 2023 a marca de 22 milhões de passageiros, retomando o nível pré-pandemia.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, comparado a 2019, último ano antes da crise sanitária de Covid-19, o aeroporto teve movimentação de passageiros apenas 0,5% inferior. Em 2023, ocorreram 231,8 mil movimentos no aeroporto, entre saídas e chegadas, sendo 185,6 mil somente da aviação comercial.

Operadora espanhola assume 11 novos aeroportos do Brasil e traça metas
Aeroporto de Congonhas (Foto: Edilson Dantas)

Ótimos números no segundo semestre

Segundo a Aena, o bom desempenho registrado no segundo semestre de 2023 impulsionou tais dados sobre o Aeroporto de Congonhas. Nesse período, houve um crescimento de 17% em relação ao primeiro semestre do mesmo ano. E de 8% a mais na comparação com o segundo semestre de 2019.

Com capacidade de operações restrita, esse dado indica uma tendência de melhores ocupações dos voos para 2024, caso o novo patamar de volume de passageiros seja mantido.

“Estamos verificando uma tendência de alta no número de passageiros, com boas perspectivas para este ano. Os investimentos que a Aena fará no aeroporto de Congonhas trarão uma melhor infraestrutura para as operações existentes e maior conforto aos clientes”, afirma Santiago Yus, Diretor-Presidente da Aena Brasil.

Concessões de aeroportos
Vista do Aeroporto de Congonhas (Crédito: Ariadne Barroso)

O mês de julho, conforme indica a nota enviada pela Aena, foi o de maior movimento no aeroporto da capital paulista. Nele, houve um fluxo total de 2,1 milhões de passageiros.

Já o dia de maior movimento foi registrado em 11 de setembro, uma segunda-feira no retorno do feriado da Independência do Brasil, com 81 mil passageiros. Em média, o Aeroporto de Congonhas recebeu em 2023 mais de 60 mil passageiros e 510 voos comerciais diariamente.

Destinos atendidos pelo Aeroporto de Congonhas

No último ano, o Aeroporto de Congonhas atendeu 49 destinos, todos domésticos. Os principais foram o Rio de Janeiro-Santos Dumont (3,6 milhões de passageiros), Brasília (2,3 milhões), Porto Alegre (2,2 milhões), Belo Horizonte (1,9 milhão), Salvador (1,5 milhão).

Atualmente, segundo a Aena, cinco companhias aéreas operam no aeroporto da capital paulista. São elas: Gol (44,4% de participação), Latam (43,6%), Azul (10,9%), Voepass (0,9%) e Azul Conecta (0,1%).

Turismo global deve se recuperar totalmente em 2024, diz OMT

0

Em 2023, o turismo global terminou em 88% dos níveis pré-pandemia, de acordo com a Organização Mundial de Turismo


EDIÇÃO DO DT com informações da Reuters

O turismo global deverá se recuperar totalmente da pandemia em 2024, já que as chegadas de turistas internacionais deverão ser 2% mais numerosas do que em 2019. Isso é o que a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas anunciou na última semana.

Segundo a entidade, o aumento da conectividade aérea global e uma forte recuperação dos mercados asiáticos permitirão uma a alta das atividades turísticas em todo o mundo este ano.

A alta no turismo global ocorrerá mesmo com a instabilidade geopolítica no Médio Oriente e em outros locais. Esses eventos, claro, constituem um risco para a indústria, afinal, afeta a confiança dos potenciais viajantes. Contudo, não devem afetar os números positivos.

Em 2023, a procura de viagens na Europa e em África quase atingiu os níveis pré-pandemia e ultrapassou-os no Oriente Médio.

Alguns destinos, como a Europa Mediterrânica e as sub-regiões da América Central e do Norte de África, excederam as suas chegadas de turismo internacional em 2019 no ano passado.

A organização espera que o mercado chinês dispare em 2024, depois de o governo ter permitido viagens sem visto para cidadãos de França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Espanha e Malásia até 30 de novembro de 2024. A capacidade de voos dentro e fora da China deverá aumentar este ano.

Em 2023, o turismo internacional terminou em 88% dos níveis pré-pandemia, com uma estimativa de 1,3 mil milhões de viajantes internacionais. A contribuição global da indústria para a economia global em 2023 foi de 3,3 biliões de dólares, de acordo com o relatório.

O melhor para a Paraíba, com um gesto – por Reginaldo Marinho*

0

Sangue paraibano circula em minhas veias e eu não poderia negar esse precioso líquido, que me faz viver intensamente, particularmente diante do que está acontecendo na Paraíba numa possível decisão governamental precipitada, por desconhecer o projeto do engenheiro Argemiro Brito da Franca.

O governador João Azevedo, do Estado da Paraíba, com muita propriedade, decidiu executar uma demanda histórica para permitir o acesso moderno e fluido entre a capital do Estado e as praias paradisíacas do Litoral Norte – com trajeto rodoviário interrompido em Cabedelo – através do que ele denominou “Ponte do Futuro”. O turismo da área metropolitana e do Litoral Norte serão amplamente beneficiados com construção da “Ponte do Futuro”.

Com uma ponte moderna e concepção integrada às mais modernas construções de pontes no mundo todo, a Paraíba poderá, com a construção dessa moderníssima obra, inaugurar uma das entradas mais belas entre as capitais do Nordeste, para os turistas vindos de Natal.

O engenheiro calculista Argemiro Brito da Franca está em sintonia com as mais avançadas tendências da engenharia mundial. A sua obra está associada à vocação de atribuir às estruturas o conceito do célebre engenheiro e arquiteto italiano Pier Luigi Nervi, autor de grandes projetos de fascinante arquitetura, entre eles a famosa embaixada da Itália em Brasília. Nervi sintetiza os conceitos da moderna engenharia assim: “As estruturas são a materialização das forças que atuam em um projeto.”

O melhor para a Paraíba
Museu do Amanhã (credito: arquivo DT)

Esta é a engenharia do essencial, onde cada esforço gerado pelas demandas estruturais tende a uma aproximação física das forças, que atuam num projeto, reduzindo ao limite inferior o uso de insumos.

Esse conceito também está integrado à obra do engenheiro e arquiteto espanhol Santiago Calatrava, que pode ser verificado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro ou na Ponte JK, uma obra icônica do arquiteto Alexandre Chan, que já se tornou um dos mais belos cartões-postais de Brasília.

O melhor para a Paraíba
Ponte JK, em Brasília (Crédito: arquivo DT)

O projeto da ponte sobre o estuário do Rio Paraíba do engenheiro paraibano Argemiro Brito da Franca – um dos mais desafiadores engenheiros brasileiros – está em harmonia com o que existe de mais vanguardista na engenharia mundial.

Se podemos ter uma obra dessas na Paraíba, por que não fazer, pelo mesmo preço de um projeto obsoleto?

A maior dificuldade de romper com a pobreza nacional está relacionada ao medo enraizado na psique brasileira de assumir o que está escrito no hino nacional: gigante pela própria natureza. Quando alguém abre a porta do crescimento, logo aparece outro para impedir o seu ingresso.

A sociedade brasileira, devido ao anacronismo das elites políticas, empresariais e acadêmicas, vive um conflito gigantesco entre mergulhar no passado ou se projetar para o futuro. É o mesmo conflito entre esses dois projetos apresentados para a ponte sobre o estuário do Rio Paraíba: passado X futuro.

Está nas mãos do governador João Azevedo a decisão de romper, pelo menos no âmbito da Paraíba, com esse anacronismo relutante e inscrever, com um gesto, o seu nome na nova História da Paraíba, que se abre com a Ponte do Futuro, e não seja apenas retórica, evitando a opção pela mediocridade.


*Reginaldo Marinho é jornalista e inventor de Construcell, tecnologia premiada com medalhas de ouro em Genebra e Londres. www.construcell.com

Greve na Argentina: aéreas GOL e Latam têm voos cancelados

0

A greve geral na Argentina convocada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), para o a próxima quarta-feira (24), fez as aéreas brasileiras cancelarem voos para este dia. As informações são do G1 e dos sites da GOL e Latam.

Segundo o G1, um levantamento confirmou 33 cancelamentos de voos de ida e volta, entre Brasil e Argentina, no dia 24 de janeiro. A pesquisa foi realizada na manhã do último sábado (20).

Só na GOL, estão previstos 22 cancelamentos, enquanto na Latam o g1 apurou 11 rotas canceladas e uma com status de atraso.

A greve geral na Argentina foi convocada ainda no final de dezembro, após o presidente eleito Javier Milei anunciar uma série de reformas econômicas e trabalhistas.

O que dizem as aéreas
Em nota, a GOL enviou orientações para os passageiros que tiveram seus voos cancelados e explicou que a decisão foi necessária, pois a paralisação afetará toda a atividade aeroportuária nas cidades em que a companhia opera (Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Rosário), “impossibilitando a realização dos voos.”

Já a nota da Latam apenas cita “possíveis cancelamentos” nos voos de ida e volta entre Brasil e Argentina no dia 24. E indica as alternativas para os passageiros com voos cancelados.

Os cancelamentos previstos são somente para o dia 24. Os serviços das aéreas estão normalizados antes e depois desta data.

Orientações da GOL e da Latam

GOL

A aérea informou que os seus clientes terão seus voos remarcados para outras datas e poderão realizar a alteração sem custos, podendo solicitar reembolso integral.

“Clientes com bilhetes marcados para esta data estão recebendo comunicação via e-mail e SMS, de acordo com os dados informados no ato da compra, já podendo realizar a autogestão de seus bilhetes nos Canais Digitais da GOL”, diz a empresa.

A companhia disse ainda que criou operações extras para os dias 25 e 26 de janeiro;
Em caso de dúvidas, os passageiros podem entrar em contato com a Central de Relacionamento pelo número 0300 115 2121;

Para clientes na Argentina, o número de contato é o +55 11 3471 2973, com atendimento em espanhol das 8h às 20h;

Quem adquiriu passagem por agências de viagem deve procurar diretamente seus representantes, diz a GOL.

LATAM

A companhia informou que os passageiros afetados poderão utilizar uma das seguintes opções:

Alteração de data/voo: sem multa (tanto ida quanto volta) para uma nova data de viagem até 15 dias após a data original;
Reembolso: podem ser solicitados sem multa para todos os bilhetes não utilizados.

A aérea orientou ainda que os passageiros confirmem periodicamente o status dos voos no site.

 

Setor hoteleiro reitera inviabilidade de mudança nas diárias

0

Entidades alertam para inadequação de medida, aprovada na virada do ano no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), do Senado Federal.

A tentativa – que tem a oposição do setor hoteleiro – é a de instituir que a diária de hospedagem seja equivalente à utilização da unidade habitacional e dos serviços incluídos, por um mínimo no tempo de permanência de 22 horas – e não o tradicional período de 24 horas

por REDAÇÃO DO DIÁRIO – (POR Cecília Fazzini – especial para o DT)


Trata-se de substitutivo a projeto de lei e prevê, se evoluir no Legislativo, alteração nos critérios de cobrança das diárias nos meios de hospedagem no País. Setor pede aplicação do que estabelece a Lei Geral do Turismo.

Considerada fora do contexto da prática já consolidada na hotelaria e sob crítica de dirigentes de entidades representativas do trade do setor, a matéria é objeto de polêmica.

O ponto nevrálgico é o texto substitutivo ao Projeto de Lei nº 2.645/2019, de autoria do senador Ciro Nogueira (PP/PI). A tentativa – que tem a oposição do trade hoteleiro – é a de instituir que a diária de hospedagem seja equivalente à utilização da unidade habitacional e dos serviços incluídos, por um mínimo no tempo de permanência de 22 horas – e não o tradicional período de 24 horas – sob pena de redução proporcional no preço cobrado.

Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional, confia que a proposta não prospere nas demais comissões, nem no plenário do Senado. No momento, segundo ele, o que se aguarda são definições do relator e a posição oficial do Ministério do Turismo sobre o assunto.

O dirigente alega que a matéria “atenta contra a Lei Geral do Turismo (LGT) e a prática relacionada aos horários de diárias que são realidade no mundo todo”. E ainda mais contundente, ele destaca ser prerrogativa de qualquer estabelecimento comercial determinar seus horários de funcionamento e que na hotelaria não é diferente. Linhares considera positivo flexibilizar as regras de contrato de hospedagem, de forma a ser mais maleável para tipos de empreendimentos diversos, como hotéis, resorts, pousadas. “Mas não acreditamos que criar regras fixas, que impeçam a gestão comercial do empreendimento, auxilie na melhor prestação de serviços”, rechaça.

A redação original da Lei Geral do Turismo reza, em seu Artigo 23, parágrafo 4º. o seguinte: “Entende-se por diária o preço de hospedagem correspondente à utilização da unidade habitacional e dos serviços incluídos, no período de 24 (vinte e quatro) horas, compreendido nos horários fixados para a entrada e saídas de hóspedes”.

Conter a insegurança jurídica

No entender do presidente da ABIH Nacional é salutar pensar, sim, em soluções que desburocratizem a administração de hotéis, pousadas e resorts, mas alerta: “que não criem insegurança jurídica para os empreendimentos que investem no turismo brasileiro”.

setor hoteleiro
Manoel Linhares (Foto: Arquivo/Diário do Turismo)

“Não acreditamos que criar regras fixas, que impeçam a gestão comercial do empreendimento, auxilie na melhor prestação de serviços”, Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional

Sobre as interpretações que cercam a cobrança das diárias na hospedagem, Linhares cita que para o Ministério do Turismo, os horários de check-in e check-out seguem a política de cada estabelecimento, sendo sua responsabilidade informar aos hóspedes sob as definições de horário e período de permanência, assim como o cumprimento dessas regras. Já o Regulamento Geral dos Meios de Hospedagem, aprovado pela Embratur, orienta que cada empreendimento deve definir o horário de vencimento da diária, conforme sua conveniência ou de acordo com os costumes locais ou, até mesmo, seguindo acordo feito direto com os clientes.

Medida contraria engrenagem do mercado

A apreciação de tema técnico na esfera do legislativo, sem a devida consulta ao segmento, é desaprovada por Orlando de Souza, presidente executivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – FOHB. Ele também acentua que qualquer atividade econômica tem formato próprio de operar, que implica em engrenagem organizacional convencionada pelo respectivo mercado. “A hotelaria já encaminhou sugestão de como deve funcionar a questão das diárias, tema contemplado na LGT, que é de 2008”, salienta ele, ao reiterar ser a Lei a baliza a ser seguida.

setor hoteleiro
Orlando de Souza, presidente da FOHB. (Foto Diário do Turismo).

Souza rejeita a interpretação de parlamentares que consideram que as diárias devam ser contabilizadas em 24 horas, a partir da entrada do hóspede no hotel e, caso não permaneçam pelo período cheio, no dia seguinte ainda tem direito a desconto. Ele prossegue ao afirmar que medida dessa natureza, além de provocar grande desarranjo operacional ao empreendimento, seja ele independente ou ligado à rede, ainda contraria o que é clássico no exterior, com check-in, a partir das 14 horas e check-out, depois do meio dia.

“A hotelaria já encaminhou sugestão de como deve funcionar a questão das diárias, tema contemplado na LGT, que é de 2008”, Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB.

A investida na esfera do Legislativo é inquietante, no entender de Souza, porque se “um absurdo desses passa, os negócios do ramo da hospedagem ficam suscetíveis a demandas judiciais, Lei do Consumidor e outras implicações”. Segundo ele, o retorno do recesso parlamentar acende o otimismo. “Esperamos que na volta aos trabalhos, o relatório do senador Flávio Bolsonaro seja colocado como prioridade e, consequentemente, que a atualização da LGT seja votada”.

Sem correspondência com a realidade

Em sintonia com o entendimento do FOHB sobre a matéria, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) igualmente confronta o que sinaliza o substitutivo ao projeto de lei. Para a entidade, a resolução não condiz com a realidade e nem com a modalidade turística do Brasil. “Não somos favoráveis a esse PL, e sim ao que existe hoje: a LGT que regulamenta que o hotel fixará a duração da diária de hospedagem mediante contrato direto com hóspede, de acordo com as sazonalidades e os costumes de cada localidade. Observando, logicamente, o fluxo turístico de cada município ou localidade, funciona desta maneira no mundo todo”, salienta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.
Para a entidade, o projeto de lei não condiz com o que é vivido no dia-a-dia da hotelaria, já que o tempo da diária também inclui limpeza e manutenção dos quartos, a fim de acomodar outro hóspede, e atender o interesse de todos os consumidores. “É necessário contabilizar as duas horas de limpeza e manutenção, o que no final, fecharia a diária de 24h”, finaliza.

setor hoteleiro
Alexandre Sampaio, presidente da FBHA (Foto: Geovana Fraga – DT)

O referido projeto legislativo seguiu à Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), para fase mais conclusiva e aguarda a designação de relator. E, caso aprovada no Senado, a proposta legislativa seguirá para a Câmara dos Deputados.

“O projeto de lei não condiz com o que é vivido no dia-a-dia da hotelaria, já que o tempo da diária também inclui limpeza e manutenção dos quartos, a fim de acomodar outro hóspede e atender o interesse de todos os consumidores”, Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

PESQUISA DT

Por meio de sondagem informal, porém comprometida em apontar o modo de pensar dos participantes de um de seus quatro grupos de Whatsapp, criados para estimular a network e fomentar o debate sobre temas de relevância, o DIÁRIO colheu opiniões. As perguntas, que versaram sobre a investida do Legislativo de alterar os mecanismos de cobrança das diárias da hospedagem, foram respondidas por empresários e representantes do Turismo, profissionais da mídia especializada, público em geral e o resultado foi o seguinte:

Sobre o tempo de duração de uma diária de hotel*

87% consideram ideal o tempo de duração de 24 horas da diária
11% optou por 22 horas
2% classificou como viável se computar o tempo que resta, a partir do momento da chegada do hóspede

 

Sobre o início da diária*

72% assinala que o período começa a ser computado na hora exata da chegada do hóspede
21% define como meio dia o horário para o check in
8% aponta que o horário do início da diária seja às 8 horas
0,1% opta por estabelecer que a diária se inicie às 14 horas
0,1% não escolheu alternativa possível

Sobre a cobrança da diária*

68 % concorda que o pagamento ao hotel seja integral, independente da hora em que o hóspede efetue o check in
32% assinala que a cobrança seja proporcional ao tempo de permanência do hóspede no hotel

*dados computados e compilados nos quatro canais de whatsapp do DIÁRIO

 

Saulo Santos, Secretário de Turismo de São Luís: “vamos aumentar nossa visibilidade no mercado turístico”

0

Falar de turismo étnico, antecipar os preparativos do Carnaval que se aproxima e analisar a conectividade que a capital do Maranhão tem com o mundo a partir das companhias aéreas é um prazer para o Secretário de Turismo de São Luís, Saulo Santos. Dinâmico e com um profundo amor por sua cidade, a figura de Saulo traduz a cultura genuína do Maranhão, e, em especial a de São Luís. Isto se justifica também por seus atributos técnicos e acadêmicos: entre outras formações Saulo Santos tem doutorado em Gestão Urbana (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), doutorado em Geografia (Universidade Federal do Paraná) e graduação em Turismo (Faculdade Atenas Maranhense). Acompanhe a seguir a entrevista de Saulo Santos concedida à jornalista Clara Ribeiro, redatora do DT:

REDAÇÃO DO DIÁRIO


DIÁRIO – Qual o saldo do turismo em São Luís em 2023? Superou as expectativas? 

Saulo Santos – São Luís, cidade marcada por sua riqueza histórica e cultural, comemora um marco significativo no turismo este ano. De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) e pelo Observatório da Cidade de São Luís, a capital maranhense alcançou recordes expressivos, demonstrando um crescimento exponencial no setor. O índice de ocupação hoteleira atingiu níveis nunca antes vistos, superando todas as expectativas, com uma média de ocupação anual de 67,79%, a maior taxa média já registrada desde o ano de 2002, apresentando um crescimento de 2,2% em relação ao ano de 2022. Além da média, São Luís alcançou o recorde na taxa de ocupação mensal no mês de julho de 2023, com 82,8%. O ISS do turismo, conforme dados da SEMFAZ, passou de RS: 15.065.119,98 para RS: 17.976.302,69, superando o ano de 2022, sendo o setor de alojamento responsável por 49,9% do total da arrecadação. Estima-se um fluxo turístico de 2.689.017 visitantes/ano, um crescimento de 12,43% em relação a 2022.

Saulo Santos
Total Arrecadado do Turismo em 2023 – segundo o Sistema de Inteligência Turística de São Luís – Atenas

DIÁRIO – São Luís quer se destacar como um destino de Carnaval, além do período junino e das praias lindas. Quais as atrações direcionadas para atrair turistas que amam essa festa em 2024? 

Neste período, a Prefeitura de São Luís trará a Cidade do Carnaval, onde os foliões vivenciarão uma experiência única e contagiante. Para atrair turistas apaixonados pelo carnaval, é essencial oferecer uma variedade de atrações que capturem a essência festiva, a cultura e a animação característica desse evento. O bairro da Praia Grande ganhará vida com a presença do Trio na Avenida, levando música e animação por todos os cantos. O Super Palco se tornará o epicentro de artistas locais e nacionais como Joelma, Chicabana, Pedro Sampaio, Olodum, entre outros. Contaremos com o Espaço Reggae, o HotMix, o bloco Algazarra (gayfriendly) e o MultiCultural, que serão como portais transportando os foliões para diferentes universos musicais. A diversidade é a palavra de ordem. Para garantir que todos possam desfrutar dessa festa grandiosa, o Camarote PCD será um espaço pensado para proporcionar acessibilidade e inclusão, permitindo que todos, sem exceção, participem intensamente do carnaval. A Praça de Alimentação, repleta de sabores, será um convite para repor as energias. O Espaço do Turismo na Cidade do Carnaval será um ponto estratégico para garantir que visitantes e residentes desfrutem da folia com comodidade e informações precisas. Além da Central de Atendimento ao Turista (CAT) e sua equipe capacitada e acolhedora, este espaço contará também com empresas selecionadas por meio de Edital de Credenciamento, ligadas a Fantasias e Adereços, Artesanato, Camisas personalizadas, Sorvetes típicos, Dindin gourmet, Cosméticos/Maquiagem, Trancistas e tererês, Espaço relaxante (massagens), Doces regionais e Bebidas sem álcool. A Passarela do Samba será o palco principal das escolas de samba locais, enquanto o Carnaval de Rua da Madre de Deus celebrará a alegria e a diversidade do carnaval tradicional. A Cidade do Carnaval unirá a tradição à modernidade, proporcionando uma celebração memorável para todos os participantes. Uma fusão de ritmos, cores e emoções transformará as ruas da cidade em um espetáculo efervescente, onde a alegria é a protagonista. Que venham os dias de folia em São Luís.

Saulo Santos
Inauguração do Centro de Cultura e Turismo do Quilombo Urbano (Crédito: Setur – São Luís)

DIÁRIO – A implementação de programas como o Roteiro Quilombo Cultural visa novos perfis de viajantes. Quais são as expectativas para o turismo cultural, sobretudo o turismo étnico?

Falar sobre o premiado roteiro Quilombo Cultural de São Luís me emociona. Em 2002, a Braztoa premiou o roteiro com o Prêmio de Sustentabilidade e, em 2023, fomos agraciados com o Prêmio Nacional em Turismo, em Brasília, um grande reconhecimento para estas entidades, assim como para as pessoas que integram essa comunidade qu faz parte do maior quilombo urbano da América Latina. As expectativas para o turismo cultural, especialmente o turismo étnico, são bastante promissoras. Este setor tem ganhado cada vez mais destaque devido ao crescente interesse das pessoas em vivenciar experiências autênticas e aprender sobre diferentes culturas. A tendência é que continue a crescer, à medida que os viajantes buscam experiências mais significativas, afastando-se das opções turísticas tradicionais. Comunidades e regiões com rica herança cultural, ancestralidade podem se tornar pontos turísticos importantes, beneficiando-se economicamente com o aumento do fluxo de visitantes. Isso também contribui para o desenvolvimento do turismo de maneira sustentável, na preservação de suas tradições. Espera-se que haja um aumento nas colaborações entre o setor público e privado, bem como parcerias entre diferentes comunidades. Isso pode resultar em programas conjuntos de promoção turística e desenvolvimento de infraestrutura.

Enfim, as expectativas para o turismo cultural, especialmente o turismo étnico, são positivas e indicam um crescimento sustentável, respeitoso e mutuamente benéfico para turistas e comunidades locais.

Saulo Santos
São Luís está entre os 20 destinos brasileiros mais procurados pelos latino americanos (Crédito: Setur – São Luís)

DIÁRIO – São Luís está entre os 20 destinos brasileiros mais procurados pelos latino americanos. De que modo a cidade está preparada para receber o turista internacional? Há novos planos nesse quesito?

Podemos destacar diversos aspectos que refletem nosso compromisso em proporcionar uma experiência acolhedora e enriquecedora ao turista internacional na nossa cidade. Somos Patrimônio Mundial pela UNESCO. Oferecemos uma variedade de atrações culturais, eventos e serviços turísticos para atender às diferentes preferências desses visitantes. Museus, locais históricos e atividades culturais são destaques em nossa oferta, além das praias, dos atrativos naturais, da gastronomia, da identidade local, ancestralidade. Também implementamos estratégias de promoção e marketing para ressaltar São Luís como um destino internacional, utilizando presença online ativa, redes sociais, participação em eventos e feiras turísticas nacionais e internacionais. Facilitamos o acesso dos turistas internacionais por meio de informações turísticas disponíveis na Central de Atendimento ao Turista Online. Comprometemo-nos com práticas sustentáveis em um destino inteligente, buscando preservar nossa rica herança cultural. Além disso, estamos constantemente revisando nossos planos para o turismo internacional, buscando adaptar-nos às mudanças nas preferências dos turistas e suas tendências. Projetos futuros incluem iniciativas para aprimorar a infraestrutura turística e oferecer novas experiências aos visitantes. Nossa cidade está empenhada em proporcionar uma experiência de turismo internacional que seja não apenas acolhedora e segura, mas também enriquecedora culturalmente. Estamos abertos a adaptações e melhorias contínuas para garantir que os turistas levem consigo memórias positivas de sua estadia em nossa cidade.

Saulo Santos
A Taxa de ocupação média em São Luís, destaque para o mês de julho/2023 – segundo o Sistema de Inteligência Turística de São Luís – Atenas

DIÁRIO – Qual a agenda prévia de participação em feiras e eventos de turismo em 2024? O que São Luís almeja nessas futuras experiências?

Neste primeiro semestre teremos participação nas principais feiras e eventos de turismo nacionais e internacionais com stands próprios, capacitações, rodada de negócios. Em março, estaremos na ITB Berlin, na FIDI – Feira Internacional de Destinos Inteligentes – Curitiba e na 38º FEIRA UGART – Porto Alegre. Em abril, participaremos da 46ª ABAV TRAVEL SP – Campinas, da WTM LATIN AMERICA – São Paulo e da 8ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE – São Paulo. Logo após, iremos ao FÓRUM DE TURISMO 60+ – São Paulo e no 8º ENCONTRO NACIONAL DA REDE BRASILEIRA DE OBSERVATÓRIOS DE TURISMO (RBOT) – Manaus.

Com isso, visamos promover e fortalecer ainda mais a atratividade de São Luís, aumentar a visibilidade e influência no mercado turístico. A participação do nosso destino proporciona um ambiente propício para estabelecer contatos, parcerias, onde podemos interagir com profissionais do setor, como operadores turísticos, agentes de viagens, companhias aéreas, buscando oportunidades de colaboração que beneficiem ambas as partes. Amplia-se a visibilidade da cidade, expondo-a a um público mais amplo, ajudando a criar consciência e a atrair a atenção de potenciais visitantes, além de gerar negócios com operadores turísticos, agências de viagens e outros parceiros interessados em promover São Luís. É uma oportunidade e estratégia multifacetada que visa impulsionar o turismo, fortalecer a imagem do destino, estabelecer parcerias e manter-se competitivo em um mercado turístico global.

 

DIÁRIO – Qual a oferta de voos e companhias aéreas que servem a capital do Maranhão? Os turistas têm alternativas para chegar ao destino?

As principais companhias aéreas que operam voos para São Luís são a Latam, Gol e Azul. Infelizmente, essas empresas precisaram tomar decisões estratégicas sobre a continuidade ou suspensão de determinados voos diretos para nossa capital. Reconhecemos que a falta de conectividade é um desafio para o turismo, por isso, negociar com as companhias aéreas para aumentar o fluxo de voos, principalmente diretos entre nossa cidade e outras capitais, é crucial. É essencial atender à demanda de turistas em nossa cidade.

Saulo Santos
Um dos objetivos da Setur em 2024 será fomentar a promoção e divulgação de São Luís em diversos mercados prioritários. (Crédito: arquivo DT)

DIÁRIO Qual será o foco principal da gestão da Setur (MA) neste ano?

O foco deste ano na SETUR para o turismo será a qualificação para o trade turístico e comunidade, para que possamos avançar cada vez mais na melhoria da prestação de serviços ao turista, e também, fomentar a promoção e divulgação de São Luís em diversos mercados prioritários. Faremos também intervenções na sinalização turística da cidade, em diversos pontos, para que o morador e visitante possam ter melhor mobilidade para chegar aos atrativos turísticos. Outro ponto que iremos focar é na questão do destino turístico inteligente, implementando projetos de acordo com os pilares do DTI no âmbito da tecnologia, sustentabilidade, governança e promoção.

La Torre e Comida Invisível promovem encontro contra o desperdício de alimentos

Parceria entre a plataforma Comida Invisível e o Grupo La Torre começou no mês de outubro de 2023


O Grupo La Torre organizou um encontro com a CEO da Comida Invisível, Daniela Leite, no último dia 15 de janeiro com o objetivo de conectar parceiros e unir forças para inspirar um futuro livre de desperdício de alimentos para os estabelecimentos de Porto Seguro, na Bahia.

Para esse bate-papo, foram convidados estabelecimentos comerciais e hoteleiros, associações assistenciais e colaboradores do grupo. Os temas permearam entre aspectos jurídicos e sanitários para uma doação segura, legislação e como a plataforma Comida Invisível pode auxiliar e garantir a segurança em todo o processo.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a parceria entre o Grupo La Torre e o Comida Invisível teve início em outubro de 2023. A startup social usa a tecnologia para conectar estabelecimentos que têm alimentos que perderam o valor comercial, mas são apropriados para o consumo, a ONGs que atuam com pessoas em vulnerabilidade.

La Torre e Comida Invisível convidam empreendedores para se unirem no combate ao desperdício de alimentos (Foto: Divulgação)
Evento organizado pelo Grupo La Torre e o projeto Comida Invisível (Foto: Divulgação)

Através da plataforma da Comida Invisível, mais de 2 milhões de refeições foram direcionadas para associações assistenciais em 2023, resultando na redução de mais de 800 toneladas de CO2. De outubro até o final de dezembro, o Grupo La Torre doou 1.677 refeições com essa prática sustentável.

Os presentes compartilharam suas experiências, dúvidas e necessidades, e os colaboradores do La Torre contaram como tem sido a rotina depois que a empresa passou a fazer parte do projeto. Inclusive, foram relatados depoimentos de hóspedes do resort que ficaram muito felizes ao saberem do projeto, da parceria e da busca por soluções para diminuir o desperdício de alimentos.

Para Luigi Rotunno, CEO do Grupo La Torre, “A fome e o desperdício são realidades opostas de um mesmo cenário, mas nós podemos mudar tudo isso! Temos orgulho em estar entre as empresas que entendem a importância dessa mudança”, e complementou “Eu acredito fortemente que a tecnologia deve estar a serviço do humano para a construção de uma economia sustentável e uma sociedade mais justa e inclusiva”. O Empresário finalizou convidando todos os empreendedores de Porto Seguro a se conectarem com a Comida Invisível e fazerem parte dessa rede de solidariedade.

La Torre e Comida Invisível convidam empreendedores para se unirem no combate ao desperdício de alimentos (Foto: Divulgação)
Daniela Leite, idealizadora do Comida Invisível (Foto: Divulgação)

A idealizadora do projeto, Daniela Leite, parabenizou o Grupo La Torre e disse que a empresa está sendo pioneira nessa importante iniciativa para a região. Segundo ela “ O objetivo é tornar a cidade de Porto Seguro um exemplo de referência no combate ao desperdício de alimentos e economia circular com a adesão de hotéis, supermercados, indústrias alimentícias doando os alimentos que estão próprios para consumo, mas que perderam o valor comercial para ONGs que atuam com pessoas em situação de vulnerabilidade social”.

Daniela esclareceu que não é proibido doar, que esse é um processo totalmente legal, conforme a lei 14.016 de 23 de junho de 2020. Também explicou que a plataforma certifica as ONGs com o apoio de uma equipe de nutricionistas espalhadas por todo o país, garantindo a segurança jurídico-sanitária no destino do alimento doado.

A FAO/ONU com selo Save Food e o selo Wise Waste Cities considerou a iniciativa da Comida Invisível como uma das 20 soluções mais inovadoras no combate ao desperdício de alimentos no mundo. Para saber mais e se aliar ao Comida Invisível, tanto como doar quanto como receptor, acesse a plataforma: https://app.comidainvisivel.com.br/#/

GOL anuncia WhatsApp gratuito somente para passageiros Smiles

O pacote de mensagens de texto sem custo torna-se um benefício exclusivo para quem se tornar cliente Smiles


EDIÇÃO DO DIÁRIO

A partir desta sexta-feira, dia 19 de janeiro, os passageiros em voos da GOL terão acesso gratuito ao pacote de mensagens de texto via Whatsapp.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, quem pretende se manter conectado com familiares, amigos e colegas de trabalho a bordo, precisarão ter cadastro ou se cadastrar no Programa Smiles. O cadastro na Smiles, programa de fidelidade da GOL, é gratuito.

Em julho de 2022, o pacote gratuito de mensagens de texto foi liberado a todos os clientes da GOL, com cadastro na Smiles ou não.

Porém, agora, o benefício apassa a ser estritamente aberto aos passageiros Smiles, de todas as categorias. Além do WhatsApp, estão disponíveis o Facebook Messenger, o iMessenger e o Viber. Na modalidade sem custos, não é permitida a troca de fotos, vídeos e áudios, apenas mensagens de texto. Agora, para ter acesso a este serviço, basta o passageiro ser cadastrado ou se cadastrar no programa de fidelidade da GOL.

“Encurtar distâncias entre pessoas e destinos é uma das missões da Companhia, e o pacote gratuito de mensagens de texto a bordo, oferecido pela GOL em parceria com a Smiles há mais de 1 ano, contribui para que a experiência de viagem seja divertida, prática e gratificante. A gratuidade exclusiva a todos os clientes Smiles, válida daqui em diante, é um estímulo para que os passageiros GOL possam desfrutar de todos os benefícios do nosso programa de fidelidade. O acúmulo de milhas, que por si só é genial, é apenas um deles”, ressalta Bruno Tonon, Diretor Executivo de Negócios e Produtos do grupo GOL Smiles.

“O WhatsApp gratuito para clientes Smiles em voos da GOL é mais uma demonstração da sinergia entre as marcas. Desejamos que os passageiros GOL que ainda não fazem parte do programa Smiles tenham a oportunidade de vivenciar a nossa plataforma completa de viagens, que, além de oferecer voos para mais de 1.600 destinos no mundo, conta com serviços e benefícios exclusivos como hospedagem, aluguel de carros, seguro-viagem, passeios, transfer, compras do dia a dia que valem milhas, entre outros”, diz Estela Brandão, CDO (diretora executiva de Dados) na Smiles e CLO (diretora de Fidelidade) na GOL.

Cadastro e ativação, segundo a GOL

Segundo a companhia, o passageiro que deseja continuar desfrutando do benefício deve se cadastrar no programa de fidelidade Smiles antes do seu próximo voo. Para quem não conseguir se inscrever na Smiles anteriormente à viagem, é possível fazê-lo rapidamente – e sem custos – durante o voo.

A ativação do pacote gratuito de mensagens a bordo* é muito fácil: basta informar o CPF e o benefício é liberado automaticamente através do portal GOL Online, que deve ser acessado por smartphone (não há necessidade de lembrar a senha). As instruções de acesso, descritas abaixo, encontram-se no placar à frente dos assentos.

1. Coloque seu dispositivo em modo avião.

2. Conecte-se à rede Wi-Fi da aeronave, chamada “GOL_Online”.

3. Digite em seu navegador “GOLonline.com.br” ou, se preferir, leia o QR code no assento à sua frente com a câmera do seu celular.

4. Pronto! Você já está no portal do GOL Online. Siga as instruções para ativar seu pacote gratuito de mensagens.

Jessé Resende, presidente da Saga Systems, em sua saga de implantar fechaduras no mundo

0

A entrevista-almoço com Jessé Resende, presidente da Saga Systems aconteceu no tradicional restaurante Circolo Italiano, no epicentro de São Paulo esta semana. 

por Paulo Atzingen e Clara Silva (transcrição)*


Acompanhado de seu diretor de marketing Márcio Federicci, o fundador da Saga Systems experimentava seus últimos dias de férias e reservara um tempo exclusivo para conversar com o DIÁRIO.

Após o almoço, que foi entremeado por temas triviais e que reforçam a amizade não só entre as pessoas, mas entre as empresas, Jessé expõe sua alegria ao chegar em 2024 à marca dos 15 anos de Brasil, após atravessar o período crítico da pandemia:

Esse ano comemoraremos 15 anos de Brasil. E estamos vivos porque tomamos decisões fundamentais antes da pandemia. Mudamos totalmente a empresa, implantando sistemas de TI,  telefonia em nuvem e ERP em nuvem e, principalmente, mantivemos todos os funcionários, sem despedir ninguém”, diz.

Segundo Jessé, a empresa criou um software de controle de projetos, o Saga Projects, que controla todos os projetos no mercado. “Criamos também um CRM para saber 100% o que está acontecendo com os nossos clientes ou como é que está a negociação. Ou seja, foi um ano totalmente de mudanças estratégicas”, anuncia. 

Índices de crescimento

Com o selo ISO-9001, Jessé fala dos percentuais de crescimento de sua empresa: “Com exceção dos anos pandêmicos, estamos crescendo desde quando abrimos a empresa, com taxas de crescimento em torno de 25% a 30%.  Temos um número de hotéis considerável. Atendemos em torno de 2.300 estabelecimentos no Brasil todo. As fechaduras eletrônicas, são o nosso grande mercado e estamos crescendo entre 25 e 30% ao ano”, pontua. 

Para o executivo, o produto fechadura eletrônica tem um crescimento muito robusto no Brasil e no mundo, acompanhando os novos padrões de engenharia e arquitetura modernos. “Existe um crescimento homogêneo, quase linear, dos produtos e insumos da hotelaria com os projetos dos prédios, seja na arquitetura, seja no design, seja no tipo da fechadura eletrônica” enumera. 

Criar empregos e riquezas

Com uma equipe de base composta por 16 pessoas e de campo de quase 130 instaladores e técnicos, Jessé traduz o compromisso de sua equipe com uma palavra: “comprometidos“.

“Praticamente em cada Estado do país temos um representante comercial, além dos técnicos da montagem. Hoje temos uma equipe muito grande vivendo de Saga Systems, gente comprometida, o que me dá muito orgulho. Cada vez que a gente cria um novo trabalho, um novo emprego, que nós contratamos alguém, eu me sinto realizado, porque eu acho que essa é a minha missão: criar empregos e criar riquezas”, revela.

Restrições 

Atendendo praticamente todas as redes hoteleiras nacionais, Jessé declara que algumas empresas, em especial redes internacionais, têm restrições ao produto nacional. “Nós atendemos praticamente todas as redes hoteleiras, grandes e pequenas, hotéis familiares e independentes, mas percebo que até hoje há um certo preconceito com o produto nacional. Essas (redes internacionais) não atendemos porque eles não querem, mas estamos preparados para atender com um produto e uma equipe de altíssima qualidade e com padrão brasileiro de atendimento”, reforça.

Com uma vida dedica à hotelaria e às fechaduras eletrônicas, Jessé é sergipano e chegou a São Paulo em meados da década de 1960. “Quando a Saga Systems nasceu, o nosso objetivo era ter a fechadura eletrônica, nós fizemos um plano de negócio (business plan em linguagem mais sofisticada, mas Jessé dispensou o termo), no qual nasceu com economizador de energia, depois o  sistema de cofres e depois a fechadura”, enumera. 

Jessé Resende
Fechadura Eletrônica é o carro chefe da Saga Systems (Crédito: divulgação)

Tenho um sonho

“Somos caçulas na fechadura, basicamente temos 10 ou 12 anos neste negócio. Mas mesmo assim, temos um produto com homologação internacional, com tudo que o mercado internacional necessita e precisa. Estamos crescendo muito e meu sonho é colocar fechaduras eletrônicas em todos os hotéis do mundo”, declara Jessé Resende ao final da entrevista, um pouco antes do café.

Sonhando grande ou não, Jessé já tem uma vantagem por ter um nome bíblico (pai do Rei Davi) e outra vantagem foi ter nomeado sua empresa como Saga – nome que remete a grandes feitos e realizações.

Que esta saga de Jessé de implantar fechaduras pelo mundo se profetize.


*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO

 

Aena começa obras de requalificação no Aeroporto do Recife

0

As intervenções no Aeroporto do Recife vão permitir que a prefeitura da cidade realize outras obras importantes na região


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A Aena iniciou nesta sexta-feira (19) as ações de requalificação do entorno Aeroporto do Recife.

A primeira etapa dos trabalhos, de acordo com nota enviada ao DIÁRIO, inclui uma série de intervenções na calçada localizada na Av. Mascarenhas de Morais, no trecho que compreende o final do antigo terminal de passageiros até a Av. Centenário Alberto Santos Dumont.

Essa atividade faz parte de um grandioso projeto para o local, que inclui restauração da Praça Salgado Filho conforme o projeto original de Burle Marx, pela concessionária, que também adotará o espaço. A praça será integrada ao antigo terminal de passageiros. Hoje degradada, a edificação será totalmente requalificada, tornando-se um espaço de convivência para a população, com praça de alimentação, exposição permanente de obras de arte e modais de transporte terrestre.

Aeroporto de Recife
Aeroporto do Recife dá início às obras de requalificação

Outras melhorias previstas para o local, segundo a Aena, são a implantação de uma ciclofaixa, trazendo mais movimento e acessibilidade à área, e ao aeroporto. Também estão programadas a recuperação das calçadas contíguas ao muro do aeroporto, e a sua adequação às normas vigentes, de forma a restaurar a possibilidade de circulação nesse espaço.

Benefício para outras obras

Paralelamente, as intervenções vão permitir à Prefeitura do Recife realizar obras de drenagem neste trecho da Av. Mascarenhas de Morais, imprescindível para evitar os constantes alagamentos na área. A requalificação das calçadas, a ser executada pela Aena, tem um importante papel na viabilização dessa melhoria.

Para a realização do projeto, algumas árvores situadas na calçada, no trecho que vai passar pelas intervenções, serão removidas e substituídas por outras espécies. Pelas suas características, essas árvores tanto impedem a requalificação do passeio público, quanto afetam a integridade do pavimento e do muro, devido ao tipo de crescimento de suas raízes.

As intervenções vão melhorar ainda mais a experiência do passageiro no aeródromo da capital pernambucana, e da população de seu entorno, que passam a contar com mais conforto e mobilidade.