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Parque de gelo leva multidões de turistas a Harbin, na China

Visitas no Ano Novo no parque de gelo geraram uma renda de mais de 6 milhões de dólares


EDIÇÃO DO DT com informações da Reuters

O Festival Anual de Gelo e Neve da China, com suas esculturas de gelo de contos de fadas, foi inaugurado no dia 29 de dezembro, levando multidões de turistas que se arrastavam cuidadosamente sobre o gelo escorregadio e a neve e arrastavam seus filhos em trenós pelo parque. .

Este ano, o parque de gelo abrange 810 mil metros quadrados com 250 mil metros cúbicos de gelo esculpido, colhido no vizinho rio Songhua, congelado, e iluminado à noite com luzes coloridas.

As esculturas, algumas com alguns andares de altura, apresentavam edifícios e pontes em estilo chinês, castelos de contos de fadas, torres e uma delas inspirada no Templo do Céu de Pequim. Vários escorregadores de gelo foram construídos para crianças e adultos ao redor do parque.

O vice-diretor de marketing do festival, Sun Zemin, disse à Reuters que a quantidade média de pessoas que visitam o parque diariamente aumentou significativamente para cerca de 30 mil este ano, e os quartos de hotel na cidade foram reservados após o Festival da Primavera, em fevereiro.

Parque de gelo na China
Parque de gelo na China (Foto: REUTERS Tingshu Wang)

“Em 2018, o número médio de pessoas que frequentam o parque por dia foi de cerca de 18.500… Portanto, o número total de pessoas quase duplicou em comparação com os anos anteriores”, disse o executivo.

Harbin é a capital da província mais ao norte da China, Heilongjiang, que faz fronteira com a Rússia com 3.000 km (1.864 milhas) de extensão.

Durante os feriados de Ano Novo, o parque do festival recebeu cinco vezes mais visitantes do que há um ano, com 163.200 pessoas e gerou 46,18 milhões de yuans (6,45 milhões de dólares) em receitas, quase seis vezes mais do que há um ano, disse a estação de TV provincial de Heilongjiang.

Isso ajudou a atrair cerca de 3,05 milhões de turistas para a cidade durante o mesmo período, e o departamento de cultura e turismo de Heilongjiang apelidou o boom turístico de “milagre do gelo e da neve” em Harbin neste inverno.

Boeing começa modificação do X-66 em busca de sustentabilidade máxima

As asas da aeronave MD-90, da Boeing, serão removidas em breve para a instalação de um conceito avançado de asa conhecido como Transonic Truss-Braced Wings, ou TTBW


EDIÇÃO DO DT com agências

A Boeing deu início a uma nova etapa da extensa modificação em uma aeronave que se tornará o X-66 Sustainable Flight Demonstrator (SFD, na sigla em inglês, ou Demonstrador de Voo Sustentável X-66 em português).

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, as atualizações consistem na remoção dos motores e a realização de varreduras de metrologia 3D para informar o design e o plano de construção da aeronave.

As asas originais do jato MD-90 em breve serão removidas para testar o design de um conceito avançado de asa, conhecido como Transonic Truss-Braced Wing (TTBW), composto por asas ultrafinas, sustentadas por suportes, com maior envergadura e alongamento. A maior envergadura e eficiência aerodinâmica do TTBW podem acelerar significativamente as oportunidades de redução do consumo de combustível e emissões.

O X-66 é o primeiro projeto de avião experimental da NASA focado em ajudar os Estados Unidos a alcançar seu objetivo de zero emissão líquida de gases de efeito estufa na aviação. Os testes em solo e em voo devem começar em 2028.

A Boeing divulgou um vídeo em time-lapse dos passos recentes da conversão, que inclui:

  • Remoção dos motores e reversores de empuxo
  • Elevação e apoio do jato para simular a condição da aeronave durante a modificação completa
  • Digitalização a laser 3D da estrutura da aeronave

Com os dados de digitalização, a Boeing usará um software de modelagem 3D para sobrepor a estrutura existente do MD-90 aos novos componentes do X-66, permitindo uma integração espacial mais precisa e a oportunidade de identificar e mitigar riscos no processo de modificação.

A Boeing continuará fornecendo atualizações conforme o projeto avança.

ANAC lança 3ª edição do Programa Sustentar

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Agência Nacional de Aviação Civil – Anac – objetiva incentivar práticas sustentáveis por companhias aéreas e empresas de táxi-aéreo

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Reforçando o compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) anuncia o lançamento da 3ª edição do Programa Sustentar, prêmio criado para incentivar o desenvolvimento de melhores práticas sustentáveis adotadas pelos operadores aéreos brasileiros.

A participação no programa é voluntária e os participantes pontuam de acordo com o atendimento a critérios estabelecidos em edital, que avaliam iniciativas voltadas à redução dos impactos ambientais. Dentre os temas ambientais abordados pelo programa estão: inventário de emissões, qualidade do ar, mudanças climáticas e ruído.

Os operadores aéreos que aderem a cada edição do programa são classificados em empresa aérea e táxi-aéreo, de acordo com o perfil de operações, e elencados de acordo com o desempenho. Os melhores aeroportos de cada categoria serão reconhecidos publicamente pela ANAC.

Inscrições
Para participar do programa, os operadores aéreos devem enviar um e-mail até 2 de fevereiro de 2024 para meioambiente@anac.gov.br, manifestando interesse em participar. Em seguida, os participantes receberão o formulário eletrônico de avaliação das medidas adotadas pelo operador, que deverá ser preenchido até 1º de março de 2024.

Edital   
O edital com todas as informações pode ser consultado no portal da ANAC.

Conheça os resultados das últimas edições   
Os resultados das últimas edições do programa e as medidas sustentáveis adotadas pelos operadores aéreos podem ser consultadas no portal da Agência.

Programa Aeroportos Sustentáveis 
Conheça também o Programa Aeroportos Sustentáveis, voltado a práticas de sustentabilidade por operadores aeroportuários.

Ana Paula Faure, sócia-fundadora da Hplus: ‘Continuaremos com nosso plano de revitalização de hotéis’

A Hplus Hotelaria, rede de hotéis que se destaca no Centro-Oeste brasileiro e conquistou notoriedade em Brasília, tem no comando Ana Paula Faure.

REDAÇÃO DO DIÁRIO


Ana Paula é formada em hotelaria, tem pós-graduação em administração de empresas e MBA em hotelaria de luxo. Atua na área desde 1987 e passou por diversos setores do ramo, como reservas, vendas, eventos, recepção e gerência de hospedagem. Em 1990, entrou no mercado de apart-hotéis, até então uma novidade no setor de hospedagem e imobiliário. Experiente, antenada e destemida, ela se destaca, também, pela consciência e práticas socioambientais avançadas. Acompanhe a entrevista exclusiva para a série Entrevistas Presidenciais:

DIÁRIO – Em 2023, quais os esforços de gestão mais relevantes realizados pela Hplus, no cenário pós-pandemia?

Durante a pandemia, nossas operações ficaram fechadas e passamos por momentos difíceis. Agora estamos trabalhando em diversas frentes para transformar a Hplus em uma empresa ainda melhor para nossos colaboradores, investidores, hóspedes e moradores. Estamos desenvolvendo um amplo programa de revitalização de nossos hotéis. Alguns já estão com unidades reformadas e mais modernas, outros ainda irão passar por adaptações tanto nos quartos quanto nas áreas comuns.

Buscamos apoiar todas as nossas ações de gestão nos pilares ambientais, sociais e de governança da política ASG. Este ano, continuamos a implementação de novas ações que tenham um reflexo positivo. Entre elas, a contratação de uma empresa especializada para realizar a compensação de energia utilizada em nossos empreendimentos. E a instalação de dispensers de shampoo e condicionador para evitar o uso de embalagens de shampoo e condicionador vazios.

DIÁRIO – Como se comportou o desempenho da rede, no Centro-Oeste e nas demais regiões em que está presente?

Tivemos bons resultados no Centro-Oeste, em Palmas e João Pessoa, locais em que também temos empreendimentos. Os resultados são reflexo do trabalho incansável de nossos colaboradores, mas ainda temos muito o que fazer. Estamos buscando chegar aos excelentes resultados que tivemos entre 2012 e 2013, o que passa pela recuperação da tarifa média acima da inflação do período.

Importantes insumos, como água, energia elétrica e gás, tiveram nos últimos 10 anos reajustes de preços muito acima dos índices oficiais de inflação. Isto posto, acreditamos que entre 2024 e 2025 o investimento hoteleiro alcance níveis que justifiquem o alto investimento em capital que é exigido por este segmento.

DIÁRIO – Qual o peso, em 2023, dos apart-hotéis no conjunto da hotelaria fornecida pela Hplus?

A Hplus foi criada nos anos 2000 oferecendo apenas hospedagens de longa estadia em apart-hotéis. Só depois entramos para o segmento de hotéis de diárias. Os apart-hotéis continuam sendo muito importantes para nós, pois além de fazerem parte da nossa história, possuem uma demanda constante em uma cidade como Brasília, em que o serviço público possui uma certa rotatividade e onde muitos servidores são alocados.

DIÁRIO – Como você resume o balanço geral das atividades da Hplus, em 2023?

Foi um ano de muito esforço para mantermos a retomada pós pandemia. Temos que agradecer os colaboradores da Hplus, que trabalharam de forma incansável para oferecer o melhor serviço de hotelaria em Brasília, João Pessoa e Palmas e de hospedagens de longa estadia no Distrito Federal. Foi um momento de muitos aprendizados e tenho certeza de que o ano seguinte será ideal para aperfeiçoarmos ainda mais o nosso trabalho.

DIÁRIO – Quais pontos merecem destaque no planejamento da organização para 2024? O que está previsto para o próximo ano, em termos de aquisições, retrofit e expansão da oferta de hospedagem?

Como disse anteriormente, vamos continuar nosso plano de revitalização de hotéis. Também estamos reestruturando a pasta de Novos Negócios da Hplus para que possamos levar para o mercado o formato de gestão da Hplus com menos burocracia, preservando a identidade do hotel e revelando o cuidado com a qualidade, reputação e com os resultados para os investidores.

DIÁRIO – O que deverá ser feito em favor da racionalização de custos e aprimoramento dos serviços da rede?

Devemos conjugar as boas práticas ambientais com a economia, focando principalmente os insumos água, energia e gás, exatamente os que tiveram, nos últimos 10 anos, os maiores reajustes, bem acima da inflação. Por último, e talvez mais importante, não descuidar nunca dos treinamentos e ações motivacionais junto a equipe.

DIÁRIO – Na comparação com os números de 2023, qual a expectativa da Hplus quanto à taxa de ocupação em 2024?

Esperamos manter o crescimento dos resultados na busca da correta remuneração do alto capital investido pelos proprietários. Além de buscar, ainda, compensar os prejuízos acumulados no período da Pandemia. Sem descuidar, nunca, dos investimentos em manutenção e modernização.


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REVISTA PAYSAGE de agosto entrevista Presidente da Hplus e mostra os 40 anos da Bancorbrás

Curitiba (PR) garante prêmio de cidade mais inteligente do mundo

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Alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), Curitiba se destacou pela quinta vez na premiação


EDIÇÃO DO DT com informações do MTur

Ações e programas de planejamento urbano voltados ao crescimento socioeconômico e à sustentabilidade ambiental fizeram de Curitiba (PR), a cidade mais inteligente do mundo, segundo o World Smart City Awards, prêmio concedido pela Fira Barcelona, na Espanha. A honraria é considerada uma das principais nas áreas de inovação e cidades inteligentes.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, aa implantação de soluções para manter a construção de uma cidade mais sustentável e inovadora, alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuiu para que Curitiba se destacasse pela quinta vez no prêmio.

Como uma tendência crescente na indústria do turismo, Destinos Turísticos Inteligentes (DTI’s) é uma estratégia desenvolvida na Espanha que ajuda as cidades a darem maior visibilidade aos atrativos turísticos, com a implantação de tecnologias que tornam os destinos mais acessíveis e sustentáveis. No Brasil, a metodologia, foi adaptada à realidade brasileira, sendo implantada pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Cidades del Futuro.

Curitiba é eleita a cidade mais inteligente do mundo e se torna referência para o setor turístico (Foto: Arquivo MTur)
Curitiba é eleita a cidade mais inteligente do mundo e se torna referência para o setor turístico (Foto: Arquivo MTur)

No país, o DTI é desenvolvido tendo como foco nove pilares: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte e Criatividade. As cidades que se dispõem a implantar as diretrizes para tornar os seus destinos mais atrativos, adquirem o selo DTI após 80% dos requisitos cumpridos pelo plano de transformação.

Recentemente, dez novas cidades brasileiras receberam a certificação DTI em Transformação. As cidades de Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Ponta Grossa (PR), Santos (SP), Joinville (SC), Vila Velha (ES), Fortaleza (CE), São Luís (PI), Gramado (RS) e Bonito (MS) cumpriram todas as etapas previstas no edital do MTur e receberam o selo. Belo Horizonte (MG) também foi contemplada pela iniciativa própria de desenvolver um plano de transformação seguindo a metodologia DTI Brasil.

HotéisRIO apoia adiamento da exigência de vistos para americanos, canadenses e australianos

A nova exigência foi postergada, por meio de decreto do Governo Federal, para 10 de abril. Entenda a posição do HotéisRIO


EDIÇÃO DO DT com agências

O presidente do Sindicato Patronal dos Meios de Hospedagem da capital do Rio de Janeiro (HotéisRIO), Alfredo Lopes, considerou acertada a decisão do presidente Lula de adiar para abril a exigência dos vistos para americanos, canadenses e australianos.

Antes prevista para iniciar em 10 de janeiro de 2024, a nova exigência foi postergada, por meio de decreto do Governo Federal, para 10 de abril, após pleito do setor e apontamento da necessidade de melhorias do sistema, que começaria a operar no auge da alta temporada do turismo.

“Com a atração de turistas estrangeiros sempre abaixo de outras importantes metrópoles mundiais, lembrando que o Brasil há décadas não ultrapassa a barreira dos seis milhões de visitantes estrangeiros por ano, sempre considerei a exigência de vistos uma visão unilateral desalinhada com a atual demanda do turismo nacional e fluminense”, inicia Lopes, conforme nota enviada ao DIÁRIO.

“Esperávamos que o Governo Federal buscasse caminhos para ampliar investimentos em promoção e captação, que neutralizasse um histórico desastroso de relacionamento com estes mercados com enorme potencial de resposta. Reconhecemos que este governo, em um trabalho consistente que vem sendo realizado pela Embratur, caminha positivamente neste sentido. Mas ainda estamos longe do potencial de captação do mercado internacional. Por isso consideramos mais do que acertada a decisão do adiamento”, declara o executivo da HotéisRIO.

“A decisão de voltar a cobrar vistos é inexplicável, um contrassenso em um momento em que nosso ministro Haddad busca receita em todos os lugares – e as divisas trazidas por turistas estrangeiros certamente seriam bem-vindas. Já registramos um enorme desequilíbrio entre o que os estrangeiros deixam aqui e o que os brasileiros gastam lá fora e, com a volta da exigência, essa diferença desfavorável vai aumentar”, continua.

Não tem nenhum sentido cobrar vistos não só de norte-americanos, mas de todos os países que tinham sido liberados. No caso dos turistas dos Estados Unidos, muitos terão que se deslocar para um estado que tenha um consulado brasileiro para poder fazer os trâmites, além de pagar uma taxa de 115 dólares. Isso afeta frontalmente o trabalho de promoção do nosso país feito pela Embratur e dificulta muito a vinda de turistas estrangeiros para cá, justamente em um momento em que queremos trazer mais visitantes”, finaliza Alfredo Lopes.

Conforme relembra a nota enviada ao DIÁRIO, durante mais de três décadas, o trade turístico brasileiro buscou a flexibilização da exigência de vistos para os norte-americanos, além de outros destinos emissores, em razão da relevância dos EUA como emissor de turistas e fonte de receita para o país. A conquista do fim da exigência, em 2019, apresentou resposta rápida.

Dados da Polícia Federal mostram que houve incremento de 21,39% na entrada de turistas provenientes dos Estados Unidos no segundo semestre de 2019, em relação ao mesmo período de 2018, embora em 2020 o cenário internacional tenha sido drasticamente afetado pela pandemia. Ainda na retomada, segundo o Ministério do Turismo, em 2021, o país chegou ao posto de principal emissor de turistas para o Brasil (132,2 mil) – historicamente, ocupava o segundo lugar, atrás da Argentina.

Giro Brasil: programa de TV sobre turismo nacional visa fomentar o setor

O Giro Brasil vai ao ar todos os domingos, às 7h da manhã, e segundo a TV Cultura, tem relevância suficiente para fomentar o turismo brasileiro


EDIÇÃO DO DT com agências

Desde o fim de 2023, a TV aberta tem um novo programa para os amantes de turismo, sobretudo de destinos nacionais: o Giro Brasil. Apresentado e produzido pela jornalista Kelley Vieira Ambrósio, a atração exibe belezas, atrativos e curiosidades sobre os locais por onde a comunicadora passa.

De acordo com Eneas Pereira, vice-presidente da TV Cultura, o programa tem capacidade para instigar os telespectadores e dar voz ao setor. O Giro Brasil é um programa muito importante para fomentar o turismo e a economia criativa do nosso país, além, é claro, de divulgar as belezas nacionais para todo mundo conhecer. Trata-se de um conteúdo de qualidade para toda a família”, afirma o executivo.

A TV Cultura, afiliadas e parceiras, alcançam em sinal aberto 2 mil municípios, 27 estados e 212 milhões de pessoas no território nacional.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a produção tem dois blocos de 13 minutos, é exibido às 7h de Domingo e reprises durante todas as terças. “Nesta primeira fase, nosso foco é o Brasil. Mas o plano é, num futuro próximo, seguir mundo afora, para países e lugares que façam os olhos dos brasileiros brilharem”, afirma a apresentadora Kelley Vieira Ambrósio.

Além de apresentar o Giro Brasil, a jornalista é responsável por toda a criação, roteiro e edição de texto do programa.

Oktober Fest Blumenau SCC
A apresentadora Kelley Vieira Ambrósio na Oktober Fest Blumenau SCC (Foto: Cristiano Bridaroli Bastos)

Espaço para todo o setor

De acordo com Kelley, que tem mais de 30 anos de experiência em televisão, o programa tem espaço para a agenda turística, tanto da iniciativa privada e toda a rede ligada ao Turismo, quanto de gestores, prefeituras, governos e instituições que fomentam este setor.

Uma das primeiras instituições a apostar no Programa Giro Brasil foi a Federação do Comércio de Santa Catarina – Fecomércio SC. “O Giro Brasil tem sido um cartão de visitas digital do nosso Estado para todo o Brasil, em rede nacional. Estamos mostrando nossas belezas para todas as regiões do país em um convite interativo e isso traz mais turistas para cá, movimentando a economia, gerando emprego e renda”, destaca o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni.

SP arrecada quase R$ 4 bilhões no Turismo com festa de Ano Novo

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Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) divulgou balanço do evento no Estado de São Paulo


EDIÇÃO DO DT com informações da Setur-SP

A circulação de 3,3 milhões de turistas no estado de São Paulo gerou nas festas de Ano Novo uma receita de aproximadamente R$ 3,8 bilhões. Os dados são do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP (Setur-SP).

“É interessante ver como o turismo pode desempenhar um papel fundamental no crescimento econômico, especialmente durante eventos sazonais como o Réveillon. Isso ressalta a importância do setor para São Paulo, não apenas em termos de receita, mas também na criação de empregos e no desenvolvimento da infraestrutura local”, ressaltou Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.

Conforme expõe sondagem da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (Abih-SP), a média foi de 80% em acomodações em todo o estado.

E quando o assunto é a capital paulista, a estimativa é que tenham passado 2,5 milhões de pessoas na semana do Ano Novo e uma média de 70% da rede hoteleira ocupada. Isso representa 20% a mais comparado com 2022. Em hotéis que estavam oferecendo ceia, a taxa alcançou a média dos 100% de ocupação.

Arrecadação no turismo no litoral de SP

O litoral paulista atraiu uma quantidade significativa de visitantes. Santos teve ocupação hoteleira média de 84% na noite da virada e quase 600 mil turistas na cidade para o evento. A cidade de São Sebastião, no Litoral Norte, ficou lotada para a virada do ano, com média de 90% na ocupação hoteleira.

Ilhabela recebeu aproximadamente 40 mil visitantes e teve ocupação hoteleira média de 90%. A cidade estima que o turismo injetou em torno de R$ 42 milhões na economia local no período.

O Centro de Controle de Informações (CCI) da ARTESP contabilizou 10 milhões de veículos circulando pela Ecovias e Tamoios, rodovias que dão acesso à Baixada Santista e Litoral Norte, no período de 28 de dezembro a 1º de janeiro.

Carnaval 2024: quase 1 milhão de pessoas devem voar com a LATAM no período

Santiago, Miami e Lisboa, segundo a Latam, são as localidades no exterior preferidas dos brasileiros que querem fugir da folia em 2024


EDIÇÃO DO DT com agências

O Carnaval de 2024 promete ser mais rentável para a Latam Brasil em comparação ao ano passado. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, mais de 927 mil passageiros devem embarcar com a companhia aérea em seus voos domésticos e internacionais entre os dias 9 e 16 de fevereiro deste ano, período em que será celebrada a festa neste ano.

O balanço representa um crescimento de 21% em relação ao Carnaval do ano anterior (voos realizados de 17 a 24 de fevereiro de 2023). Para atender à demanda, a companhia programou 500 voos extras no período em comparação com 2023, totalizando 5.800 voos.

Conforme informa a Latam, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro são os destinos brasileiros mais buscados pelos passageiros da companhia para o período da festividade em 2024, enquanto Santiago, Miami e Lisboa são as localidades no exterior preferidas dos brasileiros que querem fugir da folia deste ano.

“A LATAM tem hoje a sua maior malha aérea doméstica no País com mais de 50 destinos e consegue conectar os brasileiros para 90 aeroportos no exterior. Por isso, é a melhor opção para todos os tipos de viajantes do Carnaval: tanto o folião quanto aquele que quer sossego e tranquilidade”, garante Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

Parque das esculturas em Providência, Santiago (Crédito: Simone Barros) latam
Parque das esculturas em Providência, Santiago, cidade em alta para o Carnaval de 2024 (Crédito: Simone Barros)

Medidas da Latam para 2024

De acordo com a nota recebida pelo DIÁRIO, em dezembro de 2023, a LATAM alcançou a marca de 8 novas aeronaves recebidas no Brasil no espaço de um mês.

Ainda em 2023, 15 dos 17 novos aviões recebidos direto de fábrica foram direcionados para a sua operação brasileira, que neste ano deve crescer de 7% a 9%.

Para 2024, a LATAM já anunciou 4 medidas para universalizar a aviação no Brasil, incluindo a adição de 10 mil assentos diários à sua operação no País.

Novotel Itu Golf & Resort surpreende com balanço de sustentabilidade em 2023

Os números de ações sustentáveis do Novotel Itu Golf & Resort evidenciam que práticas de ESG beneficiam o setor hoteleiro e o meio ambiente


EDIÇÃO DO DT com agências

Em 2023, o Novotel Itu Golf & Resort mergulhou ainda mais nas práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança), que aliás têm sido fundamental para todas as empresas, incluindo o setor de hotelaria.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, entre as ações sustentáveis de destaque aplicadas no hotel está a eliminação de plásticos de uso único da experiência dos hóspedes, incluindo garrafas, copos, canudos, entre outros.

Além disso, ao longo de 2023, o resort adotou diversas iniciativas sustentáveis em sua operação, contribuindo ativamente para a preservação do meio ambiente e moldando um futuro cada vez mais responsável e consciente.

“Em um mundo onde a sustentabilidade se torna essencial, o Novotel Itu Golf & Resort, orgulha-se de apresentar seus resultados socioambientais das iniciativas primordiais, como reutilização de água, queimador à biomassa e ações sociais”, explica Carlos Jacobina, Gerente Geral do Novotel Itu.

Confira abaixo as principais medidas realizadas:

Plastic Free

Segundo a nota recebida pelo DIÁRIO, o resort eliminou todos os plásticos de uso único. Com isso, evitou só em 2023 o descarte de quase 215 mil unidades de garrafas pet e copos plásticos que impactariam negativamente o planeta por centenas de anos.

Desses plásticos, também houve a eliminação de canudos de plástico e mexedores de bebida. Além disso, a empresa substituiu itens de uso único dos kits de amenidades por dispensers, sacolas plásticas de lavanderia por sacolas de TNT, entre outros.

Piscina infantil secudária Novotel Itu (Foto: MEA)

Reaproveitamento de água

O Novotel Itu ainda realizou a prática de economia e reaproveitamento de água durante o ano.

  • Água cinza: Foram tratadas e reutilizadas mais de 4 milhões de litros de água em descargas sanitárias e irrigação de jardim;
  • A água pluvial foi captada e reutilizada para irrigação de jardim e descarga sanitária;
  • Economia de água: O resort conta com redutores de vazão, torneiras automáticas e caixa acoplada com sistema Dual Flux. Isso gera uma redução de cerca de 50% no consumo;

Energia Sustentável e Eficiência Energética

De acordo com a nota oficial, o complexo opera com 100% de energia proveniente de fontes renováveis, estando no Mercado Livre de Energia. Além disso, o Novotel Itu conta com 200 placas solares para aquecimento de água.

Queimador à Biomassa e Redução de Emissões

A climatização das piscinas e o aquecimento da água dos chuveiros ocorre por meio de um queimador à biomassa. Isso resulta em uma economia notável de 60.921 kg de GLP e na redução das emissões atmosféricas associadas à combustão do gás.

São 343 suítes no Novotel Itu (Foto: MEA)
Lenha Reflorestada e Compromisso com a Neutralidade de Carbono

Com o uso de cerca de 3.500 m³ de lenha de madeira reflorestada para climatização das piscinas e aquecimento de água, o resort equilibrou as emissões de CO2.

Compostagem orgânica

O Novotel Itu realizou a compostagem de mais 3 toneladas de resíduo orgânico, que se transformaram em composto orgânico utilizados na adubação e manutenção do jardim;

Política Pet Friendly

Outra idealização do resort é a doação de parte da diária pet para a ONG ASPA – que acolhe centenas de cães abandonados. Em 2023, o valor arrecado foi próximo à R$50.000,00.

Para 2024, conforme informou o resort na nota enviada ao DIÁRIO, há o plano de adotar novas medidas para conservar o meio ambiente. “Não estamos apenas reduzindo impactos negativos ao meio ambiente, mas também moldando o futuro responsável que todos ansiamos. Nosso compromisso com a natureza é inabalável, e continuaremos implementando práticas sustentáveis em todas as áreas operacionais, visando um futuro mais verde e consciente”, declara Jacobina.