Primeira mulher a conseguir o registro profissional de jornalista no Paraná, Rosy de Sá Cardoso atuou por mais de 60 anos na imprensa paranaense
Publicado dia 02 de fevereiro (RETRÔ 2023)
A jornalista Rosy de Sá Cardoso, pioneira entre as mulheres no jornalismo paranaense, faleceu na madrugada desta quinta-feira (2), aos 95 anos. Profissional importante na imprensa, foi a primeira mulher a obter o registro profissional de jornalista no Paraná. Por mais de seis décadas atuou nas redações dos jornais O Dia, Estado do Paraná e Gazeta do Povo, onde trabalhou por 40 anos.
Segundo matéria assinada por Vivian Faria e publicada hoje (2) na Gazeta do Povo, Rosy estava internada no hospital da Cruz Vermelha, em Curitiba. O óbito foi motivado por falência múltipla dos órgãos em decorrência da idade avançada.
Segundo a Gazeta do Povo, Rosy iniciou a carreira como cantora de boleros na Rádio Guairacá. Entretanto, teve que deixar a atividade por causa de um calo nas cordas vocais. Assim, a partir daí, aos 21 anos, ela passou a atuar no jornalismo, onde fez brilhante carreira e fez história.
Além de ser a primeira mulher jornalista com registro profissional no Paraná, Rosy foi também foi pioneira ao se associar ao Sindijor-PR, o sindicato da categoria no estado, que em nota lamentou a morte e afirmou: “o jornalismo brasileiro sofreu uma grande perda”.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, também lamentou a morte da jornalista. “Era filha de dona Xaguana Gomes de Sá e Jayme Machado Cardoso. Estreou cantando boleros na Rádio Guairacá”, afirmou em nota.
Descobriu no Turismo uma paixão
Rosy escreveu colunas, entrevistou políticos, cobriu um jogo do Brasil na Copa do Mundo de 1950, se aventurou como apresentadora na televisão. Além disso, viajou muitas vezes ao exterior, o que a fez descobrir e se encantar pela editoria de Turismo, à qual se dedicou exclusivamente por 30 anos (1969 a 1999). Ao longo dos seus 95 anos de vida, conheceu cerca de 90 países nos cinco continentes – fora as inúmeras viagens nacionais.
Por fim, após 22 anos à frente da editoria de Turismo na Gazeta do Povo e de 51 de carreira, se afastou da função de editora, mas seguiu na redação. Porém, continuou escrevendo matérias, revisando o jornal e compartilhando experiência com os colegas mais novos. De acordo com a publicação, só deixou de ir ao jornal em 2017, depois do fim da edição diária impressa.
O Grupo Air France-KLM realizou nesta terça-feira (12) uma coletiva de imprensa para apresentar um balanço do grupo no Brasil este ano.
Por Paulo Atzingen, de São Paulo*
Os executivos Manuel Flahault, diretor Geral na América do Sul, e Sylvain Mathias, diretor Comercial na América do Sul, enumeraram as conquistas da empresa aérea, com destaque para a retomada dos números (leia-se índices de ocupação e retorno das frequências) em 2023, comparados aos patamares de 2019 no Brasil, a parceria com a GOL que foi renovada por mais 10 anos e os avanços em programas sustentáveis, destacando o uso do SAF(Combustível Sustentável de Aviação), uma das ações mais concretas para redução das emissões de CO2 das companhias aéreas e do grupo.
Segundo Manuel, os voos das companhias no Brasil alcançam números semelhantes ao período pré pandêmico, o que é uma conquista: “Os 14 voos que tínhamos da Air France de Guarulhos e os 3 voos que tínhamos de Fortaleza, antes da pandemia, já retomamos. Os do Galeão, que eram 10 já retomamos 7, e de Belém, que não tínhamos, agora já operamos um voo semanal”, enumerou.
Um quadro de recuperação semelhante são as operações da KLM. “Antes da pandemia a empresa operava 7 voos semanais tanto de Guarulhos quanto do Galeão. Alcançamos essa mesma frequência em novembro”, comemorou Flahault.
No quadro geral, as duas companhias somavam em outubro deste ano um total de 39 voos semanais para a Europa. Cinco a menos do total de 44, antes da pandemia global.
Previsões
Tanto Manuel, quanto Sylvain mostravam-se confiantes com o aumento das frequências e dos índices de ocupação dos voos, tomando como referência os números já alcançados em 2023.
A previsão de capacidade dos voos da Air France-KLM para o Brasil este ano gira em torno de um acréscimo de 16% sobre os números de 2022 e quase igualando o ano de 2019”, completou Manuel.
Quanto às receitas, os percentuais estão muito acima do período pré-pandemia (+69% comparado a 2019), o mesmo acontecendo com as receitas corporativas (+32% acima de 2019). Já quanto ao número de pessoas transportadas de/para a Europa, comparando este ano com o ano passado, os índices alcançam 14% para cima.
Parceria estendida com a GOL
O encontro serviu também para reforçar a renovação da parceria com a brasileira GOL, anunciada em 26 de outubro passado. Iniciada em 2014 para um período de 5 anos, a parceria estratégica foi renovada em 2019 e agora novamente para um período de 10 anos. “Passageiros da Air France e da KLM podem fazer conexões em voos da GOL a partir de São Paulo (GRU), Rio de Janeiro (GIG) e Fortaleza (FOR). Passageiros da GOL também têm acesso à Air France e da KLM a partir de seus hubs nos aeroportos de Paris-Charles de Gaulle e Amsterdã Schiphol”, disse Manuel. Essa conectividade e compartilhamento alcançam 80 destinos europeus e 45 destinos no Brasil.
Segundo dados apresentados na coletiva, mais de dois milhões de passageiros já se beneficiaram com essa parceria, iniciada em 2014.
Sustentabilidade
O encontro com jornalistas serviu para os diretores falarem do papel importante da companhia aérea em medidas relacionadas à diminuição de carbono na atmosfera. “Temos metas muito ambiciosas de desenvolvimento sustentável”, disse Manuel.
“Nosso objetivo é até 2030 reduzir as emissões de CO2 por passageiro-km em até 30% comparados aos índices de 2019, o que significa -12% em emissões absolutas de CO2.”, garantiu o diretor. Segundo ele, essas metas deverão ser atingidas com grandes investimentos em renovação de frota, com aeronaves mais eficientes em combustível e o uso do Combustível Sustentável de Aviação.
*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO
Francisco Henriques assume gestão do Cyan Resort by Atlântica e o novo gerente geral quer fortalecer a identidade singular do resort no interior de SP
O Cyan Resort by Atlantica, que conta com mais de 5.300 m² de lazer e localiza-se em Itupeva (SP), a 35 minutos da capital paulista, acaba de anunciar a contratação de Francisco Henriques como novo gerente geral.
Com mais de 20 anos de experiência na hotelaria e com passagens pelo setor de aviação e restauração, o executivo tem formação em Economia e Gestão pela ISEG – Lisboa. Além disso, ele acumula experiência em gestão de operações, comercial, alimentos e bebidas. Assim como atendimento a clientes, formação de equipes e implantações.
Francisco Henriques assume gestão do Cyan Resort e comenta objetivos
Agora, o principal objetivo de Francisco Henriques é aprimorar o trabalho da equipe para oferecer aos hóspedes a melhor experiência no resort. “Espero contribuir para que o Cyan Resort by Atlantica seja referência de hospedagem e destino para experiências memoráveis no interior paulista”, disse o executivo com entusiasmo.
Henriques também pretende unir forças com o Distrito Turístico SerrAAzul, onde o resort está inserido, e que engloba os parques Hopi Hari, Wet´n Wild, Outlet Premium e Shopping SerrAzul. “A meta é apoiar o crescimento da região, mostrando seu potencial como centro completo de compras, lazer e hospedagem”, revelou.
Resort oferece acomodações que atendem diversos tipos de hóspedes
Inaugurado em junho de 2022, o Cyan Resort by Atlantica recebeu investimentos da ordem de R$ 60 milhões. Além disso, no quesito apartamentos, o resort conta com unidades conjugadas para famílias. Assim como unidades adaptadas para PcDs e outras universais, contemplando adaptações de acessibilidade.
Além disso, também há 100 unidades que possuem duas camas de casal e comportam uma ou duas crianças. Por sua vez, as pias dessas unidades são um diferencial, pois estão instaladas do lado de fora dos banheiros, oferecendo mais comodidade aos hóspedes.
Francisco Henriques assume gestão do resort: conheça as comodidades do local
Com uma incrível área de lazer, o Cyan Resort by Atlantica possui três piscinas climatizadas (adultos e infantil), lounges, parque aquático, bar molhado, praia artificial, sauna, kids club & espaço baby. Assim como salão de jogos, fitness club, lobby bar, quadras de beach tennis e trilhas para caminhada.
Além de equipe de recreação especializada por faixa etária, com atividades voltadas para crianças, adolescentes e adultos, algumas com a participação da Turma do Tixa, mascote do Cyan Resort. O Jardim Secreto, um refúgio para relaxamento repleto de verde e redes de descanso, completa esse leque de espaços.
Cyan Resort by Atlantica tem espaço para eventos e oferece transfer cortesia
Para o segmento de eventos sociais e corporativos, o resort se destaca por sua modernidade e dimensão dos ambientes: são 1.900 m² de área, com 15 espaços que se adaptam a diversas formatações. Como, por exemplo: festas, congressos e até exposição de veículos.
Além disso, aos finais de semana e feriados, os hóspedes podem contar com transfer cortesia para os parques Wet´n Wild e Hopi Hari e também para o Outlet Premium e o Shopping SerrAzul. O resort oferece cortesia para duas crianças de até 12 anos na mesma acomodação dos pais.
Para efetuar as reservas, ligue para (11) 4290-3977 ou 2136-5300, ou envie um e-mail para : rersevas.cyan@atlanticahotels.com.br . Ou ainda acesse o site oficial do resort.
A GTA encabeça luta contra o estrabismo, e a empresa de seguro viagem reverterá parte do faturamento para doações ao Instituto Strabos
Em favor do Instituto Strabos, dedicado à correção do estrabismo junto a pessoas de baixa renda, a GTA – Global Travel Assistance anuncia uma campanha beneficente. Entre os dias 11 e 17 de dezembro, parte do faturamento proveniente da venda de seguros viagem será convertida em doações para a organização.
Essa iniciativa colaborativa tem como objetivo ampliar o acesso ao tratamento entre as populações mais vulneráveis. Estima-se que entre 4 e 8 milhões de brasileiros sofram de estrabismo, um distúrbio visual que resulta no desalinhamento dos olhos. Agora, esse apoio adicional impulsiona o número de cirurgias gratuitas, que já beneficiou mais de 880 pacientes desde 2015.
GTA encabeça luta contra o estrabismo e convoca o trade turístico
O estrabismo impacta negativamente o processo de aprendizagem infantil, acarretando em problemas relacionados à baixa autoestima. “Desde 2019, escolhemos apoiar essa instituição com o objetivo de transformar essa realidade e contribuir para a autoestima das crianças. E com o apoio do trade turístico, vamos formar uma rede de solidariedade“, concluiu o presidente da GTA, Celso Guelfi.
A Setur-SP promove destinos paulistas em 9 feiras internacionais e também realizou roadshow em países da Europa e da América Latina
Em 2023, a divulgação internacional do turismo paulista mobilizou os mercados europeus e da América Latina. Tanto que a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) promoveu a imagem do estado em nove feiras e eventos internacionais, como a WTM Londres, por exemplo. Assim como a FIT Buenos Aires, a FITUR Madrid, a ITB Berlim e a Conferência Anual da USTOA, que aconteceu recentemente em Los Angeles, nos EUA.
Além disso, a Setur-SP também estendeu o projeto de roadshow para países da Europa e da América Latina. Essa iniciativa capacitou mais de 250 agentes e operadores de turismo sobre os atrativos paulistas. Ao todo, três etapas foram realizadas em Lisboa, Madri e Lima.
Setur-SP promove destinos paulistas em feiras internacionais e Secretário comenta
“A promoção no exterior é uma das frentes para a valorização da diversidade dos destinos paulistas”, disse o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.
“O ecoturismo, por exemplo, é uma vocação do estado e a conexão com a natureza é uma das atrações de grande potencial para o visitante que vem para o Brasil”, concluiu o secretário.
Aumentar o fluxo de turistas estrangeiros em SP
As ações de promoção têm por objetivo aumentar o fluxo de turistas internacionais em São Paulo. De acordo com dados, até outubro de 2023, os norte-americanos lideram o ranking de visitantes que desembarcam em SP, com 346 mil; seguidos por argentinos (211 mil) e chilenos (128 mil).
Na sequência, estão os alemães, com 71 mil visitantes, e os portugueses, que representaram 61 mil turistas.
Setur-SP promove destinos paulistas em 9 feiras internacionais e continua divulgação em 2024
Em 2024, a Setur-SP manterá a promoção de São Paulo com participação nas principais feiras de turismo do Brasil e do mundo. A participação da Secretaria já está confirmada nos eventos WTM em abril, Abav Expo em setembro, e Festuris Gramado, em novembro do ano que vem.
O Poeta Carlos Cardoso, autor do premiado MELANCOLIA e do recém-lançado CORAGEM, recebe prêmios em Roma, em reconhecimento à sua obra poética
Consagrado com uma série de prêmios pelo livro “Melancolia” e visto como um dos expoentes da poesia brasileira contemporânea, o carioca Carlos Cardoso acaba de conquistar duas honrarias internacionais de prestígio. Tudo isso em reconhecimento à força lírica de sua obra e ao humanismo de seu olhar. Além disso, os prêmios foram entregues a ele em Roma, na Itália.
Na ocasião, o autor do recém-lançado “Coragem” ganhou o Prêmio Amicizia Italia Brasile e La Palma d’Oro di Assissi-Pax. Durante a premiação, Cardoso leu para o público italiano três poemas de sua autoria: “Pedra”, “Ora” e “Calmaria”.
Poeta Carlos Cardoso recebe prêmios e autoridades participam do cerimonial
Além disso, a secretária geral da Associazione Amicizia Italia Brasile, Bartira Carmignotto da Silva, conduziu o cerimonial. Junto ao deputado Fabio Porta; e o embaixador S. E. Everton Vieira Vargas.
Segundo documentação da Associazione Amicizia Italia Brasile, a premiação concedida a Cardoso “é uma contribuição bilateral de troca cultural”.
“Um gesto de consideração para o Brasil”, disse o autor em seu discurso
Em seu discurso de agradecimento, Cardoso destacou: “Eu sou um brasileiro em Roma. É meu dever como autor – e, sobretudo, como cidadão do meu país – entender que minha presença aqui simboliza um gesto de consideração para com o Brasil. É um reconhecimento de vocês para com o que a minha terra natal produz na arte, no verso”, disse o poeta.
Obra do poeta Carlos Cardoso será tema de debate
De acordo com o comunicado oficial enviado ao DIÁRIO, no próximo dia 14, a obra de Cardoso será debatida no evento Lírica da Coragem, no Estação NET Rio (R. Voluntários da Pátria, 35, Botafogo), às 19h. Na oportunidade, o autor fará um bate-papo sobre seu processo de criação, e depois fará uma sessão de autógrafos de “Coragem”.
“Carlos hoje é um dos grandes”, diz imortal da Academia Brasileira de Letras
Durante o lançamento de “Coragem” no Rio, em outubro, o imortal da ABL (Academia Brasileira de Letras) e poeta Antonio Cicero ressaltou a relevância de Cardoso na cena literária nacional.
“Todo grande poeta, quando lido, transporta a gente para a terceira dimensão da vida, que é a dimensão transcendente da arte. Carlos hoje é um dos grandes. “
Grandes autoras comentam obra “Coragem”
Já no texto do posfácio de “Coragem”, a professora e pesquisadora Celia Pedrosa diz que “o trabalho poético de Carlos Cardoso, pela superação de dicotomias convencionais, alimenta algumas importantes tendências da poesia contemporânea. São elas: o reinvestimento no lirismo, força afetiva de subjetivação, que impulsiona a relação reflexiva entre um eu desacomodado e o mundo belo e violento”.
Por sua vez, a ensaísta, escritora e acadêmica da ABL Heloisa Buarque de Hollanda, que escreve na orelha de “Coragem”, afirma: “A poesia de Carlos Cardoso, antes de mais nada, é uma técnica de sobrevivência. Sua ligação visceral com a escrita permeia a sua vida. Carlos Cardoso se comunica através da poesia, sobrevive através da poesia.”
Poemas interpretados por personalidades
Personalidades como Othon Bastos, Patrícia Pillar, Tony Belloto e Malu Mader interpretaram os poemas de Cardoso, em registros gravados em vídeo. Essas leituras – assim como alguns de seus versos – podem ser acessadas no instagram @carloscardosoficial e no site oficial do autor.
Saiba mais sobre o autor
Carlos Cardoso é um poeta e engenheiro carioca premiado no Brasil e no exterior por sua lírica. Conquistou uma série de honrarias com o livro “Melancolia” (2019). Seus poemas foram traduzidos e publicados na França, na Espanha, na Itália, em Portugal, nos Estados Unidos, no México, na Colômbia, na Bulgária e na Ucrânia, entre vários territórios estrangeiros. Em 2021, lançou o aclamado “Sol Descalço” e, em 2023, regressou às livrarias com o inédito “Coragem”.
Celebrando a criatividade, o Natal da Praça da Liberdade 2023 destaca elementos do espírito universal natalino com as riquezas históricas de Minas Gerais.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Inaugurada no último sábado, a tradicional iluminação natalina da Praça da Liberdade segue encantando o público até o próximo dia 6 de janeiro. O projeto Luzes de Natal da Praça da Liberdade integra a programação do Natal da Mineiridade. Serão 36 dias de luzes, espetáculos e imersões, atraindo um público de cerca de meio milhão de pessoas. Ao todo, serão criadas mais de 300 oportunidades de trabalho entre artistas e fornecedores. A ação é promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), com patrocínio da Cemig, a partir do projeto concebido, produzido e coordenado pela equipe da Casulo Cultura e Full Produções.
Neste ano, o projeto homenageia ícones das artes de MG e suas contribuições ao mundo. A proposta tanto da decoração quanto da programação tem como objetivo destacar riquezas e personagens que integram o Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado. Ela evidencia o espírito criativo e libertário do povo mineiro e lança luzes, temas e conceitos inovadores e contemporâneos ao Circuito Liberdade. As ações se expandem além da Praça da Liberdade, incluindo o Palácio da Liberdade, que receberá cenografia especial e uma programação de shows ao longo de todo o período, e os prédios da UEMG e do IEPHA, que terão iluminação integrada à proposta artística da Praça. Na Praça José Mendes Júnior, uma feira da cozinha mineira funcionará diariamente entre 18h e 23h.
A programação deste ano reunirá tradição e inovação. Junto da iluminação de elementos arquitetônicos e paisagísticos da Praça, serão realizadas diversas ações artísticas, entre elas projeções com utilização de lasers, exposições e até mesmo uma instalação sonora. Uma réplica iluminada do 14 Bis, de Santos Dumont, pilotada pelo Papai Noel, e os profetas de Aleijadinho reproduzidos em neon são alguns dos atrativos que conectam a criatividade mineira ao clima de confraternização do Natal.
O Bom Velhinho inclusive estará presente entre os dias 02 e 23, sempre das 18h30 às 21h30, representado por um ator. De 30 em 30 minutos, haverá um show de neve, complementando a magia da experiência.
Com um espaço de 7.000 m2, a Praça da Liberdade possui uma importância histórica e um protagonismo que também pode ser conferido na Política, na Economia e na Cultura, impactando o desenvolvimento e a construção da identidade do povo mineiro. Em seu entorno, a arquitetura testemunha o percurso da vida na cidade e no tempo: a passagem dos primeiros anos da capital à cidade moderna e ao seu momento contemporâneo.
O Natal é certamente a festa popular mais celebrada em todo o mundo. De caráter universal, a festividade é capaz de promover a união dos povos e estimular temas como solidariedade, cuidado, empatia e a preocupação com o outro. A programação do Natal da Mineiridade 2023 foi pensada de forma inclusiva, com o objetivo de atrair pessoas de todas as idades e classes sociais. A experiência mágica de projeções, luzes, imersões Instagramáveis e da decoração típica da celebração ganhará ainda mais atrativos com a presença de uma série de elementos históricos, exaltando o tema Criatividade, contribuindo para tornar esta edição uma das mais memoráveis de todos os tempos.
Estrutura
Com direção artística de Danusa Carvalho e Joca Corsino, a iluminação da Praça da Liberdade – Natal da Mineiridade promete surpreender não apenas pela inovação em tecnologia como também pela conexão harmônica entre tradições natalinas e a história e personagens icônicos de Minas Gerais.
A Praça da Liberdade será transformada em um grande tabuleiro lúdico, dividida em cinco áreas que expressam elementos universais que dialogam com o Natal e a cultura de Minas. Elas abordam os temas Alma, Artes, Ciência e História, todas conectadas pela Alameda Travessia. Cada um desses espaços apresenta uma faceta dessa diversidade. No espaço Alma, por exemplo, os visitantes verão um presépio iluminado com a cena sacra em tamanho natural. No período natalino, o coreto vai abrigar a Casa do Papai Noel, ambiente com iluminação cênica e espetáculo de neve de 30 em 30 minutos. Um túnel iluminado em neon flex também vai proporcionar uma experiência imersiva e instagramável no espaço.
Homenagem a Aleijadinho com as silhuetas iluminadas dos 12 profetas do adro da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, instalações sonoras com transmissão de bandas, orquestras e outras expressões que fazem parte da história da música de Minas, alameda principal da Praça da Liberdade com “céu” de lâmpadas de LED, além de iluminações cênicas e projeções a laser, darão o tom do Natal da Mineiridade na Praça da Liberdade.
Uma medida humanitária para amparar mulheres vítimas da violência (principalmente doméstica), e um selo para oferecer às hóspedes produtos e serviços feitos especialmente para a mulher.
Assuntos aparentemente antagônicos, mas que se encontram, se entrelaçam sob a parabólica afetuosa da rede de hotéis Accor.
Por Cecília Fazzini e Paulo Atzingen*
O Programa Acolhe, que foi formalizado em 2020, em parceria com o Instituto Avon, já proporcionou 6 mil hospedagens gratuitas, em 300 hotéis da rede. Alcançou 600 mulheres e 700 crianças, em situação de violência e vulnerabilidade social. O Selo She Travel Club começou pela Europa e Ásia em setembro de 2022, com mais de 50 hotéis certificados. A Accor é a primeira rede hoteleira da região das Américas a implementar a certificação, iniciando com 25 hotéis. Já são 18 certificados até agora.
O mundo corporativo não é feito apenas de metas, obsessão pelo lucro e crescimento do patrimônio. A rede de hotéis Accor nas Américas – afinada com a política global de ESG do grupo francês – mantém, entre outras iniciativas de responsabilidade social, o “Programa Acolhe”, medida de caráter humanitário que visa abrigar mulheres e meninas, na luta contra a violência de que são vítimas. Magda Kiehl, SVP Jurídico, Compliance & Corporate Security, em entrevista exclusiva ao DIÁRIO DO TURISMO, avalia a gravidade do assunto que acomete o universo feminino, no Brasil e no mundo, e conta como nasceu a solução, pensada por muitas mentes dentro da rede hoteleira.
Compromisso mundial
“Falar da luta contra a violência que acomete as mulheres é encarar de frente uma questão que é muito séria, um problema social gravíssimo. E não é Brasil , é mundo”, esclarece Kiehl. Ciente do compromisso também como corporação, na luta antiviolência contra as mulheres e meninas, de acordo com o relato da executiva, é que o Grupo Accor mantém programas mundiais, assina coalisões internacionais nessa luta para conter a violência contra as mulheres e acordos com a ONU. Contudo, a par dos muitos compromissos assinados em âmbito mundial, no Brasil o desafio se acentuou durante a pandemia.
“Ao mesmo tempo em que a pandemia nos deixou muito assustados, porque foi um momento muito difícil para a hotelaria, veio a constatação de que havia gente sofrendo muito mais e a certeza de que teria que prevalecer algum tipo de ajuda à comunidade”, conta a VP da Accor Hotéis.
Como nasceu o programa
Se a pandemia fez a hotelaria rever seu formato de negócio e se reinventar, também trouxe à tona questões sociais graves. E, dentro desse espectro, a violência contra a mulher engordou as estatísticas e alimentou as manchetes da imprensa. E, descreve Kiehl, foi quando se deu corpo ao “Programa Acolhe” para amparar mulheres vítimas de violência doméstica.
O pano-de-fundo da decisão de dinamizar o programa, assim, era a clara visão de que os números só pioraram durante o período de reclusão, imposto pela Covid. E ao comungar da máxima de que “é nos piores momentos que se tem as melhores ideias”, a VP da Accor diz que assim foi feito com o entendimento claro do que oferecer: a hospedagem, “nosso negócio, nosso business”. Ela lembra emocionada da conclusão de que havia expertise, mas não suficiente para tocar o projeto. Foi quando entrou em cena o Instituto Avon. “Eles reuniam muito conhecimento sobre o assunto, já tinham estudado profundamente a respeito e foi aí que unimos nossas forças”, sintetiza. Dessa união foi formatado o Fundo de Desenvolvimento Social na luta conjunta para deter a violência contra as mulheres no País.
A caixa de ressonância do time de colaboradores
Nos pormenores para operacionalizar o “Programa Acolhe”, conta Kiehl, se fez notar a força da cultura Accor. “Juntamos todas as áreas da empresa para construir, a 50 mãos, o programa exclusivo para acolhimento das mulheres e meninas vítimas de violência doméstica nos nossos hotéis”, explica. Mas como trabalho dessa natureza requer um conjunto de normas, a executiva frisa que os hotéis Accor participantes do ”Acolhe” são todos homologados e as equipes treinadas para receber as mulheres.
Os critérios para a hospedagem
A VP da Accor explica que foi elaborada uma política para o recebimento especial das mulheres. A parceria com entidades governamentais, que são responsáveis pela tutela das mulheres, de acordo com ela, foi uma das principais pilastras do programa. “Não podemos acolher como hóspedes em nossos hotéis as mulheres vítimas de violência, sem a tutela do governo. Há uma regulamentação e, hoje, já temos esse acordo firmado com mais de 350 órgãos oficiais”, esclarece. Assim, o percurso até que se concretizasse o número de quase 6.000 hospedagens doadas pela Accor, em três anos, atende a esses critérios.
No momento em que a mulher sofre a violência, as entidades públicas se deparam com a dificuldade de alocar a vítima que, muitas vezes, se vê sem abrigo. “Nossos hotéis se colocaram como opção e hoje já são uns 300 participantes do programa”, relaciona Kiehl. Para tornar mais viável esse percurso da vítima da violência até um quarto de hotel da Accor, o programa conta com o auxílio da ONG Bem-Querer Mulher, contratada pela rede hoteleira, para fazer o acompanhamento com apoio psicológico, jurídico e social.
Selo She Travel Club (STC)
Magda também falou à reportagem do Selo She Travel Club (STC), o primeiro selo independente e internacional que certifica hotéis de acordo com as necessidades femininas ao viajar, com foco especial em cuidado e conforto.
“She Travel Club é para as nossas hóspedes mulheres. Elas chegam no hotel, e o que que elas vêem lá? Muita coisa feita para homem, concorda? Não tem nada, assim, exclusivo, para as mulheres. Isso é muito ruim. Então o STC nasceu a partir de iniciativas para as mulheres hóspedes também, para elas se sentirem acolhidas, sentirem que têm iniciativas pensadas exclusivamente para elas”, explica Magda.
O She Travel Club é uma entidade internacional, baseada em Paris e os critérios utilizados por ela são aplicados nos hotéis. “Esses critérios vão desde o bem-estar da mulher, alimentação da mulher, até questões de segurança da mulher no hotel”, explica a executiva.
O projeto começou nos hotéis da Europa, depois foi para a Ásia e agora chegou na América. “Lançamos na América, esse ano, um piloto começando com 25 hotéis“. Atualmente, 18 hotéis já receberam seus certificados, que podem ser obtidos em três categorias: Prata, Ouro ou Platina”, adianta Magda.
Existem inúmeros detalhes que só sendo mulher é possível detectar. E ela dá exemplos clássicos. “Os amenities, por exemplo. “O hotel tem um kit de beleza para oferecer se a mulher, esquece a sua necessaire? O hotel tem absorventes higiênicos em caso de necessidade? No quesito alimentação, o hotel oferece uma alimentação light, um cardápio especial para elas? Enfim, tem muitos detalhes que só nós, mulheres, percebíamos”, enumera.
“Então, a gente quer cumprir com esse papel de uma rede hoteleira que se importa com aquilo que é importante para as mulheres, em termos de hospedagem”, acentua a executiva, concluindo que essas ações também possuem um viés comercial, diferenciando a Accor no mundo da hospitalidade como empresa que pensa também com a cabeça de uma mulher.
Hotéis nas Américas certificados com o STC
*Certificado Ouro: Mercure Salvador Rio Vermelho, Pullman São Paulo Ibirapuera, Novotel São Paulo Berrini, Mercure São Paulo Vila Olímpia, Novotel Buenos Aires, Sofitel Montevideo Casino Carrasco & SPA, Novotel Miami Brickell, ibis Copacabana Posto 5, Novotel Rio Janeiro Leme, Mercure Rio Boutique Copacabana, Sofitel Legend Casco Viejo Panama City e Swissotel Lima.
*Certificado Platina: Santa Teresa Hotel RJ MGallery, Sofitel Buenos Aires Recoleta, Sofitel Bogotá Victoria Regia, Sofitel Mexico City Reforma, Grand Mercure São Paulo Itaim Bibi e Fairmont Rio de Janeiro Copacabana.
SOBRE O SHETRAVELCLUB
O SHeTravelClub é o primeiro e único selo focado em mulheres para hotéis, prometendo empoderar todas as mulheres a viajar “seguras e felizes em qualquer lugar” (SHe).
O presidente da Nobile Hotels & Resorts, Roberto Bertino, em sua carta enviada mensalmente aos seus investidores, colaboradores e parceiros celebra os 15 anos da sua rede hoteleira, reforça os valores e objetivos do grupo e destaca a importância do planejamento estratégico. Nesses 15 anos, a empresa se firmou no mercado da hospitalidade e se consolidou como uma das cinco maiores administradoras hoteleiras do Brasil, somando mais de 60 hotéis ao nosso portfólio, com mais de 8.000 quartos, 1.200 colaboradores, 12 marcas hoteleiras e atuação internacional com presença em 06 países, dentre eles: Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Portugal. O DIÁRIO reproduz aqui o documento da Nobile, na íntegra:
Prezados Investidores, Colaboradores e Parceiros,
NOBILE HOTELS & RESORTS celebra 15 anos e segue com disciplina fanática sua marcha de 20 milhas ao dia!
Com imensa alegria, venho informa-los que em 18 de janeiro de 2023 a NOBILE completa 15 anos de existência. São 15 anos de sonhos, muito trabalho e realizações, sempre colocando as pessoas no centro estratégico da companhia com o propósito de criar riqueza material e oral.
Marchamos 20 milhas ao dia, independente das circunstâncias. Superamos as dificuldades que se apresentaram no decorrer de nossa trajetória sempre norteados pelos princípios da fé, da perseverança e do trabalho. Somos uma empresa progressista, dinâmica e inovadora. Graças aos nossos colaboradores, investidores, clientes e parceiros, crescemos e nos posicionamos entre as 5 maiores administradoras hoteleiras do Brasil, somando mais de 60 hotéis ao nosso portfólio, com mais de 8.000 quartos, 1.200 colaboradores, 12 marcas hoteleiras e atuação internacional com presença em 06 países, dentre eles: Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Portugal. Assim seguiremos sobrevivendo, crescendo e perpetuando.
Nesses 15 anos a NOBILE atuou em linha com sua Missão, Visão e Valores, buscando atender às expectativas mais exigentes dos seus clientes e funcionários, promovendo a melhoria contínua de rentabilidade à organização e aos seus investidores. Para lograr êxito e atingir as metas propostas, a NOBILE sabe que depende do engajamento dos colaboradores que trabalham nas unidades sob sua administração e na estrutura corporativa. Portanto, a NOBILE tem a convicção de que está no negócio de desenvolver e capacitar pessoas. Primeiro temos que cuidar bem dos nossos funcionários para que eles possam cuidar bem dos nossos clientes.
Essa é a CHAVE DO SUCESSO!
A NOBILE acredita que a trilha para o sucesso está na escolha das PESSOAS certas, colocando-as nos lugares certos. Além do foco nas PESSOAS certas nos lugares certos, é de suma importância que essas PESSOAS estejam satisfeitas e realizadas em seus locais de trabalho, que vislumbrem crescimento em suas profissões e perspectivas promissoras para suas carreiras.
Em 2023 vivenciaremos um novo ciclo num mercado global desafiador, o qual sofreu mudanças dramáticas por força da recente pandemia do covid-19, além de ambiente político global e local em ebulição. Tal qual em 2022, ano em que superamos todas as metas projetadas, em 2023 seguiremos confiantes na competência da nossa equipe e no nosso modelo de gestão, executando o planejamento estratégico com disciplina fanática e atentos às oportunidades que sempre se apresentam para aqueles que perseveram, entregando remuneração mensal e valorização patrimonial aos nossos investidores e oportunidade de carreira e desenvolvimento aos nossos colaboradores.
Agradeço a Deus pela inspiração e bênçãos derramadas nestes 15 anos de trajetória da NOBILE HOTELS & RESORTS, aos nossos Investidores pela confiança em nós depositada, aos nossos colaboradores pelo engajamento e trabalho frutuoso e aos nossos fornecedores e parceiros pela crença em nossa proposta de trabalho.
O planejamento estratégico e o trabalho sério, junto com a paixão e esforço de nossa equipe, seguirão sendo os pilares da nossa proposta no decorrer do ano de 2023.
Um ano que, como o anterior, estará repleto de desafios, mas que juntos afrontaremos com a máxima confiança.
Em passagem pela Cidade Maravilhosa, o MSC Magnífica ficou atracado por dois dias no Terminal de Passageiros do Rio de Janeiro, o pier Mauá.
Publicado dia 25 de janeiro (RETRÔ 2023)
A convite da MSC Cruzeiros, o DIÁRIO DO TURISMO conheceu o navio MSC Magnífica que está dando a volta ao mundo em seu MSC World Cruise. Vindo de Salvador, seu primeiro destino brasileiro da temporada 22/23, no Rio ofereceu aos seus hóspedes e cruzeiristas a oportunidade de dar “aquele abraço” nos pontos turísticos da cidade. O World Cruise partiu na tarde de domingo (23) para Argentina, em Buenos aires, com dois dias de navegação.
Partindo da Itália, do porto de Civitavecchia, no dia 5 de janeiro, o MSC World Cruise visitará um total de 43 destinos em 117 dias. O roteiro já passou pela França, Barcelona, Portugal, seguiu para o Oceano Atlântico e depois de ancorar nos dois pontos do Brasil, segue para a Argentina, chegando lá no dia 25. De Buenos Aires, parte para o Uruguai, Chile e Peru. Na etapa final da viagem, os hóspedes conhecerão Colombo, no Sri Lanka, e poderão aproveitar dois dias em meio às belezas de Mumbai, na Índia. Antes de chegar ao Canal de Suez, o MSC Magnifica passará por Salalah, em Omã, e Aqaba, na Jordânia, para visitar a antiga Petra, finalizando essa inesquecível viagem em Gênova, na Itália.
Uma cidade flutuante
Como todos os navios da MSC, o MSC Magnífica é sofisticado e muito fácil de se familiarizar. Com 11 bares e lounges, 04 restaurantes com chefes renomados de cada cidade juntando gastronomia e a cultura local, piscina interna e externa, pensado para todas as temperaturas. Uma pequena cidade flutuante, o MSC Magnífica tem entretenimento para todas as idades, incluindo parquinhos e piscina baby, dividido por faixa etária e com monitoria. A diversão, o entretenimento e o acesso à cultura é um show à parte: há espetáculos toda noite no Royal Theatre, além dos shows ao vivo nos bares e lounges. Na nossa experiência uma escola de samba no Rio de Janeiro se apresentou aos turistas e viajantes. Cinema 4D, games juvenis, Boliche, discoteca panorâmica, quadra de tênis e muito mais completam o pacote de diversão.
O MSC World Cruise, que leva turistas de toda a parte do mundo e de todas as idades, oferece, além de tudo, acessibilidade.
Confira as fotos e prepare sua mala. Teria coragem de fazer uma volta ao mundo ? Quer saber os preços ? Entre e faça sua cotação.
por Geovana Fraga – repórter fotográfica do DT
1 de 60
Veja o Vídeo do DT:
*O DIÁRIO conheceu o navio a convite da MSC Cruzeiros
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está de acordo. Política de privacidade LGPDOK, de acordo.