sábado, maio 3, 2025
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Cresce número de brasileiros em Aruba no primeiro semestre

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De acordo com dados da ATA (Aruba Tourism Authority), número de turistas brasileiros em Aruba cresceu 17,28% no primeiro semestre de 2014 em relação ao mesmo período do ano passado. No período, 11.383 brasileiros visitaram a ilha caribenha, contra 9.706 no mesmo período de 2013.

De acordo com Carlos Barbosa, diretor da ATA no Brasil, a meta para este ano é alcançar a marca de 25 mil brasileiros na ilha. “Os esforços estão concentrados nas capacitações e treinamentos dos profissionais de turismo, além das campanhas de marketing. Para médio e longo prazo, nosso trabalho será focado no reposicionamento da marca Aruba no Brasil”, destacou.

Março foi o mês que registrou maior crescimento em relação ao ano anterior: foram 1.681 visitantes do Brasil (aumento de 85,34% se comparado ao mesmo mês do ano passado). O mercado brasileiro é o quinto principal emissor de turistas para Aruba atrás apenas dos Estados Unidos, Venezuela, Canadá e Holanda.

No total, Aruba recebeu 489.871 turistas de todo o mundo no primeiro semestre de 2014, o que representa um aumento de 5,26% em comparação a 2013. A maior parte dos visitantes (68%) viajou em busca de sol, das praias perfeitas e do belo mar que a ilha oferece.

AV

Ministério do Turismo abre inscrições para curso no exterior

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O Ministério do Turismo abre as inscrições para alunos matriculados em cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo em Turismo e/ou Hospitalidade que desejam estudar fora do país. Serão 110 bolsas de estudo para cursos de qualificação profissional oferecidos por instituições de ensino da Espanha e Inglaterra.

O bolsista receberá ajuda de custo de 300 euros, auxílio-deslocamento, alojamento e seguro-saúde. Para concorrer a uma das 60 bolsas de estudo para a Espanha ou 50 para o Reino Unido, o estudante deve se inscrever em apenas um dos processos seletivos.

As inscrições podem ser feitas até 31 de julho, pelo site da Capes. Além de estar matriculado em um curso na área, o interessado também precisa ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados entre 2009 e 2013, e comprovar a proficiência em inglês ou espanhol.

Os estudantes interessados em participar do processo seletivo para as bolsas podem consultar os editais nº 01/2014 (Espanha) e nº 02/2014 (Reino Unido), publicados no último dia 14 de julho no Diário Oficial da União. Mais informações devem ser obtidas por e-mail (bolsa@turismo.gov.br) e pelo telefone (61) 2023-8293.

Serviço
MTur (www.turismo.gov.br

AV

Mercado de Intercâmbio deve crescer 30% em 2014

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O mercado de intercâmbio e educação internacional está em crescimento no Brasil e deve passar de US$ 1 bilhão, em 2012, para US$ 1,3 bilhão em 2014. 

As tendências no setor apontam para uma oferta mais diversificada de programas. Redes como a Experimento Intercâmbio estão oferecendo cursos de idiomas aliados a trabalho remunerado e cursos profissionalizantes no exterior.

Outro responsável pelo crescimento no setor é o High School,  programa voltado para estudantes do ensino médio que buscam cursar um período letivo em outro país por meio de uma experiência legítima vivendo como cidadão local. 

Além de ampliar e desenvolver o conhecimento do estudante internacionalmente, promover seu amadurecimento e autoconfiança, o custo-benefício também pode ser bastante atrativo.

“Se tudo for colocado na ponta do lápis, os pais perceberão que estudar em escolas públicas de países como EUA e Canadá acabam equivalendo a um curso no mesmo período em escolas particulares de grandes centros no Brasil, com a vantagem de se adquirir ensino diferenciado”, explica Fernanda Zocchio Semeoni, diretora de produto da Experimento Intercâmbio Cultural. 

Um ponto importante para quem planeja este tipo de vivência é a escolha da agência, pois ela será responsável por indicar o programa mais adequado ao estudante dentro das expectativas dos pais, oferecer o melhor aprendizado educacional e condições de segurança.

MVB

 

Margareth Menezes busca apoio da Secretaria do Turismo para ONG

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O projeto de criação de um espaço cultural na Península de Itapagipe foi apresentado por sua idealizadora, Margareth Menezes, ao secretário do Turismo da Bahia, Pedro Galvão, com o objetivo de avaliar possíveis parcerias que venham contribuir para a viabilização da proposta.

Presidente da ONG Fábrica Cultural, Margareth Menezes explicou que a associação já oferece cursos para jovens em situação de vulnerabilidade.

A proposta agora é ampliar este trabalho em um único espaço cultural que possa abrigar escola de dança, de teatro, literatura, grandes espetáculos e um memorial da Península de Itapagipe.

“A proposta é atender a comunidade local com atividades de cultura e lazer e, ao mesmo tempo, integrar o roteiro turístico”, disse Margareth Menezes.

O secretário Pedro Galvão comprometeu-se a avançar nas discussões sobre o projeto e avaliar a possibilidade de inclusão da proposta em ações da Secretaria do Turismo. “A iniciativa é interessante para atender a baianos e turistas”, opinou. “Vamos analisar a viabilidade de formatá-las no âmbito do turismo”.

MVB

Famí­lia Lima leva í  Campinas show Os Reis do Clássico

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No dia 07 de agosto, o público de Campinas poderá assistir ao show ‘Os Reis do Clássico’, da Família Lima em evento que tem respaldo da lei de incentivo à cultura – Rouanet, com objetivo de levar a música clássica de forma gratuita à população.  

Prestes a completar 20 anos de carreira, a Família Lima reúne os grandes sucessos em um único show. O público poderá conferir neste projeto patrocinado pela empresa Foxconn Brasil clássicos como “Primavera”, de Vivaldi, “Serenata Noturna”, de Mozart, “Funiculì Funiculà”, “Fígaro” e a abertura de “Guilherme Tell”, de Rossini.

A apresentação faz parte da turnê que os músicos já levaram a inúmeros lugares, por todo o Brasil e no exterior, em países como Áustria, Espanha e Estados Unidos.

SERVIÇO:
Teatro Brasil Kirin – Shopping Iguatemi Campinas
Endereço: Av. Iguatemi, 777, Campinas
Dia 07 de agosto, às 21h
Entrada franca – Os ingressos serão distribuídos a partir do dia 31 de julho de 2014, na bilheteria do Teatro.

MVB

Entidade da aviação pede que governos reavaliem riscos do espaço aéreo

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Os governos deveriam assumir a liderança na revisão de como é feita a avaliação de risco do espaço aéreo, disse nesta terça-feira o dirigente da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês), depois que companhias aéreas pediram uma reunião de cúpula por conta da derrubada de um avião de passageiros que voava sobre a Ucrânia.

A questão de voos sobre zonas de conflito entrou em foco após o voo MH17 da Malaysia Airlines ter sido derrubado sobre território controlado pelos rebeldes no leste da Ucrânia na quinta-feira passada. As companhias aéreas Emirates e Lufhtansa pediram uma cúpula internacional para discutir como o setor avalia os riscos.

"Nenhum esforço deve ser poupado para garantir que esse ultraje não se repita", disse o diretor-geral da Iata, Tony Tyler, em comunicado nesta terça-feira. A Iata, com sede em Genebra, representa cerca de 200 companhias aéreas mundiais.

"Os governos precisam assumir a liderança na revisão sobre como é feita a avaliação dos riscos do espaço aéreo", ele disse, acrescentando que o setor vai apoiar os governos, por intermédio da Organização Internacional de Aviação Civil (Icao, na sigla em inglês), referindo-se ao braço de segurança aérea da ONU.

A Iata afirmou que cabe aos governos e às autoridades de controle de tráfego aéreo fornecerem informações sobre rotas e restrições, ressaltando que o MH17 estava usando uma rota que estava aberta.

"O avião da Malaysia Airlines era um jato comercial claramente identificado", disse Tyler. "E ele foi derrubado –em total violação das leis internacionais, normas e convenções– enquanto transmitia a sua identidade e presença em um corredor aéreo aberto e movimentado, a uma altitude considerada segura."

Embora as companhias aéreas voem regularmente sobre zonas de conflito como o Iraque e o Afeganistão, e o céu da Ucrânia seja uma importante rota da aviação entre Europa e Ásia, a derrubada chocou o setor e desencadeou pedidos de reconsideração sobre a avaliação das ameaças para aviões de passageiros voando a milhares de metros de altitude.

A Malaysia Airlines redirecionou um voo para o espaço aéreo da Síria no domingo, após seu caminho habitual sobre a Ucrânia ter sido fechado, o que reflete os desafios que companhias aéreas enfrentam em encontrar rotas livres de conflitos entre a Ásia e a Europa.

Brotas Eco Resort será sede de reunião da Aprecesp em agosto

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Recentemente, Brotas (SP) recebeu título de estância turística e se tornou oficialmente membro da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo). Devido à representatividade e importância da cidade para o turismo nacional, a próxima reunião da Aprecesp será realizada em Brotas entre os dias 1 e 2 de agosto e terá como hotel sede o tradicional Brotas Eco Resort.

Serão discutidas questões relacionadas à liberação de verbas do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias). “No caso de Brotas, por exemplo, a expectativa é de que o aporte financeiro para potencializar o turismo seja em torno de 4 milhões”, disse a secretária de Turismo de Brotas, Luciana Pires.

Para Marília Rabello, gerente do Brotas Eco Resort, Brotas já era uma estância turística. “Os moradores de Brotas serão beneficiados com geração de empregos e consequentemente aumento de renda; já a iniciativa privada recebe a notícia com positividade porque as perspectivas tanto do poder público quanto dos empresários de Turismo é que o número de visitantes cresça no mínimo 10% já no próximo ano”, comenta Marília.

Estarão presentes no evento os prefeitos das 70 cidades consideradas estâncias turísticas, membros da Aprecesp, além de secretários de estados, assessores políticos e representantes da iniciativa privada. O objetivo da reunião é discutir os planos de desenvolvimento de turismo, analisar projetos já existentes, buscar soluções eficientes para elevar cada vez mais o potencial turístico de cada região.

AV

Associação Belga de Futebol envia carta de agradecimento ao Paradise Resort

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A Associação Belga de Futebol enviou uma carta de agradecimento ao Paradise Golf & Lake Resort (Mogi das Cruzes – SP) pela hospedagem e atenção à seleção belga de futebol – equipe elogiada que chegou as quartas de final. No texto, o CEO da associação, Steven Martens, descreve a estada do time e destaca serviços e infraestrutura do empreendimento como fatores que contribuíram para o bom desempenho da equipe. Confira abaixo, o texto integral.

“Durante a Copa do Mundo da FIFA 2014, no Brasil, a seleção belga esteve sediada no Paradise Golf & Lake Resort, em Mogi das Cruzes. O hotel foi escolhido dentre muitos outros, o que se tornaria uma excelente escolha.

Os jogadores e equipe desfrutaram de localização calma e excelente serviço do hotel e seus funcionários. As condições de treino eram simplesmente marcantes. Todas as manhãs, um campo perfeito estaria esperando o time para sua sessão diária de treino. A comida do hotel era bem variada e todos os ingredientes utilizados estavam lá para atender as necessidades de nossos atletas.

Somos muito gratos por nossa privacidade.

Estamos certos de que escolher o Paradise Golf &Lake Resort contribuiu para nosso maravilhoso período, no Brasil, e que nos permitiu estar em nosso melhor durante essa Copa do Mundo.

Steven Martens
CEO Royal Belgian Football Association”

AV

Luiz da Gama Mór, VP da TAP: ‘Fluxo intraeuropeu justifica í­ndices positivos da empresa’

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O vice-presidente da TAP, Luiz da Gama Mór, recebeu o jornalista Paulo Atzingen em seu gabinete, em Lisboa, e concedeu a entrevista abaixo. Na TAP desde outubro de 2000, Mór é gaúcho da cidade Cachoeira do Sul e atua há mais de 30 anos nas áreas operacionais, de vendas, marketing e administração superior de empresas de médio e grande porte de aviação. Nesta entrevista exclusiva, ele fala dos investimentos em novas aeronaves, da importância do agente de viagem como parceiro da empresa aérea, do recente compartilhamento de voo com a GOL, do pouco impacto que os atrasos das obras de infraestrutura tiveram em sua companhia e do processo de diminuição da dívida líquida da aérea. Confira:

DIÁRIO – A TAP divulgou um lucro de 34 milhões de Euros em 2013 (42% acima do lucro de 2012). Qual a perspectiva para este ano. O crescimento tende a continuar?

LUIZ DA GAMA MÓR – Sim. Este 2013 a que você se refere é o quinto ano consecutivo de lucro da TAP. Em 2014 teremos um crescimento, um salto, a partir de julho com nosso crescimento de oferta desencadeado porque teremos mais receita. Por um efeito de escala, teremos menos custo proporcional o que vai gerar um resultado melhor.

DIÁRIO – A dívida líquida da TAP, em 2013, foi reduzida de 791 milhões de euros para 585 milhões. Essa redução tende a continuar em 2014?
LUIZ DA GAMA MÓR
– Sim, o processo da dívida ao longo do tempo tem reduzido cerca de 100 milhões de euros por ano. Mas ela também tem momento de aumento, no processo de redução; mas tem alguns dentes de aumento que é quando recebemos aviões novos. Estamos agora em processo de redução e começaremos a receber os A-350 em 2017, vai aumentar um pouco (a dívida líquida) e depois vai continuar descendo. Temos uma empresa onde 70% da frota é própria, o que indica que preservamos o valor da empresa. Isso indica um esforço no financiamento.

Novos A-350: chegada em 2017

DIÁRIO – Ainda no âmbito desses aspectos numéricos, a TAP transportou no primeiro quadrimestre deste ano 3.248 milhões de passageiros, cerca de 8% a mais do que no mesmo período de 2013. Ao que se deve este crescimento?
LUIZ DA GAMA MÓR –
Historicamente nós temos bons load factor, e especialmente abaixo da média na indústria do intraeuropeu. 60% dos nossos passageiros são do intraeuropeu entre Portugal e Europa. Eventualmente temos os passageiros do Brasil e da África, mas o que acontece com o intraeuropeu é que aqui se dá nosso maior tráfego. O que acontece com o intraeuropeu tem uma repercussão nos números gerais da empresa. Como tínhamos um load factor razoavelmente baixo com relação à média européia, foi este o nosso esforço. Nos últimos três anos não aumentamos a oferta, mantivemos o mesmo número de aviões, no entanto temos crescido todos esse anos. Fechamos o primeiro semestre, para ter uma informação ainda mais atualizada, fechamos com 7% a mais do load factor geral, isso se deve ao aumento do load factor no intraeuropeu. 

DIÁRIO – O compartilhamento de voos com a GOL foi aprovado sem restrições pelo CADE (Conselho Adminsitrativo de Defesa Econômica). O 'Code-share' é lucrativo ou apenas estratégico?
LUIZ DA GAMA MÓR –
Sempre é lucrativo. Nenhuma companhia aérea faria o compartilhamento de voo se não tivesse resultado positivo ao final disso. Ele aumenta as possibilidades de conexão e aumenta as possibilidades de venda. A força da GOL no Brasil é evidentemente maior que a força de venda da TAP lá. A GOL ajuda a vender os aviões da TAP e a TAP melhora a oferta da GOL, inclusive no programa de milhagem da aérea brasileira. sempre é bom para as boas empresas. Com a saída da TAM da Star Allince estávamos procurando ampliar a nossas parcerias no Brasil e a GOL foi uma boa oportunidade.

DIÁRIO – Qual a perspectiva de crescimento no Brasil em 2014?
LUIZ DA GAMA MÓR
– A partir de 1º de julho aumentamos o número de frequência para diversas cidades do Brasil, passamos a voar para 12 cidades (Belém e Manaus foram as mais recentes), com aproximadamente 86 frequências semanais, o que dá mais de 10 frequências diárias. 

DIÁRIO  – Qual foi o balanço da Campanha "Para o país do futebol, a TAP é que tem mais partidas", em termos numéricos? Vocês têm uma análise do movimento gerado pela Copa do Mundo?
LUIZ DA GAMA MÓR
– Não, ainda é muito cedo para isso. Na realidade estávamos buscando mais um processo de marca, de fazer lembrar da marca TAP em um momento que o europeu estava prestando atenção no Brasil, com a Copa do Mundo. Foi uma campanha de construção de marca de médio e longo prazo, não tinha que ver diretamente com o evento em si. 

 Mór: "negociações avançadas com a Embraer para aquisições de aeronaves menores para o mercado europeu

DIÁRIO – A TAP apoia  projetos culturais audaciosos e até arriscados – um exemplo foi o do navegador Ricardo Diniz que atrvessou o Atlântico sozinho em um veleiro, refazendo a rota de Cabral.  O senhor pode comentar… 
LUIZ DA GAMA MÓR
– Isso é bem dentro e se relaciona à campanha que fizemos como um todo. Nossa preocupação era, estava acontecendo o maior espetáculo da terra que era a Copa do Mundo. Não podíamos competir competir com as grandes marcas mundiais. Buscamos uma campanha original, que pudesse despertar atenção e fizesse sentido com a nossa proposta e a nossa cultura. Nenhum outro país poderia fazer a comemoração da Copa do Mundo, refazendo, reproduzindo uma viagem de barco até Salvador, que foi o descobrimento do Brasil. Saímos daqui, do mesmo lugar que saiam as caravelas, do Tejo, fazendo escalas na ilha da Madeira e depois em Cabo Verde e de lá direto para Salvador.

DIÁRIO – Como está a relação, hoje, da TAP com os agentes de viagem e quanto ele responde nos percentuais de venda?
LUIZ DA GAMA MÓR
– É muito elevado, mais de 70% da nossa venda é via agente de viagem. transitamos aqui há mais de 10 anos com o modelo de comissão para taxa e foi muito vantajoso de ambos os lados. Não tivemos em Portugal esse processo longo que houve no Brasil da dificuldade de mudar o modelo de remuneração e dar segurança de rentabilidade para todos. Aqui não houve aquele impasse que ocorreu no Brasil, houve uma disposição dos agentes de viagem, e construímos um projeto. Hoje, a comissão aqui é de 1%.

Novos A-330: aquisição este ano

DIÁRIO – Havia a preocupação que a infraestrutura para a Copa não atenderia as expectativas, no entanto nos saímos até bem. Porém, Viracopos ainda não foi entregue totalmente. Isso afeta as operações da TAP?
LUIZ DA GAMA MÓR
–  Nem tudo o que estava programado para a Copa do Mundo aconteceu. Para nós, no entanto, que temos uma perspectiva de mais longo prazo, o fato do atraso na Copa não foi importante. O que vale para nós é que os investimentos estão sendo feitos e os aeroportos estão melhorando a olhos vistos. Guarulhos, Galeão, Viracopos, Manaus, Brasília. Tem muita coisa para acontecer mas os processos de decisão que deveriam ser tomados, já foram tomados. Nós operamos com algum grau de dificuldade em alguns aeroportos, mas isso faz parte do jogo, pois somos a primeira empresa a fazer voos para a Europa do Brasil. Somos a primeira de Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Viracopos. Para se ter uma ideia, operamos em Viracopos, mas o catering (abastecimento das aeronaves) fica em Guarulhos.

DIÁRIO – Quais são as novas aquisições de aeronaves para 2014? 
LUIZ DA GAMA MÓR
– Estávamos há tres anos sem trazer novos aviões, e tínhamos feito uma encomenda grande de A-350, quando compramos sete A-330 novos e outros A-320. No entanto, esse projeto A-350 atrasou e só vão entrar no início de 2017. A TAP não pode esperar. Está entrando este ano em operação, em agosto,  quatro da família A320 e dois da família A330; este é o crescimento nosso para este ano.  E estamos com negociações avançadas com a Embraer para a renovação de frota dos aviões da Portugália, que é a empresa que nos apoia, mas ainda não está nada decidido. São aviões que serão usados para atender nosso segundo hub, que é a cidade do Porto e cidades de menor porte, dentro de Portugal.  

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Floresta Amazônica: Destino pouco conhecido pelos brasileiros tem poucas chuvas e calor a partir de agosto

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A Floresta Amazônica não perde o encanto em nenhuma época do ano. Sempre é hora de visitá-la, seja na estação das chuvas (de março a julho), quando grande parte da floresta fica submersa e é possível fazer passeios de barco pelos vastos igapós, ou então a partir de agosto, quando se inicia a seca que vai até novembro. Período em que chove menos e o calor continua intenso.

Ótima sugestão para fugir do frio e conhecer um destino incomum.

Existem várias maneiras de conhecer a Amazônia, mas a mais completa são os hotéis de selva que proporcionam uma imersão total na floresta. O Anavilhanas Jungle Lodge fica completamente imerso na Floresta Amazônica, localizado em frente ao Arquipélago de Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo com mais de 400 ilhas.

O hotel está integrado à natureza e foi construído seguindo técnicas de construção indígenas, causando o menor impacto possível na natureza.

Há passeios inesquecíveis como a contemplação do nascer do sol dentro do arquipélago, a visita aos botos cor de rosa, canoagem pelos igapós, áreas de florestas alagadas e igarapés. Tem também a focagem noturna de jacarés, pescaria de piranhas, trilhas na mata e visita aos ateliês em Novo Airão.

Mais informações e reservas: (92) 3622 8996, e-mail reservas@anavilhanaslodge.com ou pelo site www.anavilhanaslodge.com

MVB